O diálogo de vendas é a melhor maneira de melhorar o desempenho da equipe e atingir os resultados desejados

Nem sempre o clima em uma equipe de vendas será dos melhores. Uma equipe que bate metas e entrega resultados positivos sempre terá conflitos internos.

Por esse motivo, é necessário incentivar o diálogo do time, uma vez que o problema de um vendedor pode ter solução na atitude de outro vendedor.

dialogo de vendas

Que tal um bate-papo toda segunda para alinhar atividades e metas da semana?

As vantagens do diálogo de vendas

Por mais profissionalismo e competitividade que exista dentro de uma equipe de vendas, é preciso atenção constante ao diálogo, pois é ele o responsável pelo desempenho das vendas. Em outras palavras, o diálogo precisa estar no DNA da empresa.

Diálogo e vendas são reuniões da equipe para discutir a situação do mercado e da empresa, falar sobre desafios e trocar experiências.

O fato é que grande parte das empresas escondem de seus funcionários o que está acontecendo interna e externamente. Esse tipo de atitude influencia a própria equipe de vendas a ocultar o que está acontecendo.

Justamente por isso é importante colocar o diálogo comercial no DNA da empresa, uma vez que será ele o grande responsável pela integração da equipe de vendas.

Quando a empresa tem o diálogo em seu DNA, as pessoas estão mais dispostas a participar da rotina dos outros e ajudar a solucionar desafios e problemas, em vez de estarem presos apenas a seus afazeres.

Nesse contexto, o líder deve criar dentro da equipe um ambiente de trabalho saudável para o diálogo de vendas e troca de experiencias de vendedores, que certamente irá influenciar positivamente nos resultados do time como um todo.

Pensando nisso, para aumentar o resultado e a integração de uma equipe de vendas, elaboramos algumas dicas para incentivar o diálogo dentro da equipe de vendas.

Saiba mais: O passo-a-passo para uma reunião de vendas vencedora

1. Realize conversas diárias com a equipe de vendas

Muitas vezes os vendedores nem se encontram ou nem encontram o líder de vendas com a frequência que deveriam. Eles acabam ficando isolados em sua rotina de visitas, telefonemas e reuniões com clientes.

Não há melhor maneira de começar o dia do que conversando com as pessoas que fazem os resultados das empresas acontecerem, ou seja, o gestor comercial precisa começar o dia incentivando o diálogo dentro da equipe de vendas, para saber quais foram os desafios de seus vendedores e como eles conseguiram solucionar os seus problemas.

A troca de vivências e experiências entre os vendedores será muito proveitosa e, certamente, ajudará no desempenho de toda a equipe de vendas.

dialogo de vendas

Reúna o grupo para conversas diárias e converse sobre tudo o que está acontecendo na empresa

2. Coloque a equipe de vendas por dentro do que está acontecendo na empresa

Muitas empresas escondem tudo de seus funcionários e, como reação a isso, os funcionários se isentam de ideias, palpites e de dialogar com a empresa em que trabalham.

Novos mercados, novos produtos, novos clientes. Comunique tudo para as pessoas. As pessoas precisam sentir que estão ajudando a construir algo grandioso e se sentir parte da empresa.

É justamente o diálogo de vendas interno da empresa com seus funcionários que irá aumentar a comunicação entre a equipe comercial.

Mesmo quando o cenário não for favorável, coloque a equipe de vendas por dentro do que está acontecendo. É ela que lida todo o dia com os clientes e que sabe como quem está na outra ponta pensa e do que precisa.

Leia também em nosso blog: Gestão de equipe de vendas: um guia para aumentar a produtividade de seu time

3. Trabalhe de portas abertas

O gestor comercial é a primeira pessoa que precisa se mostrar aberta para o diálogo comercial com a equipe de vendas.

As pessoas vivem trancadas em suas salas trabalhando isoladas do mundo e, muitas vezes, se dizem ocupados demais para ouvir o que os outros têm a dizer. Por isso, não permita que as pessoas fiquem trancadas em suas salas. Mantenha as portas abertas.

Quando a porta da sala do gestor comercial está aberta, as pessoas passam a acreditar que ele está mais receptivo e, assim, não se sentem acuadas para ir conversar e dialogar.

Os líderes precisam dar o exemplo e mostrarem que estão abertos para que o diálogo faça parte da rotina da equipe de vendas.

dialogo de vendas

Gestor, não transforme sua sala em um espaço de medo e insegurança para o time

Muitas respostas estão no diálogo de vendas

Muitas empresas melhoram profundamente seu desempenho quando se dão conta da importância do diálogo de vendas para a boa performance da equipe de vendas e para o relacionamento com o cliente.

O clima de abertura e o diálogo precisam estar claros dentro de uma empresa para que sem querer a individualidade não tome conta do local de trabalho e a equipe de vendas se transforme de uma hora para outra em um grupo de vendedores isolados.

Veja mais dicas sobre a liderança da força comercial baixando nosso e-book gratuito: O Guia para a Gestão Eficiente da Equipe de Vendas