Você quer saber como melhorar o desempenho da equipe em vendas? Confira 12 dicas de produtividade em vendas e confira o infográfico

A produtividade da força de vendas é um tema cada vez mais recorrente entre empresas atentas aos desafios do mercado atual.

Empreendedores dos mais diversos setores e segmentos já compreendem que as relações com o consumidor não podem ser gerenciadas como antigamente.

Os resultados financeiros dependem de técnicas que atuem diretamente no aumento da produtividade e no desempenho da equipe de vendas.

Nesta postagem, selecionamos diversas ações para aumentar a produtividade em vendas.

Confira como melhorar o desempenho da equipe com dicas que vão de qualidade de vida, liderança à gamificação nas vendas.

Como melhorar o desempenho da equipe de vedas

Desempenho de vendas: 5 passos para a alta performance

Como é seu desempenho em vendas? Se você já se atentou para essa nova realidade e busca informações sobre o tema, veio ao local certo!

Vamos discutir aqui, inicialmente, 5 passos fundamentais a serem seguidos pelos gestores que desejam melhorar a produtividade nas vendas.

desempenho de vendas

Melhore a produtividade nas vendas da sua equipe em 5 passos

1- Um bom planejamento pode aumentar a produtividade nas vendas

O primeiro passo para aumentar a produtividade da equipe e o desempenho de vendas é a revisão do planejamento.

Ele deve ser realizado de forma estratégica, incluindo uma série de procedimentos-padrão a serem adotados no contato com os clientes e métricas adequadas ao monitoramento da produtividade da força de vendas.

Sem isso, não há como melhorar o desempenho da equipe nem, a produtividade em vendas.

A empresa deve, inclusive, verificar se não há falhas na definição do público-alvo.

Isso garante que possa corrigir não apenas as ações para aumentar a produtividade em vendas, mas também dos setores de comunicação e marketing.

Só assim será possível iniciar o processo de incremento na produtividade dos vendedores.

2- A produtividade nas vendas depende de abordagem científica e treinamento

Em pleno século XXI, empresas não podem mais depender de talento, ficando reféns do desempenho em vendas de alguns poucos funcionários que destacam-se com resultados muito expressivos.

Assim como várias outras habilidades, a exemplo da criatividade e do empreendedorismo, a aptidão para as vendas também pode ser desenvolvida.

O segredo é treinamento de qualidade e contínuo.

Dessa forma, você conseguirá aumentar a produtividade da equipe e o desempenho de vendas como um todo, gerando retornos financeiros robustos para o negócio.

3- A produtividade da força de vendas exige boas ferramentas de trabalho

A produtividade dos vendedores vai aumentar à medida que a empresa lhes oferecer ferramentas adequadas. Sem essa infraestrutura, não há como melhorar a produtividade no trabalho.

Já abordamos aqui no blog a técnica de Inside Sales, que aumenta a produtividade da força de vendas por meio da adoção medidas inovadoras de otimização do trabalho.

A ideia de como melhorar o desempenho da equipe de vendas, nessa caso, é oferecer à equipe recursos tecnológicos diversos que a auxiliem no cotidiano.

Isso inclui, por exemplo:

  • Computadores e internet de qualidade;
  • Softwares de reuniões por videoconferência;
  • Linhas telefônicas e ramais em número adequado;
  • Tempo para para follow ups e prospecção de clientes.

Além disso, ações para aumentar a produtividade da equipe de vendas devem incluir aplicativos modernos e completos que os auxiliem na organização da agenda e gestão dos contratos.

Sem isso, o desempenho em vendas na empresa dificilmente poderá alcançar os níveis de alta performance.

4- A produtividade dos vendedores vai aumentar se fizerem o dever de casa

Sua empresa aposta nos vendedores e quer melhorar o desempenho de cada um deles, por meio da oferta de treinamentos sérios e recursos tecnológicos de ponta que os ajude a otimizar os desempenhos.

Porém, todo esse esforço para a produtividade em vendas pode ser em vão se o funcionário não buscar os resultados.

É fundamental, portanto, que cada vendedor faça sua parte, colocando em prática o cronograma estabelecido no treinamento.

