Fazer a gestão de representantes comerciais não é uma tarefa nada fácil. E quem tem que superar esse desafio no dia a dia sabe muito bem disso. Afinal, são tantas ações necessárias, que, às vezes, fica até difícil dar conta de tudo. 

Principais aprendizados deste artigo:

  • Os representantes comerciais são profissionais com mais autonomia do que os vendedores. Por isso, é preciso ter um cuidado extra ao fazer a gestão dessas equipes. 
  • Para conduzir o time de representantes rumo ao sucesso, é vital: oferecer uma boa remuneração, manter-se próximo dos profissionais, analisar os custos e ter uma comunicação clara. 
  • Ao fazer a gestão de representantes comerciais, também é importante acompanhar os indicadores de performance corretos. Confira o GUIA completo sobre os principais KPIs de vendas
  • Um bom CRM facilita esse processo e permite acompanhar o progresso das equipes. FAÇA SEU CADASTRO agora mesmo no Agendor e veja como ele pode otimizar a gestão dos seus representantes. 

Tais profissionais costumam ser independentes, com diferentes características, perfis e tipos de vendedor. Além disso, na maioria das vezes, os representantes comerciais estão localizados em diversas partes do país.

Se, por um lado, usar representantes comerciais diminui custos e evita uma série de processos de RH, por outro, esse tipo de contratação exige um acompanhamento contínuo para não perder as metas de vista.

Neste artigo, selecionamos os insights de dois renomados especialistas na gestão de representantes comerciais e trouxemos para você uma pitada de sua sabedoria, junto com uma dica de aplicativo para gestão de representantes comerciais.

Boa leitura!

Gestão de representantes comerciais x vendedores próprios: quais as diferenças?

A gestão de representantes comerciais tem diferenças gritantes em relação ao monitoramento do próprio time de vendedores. E essas divergências começam no momento da contratação, já que os representantes precisam ter um registro profissional para atuar.

Fora isso, os representantes têm mais autonomia e podem atuar distantes da empresa, o que torna a gestão de equipes um desafio ainda maior. Porém, nada disso significa que esse é um modelo de contratação inviável, bastando saber como gerenciar as equipes da melhor forma possível. 

Agora que você já viu o que caracteriza cada tipo de relação de trabalho, veja as dicas para gerenciar uma equipe de representantes comerciais com sucesso!

>>>> Veja também: terceirização de vendas, vale a pena? Vantagens e desvantagens

Gestão de representantes comerciais: quais são os fatores de sucesso?

Os desafios da gestão de representantes comerciais são inúmeros. E a verdade é que, para superar esses obstáculos, a empresa que contrata esses profissionais deve fazer um bom trabalho de acompanhamento e supervisão.

Por isso, trouxemos para você os fatores de sucesso no gerenciamento de representantes comerciais, indicados pelo professor Hamilton Bueno em seu curso.

Os 5 fatores para o sucesso são: solidez do alicerce; foco e liderança; criatividade, controle e velocidade; gestão de representantes; marketing e estratégia.

Aprimore o controle de representantes comerciais considerando as questões-chave elencadas adiante!

1. Solidez do alicerce

  • Os representantes sabem como funciona seu negócio?
  • Os clientes conhecem a cultura da sua empresa?
  • A companhia sabe o que os representantes valorizam?
  • A empresa conhece os desejos e necessidades dos clientes?
  • Os representantes têm tudo que precisam para trabalhar?
  • A organização tem uma cultura de satisfação dos clientes?

2. Foco e liderança

  • Os colaboradores e representantes sabem o que a empresa faz de melhor?
  • Todos estão engajados nas prioridades do negócio?
  • As metas são escritas e têm prazos para serem cumpridas?
  • Os conflitos são solucionados de forma transparente?
  • As lideranças apoiam colaboradores e representantes?
  • Os profissionais entendem que devem colaborar entre si e não competir?

3. Criatividade, controle e velocidade

  • A companhia sempre surpreende positivamente seus clientes?
  • Os colaboradores e representantes são estimulados a questionar a maneira como a empresa faz as coisas?
  • Há uma organização clara e objetiva?
  • As equipes sabem resolver problemas rapidamente?
  • O uso de análise de performance é comum na empresa?

4. Gestão de representantes

  • Quando a empresa quer contratar mais representantes comerciais, aparecem muitos candidatos interessados?
  • Os atuais representantes comerciais têm orgulho de trabalhar nesta empresa?
  • Os representantes comerciais conhecem os clientes profundamente?
  • Eles estão capacitados para exercer sua profissão?
  • Os clientes da empresa valorizam o trabalho dos representantes comerciais?

5. Marketing e estratégia

  • Os produtos e serviços geram uma lucratividade acima da média do mercado?
  • A estratégia de diferenciação traz uma vantagem significativa sobre a concorrência?
  • A empresa sabe quais clientes dão lucro e quais não dão?
  • As soluções da companhia são bem divulgadas?
  • Os gestores sabem quais os representantes de melhor performance?
  • A organização investe na capacitação dos seus representantes comerciais?

Na verdade, esta é uma tabela de diagnóstico. É algo muito prático para você avaliar como está a gestão de representantes comerciais em sua empresa.

Agora que você viu como saber onde está no momento, confira algumas dicas de como chegar lá. Isto é, de como gerenciar uma equipe de representantes comerciais no dia a dia.

Como fazer a gestão dos seus representantes comerciais?

As melhores dicas de como gerenciar uma equipe de representantes são: 

  1. ofereça remuneração proporcional ao risco que o representante assume;
  2. esteja sempre próximo dos representantes, supervisione e auxilie;
  3. capacite e motive os representantes comerciais com treinamentos e outros eventos;
  4. mantenha um canal de comunicação aberto e transparente com os representantes de vendas;
  5. faça uma boa seleção dos representantes para escolher profissionais de alto nível e com perfil compatível com a cultura da sua empresa;
  6. saiba analisar os custos diferenciados que um representante traz para seu negócio e mesmo para ele. Sem lucro, o representante não conseguirá prestar um bom serviço;
  7. redobre sua atenção na definição de rotas e organização das visitas dos representantes em relação aos vendedores próprios;
  8. ajude o representante a gerenciar a carteira de clientes para otimizar seu lucro (e o da empresa também);
  9. transmita com clareza os valores e a cultura da empresa para os representantes;
  10. estimule os representantes a vender todo o mix de produtos ou serviços, não apenas os mais fáceis (e menos lucrativos).

Estas dicas foram coletadas de um dos maiores palestrantes sobre vendas do Brasil, Marcelo Caetano, retiradas de alguns posts de seu blog. E aí, gostou dessas dicas? Então, confira mais este vídeo do Canal no YouTube desse especialista:

Quer saber mais sobre como gerenciar uma equipe comercial? Então, baixe este e-book gratuito, um de nossos materiais educativos à sua disposição: O GUIA da gestão eficiente da equipe de vendas.

Aproveite também para investir em um bom sistema de CRM, como o Agendor. A ferramenta permite criar etapas personalizadas de vendas, ter uma visão completa dos clientes e monitorar o desempenho com um aplicativo para gestão de representantes comerciais. 

Para testar ainda hoje, basta fazer o cadastro gratuitamente!