Se você acompanha nossos conteúdos, já deve ter percebido que temos vários artigos em nosso blog explicando como montar uma proposta comercial para diversos setores.

Principais aprendizados deste artigo:

Fazemos questão de tratar a proposta comercial de maneiras diferentes porque, para cada segmento, existem algumas particularidades essenciais que não devem ser esquecidas para garantir o sucesso no fechamento de uma venda.

Este também é o caso da proposta comercial de social media. 

Para este tipo de serviço, tópicos como briefing, projeto, fluxo de criação e método de trabalho são indispensáveis.

Para conferir tudo o que precisa estar em uma proposta comercial de social media? 

Então não deixe de continuar a leitura deste artigo!

A importância de uma proposta comercial de social media

A proposta comercial de social media é um documento oficial que concentra todos os pontos que foram alinhados com um cliente durante uma negociação e a construção de um projeto, desde o primeiro contato, passando pelo briefing e chegando à precificação.

Este documento tem o poder de fazer com que o cliente tome a decisão de fechar a venda rapidamente, ou declinar a proposta.

Tudo dependerá da qualidade deste registro.

Visto que o envio da proposta é uma das últimas etapas de um processo de vendas, é necessário tomar todo o cuidado para não elaborar uma proposta comercial de social media que não trabalhe a seu favor.

Afinal, foram muitas interações com o cliente e não queremos perdê-lo na reta final de uma negociação, não é mesmo?

Por isso este documento é tão importante.

Além disso, a proposta pode garantir mais segurança para ambas as partes da venda, evitando exigências incoerentes.

E para que você possa construir uma proposta de qualidade, que passe confiabilidade e profissionalismo, veja quais são os 8 itens essenciais em uma proposta comercial de social media  no tópico a seguir.

[Checklist] 8 itens fundamentais em uma proposta comercial de social media

Em síntese, os 8 itens que precisam estar presentes em uma proposta comercial de social media são:

  1. Apresentação da agência;
  2. Briefing;
  3. Resumo da solução;
  4. Projeto;
  5. Método de trabalho;
  6. Estrutura do time;
  7. Cases de sucesso;
  8. Precificação;
  9. Formas de pagamento.

Agora, vamos entender exatamente o que deve conter em cada um dos tópicos.

1. Apresentação da agência

Como você deve imaginar, o primeiro tópico é uma breve apresentação da sua agência. Ou então, caso você seja um social media freelancer, conte um pouco sobre a sua experiência e jornada profissional para que seu cliente te conheça melhor!

A proposta comercial de social media tende a ser longa por si só, por isso, seja breve, sucinto, e evite “encher linguiça”.

2. Briefing

O briefing é a centralização de todos os dados necessários para a criação de um projeto.

Ele guiará todo o projeto e manterá as expectativas do cliente alinhadas com o projeto.

Por isso, certifique-se de inserir o briefing feito anteriormente com o cliente na proposta comercial, de forma detalhada e aprofundada.

3. Resumo da solução

Basicamente, neste tópico o profissional de social media deve fazer um resumo sobre como o seu serviço (ou a sua agência) ajudará seu cliente a atingir seus objetivos.

É importante apontar os problemas enfrentados pelo seu cliente hoje, e ilustrar o poder da sua solução para sanar essas questões.

Por exemplo: mostre-lhe como está o engajamento do público do cliente em suas redes sociais, e como ele pode aumentar com o seu serviço.

Lembre-se: você deve se destacar da concorrência, então, capriche neste tópico para reafirmar sua credibilidade e gerar urgência no cliente.

4. Projeto

Chegamos a um dos tópicos mais importantes: a descrição do projeto. Essa descrição é fundamental para que o cliente consiga visualizar e compreender toda a prestação do serviço.

Cite, em primeiro lugar, todos os processos que devem ser feitos na primeira fase do projeto, como a construção de um novo perfil, por exemplo.

Depois, descreva todas as demais fases que serão realizadas de forma contínua, como:

  • reuniões;
  • produção de conteúdo,
  • relatórios de acompanhamento;
  • processo de aprovação de postagem;
  • alinhamento do cronograma de postagem.

Neste mesmo item, é preciso expor seu fluxo de criação e a curadoria de conteúdo para o cliente e sinalizá-lo sobre as etapas da criação que ele mesmo deverá agir, como a aprovação dos conteúdos e peças gráficas.

Outro ponto relevante, é alinhar com o cliente quando você estará disponível para interagir nas redes sociais e quanto tempo você dedicará ao cliente.

5. Método de trabalho

Aqui, você deve expor a periodicidade do seu trabalho e quais os formatos e canais que serão utilizados para interagir com o cliente.

Não se esqueça de que a proposta comercial de social media também é capaz de evitar desentendimentos, portanto, seja transparente e realista no momento em que for expor seu método de trabalho. 

6. Estrutura do time

Quais são os profissionais que trabalharão neste projeto?

Claro, se você é um social media freelancer que trabalha sozinho, este item é dispensável, afinal, você já se apresentou no início da proposta.

Mas se você é uma agência, apresente os membros do time que participarão do projeto. Coloque uma foto de cada um deles, seus nomes, contatos profissionais, cargos e, especialmente, suas obrigações. 

Dessa forma, o cliente entenderá exatamente quais são as “carinhas” por trás de cada etapa do projeto. 

7. Cases de sucesso

Este é o momento em que você comprova que seu serviço é realmente eficaz, mostrando para o cliente que outras empresas, como a dele, já aprovaram seu serviço e obtiveram sucesso com ele.

Em outras palavras, você deve utilizar o gatilho mental de prova social para acelerar o processo de decisão de compra do cliente. Saiba mais como este gatilho funciona neste artigo:

Não sabe por quais etapas um cliente passa até comprar um produto ou serviço? Entenda no infográfico abaixo:

8. Precificação e formas de pagamento

Independente do seu formato de precificação, é primordial que este item seja escrito com toda a cautela. Reforçamos mais uma vez: não queremos cobranças desnecessárias.

Por essa razão, seja detalhista e não se esqueça de destacar as cláusulas que levariam ao rompimento do contrato.

Na reunião em que você for apresentar a proposta, esclareça todos os recursos que devem ser investidos, de ponta a ponta. 

Considere também oferecer condições ou descontos especiais para o clientes, se quiser acelerar ainda mais sua compra!

[BÔNUS] 9. Agende um follow-up

Trouxemos um item bônus e, arriscamos dizer, que é o mais determinante de todos.

Isso porque, como esperar ter uma resposta positiva sobre a proposta sem que um follow-up seja agendado?

Enviar uma proposta e não agendar um follow-up mostra descomprometimento e falta de profissionalismo. Você não quer arriscar toda uma negociação por conta disso, não é mesmo?

Ninguém quer.

Contudo, pela falta de ferramentas adequadas, muitos vendedores podem se esquecer, sem querer, dessa tarefa essencial. 

Por isso, um CRM é tão importante na gestão de vendas de qualquer negócio.

Veja, por exemplo, como funciona o calendário de atividades do CRM do Agendor:

Cansado de ter que confiar na sua própria memória para tocar suas vendas? 

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