O trabalho em equipe é determinante para o sucesso de uma organização. Assim, quando feito de maneira adequada, respeitando as competências e habilidades de cada membro, ele contribui para o alcance de metas e objetivos.

Trabalhar em equipe é também uma maneira de otimizar processos e fazer o uso inteligente dos recursos humanos e do tempo que se tem disponível.

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Mas você sabia que há diferentes tipos de equipes de trabalho? A escolha do tipo ideal vai depender de aspectos como as necessidades da empresa, a disponibilidade de talentos, a cultura organizacional e os objetivos que se deseja alcançar.

Neste artigo, separamos os 6 principais tipos de equipes de trabalho que talvez você não conheça. Por isso, continue a leitura para saber mais sobre cada um desses tipos e qual combina mais com você.

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6 tipos de equipes de trabalho

1. Equipe funcional

Iniciando a nossa lista de tipos de equipes de trabalho, temos a equipe funcional. Este é talvez o modelo mais presente nas organizações.

As equipes funcionais operam com a figura de um líder e seus colaboradores diretos. Dessa forma, as tomadas de decisão ficam centralizadas no gestor ou supervisor da equipe. Aqui, todos os membros possuem a mesmas funções.

Apesar de seu caráter mais tradicional, é possível adotar um postura mais pautada na colaboração, permitindo que os liderados possam sugerir ideias e dar suas opiniões.

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2. Equipe interfuncional

De caráter multidisciplinar, as equipes interfuncionais contam com profissionais que desempenham funções diferentes. Geralmente, essas equipes são formadas com o objetivo de formar um conjunto de habilidades e técnicas que não são observadas em um indivíduo isolado.

Apesar de os membros deste tipo de equipe atuarem em áreas diferentes, o nível hierárquico entre eles é o mesmo. A intenção é promover a troca de ideias e de pontos de vista para solucionar problemas de maneira criativa e inovadora.

O trabalho colaborativo é muito valorizado nas equipes interfuncionais. Um colaborador do departamento de Vendas, por exemplo, pode trabalhar em conjunto com o colaborador de Marketing e, juntos, traçarem estratégias para converter mais clientes.

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3. Equipe autogerida

As equipes autogeridas dispensam a figura de um líder. Aqui, os colaboradores trabalham de maneira colaborativa e todos têm autonomia para tomar decisões.

A distribuição de tarefas é acordada entre os membros. Isso exige um senso maior de responsabilidade e maturidade de cada um deles, uma vez que os colaboradores não terão uma figura de autoridade para cobrar os resultados.

Esse tipo de equipe deve pautar-se no respeito entre os colegas, na autoconfiança e na cooperação.

4. Equipe de projetos

Neste tipo de equipe, um grupo multidisciplinar é formado para executar um projeto específico.

Partindo de um planejamento, os membros de uma equipe de projetos devem se reunir periodicamente para alinhar suas ideias e darem vida ao que está no papel. Após a conclusão do projeto, a equipe é dissolvida.

5. Equipe de força-tarefa

As equipes de força-tarefa são formadas em caráter emergencial, geralmente quando a empresa está passando por alguma crise ou precisa resolver algum imprevisto. Um grupo de profissionais já familiarizados com o tipo de problema em questão se reúne para definir estratégias e solucioná-lo da melhor maneira possível e o quanto antes.

Esse tipo de equipe é formada quando a empresa se depara com algo inesperado e que precisa ser resolvido imediatamente. Todos os membros passam a se dedicar exclusivamente ao mesmo objetivo até que ele seja alcançado

Os colaboradores da força-tarefa precisam ter capacidade de raciocínio rápido e serem proativos, além de atuarem em sinergia e terem amplo conhecimento sobre o negócio.

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6. Equipe de solução de problemas

Este tipo de equipe se assemelha a de força-tarefa. A diferença é que nas equipes de solução de problemas, não há tanto imediatismo.

Os membros devem identificar lacunas e apresentar soluções para elas; no entanto, eles não têm autonomia para implementar tais soluções.

As ideias são encaminhadas para que cada setor responsável possa colocar em prática.

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Esses foram os 6 principais tipos de equipes de trabalho. Com qual você mais se identificou? Conta pra gente nos comentários.

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