A proposta comercial de arquitetura é o ponto-chave do fechamento do contrato. Ela faz toda a diferença no processo de tomada de decisão do cliente e, quando mal-elaborada, transmite insegurança e acaba afastando o lead que tinha grandes chances de garantir os seus serviços.

Principais aprendizados deste artigo:

  • A proposta comercial de arquitetura é usada para consolidar todas as informações sobre o projeto, mas também para encantar o cliente com soluções bem-estruturadas.
  • Pode-se utilizar um modelo pronto de proposta comercial para organizar a estrutura do documento. Mas o seu conteúdo deve ser adaptado ao projeto e ao perfil do cliente.
  • Para montar uma proposta, inclua a capa com título atraente, informações sobre o seu escritório, detalhes minuciosos do orçamento, cronograma estimado, escopo completo do projeto etc.
  • Para aumentar as chances de fechar a venda, apresente pessoalmente a proposta e nunca deixe de fazer follow-up para cobrar uma resposta e mostrar que o cliente é importante e valorizado pela empresa.
  • Inspire-se com nosso e-book com dicas para escrever o conteúdo e template grátis. Baixe agora: Modelo de Apresentação Comercial.
  • Potencialize a capacidade do seu escritório em atrair, conquistar e fidelizar clientes e faça um teste gratuito do CRM do Agendor!

Afinal, não adianta investir tempo e dinheiro em atrair os clientes certos, negociar e, no final, apresentar uma proposta inadequada ou incompleta, não é mesmo? O lead precisa confiar na empresa de arquitetura e design de interiores em todas as etapas do processo de vendas.

Por isso, esse documento deve ser persuasivo, atraente e informativo. Acha difícil unir esses três conceitos em uma só proposta? Calma que vamos ajudar você! Leia este artigo até o final e aprenda de uma vez por todas como fazer e apresentar uma proposta comercial para projeto de arquitetura completa e eficaz!

Por que fazer uma proposta comercial de arquitetura?

O maior benefício de enviar uma proposta comercial de design de interiores e arquitetura é encantar e conquistar o cliente, mostrando-se 100% apto a resolver suas necessidades e expectativas. 

Além disso, ela aumenta a conexão entre cliente e empresa, sendo um ótimo passo para a construção de um relacionamento de longo prazo baseado na confiança e na transparência.

Por isso, a proposta comercial deve ser totalmente focada nas dores e nos desejos do cliente.

Como elaborar uma proposta comercial?

Há várias possibilidades de montar uma proposta comercial encantadora e persuasiva. Ela pode ter vários modelos. O que importa é entender que se uma proposta funcionou com determinado cliente não garante que ela vá conquistar mais um.

O que queremos dizer com isso? Que você deve usar uma estrutura de proposta para facilitar e agilizar o seu envio ao cliente, mas ela precisa ser adaptada de acordo com o projeto e o perfil do contratante. Nunca se esqueça disso!

Confira a seguir dicas valiosas para aprender como elaborar uma proposta comercial completa e atrativa.

1. Inclua informações sobre a sua empresa

O cliente deve sentir que está em boas mãos. Por isso, é fundamental falar sobre a qualidade dos projetos já desenvolvidos pelo escritório e seus arquitetos. Mesmo que o lead já tenha visto alguns exemplos durante a negociação ou pesquisa no site, essa é uma importante chance de passar segurança e credibilidade a ele.

Por isso, se possível, inclua links do portfólio dos arquitetos envolvidos no projeto e de projetos já concluídos da empresa. A ideia é mostrar que o escritório é capaz de atender as necessidades e as expectativas do cliente.

Saiba mais: 8 segredos de como captar clientes de arquitetura

2. Detalhe todo o orçamento

Outro ponto sensível na proposta é a apresentação dos valores. E, quando falamos sobre projetos de arquitetura e design de interiores, sabemos que eles podem ser bem altos.

Entenda que, quanto mais alto o valor do projeto, mais detalhes são necessários na proposta comercial.

Portanto, insira tudo o que foi pedido e seus respectivos preços. Detalhe tudo:

  • design de interiores;
  • decoração;
  • projetos em 3D;
  • projeto de iluminação;
  • aspectos técnicos;
  • pranchas 2D;
  • etc.

