A apresentação da solução da empresa para um cliente é um processo bem conhecido pelos vendedores. Porém, não basta escrever um documento genérico, que pode ser copiado e enviado para centenas de outras pessoas. É preciso investir na personalização das propostas comerciais B2B para garantir a sinergia entre as demandas do consumidor e as suas ofertas. 

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Principais aprendizados deste artigo: 

  • Suas propostas comerciais B2B precisam ser personalizadas para atender às necessidades e expectativas que os clientes têm acerca da sua solução, contendo informações essenciais sobre a venda, como valor e benefícios. 
  • Na personalização das propostas, você precisa abordar como a solução pode solucionar a dor do cliente, se antecipar às objeções e falar de maneira clara e objetiva.
  • É possível usar um exemplo de proposta pronta e apenas personalizar pontos estratégicos para adequar o documento à sua realidade. Baixe nosso template de apresentação comercial gratuito e aproveite. 
  • Para personalizar suas propostas comerciais B2B, também indicamos adotar um bom CRM de vendas. A ferramenta permite acessar o histórico de contato e ainda gerar apresentações customizadas de acordo com os dados armazenados. Faça seu cadastro e comece a usar!

Uma proposta comercial B2B é um documento que mostra para um potencial cliente a solução oferecida, além de apresentar uma proposta de compra. Neste caso, a personalização serve para alinhar a oferta ao comportamento e às dores dos clientes. 

Quer aprender como fazer um documento completo, atrativo e personalizado? Então, continue conosco e confira:

  • o que deve constar em uma proposta comercial; 
  • como fazer um texto de proposta comercial personalizado; 
  • como finalizar o documento. 

Boa leitura!

Qual a importância da personalização das propostas comerciais B2B?

Quando falamos sobre o mercado B2B — de empresas para empresas — a personalização das propostas comerciais é um fator crucial. 

Isso porque o cliente corporativo costuma ser mais exigente, buscando por um produto e/ou serviço alinhado às necessidades estratégicas do negócio que representa. 

Assim, a personalização da proposta comercial ajuda a criar conexões entre as demandas do cliente e as suas ofertas, fugindo de uma apresentação generalista e pouco aprofundada. 

A propósito, dados compartilhados pelo Ninetailed mostram que quase 70% dos clientes gostam de receber uma proposta personalizada, desde que esteja baseada nas informações que eles mesmos compartilharam. 

Além disso, o documento diz que 80% dos consumidores compram mais de empresas que se preocupam em adequar a experiência ao que eles desejam receber

Logo, podemos concluir que trabalhar adaptando propostas às necessidades específicas do cliente B2B é um processo importante e que impacta bastante nas vendas.

Compreendeu a importância da personalização em vendas? Agora, continue lendo para aprender o que incluir em uma proposta comercial e, em seguida, veja dicas de como escrever uma que seja a cara do seu cliente B2B!

O que deve constar em uma proposta comercial?

Uma boa proposta comercial B2B precisa conter:

  • capa; 
  • índice ou sumário; 
  • introdução; 
  • apresentação dos argumentos para a venda; 
  • detalhamento da solução; 
  • prazos para implementação e/ou entrega; 
  • preço; 
  • termos de uso. 

Como fazer um texto de proposta comercial?

Confira como fazer um texto de proposta comercial personalizado para o mercado B2B com estas 5 dicas práticas:

  1. saiba quem é seu cliente; 
  2. aborde as dores do consumidor; 
  3. seja objetivo; 
  4. responda às possíveis objeções; 
  5. ofereça condições especiais. 

Veja mais detalhes a seguir!

1. Saiba quem é seu cliente

A primeira dica para elaborar a personalização em B2B é conhecer bem seu cliente. É preciso entender quais são suas dores e expectativas, como a empresa e o mercado de atuação funcionam, o número de colaboradores, a receita etc. 

Por exemplo, seu cliente pode ser o gestor de uma empresa middle market que precisa adotar uma ferramenta de gestão de tempo para aumentar a produtividade da equipe. Ele está procurando por opções que caibam no orçamento da companhia e que sejam fáceis de usar. 

