Uma proposta comercial de treinamento não deve deixar a desejar. Caso contrário, todo o processo de venda vai por água abaixo e o profissional perde um negócio importante. 

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Principais aprendizados deste artigo:

  • A proposta comercial de treinamento é uma peça-chave de uma negociação e por isso deve ser elaborada com os detalhes mais importantes para concluir uma venda.
  • O pagamento 
  • Os itens mais fundamentais de uma proposta comercial para vender treinamentos são: experiência profissional do contratado, temas abordados, número de participantes, quantidade de horas/aula, valores, obrigação das partes e formas de pagamento.
  • Para apresentar tudo isso, técnicas de storytelling são bem-vindas.Conheça mais técnicas de negociação em: Como negociar com cliente: DICAS de negociação em vendas
  • É necessário incluir as informações certas nas propostas, para isso, consulte o CRM para não perder nenhum dado importante. CRIE UMA CONTA NO AGENDOR E TESTE GRATUITAMENTE a funcionalidade de histórico de clientes!

O envio de uma proposta é uma das etapas mais determinantes não apenas para a conclusão de uma venda, mas, sobretudo, para que a prestação do serviço, o pagamento e a obrigação entre as partes envolvidas estejam claras, protegendo o relacionamento entre o contratado e o contratante. 

Mas, você sabe como montar uma proposta comercial de treinamento adequada, sem deixar nenhum ponto importante para trás?

Se você quiser descobrir, é só continuar a leitura deste artigo!

Qual é a importância de uma proposta comercial?

Um dos documentos mais importante de uma negociação é a proposta comercial. Nela, constam informações essenciais que consolidam uma venda, como:

  • dados do contratante e do contratado;
  • descrição dos serviços prestados;
  • valores;
  • formas e condições de pagamento;
  • obrigação das partes;
  • implementação do projeto.

A proposta abrange tudo o que foi alinhado durante uma tratativa, por isso, qualquer informação errada pode representar falta de organização aos olhos de um cliente.

É necessário mostrar profissionalismo. Para tanto, uma proposta comercial de treinamento deve ser elaborada considerando todos os aspectos relacionados ao serviço para evitar cobranças injustas ou ruídos na comunicação.

Isso porque, além de ser uma diretriz sobre como o treinamento será aplicado, como um cronograma, a proposta comercial também é um documento oficial que preserva os direitos de cada parte.

Além disso, muitos clientes utilizam a proposta comercial para comparar diferentes fornecedores, e tomam sua decisão final logo após receberem esses documentos.

A atenção aos detalhes é indispensável, mas não podemos deixar de caprichar nos itens básicos que uma proposta comercial de treinamento deve ter para ser competitiva.

Saiba quais são, no próximo tópico.

O que deve ter em uma proposta comercial de treinamento?

Sem mais delongas, vamos direto aos tópicos fundamentais de uma proposta comercial de treinamento. São eles:

1. Experiência profissional

Você é um profissional que utiliza de toda a bagagem de sua carreira para capacitar outros profissionais. Então, é preciso que você apresente um pouco da sua jornada na proposta comercial.

Faça um breve resumo dos destaques da sua carreira abordando as empresas pelas quais você passou, quais foram os seus desafios, qual é a sua formação etc. 

Este tópico funciona como uma espécie de currículo, e é primordial para que os contratantes enxerguem credibilidade em seu trabalho. 

Veja também: Gestão de propostas comerciais: entenda o que é, sua importância e boas práticas

2. Temas abordados e conteúdo programático

Neste tópico, os temas do seu treinamento deverão ser pontuados. 

Depois disso, é necessário compartilhar o seu conteúdo programático. Nessa parte, apresente cada aula e todos os assuntos e materiais que serão abordados.

Com tudo isso descrito separadamente, por aula, o contratante poderá compreender quais serão os conhecimentos obtidos pela sua equipe. Então, capriche bastante nessa parte! Quanto mais detalhado for, melhor será a visualização do projeto como um todo. 

3. Público-alvo

Para quais profissionais o treinamento será direcionado? Existe algum departamento específico que se beneficiará com o treinamento?

Se, por exemplo, você oferecer um treinamento de vendas, seu público-alvo será:

  • vendedores;
  • SDRs;
  • analistas comerciais;
  • estagiários do departamento comercial;
  • coordenadores de vendas;
  • representantes comerciais.

4. Número de participantes

Aqui, você indica a quantidade de alunos que seu treinamento contempla.

Se não houver um número exato, você pode apresentar a quantidade de participantes da seguinte forma:

  • “até 40 alunos”;
  • “até 15 alunos”.

Por que isso é importante?

Bem, se a sua precificação for baseada na quantidade de alunos, este é um ponto fundamental, afinal, a quantidade dita o valor final da proposta.