Eles deve adotar os procedimentos padronizados para contatos com clientes, follow-ups, prospecção, fechamento de vendas, etc.

O que isso quer dizer?

Que uma revisão na equipe também é fundamental para aumento da produtividade e do desempenhos de vendas.

Se for necessário, renove!

Não tem como melhorar a produtividade da equipe se ela não for engajada!

5- Monitoramento é fundamental para a produtividade da força de vendas

Você quer mais produtividade nas vendas?

Monitore como é seu desempenho em vendas! Sem acompanhamento de desempenhos, será impossível verificar se as novas medidas estão sendo eficientes.

É importante estipular métricas adequadas tanto para monitoramento da produtividade dos vendedores separadamente, quanto da produtividade da equipe de vendas no geral.

Dessa forma, será possível identificar falhas e acertos e agir para garantir resultados cada vez melhores.

Agora que você já sabe um pouco sobre como aumentar a produtividade da equipe de vendas e conseguir desempenhos cada vez mais satisfatórios em faturamento, que tal se aprofundar ainda mais?

Acesse nosso guia virtual e descubra “Como ser mais produtivo e eficiente nas vendas”!

Mais 6 dicas, de Antonio Carlos Soares, CEO do Runrun.it, de como melhorar o desempenho da equipe em vendas

Equipes comerciais de alto desempenho são uma das principais vantagens competitivas para o sucesso de qualquer organização.

Evidente que vender é a prioridade de sua equipe comercial, mas nem sempre ela é capaz de se dedicar a isso, porque fica atribulada com tarefas burocráticas.

Agora imagine, por exemplo, se o tempo gasto pelos profissionais com vendas ativas passasse de 55 para 65%.

Uma melhoria de 10 pontos percentuais que pode significar justamente o que faltou para bater a meta.

E isso explica o motivo da constante busca pela melhoria dos processos de vendas e por como aumentar a produtividade das equipes.

Contudo, conquistar altos índices de produtividade em vendas depende de uma série de fatores que os líderes devem encabeçar, como:

  • Definir um fluxo de trabalho;
  • Possibilitar a administração do tempo individual;
  • Definir prioridades claras;
  • Contribuir para a comunicação rápida entre as pessoas.
como melhorar o desempenho da equipe em vendas

Conquistar altos índices de produtividade depende de uma série de fatores que os líderes devem encabeçar

Você pode estar pensando: mas vale mesmo a pena investir em todos esses aspectos?

Acredite: se você consegue descobrir como aumentar a produtividade da sua equipe de vendas e dá a ela essa oportunidade, o time passa a se sentir mais competente e, com isso, a acreditar mais naquilo que vende e a vender com mais afinco.

Se isso faz sentido para você, então, agora quer saber como se chega lá?

Quer desenvolver liderança e um método de acompanhamento de equipe? Então confira todas as dicas e informações do Guia para a Gestão Eficiente da Equipe de Vendas.

Cada ambiente de vendas é diferente, mas as dicas a seguir são relativamente universais e podem transformar a performance do seu time comercial.

Confira como melhorar a produtividade da equipe de vendas:

6- Equipes de vendas precisam de líderes

Muitos gestores de vendas se preocupam exclusivamente com o gerenciamento, e confiam que métricas e prazos são o suficiente para impulsionar o desempenho das equipes.

Acabam se esquecendo de que seus vendedores precisam de outro tipo de motivação.

Aliás, faça o teste e descubra se você é melhor para gerenciar ou liderar.

Gerentes de vendas eficazes encontram inúmeras maneiras de estar ao lado da equipe para motivá-la.

Mas cada pessoa é uma e, por isso, não existe fórmula.

É preciso saber reconhecer o perfil dos seus vendedores, suas expectativas e necessidades (você pode usar o Teste DISC para isso).

Essa é uma tarefa árdua, mas extremamente recompensadora por sua capacidade de comprometê-los com o sucesso geral da organização.

