Você sabe como incentivar sua equipe de vendas a ter mais resultados?

De um lado os vendedores fazendo “continhas de chegar” para bater metas e receber seus bônus.

Do outro, gestores esbravejando e pressionando a equipe por resultados.

Nem uma, nem outra dessas táticas funciona adequadamente se você quer saber como incentivar uma equipe de vendedores a vender mais.

Incentivar e motivar os funcionários que trabalham no setor comercial é uma forma de garantir que eles desempenhem suas atividades com satisfação, determinação e comprometimento.

E nada disso será alcançado com os comportamentos acima.

Stephen P. Robbins, especialista em comportamento organizacional, defende que:

“indivíduos motivados se mantêm na realização da tarefa até que seus objetivos sejam atingidos”.

Por isso, dentre os diversos fatores a serem levados em conta, entender os reais objetivos dos vendedores é fundamental.

Ter uma equipe de vendas motivada é vital para o sucesso dos negócios.

Isso exerce impacto direto nos índices de produtividade e de lucratividade da empresa, além de promover uma cultura organizacional com foco em resultados.

Mas como incentivar uma equipe de vendas a vender mais e melhor? Separamos aqui nove dicas valiosas.

Veja também: 8 ambientes de escritório para aumentar sua produtividade em vendas

A importância da motivação para o bom desempenho da equipe 

A motivação de uma equipe de vendas é um dos aspectos de maior relevância e impacto para os resultados comerciais de uma empresa.

Afinal, assim como um colaborador engajado realiza com mais afinco suas atividades individuais, aquele que está desmotivado pode ter sua produtividade comprometida, além de influenciar negativamente o clima organizacional da empresa.

Desse modo, saber como incentivar uma equipe de vendas é uma das coisas mais importantes para qualquer organização que deseja ter um crescimento saudável. 

Quando a empresa se preocupa com a motivação dos funcionários, ela se beneficia de muitas formas, como:

  • diminui a rotatividade: os colaboradores se sentem mais satisfeitos com a empresa quando são constantemente motivados, o que diminui as chances de que ele busque por outras oportunidades motivado por insatisfação;
  • aumenta a produtividade: vendedores motivados se sentem mais inspirados e capacitados para realizar suas demandas e concluir suas atividades, além de se empenharem mais para alcançar bons resultados;
  • aumenta a valorização do profissional: quando se sente valorizado, o colaborador passa a atuar de forma mais proativa em seu ambiente de trabalho, adotando uma postura positiva e prestativa.

Como podemos ver, são muitas as vantagens de investir na motivação no ambiente de trabalho. Por isso, se você está precisando de ideias para motivar sua equipe de vendas, veja algumas dicas abaixo.  

9 dicas de como incentivar uma equipe de vendas

1. Crie um ambiente de trabalho agradável

Um ambiente de trabalho agradável e harmonioso contribui, e muito, para o bom desempenho dos funcionários.

Isso porque eles passam a encarar o trabalho como algo prazeroso em vez de chato e desgastante.

Para criar essa atmosfera, vale a pena investir em uma boa infraestrutura que forneça as melhores condições para que os funcionários possam exercer suas atividades.

Algumas empresas, como o Google e o Citibank, têm criado as chamadas “salas de descompressão”.

Trata-se de um espaço no qual os funcionários podem fazer pequenas pausas durante o expediente para relaxar, aliviar o estresse e voltar às tarefas mais revigorados.

Além de oferecer um ambiente diferenciado, proponha horários de trabalho mais flexíveis e práticas como o home office.

Essas e outras medidas podem garantir uma equipe mais comprometida e resultados mais satisfatórios.

Além das questões do espaço físico, é indispensável ficar alerta quanto ao clima organizacional da organização. 

Muitas vezes, os superiores e gestores não percebem, mas a percepção dos colaboradores sobre a empresa já não é mais dos melhores.

Isso pode acontecer porque, na busca por grandes performances e resultados, a pressão por uma produtividade absoluta pode tornar o ambiente de trabalho desgastante e cansativo.

Desse modo, é muito importante lembrar que os vendedores passam grande parte do seu dia nas empresas em que trabalham, portanto, é indispensável que esse ambiente seja agradável e tranquilo.

