A gestão humanizada é o modelo de gestão que se atenta às particularidades de cada pessoa dentro da empresa, promovendo um cenário propício para sua saúde e para seu desenvolvimento.

Como esperar o bom desempenho dos colaboradores que se sentem desmotivados e desconectados com a empresa? É quase impossível ter resultados realmente significativos em um ambiente onde o clima organizacional é pesado e incômodo.

Não apenas o ambiente, mas a liderança, o salário, as relações interpessoais também são fatores que influenciam diretamente a produtividade de um funcionário.

Em nossos artigos, sempre reforçamos a importância da saúde do capital humano nas empresas. Por saúde, entende-se tanto saúde mental, quanto a possibilidade física de produzir bem. 

Diante disso, é papel do setor de RH construir, de maneira empática, um ambiente favorável ao colaborador para que ele possa desempenhar suas atividades adequadamente, gerando ganhos para sua vida pessoal e profissional e também para a empresa.

Aplicar a gestão humanizada pode ser o caminho para isso. Portanto, nesse artigo vamos falar mais sobre o que é gestão humanizada, sua importância e quais as vantagens de implementar essa estratégia nas organizações. Continue a leitura!

O que é gestão humanizada?

A gestão humanizada é o modelo de gestão que se atenta às particularidades de cada pessoa dentro da empresa, promovendo um cenário propício para sua saúde e para seu desenvolvimento por meio da maior virtude que se pode ter dentro de uma organização: a empatia!

Para além das metas, o foco aqui é o bem-estar dos colaboradores. As empresas que reconhecem seu valor, sabem que o ambiente de trabalho influencia diretamente na sua produtividade e que precisam oferecer todo o suporte necessário para que os funcionários exerçam suas funções.

Para tanto, é necessário compreender os fatores do ambiente interno que influenciam diretamente no bem-estar das pessoas, para que seja possível fazer a manutenção de tudo isso e oferecer segurança à equipe.

Na prática, isso significa que a gestão humanizada se sustenta em 4 pilares:

  1. Liderança democrática;
  2. Atenção às necessidades dos colaboradores;
  3. Integração entre equipes;
  4. Processos humanizados.

1. Liderança democrática

A liderança tem um papel fundamental na produtividade da equipe, logo, não poderia deixar de ser um pilar da gestão humanizada. 

A verdade é que os líderes autocráticos estão perdendo espaço no mercado. Sua liderança até pode trazer resultados, mas as consequências de um relacionamento com a equipe baseado em ameaças e medo são muito graves.

Por isso, os líderes democráticos são aqueles com maior sinergia com a gestão humanizada. Dar voz e considerar as colocações de todos da equipe gera pertencimento e valorização dos colaboradores. Mesmo que sua palavra seja a decisão final, os membros de uma equipe entenderão que tiveram participação em determinada questão.

2. Atenção às necessidades dos colaboradores 

Como mencionamos anteriormente, o foco da gestão humanizada é o bem-estar dos funcionários. Para viabilizar isso, deve-se ter um olhar refinado para as necessidades dos funcionários. 

Nem sempre eles irão até suas respectivas lideranças para sinalizar alguma questão, por isso é necessário promover conversas e interações que abram esse caminho para os colaboradores.

3. Integração entre equipes

Uma empresa que tenha funcionários colaborativos se torna cada vez mais eficiente. Promover a integração entre as equipes pode elevar a qualidade dos processos (já que poderão ser julgados por perspectivas diferentes) e proporcionará um ambiente mais saudável e harmônico.

4. Processos humanizados

Muitas vezes, ao aplicar a gestão humanizada, será necessário adequar os processos organizacionais para que os colaboradores possam executá-los.

Essa adaptação respeita a capacidade do funcionário e permite que os processos sejam feitos de maneira mais fluida, possibilitando um trabalho com melhor desempenho e maior produtividade. 

Quando surgiu a gestão humanizada?

A relação da humanidade com o trabalho mudou muito ao longo do tempo. E continua mudando: com a pandemia do coronavírus, muitas pessoas se viram obrigadas a mudar seu formato de trabalho e precisaram adequar toda sua rotina para isso, incluindo seus lares.

