Você já ouviu falar sobre pedagogia empresarial? É uma área da pedagogia que tem se tornado muito popular nos últimos anos por conta da valorização e estudo do setor de Recursos Humanos. 

A abrangência de métodos para tratamento dos colaboradores faz com que as empresas busquem benefícios e capacitações para seus funcionários. Desta maneira, a pedagogia empresarial propõe uma melhora no desempenho dos colaboradores de uma empresa por meio de investimento em capital humano, visando um crescimento profissional e pessoal.

Essa aproximação da Pedagogia com a área de Recursos Humanos traz oportunidades também para pedagogos que tenham interesse em atuar no ramo empresarial, bem como, profissionais de outras áreas que podem se capacitar. 

Neste artigo, será abordada a atuação do pedagogo, mercado de trabalho, contribuições para a empresa e um exemplo de justificativa para TCC. Além de exemplos e táticas para impulsionar o seu time de vendas com esse profissional.

Pós-graduação em Pedagogia e mercado de trabalho

O curso de graduação em Pedagogia possui duração média de 3 a 4 anos, e é voltado para as áreas de educação e aprendizagem e de administração escolar. Para obter conhecimento na área corporativa, o indivíduo precisa realizar uma pós-graduação em Pedagogia Empresarial, que dura em média 2 anos.

O público-alvo da pós-graduação compõe licenciados e bacharéis em pedagogia, mas também profissionais das áreas de: Administração; Assistência Social; Ciências Contábeis; Economia; Engenharia; Gestão Empresarial e demais áreas que atuam em gestão organizacional e educacional, possibilitando assim que seu colaborador de vendas possa agarrar essa chance.

Um dos grandes benefícios da pós-graduação consiste em viabilizar um trabalho pedagógico coletivo a partir de um profissional altamente capacitado a trabalhar com equipes, o que pode alavancar muito a gestão inteligente da empresa. Assim, apesar de não existir ainda um registro em carteira assinada com código brasileiro de ocupações específico para as vagas de Pedagogia Empresarial, o pedagogo pode se candidatar para as seguintes vagas:

  • Analista de treinamento e desenvolvimento;
  • Analista de desenvolvimento humano e organizacional;
  • Analista de educação corporativa;
  • Coordenador pedagógico;
  • Auxiliar/assistente de Pedagogia.

E caso você já tenha interesse em saber o que esse profissional busca estudar, dê uma olhada nesses temas para um TCC em pedagogia e um exemplo de justificativa:

  • Pedagogia Empresarial: o novo papel dos profissionais da Educação;
  • O papel da organização na transformação do homem;
  • Responsabilidade do pedagogo em ambientes não escolares;
  • Regulamentação do ensino pedagógico empresarial online.

Justificativa: O trabalho proposto pretende examinar, exibir e levantar questões relacionadas à responsabilidade do pedagogo em ambiente empresarial.  A rotatividade de funcionários é um grande desafio a ser enfrentado pelos gestores, visto que precisam de um processo seletivo constante. Dessa forma, pretende-se, neste trabalho, delimitar algumas causas da rotatividade, tema polêmico e complexo, uma vez que envolvem características inerentes aos processos da empresa.

Perfil do pedagogo atuante em empresas – Comunicação

Em geral, as qualidades do pedagogo atendem a uma comunicação não violenta, escuta ativa, capacidade de aprender e ensinar, de ter empatia e lidar com diferentes tipos de pessoas. Em se tratar de comunicação, é preferível que ele não faça uso de alguns desses problemas abaixo e que motive o time de vendas a adotar um discurso mais coerente:

1. Desconexão total

Se trata de quando uma pessoa fala com outra e a mesma começa a falar de um assunto que não deveria ter ênfase naquele momento.

Exemplo: João – Viajei nas férias para a Índia para uma limpeza espiritual e [..]

Ana – Ah, mas a Índia é um lugar tão lindo, eu fui lá em 2005 e fiz um mestrado, mas você estava falando do que mesmo?

2. Aconselhamento

É quando uma pessoa tenta se colocar no lugar da outra, não de forma empática, mas para mostrar o comportamento que, em seu ponto de vista, seria o mais aceito.

Exemplo: João – Fui ao cliente entregar algumas amostras do novo produto e deixei junto com a secretária porque ele não estava, fiquei preocupado mas avisei a ele. No outro dia ele me ligou e disse que não havia problema e que tinha gostado do produto.

Ana – Ah, mas se fosse eu, eu nunca deixaria com a secretária, já pensou se ela leva pra casa? Que atitude essa sua.

3. Entrevista

É quando alguém corta a fala do colaborador e realiza uma série de perguntas.

Exemplo: João – Viajei nas férias para a Índia para uma limpeza espiritual e [..]

Ana – Ah, mas você foi no Taj Mahal, não é? E ficou sem comer carne?

4. Adivinhação

Se trata da antecipação da fala do colaborador.

