Cada contato é decisivo para os negócios. Saiba como apresentar sua empresa com desenvoltura e inteligência para conquistar clientes

Estar pronto para apresentar sua empresa, de forma atraente, seja em uma fala de cinco minutos em cima de um palco ou em uma conversa de 30 segundo com um cliente dentro de um elevador, faz parte do dia a dia de qualquer empreendedor.

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O Guia da Prospecção

Como gerar leads qualificados e prontos para comprar

Cada apresentação é uma ocasião decisiva para os negócios e por isso é muito importante saber como apresentar sua empresa com desenvoltura e inteligência.

Por isso, treine e esteja bem preparado para quando surgirem as oportunidades, pois a forma como você irá apresentar a sua empresa será percebida como a primeira demonstração da capacidade de comunicação do(s) empreendedor(es), uma habilidade fundamental para qualquer negócio.

Se o tempo é curto tente o elevator pitch

O “elevator pitch” ou “discurso de elevador”, é uma apresentação de 2 a 3 minutos muito dinâmica que simula um encontro rápido onde o empreendedor deve ser capaz de “vender” a sua ideia de forma clara e concisa.

Neste tipo de apresentação feita às pressas o importante é chamar a atenção do cliente, por isso o foco da conversa deve estar no benefício específico que seu negócio pode oferecer.

Você sabe como fazer uma apresentação da empresa para clientes no formato de “elevator pitch”? Se não, então de uma olhada nessas dicas:

Como fazer apresentação de uma empresa com elevator pitch

Para ilustra melhor as dicas, acrescentamos exemplos baseados em um empresa que existe de verdade, o AirBnB. Adapte esses exemplos para o seu negócio.

1- Comece com uma frase de efeito clara que mostre o que sua empresa faz para resolver os problemas de pessoas ou empresas.

Por exemplo: Que tal, em sua próxima viagem, se hospedar em uma casa bacana, bem, localizada, por um ótimo preço e resolver tudo isso pela internet, tratando diretamente com o proprietário?

2- Agora, mostre dados e fatos que comprovam o sucesso de sua empresa.

Por exemplo: hoje o AirBnB é considerado maior negócio de hospedagem do mundo, mesmo não sendo proprietário de nenhum quarto. São mais de 150 milhões de usuários cadastrados, mais de 650 mil anfitriões oferecendo acomodações e 2 milhões de pessoas se hospedando a cada dia.

3- Mostre seus diferenciais

Por exemplo: o AirBnB ajuda tanto proprietários como hóspedes a negociarem locações de forma ágil, rápida e sem burocracia. Além disso, hóspedes e locatários avaliam-se uns aos outros, permitindo que outros hóspedes ou locadores decidam melhor se vale a pena fechar a locação.

4- Repita a solução principal de sua empresa e faça um convite para uma reunião mais demorada

Por exemplo: proporcionamos renda para locatários e uma hospedagem agradável para viajantes, tudo isso por meio de uma experiência incrível. Interessado em saber mais? Por que não marcamos outra conversa?

7 técnicas do pitch para apresentar a sua empresa

7 técnicas do pitch para apresentar a sua empresa

Veja como apresentar sua empresa utilizando 7 técnicas do pitch

#1. Faça uma pergunta no início, (como por exemplo: “você conhece…?”) para avaliar o conhecimento do cliente sobre o tema a ser apresentado. Assim, você já sabe de que ponto deve começar seu discurso.

#2. Comece falando da oportunidade que você identificou. Que lacuna você viu no mercado e como sua ideia irá solucionar/atender a necessidade ou o problema.

#3. Não gaste seu tempo falando o óbvio, (como “a água é um bem essencial para a humanidade”). Não perca tempo sendo redundante.

#4. Não tente explicar todo o seu negócio. Busque apenas como apresentar os pontos mais importantes da sua empresa. Lembre-se de que o objetivo é fazer com que a pessoa se interesse pelo negócio, e posteriormente busque mais informações.