Para te ajudar, sugerimos o seguinte artigo: Gestão estratégica de pessoas: 10 tipos de profissionais e como motivá-los.

como melhorar o desempenho da equipe em vendas

Equipes de vendas precisam de líderes

Você sabia que uma excelente forma de motivar seus vendedores é oferecer incentivos e premiações para os profissionais de destaque.

Já pensou em montar um ranking e semanalmente atualizar quais profissionais fecharam mais negócios, enviaram mais propostas ou até receberam o melhor feedback do cliente?

Com uma ferramenta para gestão comercial fica muito mais fácil separar a carteira de clientes por vendedor para conseguir essas e outras informações em tempo real.

Teste gratuitamente o aplicativo Agendor e conheça todas as funcionalidades que irão aprimorar seu processo comercial!

Com certeza é uma excelente maneira de como melhorar o desempenho da equipe em vendas.

7- Precisamos falar sobre CRM

Na área de vendas, é preciso prospectar com eficiência e ter total controle do que se está negociando, com quem e o que está sendo dito.

Assim, consiga filtrar suas oportunidades por qualificação pelo funil de vendas e dar atenção àquilo que tem mais chances de sucesso, em vez de se ocupar com clientes desinteressados.

Pensando nisso, tenha em mente a importância de oferecer a melhor ferramenta para sua equipe comercial.

Um bom CRM para os executivos/vendedores tornará o trabalho gerencial muito mais sofisticado e, sobretudo, contribuirá para sua equipe se focar nas oportunidades certas, aumentando a produtividade em vendas.

8- Colabore com o foco

Paralelo a isso, vale lembrar que, para a maioria dos vendedores, ainda há poucas oportunidades de organizar seu trabalho de forma produtiva.

E dar essa chance a sua equipe comercial é a forma de provar sua liderança consciente.

Afinal, se é possível economizar tempo automatizando a distribuição de tarefas e agilizando a comunicação entre os membros da equipes, por que não o fazer?

Por isso, o conselho é implementar um sistema para as tarefas repetitivas da sua equipe.

Assim, você estará contribuindo para aumentar a estabilidade e o foco do trabalho da sua equipe, reduzindo expressivamente o tempo que ela leva para completar suas tarefas.

Com ferramentas para controlar as tarefas, é possível estabelecer prazos e classificar as prioridades de forma clara.

Pesquisas mostram que o contato com o cliente nos primeiros cinco minutos após cadastro é 400% mais eficiente do que nos dez primeiros minutos, pois o interesse do cliente cai bruscamente.

como melhorar o desempenho da equipe em vendas

Compartilhe objetivos globais e melhore o entrosamento do time com as metas gerais da empresa

9- Compartilhe objetivos e metas

Outra ação importante para aumentar a produtividade dos vendedores é compartilhar com eles os objetivos globais da organização.

Se os profissionais sabem para onde a empresa deseja ir, conseguem assimilar de forma mais concreta os motivos para que realizem seu trabalho.

Isso também melhora o entrosamento dos vendedores com as metas gerais, aumentanbdo a produtividade em vendas.

Estimule o alcance de metas pessoais: é hora de implantar o Funil dos Sonhos na sua empresa!

Compartilhar metas e alinhar o posicionamento estratégico com os colaboradores é uma excelente estratégia para  melhorar o desempenho da equipe. Mas que tal adicionar um ingrediente ainda mais poderoso a esta receita?

O Funil dos Sonhos de vendas, desenvolvido pelo Agendor, tem, como objetivo, conectar os objetivos dos vendedores com os objetivos da empresa, mostrando as atividades de vendas diárias que precisam ser realizadas para alcançá-los.

Sua implantação é simples e seu preenchimento é intuitivo. Após fornecer dados sobre seus sonhos pessoais (casa, carro, viagem, estudos, etc) e sobre sua performance em vendas, os agentes têm acesso a um dashboard que mensura e acompanha a relação entre os resultados obtidos e a proximidade da realização do sonho elencado.

Veja neste post como realizar metas pessoais com a ajuda do Funil dos Sonhos!

10- Estruture melhor as reuniões

Executivos de vendas possuem uma agenda específica, de acordo com seus clientes, e precisam manter seu tempo concentrado nela.

