Você sabe qual é a percepção do seu time em relação à sua gestão? Sabe dizer quais são seus pontos fortes e quais são os aspectos que precisam ser melhorados?

Caso você não saiba responder a essas questões, fique tranquilo. É possível fazer um questionário de avaliação de liderança simples e prático que te ajudará a entender a assertividade da sua gestão.

Está sem tempo para ler o conteúdo? Gostaria de poder acompanhá-lo enquanto dirige, caminha ou realiza outra atividade? Então não perca tempo e ouça este artigo na íntegra. Basta clicar no play! Agradecemos o seu feedback nos comentários. 🙂

Mas saiba que não ter clareza sobre essas perguntas pode ser muito prejudicial não apenas para as estratégias de gestão de pessoas, mas também para a entrega de resultados. 

De acordo com um levantamento da Gallup, a liderança é responsável por cerca de 70% da variação das pontuações de engajamento dos funcionários. Ou seja: uma boa liderança é crucial para manter sua equipe motivada e produtiva. 

Se sua empresa está no escuro, sem saber se seus gestores estão sendo eficazes ou não, é preciso urgentemente fazer uma análise de performance. E uma maneira de começar a fazer isso rapidamente, é elaborando um questionário de avaliação de liderança.

Para te ajudar a aprimorar sua gestão, neste artigo você entenderá exatamente o que é um questionário de avaliação de liderança. Acompanhe!

O que é um questionário de avaliação de liderança?

Um questionário de avaliação de liderança é uma ferramenta utilizada na gestão de pessoas que se baseia em uma série de perguntas, abertas e fechadas, direcionadas aos membros de um time com o objetivo de avaliar o desempenho dos seus líderes.

Neste questionário, são avaliadas as competências, atitudes durante as tomadas de decisão e os resultados dos gestores, a fim de extrair feedbacks positivos e negativos e perceber quais são os pontos fracos e os talentos dos gestores. Dessa maneira, as melhorias são viabilizadas e as qualidades reforçadas.

Isso serve para os próprios líderes também. É necessário que os gestores avaliem seus respectivos líderes para que todos os níveis de gestão sejam analisados. Até porque, a performance de uma empresa é um reflexo da sua gerência. 

E por que fazer um questionário de avaliação de liderança?

Mas afinal, por que fazer um questionário de avaliação de liderança é tão importante?

Além de ser responsável pela entrega de resultados, o gestor também precisa motivar sua equipe e gerir conflitos. Tudo isso impacta diretamente na performance da equipe. 

Saiba como resolver conflitos em equipe:

Os líderes são os responsáveis por extrair o melhor de cada colaborador para que não só os ajudem a entregar melhores resultados, mas também a fim de auxiliá-los na construção de uma carreira sólida. 

Por outro lado, o questionário de avaliação de liderança ajuda o setor de RH a antecipar demandas e a definir estratégias que possam melhorar a satisfação dos colaboradores com o objetivo de proporcionar seu engajamento e produtividade, e criar um ambiente com um melhor clima organizacional e mais saudável. 

Um questionário de avaliação de liderança também pode:

  • reduzir o índice de rotatividade;
  • melhorar as relações interpessoais;
  • ajudar a equipe a se tornar mais independente;
  • incentivar os membros do time a se tornarem mais responsáveis;
  • promover um ambiente profissional mais criativo e proativo.

Este artigo também pode ser interessante para você: TESTE: 8 perguntas sobre liderança para avaliar você, colaboradores ou candidatos

O que avaliar em um questionário de avaliação liderança?

Alguns aspectos são fundamentais para serem analisados em um questionário de avaliação de liderança. Veja quais são:

Comunicação

A comunicação é essencial para que a liderança possa transmitir os feedbacks para seu time, aplicar reuniões e realizar apresentações de forma clara para sua equipe. Ou seja, essencial para garantir que todos estejam alinhados ao máximo à estratégia da empresa. 

Motivação

Motivar uma equipe é uma das principais e mais desafiadoras competências que um líder pode ter e é determinante para o engajamento do seu time. Portanto, mapear se o time se sente motivado pelo seu superior é uma excelente maneira de identificar o nível de comprometimento que um gestor tem com seus liderados.

Veja também: Como virar o jogo, liderar e motivar uma equipe desmotivada?

Delegação

Os gestores devem entender quais são os pontos fortes e de melhoria de cada colaborador para que, dessa forma, delegue as tarefas mais adequadas aos perfis e possa atingir resultados de maneira eficiente.

Criatividade

No questionário de avaliação de liderança, os colaboradores precisam ter a liberdade de opinar sobre a criatividade de seus líderes. Afinal, todos da empresa precisam exercitar essa competência para propor ideias e soluções inovadoras.

Discrição

Respeitar a individualidade de cada membro da equipe é extremamente importante para manter um bom clima organizacional. Caso contrário, o líder falta com ética e pode prejudicar profundamente um colaborador.

Confiança

Será que a equipe confia em seu líder? Qual será a percepção deles em relação às decisões que o gestor toma? Ao avaliar isso no questionário de avaliação de liderança, você será capaz de compreender se o time está seguro em relação a seu superior.

Quais perguntas usar no questionário de liderança?

Antes de partirmos para as perguntas, é preciso que você dê total segurança e conforto para que o time responda às perguntas. Por isso, se preocupe em elaborar um questionário que permite respostas anônimas. 

Você pode utilizar o formulário do Google para fazer isso. Ele é gratuito, permite respostas anônimas e ainda gera alguns indicadores com insights interessantes sobre as respostas.

Agora sim, vamos às perguntas! Este modelo que vamos expor para você é criado por Zack Friedman, mentor de liderança mundialmente reconhecido, em um artigo publicado na Forbes. Confira:

1. Meu líder  me fornece um feedback prático que ajuda a melhorar meu desempenho?

2. Meu líder não microgerencia (ou seja, não se envolve em detalhes que devem ser tratados em outros níveis)?

3. Meu líder demonstra consideração por mim como pessoa?

4. As ações do meu líder mostram que ele valoriza o ponto de vista que levo para a equipe, mesmo que seja diferente do seu?

5. Meu líder mantém a equipe focada nos resultados/entregas prioritárias?

6. Meu líder compartilha regularmente informações relevantes de seu superior e líderes seniores?

7. Meu líder teve uma discussão significativa comigo sobre desenvolvimento de carreira nos últimos seis meses?

8. Meu líder comunica metas claras para nossa equipe?

9. Meu líder possui o conhecimento técnico (por exemplo, codificação em tecnologia, venda em negócios globais, contabilidade em finanças) necessário para gerenciar de maneira eficaz?

10. Eu recomendaria meu líder para outros colaboradores?

11. Estou satisfeito com o desempenho geral do meu líder?

12. O que você recomendaria que seu líder continuasse a fazer?

13. O que você mudaria em seu líder?

Leia também: Micromanagement: a atenção aos pequenos detalhes que gera grandes problemas

Conheça os impactos do microgerenciamento na sua gestão:

Continue aprimorando sua gestão

Se preocupar com a percepção dos seus colaboradores é primordial para uma boa gerência, no entanto, não são muitos profissionais que estão preocupados com isso.

Portanto, deixamos aqui nosso “parabéns!” para te motivar a seguir aprimorando a sua gestão e promovendo um ambiente de trabalho desafiador, e ao mesmo tempo, saudável.

Continue aprendendo: baixe nossos conteúdos gratuitos sobre liderança!