Lembre-se que cada item varia de acordo com o projeto pedido. Logo, cuidado ao replicar modelos utilizados anteriormente para não haver nenhum erro.

3. Insira o cronograma

Não adianta falar sobre todos os serviços que serão prestados se não divulgar o planejamento com prazos estimados O cliente precisa saber quanto tempo dura cada etapa e quando ele terá o projeto finalizado.

Uma dica é adicionar uma folga pequena em cada fase caso aconteça algum imprevisto. Dessa forma, o cliente não ficará ansioso ou preocupado com a entrega final. Se acabar antes, ainda surpreende o cliente!

Mas, cuidado para não se exceder e colocar prazos muito extensos. É possível que o cliente feche com um escritório que ofereceu um projeto mais rápido.

4. Escreva o escopo do projeto

Organize todas as informações fornecidas pelo cliente para inserir no escopo do projeto. É primordial que o vendedor ou o arquiteto saiba exatamente o que ele precisa e deseja.

Propostas comerciais de arquitetura que estão incompletas ou possuem serviços que não foram solicitados têm grandes chances de serem descartadas.

Sem linguagem muita técnica, descreva:

  • o que será feito;
  • quando será feito;
  • como será feito;
  • por que será feito dessa forma.

Esse é o momento de gerar valor para o cliente e mostrar que o projeto não se trata apenas de plantas e apresentações em 3D. Ele envolve muito mais, como elaboração, planejamento da obra, aspectos legais, físicos e ambientais, tecnologias usadas etc.

5. Faça uma checklist dos tópicos obrigatórios

Uma proposta comercial para projeto de arquitetura deve conter alguns itens essenciais para ser completa, informativa e orientativa. 

Em suma, colocamos todos eles aqui para você:

  • capa e título atrativo com logomarca e identidade visual da marca;
  • índice da proposta para facilitar a busca do cliente por determinados itens;
  • introdução com resumo do projeto, seu objetivo e seus principais benefícios;
  • escopo do projeto com descrição de cada detalhe das etapas do serviço e como e quando a evolução do projeto será apresentada;
  • benefícios que o projeto trará ao cliente, sem usar termos muito técnicos. Foque no bem-estar e na qualidade da vida, como a facilidade de acessar a cozinha e unir a família na mesa de jantar, por exemplo. 
  • cronograma detalhado com prazos estimados;
  • preços e formas de pagamento. Não se esqueça de incluir os valores das despesas que serão necessárias;
  • prazo de validade da proposta e dos valores oferecidos;
  • finalize a proposta comercial de design de interiores e arquitetura com todos os contatos da empresa.

Como apresentar uma proposta comercial?

Não adianta se dedicar e elaborar um documento completo, bonito e atrativo se não souber como apresentar uma proposta comercial de modo encantador!

Para começar: seja rápido e respeite o prazo combinado de finalização da proposta. A concorrência pode ser mais ágil e acabar conquistando o cliente.

Lembre-se de sempre marcar uma reunião com o cliente, mesmo que seja online. A ideia é explicar pessoalmente a proposta e gerar mais confiança. Outro ponto positivo de fazer a apresentação é conseguir lidar com as objeções do cliente.

Se tiver dúvidas sobre qual modelo de reunião é mais indicado, leia nosso artigo “Reunião de vendas presencial ou por vídeo: qual é o melhor formato?.”

Mais uma dica é sempre fazer follow-up após a apresentação da proposta. O sistema de CRM, por exemplo, armazena todas as informações do cliente e sugere uma data ideal para retornar o contato e cobrar uma resposta sobre a contratação do serviço. Veja um exemplo do CRM do Agendor:

Se quiser saber como o CRM do Agendor funciona na prática, faça o teste gratuito agora mesmo!

Aprenda mais e saia na frente da concorrência: baixe nosso ebook Guia: o que é follow-up de vendas e como fazer.

Na verdade, todos os profissionais precisam ser bons vendedores e um consultor de vendas qualificado nunca deixa de fazer follow-up e demonstrar que o cliente é importante para a empresa, independentemente do tamanho do projeto a ser executado.

Gostou de aprender sobre a proposta comercial de arquitetura? Aproveite e garanta um template pronto! Baixe gratuitamente o nosso Modelo de Apresentação Comercial totalmente editável e com um layout atrativo para vender mais!