Muitas pessoas podem acreditar que o estilo de liderança mais prejudicial para a organização é a liderança autocrática.

Está sem tempo para ler o conteúdo? Gostaria de poder acompanhá-lo enquanto dirige, caminha ou realiza outra atividade? Então não perca tempo e ouça este artigo na íntegra. Basta clicar no play! Agradecemos o seu feedback nos comentários. 🙂

Principais aprendizados deste artigo:

  • O líder ausente está fisicamente presente, mas psicologicamente afastado das ações operacionais e estratégicas das quais precisa se dedicar.
  • Muitas vezes, o líder ausente não causa problemas ativamente, por isso seu diagnóstico é tão difícil, o que torna esse personagem ainda mais crítico.
  • O líder ausente normalmente não se envolve com os membros dos seu time, não oferece direcionamento e tampouco participa das tomadas de decisão.
  • As consequências negativas que um líder ausente oferece à sua equipe tem relação direta com os resultados da área e da empresa como um todo.
  • A avaliação de desempenho ajuda a entender quais são os pontos de melhoria e os pontos fortes do gestor.
  • Entenda outros desafiados dos profissionais de vendas em Desafios de vendas no dia a dia do vendedor

No entanto, um outro tipo de líder também deve despertar alerta: o líder ausente.

O líder ausente é aquele que exerce o cargo de liderança, mas está psicologicamente afastado de suas obrigações.

Apesar de “não fazer barulho”, esse comportamento pode ser muito nocivo para a empresa, o que torna seu diagnóstico ainda mais necessário, porém igualmente difícil.

O mercado é agressivo. Isso é um fato.

Nesse contexto, é necessário se atentar aos elementos mais cruciais que afetam diretamente os resultados do seu negócio. Um deles é a liderança.

Por isso, neste artigo, você vai entender exatamente o que é e quais são as características do líder ausente. A partir daí, será possível entender seus efeitos negativos e, sobretudo, o que fazer nesse cenário.

Continue a leitura!

O que é um líder ausente?

Ao contrário do que se pode imaginar ao encontrar esse termo, um líder ausente não é somente aquele que não está presencialmente no escritório. Até porque, com o aumento da adesão ao trabalho remoto, sabemos que isso não é problema.

O líder ausente é o profissional que assume um cargo de liderança, mas encontra-se psicologicamente afastado de seus deveres.

Quando falamos sobre os deveres de um líder, podemos separá-los em duas ações principais:

  1. Ações operacionais: treinar, recrutar, dar feedback, apoiar o time, delegar tarefas, construir um plano de carreira junto aos colaboradores. São focadas na equipe.
  2. Ações estratégicas: gerenciar indicadores, resolver problemas, buscar parcerias internas, estruturar processos, desenvolver um planejamento tático. São focadas em resultado.

Um líder ausente, portanto, é aquele que não usa seu tempo para se dedicar a esses deveres.

O mais prejudicial disso tudo é que, normalmente, o líder ausente se encontra em cargos de gerência média e não criam problema ativamente, o que dificulta ainda mais a identificação do seu impacto nos resultados da empresa.

Inspire-se com essa frase sobre liderança:

Quais são as características de um líder ausente?

Na prática, o que um líder ausente faz (ou melhor, deixa de fazer) a ponto de gerar um efeito negativo na organização?

São muitas as carências que um líder ausente deixa para sua equipe e para a empresa. Você entenderá isso mais profundamente no próximo tópico do artigo.

Contudo, é importante se atentar às características do líder ausente. Assim, você poderá identificá-lo com mais facilidade. Será que existe um líder que se comporta dessa maneira na sua empresa?

O líder ausente:

  • não expõe suas expectativas de resultados e desenvolvimento de equipe;
  • não se envolve com os membros do seu time;
  • evita comprometimento;
  • se recusa a dar e receber feedbacks;
  • não oferece direcionamento;
  • acredita que reuniões recorrentes são desnecessárias;
  • não aplica treinamentos;
  • não valida as atividades operacionais;
  • não participa das tomadas de decisão;
  • não desenvolve um plano de carreira para seus subordinados.

Vale mencionar uma característica particular do líder ausente.

Para chegar ao cargo de liderança, é preciso que um profissional demonstre bons resultados consistentes e significativos em sua atuação.

Vamos imaginar o seguinte cenário:

Um vendedor fecha grandes contas, conhece os processos internos como ninguém, sempre bate sua meta e possui um forte relacionamento com os clientes. Faz sentido pensarmos em promovê-lo, não é mesmo?

Realmente, isso é considerável. Entretanto, é necessário enxergar liderança não apenas como um cargo, mas, principalmente, como uma habilidade, uma soft skill.

Nem todos os profissionais possuem essa habilidade, e isso não é um problema. O problema real está em selecionar as pessoas erradas para o cargo de liderança.