Reuniões são importantes, mas reuniões em grupos, muitas vezes, podem arruinar a produtividade do dia de um vendedor.

Ao convocar uma reunião em grupo, tenha uma agenda bem clara e certifique-se de que a pauta será relevante para todas os participantes.

Comentários sobre funil de vendas, por exemplo, podem ser altamente ineficientes, se você quer se referir a um único representante.

Nesse caso, por que não falar com um de cada vez?

Cuide para preservar ao máximo a agenda e a produtividade de cada colaborador da sua equipe e você colherá os frutos disso.

Confira mais informações sobre vendas no ebook A técnica de vendas mais certeira de todas!

como melhorar o desempenho da equipe em vendas

A técnica de vendas mais certeira de todas

11- Incorpore a gamificação nas vendas

Por fim, temos uma dica sobre como aumentar a produtividade, baseado em um estudo da consultoria Gartner.

Foi constatado que até 2015, 40% das 1000 empresas globais pesquisadas usariam a gamificação como mecanismo principal para transformar suas operações.

E é o que temos visto.

A gamificação é atualmente uma das formas mais eficientes para estimular para estimular e inspirar os colaboradores a mudar comportamentos, adotar novos processos (ou seguir os que já estão estabelecidos) e, consequentemente, melhorar a produtividade e o desempenho de forma geral.

A gamificação da equipe de vendas é uma das melhores ações para aumentar a produtividade.

Não é diferente para os times de vendas.

Afinal, um pouco de competitividade é muito saudável para quem trabalha com metas.

A explicação psicológica por trás do conceito é a de que usar um sistema regular e consistente de feedbacks (positivos), como atribuição de pontos, medalhas, status, progressão de níveis, motivar os “jogadores” de um time a querer “zerar o jogo”.

Na prática, é sua equipe inteira disputando o pódio – que aliás, é bem espaçoso e comporta todo mundo.

Experimente a gamificação de vendas e descubra como melhorar o desempenho da equipe de uma forma divertida e saudável.

Essas 6 dicas foram escritas por Antonio Carlos Soares, CEO do Runrun.it, software de gestão de tarefas, tempo e desempenho.

12- como melhorar o desempenho da equipe em vendas com a qualidade de vida no trabalho

Qualidade de vida não é gasto para a empresa, pelo contrário, resulta em produtividade e melhores resultados para todos

É fato que as pessoas que têm boa qualidade de vida são mais dispostas.

Um colaborador saudável e satisfeito com seu ambiente de trabalho se sente mais apto a fazer parte, colaborar e produzir, além de mais motivado, o que impulsiona sua produtividade.

Mas como investir na qualidade de vida da equipe?

Selecionamos algumas dicas valiosas para você colocar em prática em sua organização.

Confira estão ações para aumentar a produtividade em vendas!

como melhorar o desempenho da equipe em vendas

Um colaborador saudável e satisfeito com seu ambiente de trabalho se sente mais apto a fazer parte, colaborar e produzir

Equipe saudável e motivada

Em primeiro lugar, seu colaborador precisa entender que a saúde é o bem mais precioso que ele tem e uma das principais formas de cuidado com esse bem é ter atenção com a alimentação.

Um dos fatores que mais matam ou invalidam as pessoas é a alimentação inadequada (40%), de acordo com a Organização Mundial de Saúde.

Dessa forma, sua empresa tem o dever de estimular e promover palestras com nutricionistas para orientar os colaboradores quanto às refeições feitas durante o dia, além de servir como ponte para o acompanhamento profissional.

De que maneira?

Promovendo cafés da manhã mais saudáveis para o grupo, por exemplo.

Algumas instituições já contam inclusive com serviços de nutrição saudável, ou seja, empresas responsáveis por preparar lanches balanceados com frutas e outros alimentos poderosos para ativar a saúde dos colaboradores.

Outro ponto importante é o cuidado com a família do colaborador, afinal, um ambiente familiar saudável proporciona uma boa saúde mental ao funcionário.