Contudo, o período da Revolução Industrial trouxe implicações que transformaram as condições de trabalho. Atualmente, poderíamos relacionar essas condições com regimes escravocratas, por exemplo, tamanho eram os abusos para com a saúde dos funcionários.

Foi a partir do século XIX que os fenômenos organizacionais começaram a ser questionados e a valorização do trabalhador entrou em pauta. Com isso, os direitos trabalhistas foram sendo construídos e consolidados para garantir o trabalho digno para a população e seu bem-estar físico e econômico.

Com base nessa perspectiva, de atenção à saúde do trabalho, que a gestão humanizada começa a dar seus primeiros passos.

Conheça também os 6 tipos de equipes de trabalho:

A importância da gestão humanizada

O capital humano é determinante para o sucesso de uma empresa. Ele pode direcioná-la para o sucesso ou para o fracasso. Tudo depende da maneira como são geridos. 

Afinal, uma empresa só existe se seus funcionários acreditam nesse projeto. Sem isso, nada acontece. Como consequência, as empresas buscam elaborar um processo seletivo que seja o mais refinado possível para recrutar os melhores talentos.

Por outro lado, essa atenção deve ser mantida constantemente para reter esses talentos e oportunizar seu bom desempenho, para que assim, a organização possa alcançar resultados incríveis junto ao seu time.

Desse modo, investir na gestão humanizada pode oferecer benefícios significativos, tanto para as empresas quanto para os profissionais, podendo se tornar um fator crucial para despontar o diferencial competitivo das organizações que a aplicam. 

Entenda os principais benefícios da gestão humanizada:

Maior produtividade dos colaboradores

Você já acreditou tanto em um projeto que faria o possível para torná-lo viável? É assim que os funcionários podem se sentir com uma gestão humanizada.

E mais do que simplesmente acreditar em um projeto, os colaboradores sabem que estão sendo amparados das maneiras possíveis pela empresa. Essa segurança e apoio geram, além de motivação, gratidão.

Esse fato turbina a produtividade da equipe e pode levá-los a alcançar resultados realmente surpreendentes. Uma pesquisa da Gallup aponta que os funcionários engajados vendem 20% a mais, são 17% mais produtivos e apresentam 40% a menos de absenteísmo

Melhoria da reputação da empresa

O que um colaborador tem a dizer sobre a empresa em que trabalha diz muito sobre ela, muito mais do que seus produtos e serviços

Quando um funcionário está inserido em um ambiente que o valoriza, isso só tende a se propagar, atraindo novos talentos para a organização e chamando a atenção de possíveis novos investidores e clientes.

Assim sendo, investir na gestão humanizada também está diretamente ligado à imagem que você quer passar sobre seu negócio. 

Leia também: Segurança psicológica: como construir essa cultura e por que ela leva a melhores resultados?

Clima organizacional mais favorável

Chega de detestar as segundas-feiras. Ao praticar a gestão humanizada, o ambiente de trabalho se torna mais leve, as atividades se tornam menos burocráticas e as relações interpessoais são baseadas no respeito e empatia. 

Tudo isso ajuda a construir um clima organizacional mais agradável e divertido, tirando o trabalho da lista daquilo que traz ansiedade e estresse para os funcionários e evitando possíveis conflitos.

Veja 5 dicas para resolver conflitos no trabalho:

Reduz gastos

A gestão humanizada reduz consideravelmente os índices de rotatividade. Dessa maneira, os gastos com demissão e novas contratações também são sintetizados. 

Por outro lado, a gestão humanizada ajuda a compreender mais profundamente as competências necessárias para cargo, o que auxilia no desenvolvimento de processos seletivos mais curtos e assertivos, quando necessário. 

De 0 a 10, o quanto a sua gestão é humanizada?

Questionar-se sobre isso é um primeiro passo importante para implementar a gestão humanizada na sua empresa. Depois disso, a gestão de equipes é o caminho para elevar o desempenho de uma área e melhorar as relações entre liderança e liderado. 

Aos líderes que estiverem dispostas a seguir essas etapas, certamente os resultados aparecerão!

Para aprender mais sobre o assunto, baixe nosso eBook gratuito:  Gestão de Equipe de Vendas: GUIA completo para líderes