Já sabe o que é compliance nas empresas? Em suma, toda companhia possui uma série de regras e normas que precisa seguir. Para tal, é necessário implementar procedimentos que garantam o cumprimento delas, fazendo com que o negócio esteja em conformidade — in compliance, no inglês — com todos estes regulamentos do setor.  

Principais aprendizados deste artigo

  • Adotar um programa de compliance possibilita que as empresas sigam a legislação e as normas dos nichos em que elas estão inseridas, bem como cumpram seus regulamentos internos. 
  • A diferença desse processo para uma auditoria interna é que o último acontece de forma esporádica, realizando uma análise mais pontual, enquanto o compliance ocorre de maneira constante. 
  • Entre os benefícios da prática, podemos citar a redução dos riscos de problemas judiciais e fraudes, o aumento da produtividade e, ainda, a melhora do posicionamento no mercado. 
  • O compliance pode tornar seu processo de vendas mais fluido e efetivo. Aprenda mais sobre o assunto neste audiobook gratuito!

Sim, o compliance é um processo contínuo e essencial para empresas de qualquer porte ou segmento. Inclusive, a área de vendas pode ser muito beneficiada com essa conformidade. E aí, quer saber mais sobre o assunto? Então, siga leitura para conferir:

  • o que é compliance; 
  • quais são os principais tipos; 
  • a diferença entre compliance e auditoria interna; 
  • as vantagens dessa prática para os negócios. 

Não perca tempo e confira!

O que é compliance nas empresas, afinal?

Compliance envolve estabelecer e seguir as normas e regras de uma companhia, que podem ser externas — como a legislação do país — ou internas — como regulamentos para os colaboradores no dia a dia. Em outros termos, trata-se de obedecer às normas do nicho em que o negócio está inserido. 

O nome vem do verbo em inglês to comply e, em tradução direta para o português, significa estar de acordo ou em conformidade. Em suma, a proposta é garantir que a organização siga todas as regras para funcionar legalmente.

Compreendeu o que é compliance nas empresas? Então, continue a leitura para descobrir o que é um programa de compliance e, em seguida, qual a diferença para uma auditoria interna!

O que é o programa de compliance?

O programa de compliance trata-se de criar um regulamento que a empresa deve seguir. Tal processo de adoção passa pela fiscalização do negócio e a realização de auditorias para identificar os problemas que a companhia possui para, em seguida, sistematizar o que precisa ser feito para melhorar seu funcionamento. 

O objetivo é fazer com que todos os envolvidos tenham pleno conhecimento das normas e dos valores corporativos, otimizando a gestão e garantindo mais segurança, tanto para a empresa quanto para os donos, gestores e funcionários. 

Por sinal, o programa de compliance tem um impacto gigantesco no planejamento empresarial, pois assegura que a companhia funcione assertivamente. 

Qual a diferença entre compliance e auditoria interna?

A principal diferença entre compliance e auditoria interna é a frequência das duas ações. Compliance é um trabalho constante e abrange o desenvolvimento de processos específicos para garantir que a empresa siga todas as regras e normas, visando minimizar os riscos. 

Por outro lado, a auditoria interna é um processo de fiscalização esporádico, ou seja, ocorre pontualmente. O foco aqui é analisar e revisar as atividades realizadas pelo negócio, para, assim, propor melhorias. 

Ficou claro? Então, siga conosco para ver quais são os tipos mais comuns de compliance nas empresas!

>>>> Veja mais: faça uma análise de vendas de sua empresa + PLANILHA GRÁTIS

Quais são os tipos de compliance?

Para exemplificar, saiba que existem diversos tipos de compliance em vendas. A seguir, falamos sobre os 5 principais. Confira!

1. Empresarial 

O primeiro tipo de compliance em vendas é o empresarial — também conhecido como de negócios. Aqui, o objetivo é garantir que a companhia funcione conforme as leis do país e suas normas internas, visando evitar condutas ilícitas, como a corrupção

2. Tributário ou fiscal

O compliance tributário, por sua vez, trata-se da implementação de políticas internas para evitar que as leis fiscais sejam violadas. 