Partindo deste cenário, você terá dados suficientes para estabelecer detalhes importantes da proposta, como argumentação, prazos e valores.

2. Aborde as dores do consumidor

Partindo do mesmo exemplo do tópico anterior, a dor do cliente pode ser a baixa produtividade dos colaboradores, que não conseguem concluir suas tarefas no prazo. 

Agora, imagine uma proposta para um software de gestão de tempo que diga apenas que a ferramenta ajuda a organizar as tarefas. Parece bastante vago, certo?

Por outro lado, um documento que explique como a organização de tarefas pode melhorar os níveis de produtividade, se possível, apresentando dados e cases de sucesso, mostra como a oferta pode efetivamente solucionar a dor apresentada.

3. Seja objetivo

Não é porque a proposta comercial B2B é personalizada que ela precisa ser gigantesca e dar centenas de voltas até chegar no assunto principal. Portanto, seja objetivo e use uma linguagem de fácil entendimento. 

Aqui, o ideal é adequar o tom de voz ao perfil do cliente — por exemplo, explicar de maneira didática, apresentando todos os passos de maneira simples é uma boa alternativa para não causar nenhum desentendimento.  

4. Responda às possíveis objeções

A personalização de uma proposta comercial B2B também envolve se adiantar sobre possíveis objeções, ou seja, argumentos que o cliente dá para não finalizar a venda. 

A tática mostra que você está preparado para responder a quaisquer dúvidas e que se preocupou em conhecer bem o potencial cliente, aumentando as chances de sucesso.

5. Ofereça condições especiais

Aqui, a ideia é oferecer condições especiais de prazos e pagamento voltadas para o perfil do cliente. Por exemplo, se você sabe que o consumidor precisa adotar a solução urgentemente, pode especificar na proposta que a oferta permite a implementação imediata. 

Outra objeção comum costuma ser o valor. Neste caso, adiante-se e ofereça condições de pagamento diferenciadas. 

Esses detalhes fazem toda a diferença, já que demonstram que o vendedor presta atenção à situação do potencial cliente, resultando em uma proposta mais personalizada.

O que colocar no final de uma proposta comercial?

No final da proposta comercial, você deve colocar um pequeno resumo sobre sua empresa — para refrescar a memória do cliente —, bem como especificar o vendedor responsável pelo processo e informar os dados de contato, como telefone (WhatsApp) e e-mail. Adicionalmente, pode definir até que data o documento é válido. 

Assim, o consumidor fica ciente sobre os caminhos para manter contato com o vendedor, bem como sobre os prazos para usufruir das condições apresentadas na proposta, acelerando a tomada de decisões.  

Como melhorar suas propostas comerciais para B2B?

Compreendeu como fazer a personalização de uma proposta comercial B2B? Então, fique ligado nesta dica extra: que tal adotar um bom CRM de vendas, como o Agendor?

A ferramenta permite o acesso do histórico de interações com o cliente para, assim, criar uma oferta alinhada com suas dores e expectativas. Afinal, com a funcionalidade, é possível analisar todas as suas conversas anteriores com a equipe de vendas. 

E o uso não é válido somente para clientes antigos, viu? Com o Agendor, você consegue organizar as informações dos potenciais compradores da seguinte forma: prospectou um lead com grande potencial? Basta anotar tudo o que descobriu sobre ele nas suas pesquisas na plataforma e usar esses dados na criação da sua proposta comercial. 

Além disso, no Agendor, você tem acesso centralizado aos documentos e pode, inclusive, contar com a geração de propostas customizadas baseadas nos dados colhidos pela plataforma e sua listagem de produtos e/ou serviços.

Desse modo, você consegue criar propostas cada vez mais personalizadas para conquistar de uma vez seus clientes.

Ficou curioso para entender como a ferramenta funciona? Faça seu cadastro agora mesmo e comece a usá-la gratuitamente!