Há livros, como o “Saúde de A a Z”, que auxiliam muito nessa questão alimentar e podem ser distribuídos pelo RH a todas as equipes da organização.

como melhorar o desempenho da equipe em vendas

Exercícios dentro e fora do escritório

Apenas uma boa alimentação não é suficiente para incentivar a motivação do colaborador.

O incentivo à prática de exercícios é outro fator essencial.

Assim, invista na criação e divulgação de outros programas que incentivem hábitos saudáveis nos colaboradores sempre dentro e fora da empresa, no dia a dia com a família.

Um bom exemplo é a promoção de convênios e parcerias com clubes e academias.

Tanto os colaboradores quanto seus familiares possam frequentar os locais para praticar esportes e outras atividades de lazer, educando o corpo para esses hábitos.

Isso vai refletir na saúde mental e, por consequência, na disposição para o trabalho, aumentando a produtividade em vendas e os resultados da empresa.

A ginástica laboral também se mostra como grande aliada.

Encontramos este excelente vídeo divulgado pelo portal da Exame com dicas de exercícios que têm como base o alongamento, ideal para quem fica muito tempo na mesma posição.

Ao reservar dez minutos de seu dia para realizar esse tipo de exercício, o colaborador não sente que está perdendo tempo de produtividade.

Pelo contrário! Passa a ficar mais disposto e incorpora a prática em seu dia a dia quando percebe os bons resultados.

Sem muitas ideias de como melhorar o desempenho da equipe com a qualidade de vida.

Crie algo novo que estimule práticas mais saudáveis.

Inspire-se em grandes nomes do mercado para adaptar ações para aumentar a produtividade à realidade do seu negócio e de seus colaboradores.

A IBM, por exemplo, desenvolveu uma série de programas motivacionais, entre eles o “Star Bem”, que oferece sessões de shiatsu, consultas com nutricionistas e aulas de ginásticas matutinas.

Fica a dica!

Vantagens de se investir na qualidade de vida da equipe

Com base em todos os fatores mencionados, ficou claro que investir na qualidade de vida da equipe é vantajoso não só para a empresa.

Isso garante um funcionário mais motivado, disposto a produzir mais, além de diminuir o número de afastamentos por doenças ocupacionais.

É vantajoso também para o colaborador e sua família, que passam a adquirir hábitos mais saudáveis no dia a dia e têm como resultado mais tranquilidade e vontade de viver de maneira mais ativa.

como melhorar o desempenho da equipe

Feche parcerias com clubes e academias para encorajar seus funcionários a realizarem algum tipo de atividade física

Outros benefícios do investimento em qualidade de vida:

  • Favorece o estreitamento do relacionamento interpessoal com os colegas de trabalho;
  • Estimula a clareza mental;
  • Melhora pontos como a comunicação e a segurança;
  • Aumento da produtividade e das vendas;
  • Redução de acidentes de trabalho e afastamentos.

E então, gostou do nosso post sobre como melhorar o desempenho da equipe?

Restou alguma dúvida sobre o assunto?

Deixe seu comentário e aproveite para conferir também um artigo com temática relacionada: Como conseguir produtividade em vendas!

Quer mais dicas para levantar o time, então acesse este outro artigo: Como motivar funcionários de forma rápida, prática e eficaz.

BÔNUS: Como manter sua equipe produtiva [Infográfico]

O que fazer quando sua empresa tem excesso de faltas, ou muitos atrasos nas entregas de tarefas?

Líderes empresariais estão sempre buscando formas de tornar suas equipes mais produtivas e motivadas.

É claro que a motivação precisa partir do próprio profissional, mas há alguns meios para incentivar isso.

O infográfico abaixo mostra uma série de dicas simples, porém eficientes e que muitas vezes são deixadas de lado, para melhorar a produtividade de equipes de trabalho no dia-a-dia profissional.

O que fazer para manter a equipe produtiva?

O que fazer para manter a equipe produtiva?

Esse infográfico é uma cortesia da Sociedade Brasileira de Coaching.

Procurando ações para aumentar a produtividade da equipe?

Baixe nosso e-book gratuito e descubra: Como usar o Agendor para aumentar a sua eficiência em vendas