Frases de desmotivação no trabalho são um dos mais poderosos sinais de que algo não vai bem com os colaboradores da sua equipe. 

Por mais engajada que seja uma equipe e agradável o clima de uma empresa, vez ou outra, um funcionário pode acabar se sentindo desmotivado em relação ao trabalho. 

Quando falamos em profissionais do setor comercial, esse sentimento pode ser comum após um dia de muito trabalho, mas poucas ou nenhuma venda, por exemplo.

Além disso, questões pessoais de cada funcionário também podem impactar em sua motivação na empresa, levando-o a se sentir menos satisfeito com suas demandas. 

Nessas horas, a empresa e seus gestores precisam ficar atentos. 

Afinal, a desmotivação irá aparecer em algum momento, mas o segredo para garantir um bom desempenho da equipe é não permitir que esse sentimento continue e se torne frequente.

Para isso, é preciso saber identificar os sinais que seu time apresenta. 

Entre eles, as frases de desmotivação no trabalho, que acabam sendo ditas em conversas do dia a dia, podem mostrar quando o ânimo da equipe não está em seus melhores momentos. 

Por isso, hoje nós vamos mostrar algumas dessas frases de desmotivação no trabalho que você já pode até ter ouvido pelos corredores, mas não estava atento o suficiente para perceber o sinal de alerta. 

Além, claro, de apresentar algumas dicas de como conversar com um funcionário desmotivado para reverter essa situação. 

Vamos nessa? 

5 frases de desmotivação no trabalho para ficar alerta 

Uma das formas de identificar quando algo não está bem com um colaborador é prestar atenção no que tem sido dito e expressado por ele. 

Muitas vezes, até sem perceber, um funcionário pode falar algumas frases de desmotivação no trabalho que indicam como ele está se sentindo em relação à sua função, aos gestores e a empresa em geral.

Por isso, saber identificar falas que expressam falta de motivação é tão importante: em alguns casos, pequenas mudanças na rotina de trabalho podem ser o suficiente para resgatar a energia e o engajamento do colaborador

Ou, então, pode ser a oportunidade da empresa se inteirar sobre um problema pessoal que ele está enfrentando, que não tem a ver com seu trabalho, mas que de alguma forma acabou impactando seus resultados. E, claro, ajudá-lo a solucionar.

Um erro muito comum no mundo corporativo é a empresa se preocupar apenas em exigir grandes esforços e resultados, sem nem mesmo se atentar a como o funcionário tem se sentido quanto a isso.

E a falta de motivação é, sem dúvida, um dos principais motivos que pode fazer muitos negócios perderem excelentes profissionais e grandes talentos para outras organizações.

Para evitar que isso aconteça em sua empresa, descubra agora quais as frases de desmotivação no trabalho que você deve se atentar caso escute pelos corredores. 

1. “Não acredito que já é segunda-feira. Queria mais dias em casa”. 

Quem nunca desejou apenas mais um tempo de descanso durante o final de semana? 

Muitas vezes, a semana anterior foi tão atarefada que ter apenas dois dias para recuperar as energias não parecem suficientes, e está tudo bem.

O problema está quando essa frase de desmotivação no trabalho se torna constante, e o seu colaborador já começa uma nova semana sempre com o sentimento de que não queria voltar ao trabalho.

Afinal, quando se está satisfeito e motivado com o trabalho que desempenha, o profissional sente prazer e satisfação em exercer sua função.

2. “Pelo que faço, merecia receber X vezes mais”. 

O salário é uma das maiores razões de insatisfação entre colaboradores. 

Sobretudo quando a empresa possui muita demanda e ele se sente sobrecarregado, o funcionário pode ter a sensação de que o retorno financeiro ao final do mês de trabalho não compensa o esforço feito. 

Por isso, caso essa seja uma frase muito dita pelos corredores da empresa entre seu time, talvez seja hora de rever a média salarial dos profissionais e entender se está adequada ao nível de conhecimento, aos resultados obtidos e ao que é praticado no mercado atualmente. 

3. “Essas novas metas são inalcançáveis”. 

Outra comum entre as frases de desmotivação no trabalho é referente às metas e cobranças

Muitas vezes, essas falas nem sequer são levadas a sério, mas é preciso ficar atento: excesso de cobrança mais falta de ferramentas ou conhecimento para realizá-las pode ser a receita para o desânimo dos colaboradores. 

É muito importante que uma empresa tenha suas metas, afinal, aquilo que não pode ser medido, não pode ser gerenciado, certo?

Mas lembre-se que essas metas devem ser realistas de acordo com a realidade do seu negócio, com a equipe que você tem e com os recursos que os colaboradores possuem à sua disposição. 

No infográfico abaixo, você pode conferir alguns passos que podem ajudar a definir metas inteligentes e alcançáveis que impactarão diretamente na motivação da sua equipe:

4. “Sinto que não sou reconhecido como merecia”. 

A falta de reconhecimento pode colocar tudo a perder, inclusive fazer sua empresa perder grandes talentos. 

Por isso, é importante ficar atento a possíveis frases de desmotivação no trabalho que se referem ao reconhecimento, algo muito relevante para o engajamento de profissionais. 

Um negócio que não reconhece seu corpo de funcionários acaba perdendo-o para outras empresas que possuem essa valorização das pessoas como um pilar importante. 