Ou, pode ser que sua empresa enfrete insatisfação e desmotivação por parte dos colaboradores para realizar suas funções. 

2. Invista em treinamentos

Como incentivar uma equipe de vendedores a vender mais sem antes treiná-los?

É preciso mostrar os caminhos para alcançar as metas e os objetivos.

Investir em treinamentos é importante para ensinar aos vendedores as melhores técnicas e fazer com que eles entendam as necessidades e o perfil do público que o seu negócio quer atingir.

A equipe comercial precisa estar 100% preparada para lidar com todas as etapas de um processo de venda.

Além de prepará-los, ao investir na capacitação da equipe comercial, a empresa mostra que, de fato, valoriza as pessoas que fazem parte dela.

Esse sentimento de valorização, que certamente o funcionário irá sentir, pode ser a grande virada de chave para alcançar bons resultados. 

Afinal, ao perceber que a organização está empenhada em oferecer oportunidades para sua capacitação, o vendedor se sentirá mais motivado para desempenhar suas funções da melhor forma.

Além de se sentir mais seguro e preparado para lidar com as demandas de trabalho, pois foi capacitado para tal. 

Fora os treinamentos, oferecer também bolsas para cursos e especializações pode ser uma excelente maneira de como incentivar uma equipe de vendas e, até mesmo, prepará-los para cargos mais altos no futuro. 

3. Proponha metas inteligentes

Essa dica de como incentivar uma equipe de vendas é, talvez, a mais importante; porém, subestimada.

Metas inteligentes são aquelas que seguem o padrão S.M.A.R.T. Elas precisam ser:

  • Específicas (Specific)
  • Mensuráveis (Masurable)
  • Atingíveis (Attainable)
  • Relevantes (Relevant)
  • Com tempo definido (Time-based)

Ou seja, as metas propostas para a equipe de vendas devem evitar ao máximo serem genéricas, mas sim bem definidas.

Além disso, elas precisam ser quantificadas para que se possa fazer os devidos controles de vendas.

Muitos gestores estabelecem metas praticamente impossíveis de serem alcançadas acreditando que sua equipe dará o máximo.

Mas o real resultado é que eles não batem a meta e acabam sem receber nenhuma gratificação da empresa.

Essa abordagem da situação é extremamente prejudicial, pois o vendedor ficará desmotivado a perseguir uma meta que nunca poderá ser atingida.

Outro ponto que surte bastante efeito é definir metas de tarefas e não apenas de quantidades vendidas.

Estipular um número de telefonemas a fazer, reuniões a agendar e propostas a enviar (sempre em conformidade com a realidade) ajuda os vendedores a manterem o foco em suas atividades e não procrastinarem tarefas.

Vale ressaltar também que as metas devem ser baseadas em um determinado espaço de tempo.

Elas podem ser diárias, semanais, mensais e anuais, dependendo de seus objetivos.

No infográfico abaixo, confira alguns passos importantes para a definição e alcance das metas:

4. Ofereça incentivos, não necessariamente financeiros

Saber reconhecer e recompensar os funcionários pelas metas alcançadas é uma maneira de incentivá-los a continuar desempenhando um bom trabalho.

O mais comum nas empresas é estabelecer comissões sobre as vendas, mas esse não é o único benefício que pode ser oferecido aos vendedores.

Procure conhecer as necessidades dos seus colaboradores para que você possa oferecer benefícios mais assertivos.

Nem sempre a remuneração será a melhor forma de como incentivar uma equipe de vendas.

Uma das saídas para motivar equipes de vendas e incentivá-las a terem boas performances é por meio do Funil dos Sonhos

 O Funil é uma ferramenta exclusiva, desenhada com o objetivo de conectar os sonhos dos vendedores com os objetivos da empresa, mostrando as atividades de vendas diárias que precisam ser realizadas para alcançá-los.

Sua configuração é simples e a interface é amigável. No Funil dos Sonhos, basta que os vendedores preencham as informações relacionadas a seus sonhos pessoais e à sua performance de vendas e a ferramenta faz o restante do trabalho.

A partir daí, os agentes têm acesso a um dashboard completo, que indica quantas vendas e contatos precisam ser feitos para gerar comissionamentos que contribuirão ativamente para a realização do sonho do vendedor.

Interessante, não é?

