O trabalho em equipe é determinante para o sucesso de uma organização. Assim, quando feito de maneira adequada, respeitando as competências e habilidades de cada membro, ele contribui para o alcance de metas e objetivos.

Principais aprendizados deste artigo:

  • Há 6 tipos de equipes de trabalho presentes nas organizações: funcional, interfuncional, autogerida, projetos, força-tarefa e solução de problemas.
  • Uma equipe funcional é, provavelmente, o modelo mais comum, onde existe a figura de um líder e colaboradores diretos. Neste modelo, as decisões são centralizadas.
  • Já na equipe interfuncional, a ideia é formar um conjunto de habilidades e técnicas. O modo colaborativo impera, assim como na equipe autogerida.
  • Na equipe de projetos, o objetivo é claro: dar vida a um projeto específico, com muito planejamento. 
  • A equipe de força-tarefa será acionada diante de crises e problemas. A equipe de solução de problemas apontará lacunas e caminhos, sem ter total autonomia.
  • Uma das melhores formas de medir o desempenho e aumentar a performance da equipe é por meio de KPIs de Vendas.

Trabalhar em equipe é também uma maneira de otimizar processos e fazer o uso inteligente dos recursos humanos e do tempo que se tem disponível.

Mas você sabia que há diferentes tipos de equipes de trabalho? A escolha do tipo ideal vai depender de aspectos como as necessidades da empresa, a disponibilidade de talentos, a cultura organizacional e os objetivos que se deseja alcançar.

Está sem tempo para ler o conteúdo? Gostaria de poder acompanhá-lo enquanto dirige, caminha ou realiza outra atividade? Então não perca tempo e ouça este artigo na íntegra. Basta clicar no play! Agradecemos o seu feedback nos comentários. 🙂

Neste artigo, separamos os 6 principais tipos de equipes de trabalho que talvez você não conheça. Por isso, continue a leitura para saber mais sobre cada um desses tipos e qual combina mais com você.

Leia também: 5 dicas para construir uma equipe de vendas vencedora

Confira também estas dicas para sua forca comercial:

6 tipos de equipes de trabalho

tipos equipe de trabalho

1. Equipe funcional

Iniciando a nossa lista de tipos de equipes de trabalho, temos a equipe funcional. Este é talvez o modelo mais presente nas organizações.

As equipes funcionais operam com a figura de um líder e seus colaboradores diretos. Dessa forma, as tomadas de decisão ficam centralizadas no gestor ou supervisor da equipe. Aqui, todos os membros possuem as mesmas funções.

Apesar de seu caráter mais tradicional, é possível adotar uma postura mais pautada na colaboração, permitindo que os liderados possam sugerir ideias e dar suas opiniões.

Veja em nosso blog: Como supervisionar uma equipe de vendas em 5 passos

2. Equipe interfuncional

De caráter multidisciplinar, as equipes interfuncionais contam com profissionais que desempenham funções diferentes. Geralmente, essas equipes são formadas com o objetivo de formar um conjunto de habilidades e técnicas que não são observadas em um indivíduo isolado.

Apesar de os membros deste tipo de equipe atuarem em áreas diferentes, o nível hierárquico entre eles é o mesmo. A intenção é promover a troca de ideias e de pontos de vista para solucionar problemas de maneira criativa e inovadora.

O trabalho colaborativo é muito valorizado nas equipes interfuncionais. Um colaborador do departamento de Vendas, por exemplo, pode trabalhar em conjunto com o colaborador de Marketing e, juntos, traçar estratégias para converter mais clientes.

Entenda isso melhor neste vídeo de nosso canal do YouTube e alinhe as estratégias de marketing e vendas:

Este artigo também pode interessar a você: Como incentivar uma equipe de vendas a vender mais? Confira 7 dicas que funcionam

3. Equipe autogerida

Entre os tipos de equipes de trabalho nas organizações, também encontramos as equipes autogeridas, que dispensam a figura de um líder. Aqui, os colaboradores trabalham de maneira colaborativa e todos têm autonomia para tomar decisões.

A distribuição de tarefas é acordada entre os membros. Isso exige um senso maior de responsabilidade e maturidade de cada um deles, uma vez que os colaboradores não terão uma figura de autoridade para cobrar os resultados.

Esse tipo de equipe deve pautar-se no respeito entre os colegas, na autoconfiança e na cooperação.

4. Equipe de projetos

Não tem como falar sobre os tipos de equipes de trabalho nas organizações, sem mencionar a equipe de projetos, também mais frequente nas empresas. 

Neste tipo de equipe, um grupo multidisciplinar é formado para executar um projeto específico.

Partindo de um planejamento, os membros de uma equipe de projetos devem se reunir periodicamente para alinhar suas ideias e darem vida ao que está no papel. Após a conclusão do projeto, a equipe é dissolvida.

5. Equipe de força-tarefa

As equipes de força-tarefa são formadas em caráter emergencial, geralmente quando a empresa está passando por alguma crise ou precisa resolver algum imprevisto. Um grupo de profissionais já familiarizados com o tipo de problema em questão se reúne para definir estratégias e solucioná-lo da melhor maneira possível e o quanto antes.

Esse tipo de equipe é formada quando a empresa se depara com algo inesperado e que precisa ser resolvido imediatamente. Todos os membros passam a se dedicar exclusivamente ao mesmo objetivo até que ele seja alcançado.

Os colaboradores da força-tarefa precisam ter capacidade de raciocínio rápido e serem proativos, além de atuarem em sinergia e terem amplo conhecimento sobre o negócio. 

É por esse motivo que este é um dos tipos de equipes organizacionais mais precioso e desejáveis! 

Leia também: Dicas de como trabalhar em equipe e alcançar resultados

6. Equipe de solução de problemas

Este também é um dos tipos de equipes organizacionais que têm se tornado mais presentes no mercado.

Este tipo de equipe se assemelha a de força-tarefa. A diferença é que nas equipes de solução de problemas, não há tanto imediatismo.

Os membros devem identificar lacunas e apresentar soluções para elas; no entanto, eles não têm autonomia para implementar tais soluções.

As ideias são encaminhadas para que cada setor responsável possa colocar em prática.

Saiba mais: Como melhorar o desempenho da equipe em vendas com 12 dicas

Esses foram os 6 principais tipos de equipes de trabalho. Com qual você mais se identificou? Conta pra gente nos comentários.

E se quer mais dicas, então confira mais esta apresentção de slides:

Agora que você já conhece os tipos de equipes organizacionais, que tal aprender mais sobre como gerir uma equipe que entrega resultados incríveis? Então baixe nosso eBook Gestão de Equipe de Vendas: GUIA completo para líderes para colocar a mão na massa e formar um time acima da média!