Por isso, uma característica notável do líder ausente, é que ele pode ter sido um excelente subordinado, como um excelente vendedor, por exemplo.

Mas ser um excelente vendedor, não significa ser um bom líder. Esses cargos exigem habilidades e competências completamente diferentes. Este é o maior ponto de atenção que se deve tomar ao promover um profissional para um cargo de liderança.

Um dos papeis do líder é resolver conflitos. Veja dicas:

Desvantagens de uma liderança ausente

Se afirmarmos que um líder ausente só traz desvantagens para a organização, não seria totalmente verdadeiro.

Alguns pontos positivos podem ser observados em uma liderança ausente, como o alcance de um maior senso de independência e responsabilidade da equipe. 

Mas esses aspectos são rapidamente superados pelos efeitos negativos dessa liderança. A seguir, confira quais são as decorrências desfavoráveis do líder ausente:

Diminui os níveis de satisfação da equipe

Pesquisas mostram que ser ignorado pelo líder é mais prejudicial para o colaborador do que ser mal tratado.

Isso acontece porque o líder ausente deixa sua equipe completamente desamparada, sem suporte e direcionamento para realizar suas atividades.

Como efeito, o time está mais sensível a erros e retrabalho, o que pode gerar demissões desnecessárias.

Além disso, os colaboradores ficam estressados e podem optar por deixar a organização, o que afeta diretamente os índices de rotatividade da empresa.

Sobrecarrega os funcionários

O líder ausente, como mencionamos anteriormente, não é comprometido com tomadas de decisão e nem com as ações operacionais. 

Dessa forma, todas as obrigações caem no colo de sua equipe, sobrecarregando os colaboradores e impactando sua produtividade, seu engajamento e motivação.

E numa tentativa de dar conta de tudo, o compromisso com resultados também desaparece.

As decisões são tomadas com base no achismo

Sem a devida atenção aos resultados, o líder ausente pode implementar mudanças que, na sua intuição, pode achar que são necessárias ou assertivas

Mas na realidade, sua distância da operação torna fácil a adesão a estratégias que não são aplicáveis. 

Com isso, o desempenho da equipe cai e, à primeira vista, pode parecer que a questão são os colaboradores, e não as decisões tomadas de maneira incoerente.

Realiza contratações erradas

Um líder que não conhece sua operação, não sabe contratar. Isso é fato.

Sem entender qual o perfil mais se encaixa nos cargos do seu departamento, o líder ausente pode recrutar os talentos errados e, novamente, prejudicar os resultados.

E quem sai perdendo nessa história, você já pode imaginar. São os novos colaboradores que “não se adaptaram”. Mas na verdade, são os líderes ausentes que não souberam contratar.

Prejudica o clima organizacional

Qual colaborador poderia estar alegre e satisfeito inserido em um contexto de descompromisso? Claramente, nenhum.

Por essa razão, outra desvantagem do líder ausente é que, mesmo quando ele, de fato, não está presente, o clima organizacional tende a ser mais pesado, afinal, toda a sua equipe está saturada e desorientada.

O que fazer quando um líder é ausente?

Reconheceu algum líder ausente na sua empresa? Saiba agora como reverter esse cenário:

1. Faça uma avaliação de desempenho

Para entender exatamente onde está a maior carência proveniente do líder ausente, é necessário fazer uma análise de desempenho.

Pode ser que ele até tenha muita atenção aos resultados, mas se deixa de se comunicar com a equipe, continua fazendo parte deste perfil.

De qualquer maneira, para ter maior visibilidade sobre isso, a avaliação de desempenho é fundamental.

2. Treine constantemente os líderes 

Se existe um líder ausente em sua organização, considere treino.

No treinamento para liderança, assuntos como boas práticas e metodologias de gestão de equipes são muito bem-vindos.

Abordar esses temas pode ajudá-lo a reverter um cenário, sem precisar desligar o colaborador da empresa.

E para evitar que isso ocorra, aplique esses treinamentos constantemente.

Novas habilidades são demandadas a todo tempo, principalmente para a liderança. Por isso, busque entender como o mercado está performando e transmita isso para seus gestores.

3. Aprimore as estratégias de recrutamento e seleção

Lembre-se do que mencionamos anteriormente sobre as contratações ou promoções equivocadas. Refinar as estratégias de recrutamento e seleção de líderes é também uma excelente maneira de evitar líderes ausentes na sua empresa.

Para tanto, estude as habilidades necessárias para os cargos de liderança, capriche nos testes técnicos e aposte em dinâmicas de interação para verificar as soft skills dos candidatos.

A gestão de equipes realmente não é uma tarefa fácil, por isso, estar sempre estudando as práticas e estratégias do tema é essencial.

Para isso, nós temos um conteúdo perfeito para você. Baixe gratuitamente nosso eBook gratuito: Gestão de Equipe de Vendas: GUIA completo para líderes