#5. O pitch não deve ultrapassar 5 minutos, mas treine como apresentar sua empresa tendo cada vez menos tempo. Isso fortalecerá sua confiança e assertividade.

#6. Adapte a linguagem ao público. Se você for apresentar sua ideia a alguém da área de marketing, evite termos financeiros, e vice-versa.

#7. Deixe seu material e fique a disposição de futuros contatos. Entregue seu cartão de visitas e de preferência um folder institucional com informações pertinentes sobre sua empresa. O material impresso ajudará a pessoa a fixar as ideias de sua apresentação e visualizar melhor as possibilidades do negócio, além é claro de poder guardar seu contato para facilitar uma possível transação futura.

DICA EXTRA: escolha um bom horário para fazer uma visita de apresentação da empresa

Por melhor que você se prepare e crie uma apresentação de empresa incrível, um detalhe como o horário errado pode levar tudo a perder. Além disso, escolhendo um bom horário você conseguirá fazer mais reuniões em um dia.

Por isso, confira estas dicas do Luciano Giarrochi de como otimizar seu tempo para reuniões com clientes:

Mas como fazer uma apresentação comercial da empresa? Veja nas dicas a seguir!

Como fazer apresentação comercial de uma empresa: 11 dicas!

Antes de passarmos nossas dicas, aqui vai um conselho importante: estude profundamente sua empresa e saiba na ponta da língua tudo sobre ela.

Esse é um passo fundamental para qualquer apresentação comercial ser um sucesso. Sem esse conhecimento, não há como fazer a apresentação de uma empresa.

Assim, nada como apresentar uma empresa por escrito para sedimentar essas ideias em sua cabeça. Mesmo que você não vá enviar esse texto de apresentação da empresa, essa é a melhor forma de pesquisar e reunir suas ideias de forma lógica e objetiva no papel.

Veja, agora, as dicas de como criar apresentação comercial de empresa

  1. Ensaie antes de apresentar;
  2. Ao chegar, estude sua plateia nos minutos iniciais;
  3. Crie rapport antes de entrar no tema principal, tentando buscar afinidades com a plateia;
  4. Mas não se estenda nessa parte, lembre-se: a apresentação não pode ser longa demais;
  5. Fique atento para o encadeamento de ideias: tem que ter começo, meio e fim;
  6. Não enrole, seja objetivo;
  7. Mostre claramente os benefícios da solução, serviço ou produto que vai oferecer, não em características;
  8. Apresente dados de estudos, pesquisas e cases de sucesso;
  9. Ilustre com gráficos, tabelas e infográficos;
  10. Faça um resumo um resumo final retomando o que foi dito;
  11. Finalize abrindo para perguntas.

Confira mais detalhes aqui: 21 dicas para criar uma apresentação comercial matadora

E se quiser ficar expert nesse assunto, então veja também nosso apresentação de slides:

Que achou dessas dicas para uma apresentação presencial de seu negócio? Mas e quando você precisa criar uma carta de apresentação da empresa? Sabe como fazer isso?

Relaxe, trouxemos para você 10 dicas de como criar esse texto de apresentação de empresa!

Carta de apresentação: aprenda a criar um belo texto de apresentação de empresa!

Uma apresentação apresentação de empresa por escrito precisa ser objetiva e enxuta.

Vai ser fácil de criar a sua seguindo estas dicas:

  1. Comece falando da solução que sua empresa oferece ao mercado
  2. Depois, inclua um mini parágrafo com informações “burocráticas”
  3. Use subtítulos para facilitar a leitura e a organização das ideias
  4. Acrescente depoimentos de clientes satisfeitos
  5. Apresente também uma lista de clientes importantes e conhecidos
  6. Não deixe de incluir fatos e notícias sobre a empresa, desde que sejam realmente relevantes
  7. Não seja formal demais, crie um texto gostoso de ler
  8. O parágrafos devem ser curtos, de 3 a 5 linhas, no máximo
  9. Não esqueça o fechamento da carta ressaltando o principal diferencial da empresa e solicitando uma visita pessoal

Veja essas dicas com mais profundidade neste post de nosso blog: Carta de apresentação de empresa: não se perca em detalhes

Exemplos de apresentação de empresa

Uma das melhores forma de apresentar uma empresa é por meio de um bom vídeo.