Veja, no vídeo abaixo, como o Funil dos Sonhos funciona:

Confira: Como ter ideias de premiação de vendedores e funcionários

5. Crie um plano de carreira

Certamente, um profissional que não possui perspectiva de crescimento não se sentirá motivado para realizar suas tarefas no dia a dia. 

Por isso, oferecer um plano de carreira para cada vendedor da sua empresa é uma das mais eficientes formas de como incentivar uma equipe de vendas.

Quando uma pessoa não consegue enxergar chances de crescimento em uma organização, facilmente acaba desmotivado, pois não consegue enxergar razões para continuar fazendo um bom trabalho se não conseguirá evoluir profissionalmente. 

Assim, o mais comum é que o colaborador passe por alguns estágios como a desmotivação, a estagnação, a acomodação e, por fim, busque outras oportunidades e opte por se desligar da companhia. 

Por isso, é indispensável que uma empresa que foque na motivação dos funcionários tenha a oportunidade de crescimento como um de seus pilares.

6. Aposte na gamificação

A gamificação é o uso de mecânicas de jogos para promover engajamento e motivar ações e comportamentos.

No caso do setor vendas, trata-se de uma competição saudável entre os vendedores, com metas e recompensas.

Procure elaborar regras que permitam mais de um “vencedor” para evitar atritos entre os colaboradores.

Afinal, se a empresa estimula regras em que apenas um funcionário é premiado, os outros que não venceram o jogo podem se sentir desmotivados. E não é isso que queremos, certo?

Veja mais detalhes neste post: Como aumentar a produtividade do time de vendas: do CRM à gamificação

7. Faça feedbacks

Reúna-se periodicamente com a sua equipe de vendas.

É importante que o funcionário saiba se ele está indo bem ou se ele precisa melhorar.

Uma coisa que não deve ser feita, no entanto, é oferecer feedbacks apenas quando algum erro é identificado ou quando a equipe não conseguiu atingir uma meta, por exemplo.

Feedbacks positivos também são uma forma de como incentivar uma equipe de vendas, pois serve como um reconhecimento pelo bom trabalho realizado. 

Portanto, procure fazer críticas construtivas e lembre-se: o feedback negativo deve ser feito de maneira individual, ao passo que os elogios podem ser em público, mas sem exageros.

8. Ofereça ferramentas de trabalho

Outro ponto muito relevante quando falamos em como incentivar uma equipe de vendas é garantir que a equipe comercial tenha à disposição as ferramentas que precisa para realizar o seu trabalho.

Afinal, não existe nada mais desanimador do que ter muitas demandas para concluir, mas não ter em mãos o que é necessário para realizá-las.

Desse modo, uma forma de certificar que os vendedores se sentirão motivados e engajados para fazer suas negociações e vendas é disponibilizar tudo o que é necessário para otimizar e facilitar a rotina de trabalho.

Uma excelente ferramenta que pode melhorar o engajamento da equipe comercial é o sistema CRM, uma ferramenta de gestão comercial que oferece todas as funcionalidades que um vendedor precisa para conseguir fechar mais negócios. 

Na apresentação abaixo, você pode conferir como um CRM pode ajudar sua equipe de vendedores a aumentar o número de negociações: 

9. Dê exemplo aos funcionários e os inspire

Os funcionários precisam olhar para o líder deles e sentir confiança, credibilidade.O líder é a figura que deve inspirar os liderados e servir de bom exemplo.

Essa relação entre as partes não precisa ser fria e estritamente profissional.

Procure ser mais humano e enxergar cada vendedor na sua individualidade.

Mostre que cada um deles é importante para a empresa. Isso certamente servirá de incentivo para eles venderem mais e melhor.

O maior patrimônio da sua empresa são as pessoas

Por mais importantes que sejam os números e resultados, sem as pessoas que fazem um negócio acontecer, não há possibilidade de crescimento para nenhuma empresa.

Por isso, saber como incentivar uma equipe de vendas deve ser um dos principais objetivos de uma organização. 

Afinal, sem colaboradores engajados e satisfeitos, muito provavelmente nenhuma meta será alcançada.

Assim, se o seu maior desejo é ver a expansão do seu negócio, nunca deixe de focar nas pessoas que fazem esse jogo acontecer. Pois, no final, são os talentos da sua empresa que fazem tudo acontecer.

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