Exemplo: João – Fui abrir o sistema e [..]

Ana – Já sei, travou de novo. Tá acontecendo toda hora.

5. Competição

Acontece no momento em que um colaborador tenta competir com o discurso do outro.

Exemplo: João – Fiz 55 vendas online hoje só pelo app, acho que esse método está dando certo.

Ana – Ah, mas tem dias que a gente só tem 5 vendas. Hoje eu fiz 20, e foram todas com contatos fidelizados.

6. Encerramento

Se trata de quando um colaborador encerra a fala do outro, demonstrando descaso ou pouca importância.

Exemplo: João – Fiz somente 2 vendas hoje, o mercado está difícil, se continuar assim, não sei como ficam as contas no fim do mês.

Ana – É a vida, um dia da caça outro do caçador.

No contexto empresarial, é também importante que o profissional esteja atento a outras características e trabalhe em cima delas junto aos times, como permanência na empresa, gestão de habilidades individuais e coletivas. Portanto, o perfil de um pedagogo empresarial requer capacidade de adaptação e flexibilidade, autodesenvolvimento, gestão do conhecimento e liderança para motivar equipes.

Como alavancar sua equipe de vendas com a ajuda de um pedagogo?

O gestor da empresa possui 2 opções: contratar um pedagogo pós-graduado na área ou investir em cursos de pedagogia para seu colaborador com nível superior. Existem cursos online, que permitem que o profissional trabalhe na empresa enquanto estuda, bem como cursos presenciais excelentes.

Já escolhida a estratégia que o gestor deseja adotar, vamos falar em atuação. Abaixo você vai encontrar alguns dos múltiplos benefícios do pedagogo para a empresa e para as equipes:

Impactos diretos

Aumento da motivação do time

O profissional vai realizar diversos treinamentos, cursos e métodos de gamificação, e consequentemente isso aumenta a confiança do colaborador no local de trabalho, pois sabe que há investimento no capital humano.

Aumento de produtividade

O colaborador também trabalha de forma mais produtiva ao eliminar hábitos que prejudicam sua atenção plena no serviço. Ao identificar tais empecilhos, o pedagogo pode conversar com o indivíduo e entrar em acordos, como o uso de celular e momentos de pausa, que são garantidos por Lei.

Melhora do clima organizacional

O humor dos indivíduos têm uma melhora considerável após serem feitas dinâmicas e uso de ferramentas de conhecimento pessoal. Ao conhecer seus pontos fracos e fortes com a ajuda do pedagogo, o colaborador pode trabalhar em si, começando a gerar valor para o ambiente em que se encontra.

Impactos indiretos

Retenção de talentos

Ao desenvolver potenciais características, o colaborador se dedica mais ao trabalho. O pedagogo junto ao RH pode realizar a gestão do conhecimento e motivar o indivíduo  a se especializar no que faz. Assim como, o time pode propor melhores benefícios como Gympass, aumentos de salário, bônus e atividades integrativas, que funcionam como uma cola para unir membros e mantê-los na empresa.

Redução da rotatividade

Como consequência da retenção de talentos, os cargos passam a ter menor rotatividade, visto que o colaborador vai se sentir valorizado com os diversos benefícios e uma equipe focada no seu crescimento.

Maior destaque no mercado

A longo prazo, quando a empresa adota estratégias de gestão e elas funcionam bem entre si, a empresa ganha destaque no mercado. Hoje em dia é comum ver empresas com a classificação de melhor lugar para trabalhar (Good Place to Work). Uma das principais buscas para ganhar esse título está na opinião dos colaboradores sobre as políticas da empresa.

Quais problemas são sanados nas equipes?

O pedagogo pode adotar metodologias de resolução de conflitos junto ao RH, evitando assim que o colaborador traga risco judicial para a empresa ou sua equipe. Conflitos são cada vez mais comuns e vão de incoerências nos documentos ao tratamento pessoal dos colaboradores. Eles costumam acontecer no dia a dia, sem que o gestor esteja atento a tudo, dada a liberdade que os times possuem para trabalhar e entregar resultados. Os crimes de assédio moral, sexual e de gênero muitas vezes são praticados abertamente e o pedagogo pode chamar a atenção do colaborador para rever suas condutas, ou até levar a litígio.

Já em relação a dificuldades de vendas, o pedagogo vai apresentar políticas para sanar reuniões ineficazes, falta de feedback, falta de comunicação entre equipes, desorganização de projetos, que são apenas alguns dos problemas mais comuns entre os colaboradores. Cada um desses problemas possuem métodos específicos de organização e depende de qual estratégia o pedagogo junto ao RH vão adotar para saná-las, variando de manuseios nas agendas, reuniões mais curtas a toda uma troca no Código de Conduta da empresa.

E você, está pronto para adotar a pedagogia empresarial com seu time de vendas? Comente e compartilhe conosco seu conhecimento e opinião sobre o assunto!