Mas, na verdade, todo vídeo de apresentação de empresa se baseia em um ótimo texto.

E você vai reparar nesses exemplos de apresentação de empresa em vídeo que trouxemos que, sempre, o foco está nas soluções e em como a empresa por resolve os problemas de seus clientes.

Confira e preste muita atenção os textos!

ContaAzul

Pluga

Agendor

Dicas do que não fazer em um primeiro encontro com o cliente

#1. Preste atenção a sua aparência. Menos é mais

De acordo com um estudo da Universidade da Califórnia, 4 minutos é o tempo que uma pessoa leva para formar as primeiras impressões sobre a outra — 55% do bom ou do mau conceito toma por base a linguagem corporal, 38% dependem do tom de voz e apenas 7% se relacionam ao que foi dito.

Isso mostra quanto a aparência é importante num encontro de negócios. Sorrir ao se apresentar, cumprimentar com firmeza e manter uma postura capaz de transmitir tranquilidade e segurança também são atitudes que contam pontos.

Deve-se evitar portanto, qualquer coisa que torne a aparência desleixada ou extravagante. As mulheres devem tomar cuidado para não se apresentar aos clientes com o esmalte das unhas lascado, maquiagem pesada, minissaia e decote exagerado, por exemplo.

Deve se tomar cuidado também com acessórios como brincos enormes, pingentes e armações de óculos demasiadamente chamativos.

No caso dos homens, não é recomendado aparecer com ternos largos ou curtos demais e camisas de manga curta. É bom não exagerar no perfume também, afinal se o cliente for alérgico, a reunião pode terminar muito antes do previsto.

Preste atenção a sua aparência. Menos é mais.

Preste atenção a sua aparência. Menos é mais.

#2. Faça a lição de casa. Pesquise seu cliente

Pesquisar com antecedência o máximo de informações sobre o cliente que pretende conquistar ajuda a tornar o primeiro encontro mais produtivo. Ou pelo menos, evita-se perder um tempo precioso perguntando coisas que poderiam ser facilmente encontradas numa rápida pesquisa no Google.

Mas do mesmo jeito que não se deve perder tempo perguntando sobre assuntos que podem ser previamente pesquisados, não adianta também chegar à reunião com um calhamaço de papel só para tentar impressionar os presentes e acabar se perdendo em meio a tantas informações.

#3. Não finja que se interessa por seu cliente. Se interesse de verdade

Muitos empreendedores ainda acreditam que o bom vendedor é um tipo engraçadinho e cheio de lábia. Nada mais antiquado. Isso é coisa do passado, de um tempo em que havia mais consumidores querendo comprar do que empresas tentando vender.

Com o acirramento da concorrência, os clientes passaram a ter mais opções e acabam comprando de quem demonstra entender melhor suas necessidades. Parece óbvio, mas muitos empreendedores não conseguem demonstrar interesse pelos problemas dos consumidores.

Ao se apresentar para um cliente não se deve falar demais e monopolizar a conversa. Tampouco é produtivo sair ditando a um cliente em potencial o que ele deve fazer antes mesmo de ouvi-lo. Salvo num caso realmente importante — como uma emergência —, também pega muito mal interromper a conversa para atender o celular ou verificar e-mails durante uma reunião de negócios. Esse tipo de comportamento é uma típica demonstração de falta de respeito com quem está na reunião e por tanto deve ser evitado ao máximo.

  • Sobre o autor: O Pierre é responsável pelo marketing da Logovia, que é uma forma totalmente online de criar projetos de design como logos, através de uma plataforma inovadora de crowdsourcing que dá acesso a milhares de designers do Brasil, te ajudando a criar cartões de visita, folders e outros materiais de divulgação para sua empresa.