Por isso, se você, enquanto gestor, está sentindo que os colaboradores não se sentem devidamente reconhecidos por seus esforços, talvez seja hora de rever a situação e procurar formas de demonstrar esse reconhecimento no dia a dia. 

5. “Estou cansado de todo dia fazer a mesma coisa”. 

De fato, um profissional de determinada área passará muitas horas do seu dia ou até mesmo toda sua semana realizando as mesmas atividades. 

No entanto, é importante que a empresa coloque como um de seus objetivos tornar a rotina desses profissionais mais dinâmica para evitar que frases de desmotivação no trabalho como essa, passem a repercutir pelos corredores.

Muito relacionada com a sensação de desvalorização, assim como o excesso de trabalho, o “tédio” pode acabar sendo um motivo relevante para o funcionário pensar em procurar por outra organização.

Por isso, é importante, enquanto gestor, se preocupar com o clima organizacional da empresa, para não permitir que a desmotivação seja frequente e comprometa os resultados de toda a empresa.

Quais as principais causas de desmotivação no trabalho?

São muitos os motivos que podem levar seus funcionários a expressarem frases de desmotivação no trabalho. 

Tirando questões de cunho pessoal, todos os outros fatores relacionados com a empresa devem ser entendidas e revistas, caso o objetivo seja evitar o turnover e reter os talentos do time. 

Entre as causas mais comuns que levam à desmotivação estão:

  • salários não compatíveis com a competência do profissional;
  • demandas de trabalho excessivas;
  • ambiente e clima organizacional não agradável;
  • gestão rígida;
  • entre outros diversos motivos. 

Além disso, também pode ser que a insatisfação do colaborador não tenha relação com a empresa em si, mas com conflitos internos com outras pessoas no time.

Por fim, também não podemos esquecer que a falta de feedbacks também pode gerar o desânimo, pois o colaborador simplesmente se sente andando no escuro: não sabe o que tem feito de bom e no que precisa progredir, pois não há um retorno sobre seu trabalho e resultados. 

Nesse ponto, entra a comunicação, outro aspecto muito relevante para evitar frases de desmotivação no trabalho. 

Afinal, a comunicação deve ser a base de toda empresa que deseja ter um time engajado e satisfeito: comunicação entre as equipes, entre os funcionários, entre líderes e liderados e em tantos outros níveis hierárquicos. 

Por isso, se você perceber algum desses cenários acontecendo em sua empresa, é hora de rever situações e planejar mudanças internas que ajudem a garantir uma maior satisfação e motivação da equipe que compõe o seu negócio. 

Como conversar com um funcionário desmotivado? 

Se você ouviu alguma das frases de desmotivação no trabalho pelos corredores da sua empresa e identificou os motivos que possam ter levado a esse cenário, deve estar se questionando sobre como conversar com um funcionário desmotivado, certo?

O primeiro passo é chamar o colaborador para uma reunião para entender seu lado e ouvir o que ele tem a dizer. 

Para isso, marque um horário para estar com ele em um local privado, onde ele possa se sentir confortável para se abrir. Pegá-lo de surpresa para uma conversa sobre motivação pode ser uma péssima estratégia. 

Depois, deixe-o compartilhar o que ele acredita ser o motivo do desânimo com o trabalho. 

Nesse momento, é importante mostrar-se aberto para ouvi-lo sem julgar, pois existem grandes chances de alguns fatores internos da empresa estarem provocando esse sentimento.

Por exemplo, a falta de preparo e a insegurança podem ser fatores desmotivadores para a equipe, assim como a cobrança excessiva sem o reconhecimento do trabalho realizado. Pontos que são simples de solucionar. 

Por isso, também é fundamental chegar até a conversa com um plano de ação em mãos para reverter a situação. 

Afinal, mais importante do que saber quais são as frases de desmotivação no trabalho que podem ser um sinal de alerta, e de saber como conversar com um funcionário desmotivado, é fazer as mudanças necessárias para que a equipe volte a se sentir motivada e engajada com a empresa. 

Aproveite o papo com o colaborador para fazer um feedback honesto, elogie o que ele tem feito de bom e mostre a ele o que pode ser melhorado, com críticas construtivas. 

A transparência é um fator muito relevante para a motivação de uma equipe. 

Motive sua equipe de vendas com o Funil dos Sonhos 

Não deixe que frases de desmotivação no trabalho passem despercebidas e coloque todo o trabalho duro em risco. Se preocupe em motivar e engajar seus colaboradores para garantir que eles se sintam satisfeitos e felizes em sua empresa. 

Para isso, você pode contar com uma ferramenta capaz de conectar os objetivos da empresa com os sonhos e propósitos pessoais de cada vendedor, dando-lhes um motivo a mais para se empenhar diariamente.

O Funil dos Sonhos é uma solução desenvolvida com foco na melhora do engajamento e motivação de equipes comerciais, que em meio a tantas metas e cobranças, por vezes podem se sentir desanimados com suas tarefas profissionais. 

Assim, na plataforma, o colaborador pode informar quais são seus sonhos de curto, médio e longo prazo, além de acompanhar como está sua performance de vendas e quanto falta para conseguir conquistar seu objetivo pessoal. 

Bacana, não é? Então conheça mais sobre o Funil dos Sonhos e implemente agora mesmo em sua empresa. Os resultados podem ser mais interessantes do que você imagina!

Continue aprimorando sua gestão de pessoas: assista à gravação da entrevista “Como construir um time de sucesso”, com Wanderley Cintra Júnior.