Por outro lado, indicar o número de participantes facilita o planejamento do treinamento. Existe a possibilidade do contratante desejar um número maior de participantes, e para isso, pode ser que seja necessário criar duas turmas diferentes, o que também impacta no valor final. 

5. Quantidade de horas/aula

Outro item muito importante de uma proposta comercial de treinamento é a indicação de quantidade de horas/aula do seu treinamento.

Muitos palestrantes e profissionais que aplicam treinamento calculam a precificação do seu trabalho também por esses indicadores, e por isso esse tópico é indispensável.

Lembre-se: uma proposta detalhada facilita o entendimento do contratante sobre como o treinamento ocorrerá

Diante de tantas propostas, é difícil parar para refletir sobre cada uma delas e se esforçar para imaginar como o projeto poderia se desenvolver.

Então, se você simplificar isso para o contratante, terá mais chances de converter a sua proposta em uma negociação ganha.

6. Horário, data e local

Normalmente, os profissionais que aplicam treinamentos costumam alinhar esses pontos após a negociação, até porque isso depende muito da organização do contratante.

Ainda assim, indique o horário, data e local como “a combinar”.

Caso você tenha seu próprio espaço para dar aulas, sinalize o seu endereço. Mas, como tudo depende de um alinhamento de agendar que nem sempre está claro no momento em que a proposta está sendo elaborada, você pode dar sugestões de horário e destacar que estão sujeitas à alterações de acordo com cada caso.

7. Obrigação das partes

Esta é uma das mais importantes dicas sobre como fazer uma proposta comercial de treinamento: não se esqueça de sublinhar as responsabilidades do contratante e do contratado. Se for preciso, peça ajuda para um advogado para não falhar em quesitos legais. 

A apresentação das obrigações das partes é vital para que ambas se protejam de erros, cobranças equivocadas, e para que não saiam lesadas desta relação comercial. 

8. Valores, formas e condições de pagamento

Como você deve imaginar, é nesta seção da sua proposta comercial que os valores e formas de pagamento são informados.

Durante uma negociação, é comum que o tema “valores” apareça frequentemente.

Caso você já tenha combinado condições específicas para o contratante, não se esqueça de incluí-las na sua proposta comercial de treinamento. 

Este é o momento em que o CRM se torna indispensável. 

No sistema de CRM, todas as interações e alinhamentos com os clientes e potenciais clientes estão centralizados. Portanto, consulte o histórico dos seus clientes no CRM para não falhar e gerar questionamentos indesejados ou retrabalhos, combinado?

Veja como é simples trabalhar com históricos no CRM do Agendor:

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9. Validade da proposta

Por fim, sinalize a validade da proposta. 

Sem essa informação, o potencial cliente pode voltar depois de, por exemplo, seis meses, e ainda solicitar o valor indicado na proposta antiga.

Nesse sentido, para evitar conflitos ou novas extensas negociações, não deixe de informar a validade do documento.

Como apresentar uma proposta comercial de treinamento?

Você já ouviu falar em storytelling?

Esta é uma técnica estratégica e que pode tornar a sua proposta comercial de treinamento irresistível!

Storytelling, em portugês, significa “contar histórias”. Trata-se da prática de criar uma narrativa em torno do seu serviço para gerar engajamento com o seu público-alvo ou clientes.

No contexto de uma apresentação de proposta comercial, o storytelling pode ser usado para fechar negócios com mais facilidade.

Na prática, isso significa que você deve contar uma história sobre como o seu cliente chegou até você, e como ele alcançará seus objetivos contratando a sua palestra.

No entanto, neste momento, é preciso deixar de lado algumas burocracias. Vá direto na dor do seu cliente. O que ele está perdendo por não ter uma equipe que detenha tal conhecimento? O que ele ganha com uma equipe mais qualificada? Como o seu treinamento ajuda a empresa dele a ser melhor?

Vale muito a pena se aprofundar nesse assunto, por isso, separamos mais alguns artigos que podem ser interessantes para você:

Saiba mais: 21 dicas para criar uma apresentação comercial matadora

Quais são os próximos passos?

Depois de enviar uma proposta comercial de treinamento, é obrigatório agendar um follow-up com o cliente.

Independentemente da resposta ser positiva ou negativa, você deve obter um feedback para fazer a gestão das suas negociações da forma correta.

Então, depois de apresentar sua proposta comercial, imediatamente agende um follow-up para contatar o cliente e ter um posicionamento sobre sua oferta e acelerar a decisão do contratante.

Claro, mais importante do que isso, é ser profissional, arcar com o seu compromisso, e não se esquecer dos follow-ups.

Por esse motivo, o CRM é uma ferramenta fortemente aliada para controlar suas propostas e negociações.

No Agendor, por exemplo, você pode agendar follow-ups em poucos cliques, e receber notificações para não se esquecer de entrar em contato com seus clientes.

Entenda como fazer isso, na prática:

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