Em outras palavras, serve para garantir que a companhia fique em dia com todos os tributos — sejam eles federais, estaduais ou municipais. Com isso, evita-se o pagamento de multas ou problemas com a justiça. 

>>>> Aprenda mais em: impostos sobre vendas — você sabe quais são eles?

3. Trabalhista 

Toda empresa necessita de colaboradores para funcionar, concorda? E, para assegurar o bem-estar deles, existe o compliance trabalhista, que visa fiscalizar o cumprimento das normas empregatícias do negócio.

Para isso, são especificados os direitos e deveres de funcionários e gestores, além de criar um código de conduta que todos devem seguir. A ideia é prevenir acidentes de trabalho e problemas judiciais relacionados às irregularidades nas contratações, no pagamento etc. 

4. Financeiro 

O quarto tipo de compliance que merece ser mencionado é o financeiro, que se trata da criação de políticas internas para prevenir problemas como fraudes ou desvios de dinheiro. 

Na prática, a companhia implementa processos para monitorar, de perto, as movimentações financeiras efetuadas, como entrada e saída de dinheiro, investimentos etc. 

5. Ambiental

Por último, temos o compliance ambiental, que se tornou bastante popular nos últimos anos com o aumento das políticas de proteção ao meio ambiente. A ideia é adotar práticas que reduzem os impactos do negócio na natureza. 

Por que fazer compliance em vendas? 3 principais vantagens 

Agora que você já sabe o que é compliance nas empresas, qual a diferença para a auditoria interna e quais os principais tipos, chegou o momento de compreender como ele impacta o planejamento empresarial e as vendas. 

Para isso, separamos 3 benefícios dessa prática. Confira!

1. Reduz os riscos para a empresa 

Uma das vantagens do compliance em vendas é a redução dos riscos para a companhia, pois o processo envolve a implementação de políticas para cumprir as obrigações – como a Lei Geral de Proteção de Dados – e as normas internas.

Posto isso, os riscos de sofrer com problemas judiciais — seja por conta de vazamento de dados, erros no pagamento de tributos ou processos trabalhistas — são bem menores, já que a empresa tem um regulamento a seguir. 

>>>> Leia mais: indicadores de segurança no trabalho — 8 métricas que você deve conhecer

2. Melhora a produtividade 

Você acha que ter muitas regras prejudica a produtividade? Se a resposta for sim, saiba que está enganado e, na verdade, acontece justamente o oposto. Ter um regulamento sólido aumenta a eficiência da companhia. 

Imagine uma equipe comercial na qual todos os passos do processo de vendas são bem definidos. O resultado é uma jornada mais fluida, eficiente e sem retrabalhos, concorda? 

E, por falar nisso, uma pesquisa divulgada pela Drata descobriu que 41% dos negócios que não possuem um bom programa de compliance relatam a queda nas vendas. Logo, vale a pena adotar essa estratégia!

3. Melhora a reputação da companhia

Para finalizar, temos uma melhora da reputação do negócio, considerando que possíveis investidores e clientes o veem como mais confiável, pois a gestão se preocupa em seguir as regras e normas do setor. 

Como resultado, ganha-se um diferencial competitivo poderoso, com potencial de trazer mais parceiros de negócios a longo prazo. 

>>>> Aproveite e leia: estratégia de diferenciação — saiba como vencer a concorrência com um diferencial 

E aí, compreendeu o que é compliance nas empresas e planeja adotar essa prática no seu negócio? 

Então, fique ligado nesta dica extra que trouxemos para você: investir em um bom CRM de vendas, como o Agendor, para ter acesso a todas as informações essenciais que embasam a criação de um bom programa de compliance em vendas. 

Com o Agendor, você coleta e armazena todos os dados sobre as vendas, em um local seguro. Assim, pode implementar políticas mais assertivas para melhorar o funcionamento da empresa. 

E sabe o que é melhor? Você pode testar o CRM do Agendor gratuitamente. É isso mesmo! Basta fazer sua inscrição e aproveitar todas as vantagens de um software 100% brasileiro!