« Início Estratégias de vendas Ferramentas Produtividade Novas ideias Dicas de CRM Cases de CRM Atualizações do Agendor

Conflitos no trabalho em equipe? Saiba como eliminá-los!

Escrito por
Júlio Paulillo

Estrelismo, falta de motivação, não saber ouvir. Veja como acabar com conflitos no trabalho em equipe

Divergências de opinião entre colegas de trabalho sobre uma nova ação na empresa, a compra de um equipamento, a implantação de um sistema de CRM, ou uma nova maneira de operar um serviço são mudanças organizacionais comuns nas empresas.

Mas se não forem bem administradas, podem se tornar combustível para sérios conflitos no trabalho em equipe.

O Guia para gestão eficiente da equipe de vendas

Como ser um grande gestor e líder para sua equipe de vendas

Está sem tempo para ler o conteúdo? Gostaria de poder acompanhá-lo enquanto dirige, caminha ou realiza outra atividade? Então não perca tempo e ouça este artigo na íntegra. Basta clicar no play! Agradecemos o seu feedback nos comentários 🙂

E quando seus colaboradores perdem o controle, consequentemente há perda de produtividade na empresa. Isso pode ser o suficiente para trazer declínio nos seus resultados e retrair habilidades importantes para o crescimento do negócio, como entusiasmos, criatividade e força de vontade.

É o que mostra uma pesquisa realizada pela ASTD Workforce Development em parceria com a VitalSmarts, que apontou que um entre cada três funcionários confessa que gasta por volta de 5 horas de trabalho envolvido em problemas com conflito de gerações. O número representa 12% de queda de rendimento.

Para ajudar você e evitar que o estresse e a baixa produtividade no ambiente de trabalho, causado por faíscas de mau relacionamento entre funcionários, se transformem em mais um incêndio para apagar em sua empresa, selecionamos 7 dicas.

conflitos no trabalho em equipe

É natural haver conflitos no trabalho em equipe?

Dependendo de sua personalidade como líder, existem diferentes maneiras de lidar com conflitos, confira esta postagem de nosso blog e saiba mais sobre o assunto: Estilos de liderança: encontre o seu, aprimore-o e inspire o time de vendas

7 dicas fundamentais para acabar com os conflitos no trabalho em equipe

Líderes devem estar atentos às relações interpessoais no trabalho. Observá-las e atuar sobre elas quando necessário, evitará o acirramento da situação e consequências ainda mais profundas na qualidade do trabalho em equipe.

Fazer a gerência de conflitos significa olhar para o problema sob o ponto de vista profissional. Isso envolve técnicas que impedem que meras divergências e desacordos se transformem em graves desentendimentos com efeitos irreparáveis.

Evite esse tipo de problema em sua empresa com estas dicas práticas para acabar com os conflitos no trabalho em equipe:

1- Aprenda a ouvir, depois a falar

O princípio aplicado nos manuais de etiqueta também é eficiente para aplacar conflitos no trabalho em equipe. Aprender a ouvir significa aprimorar o potencial de comunicação e desenvolver a habilidade que preza pelo direito de expressão dos outros.

É importante deixar o outro falar sem emitir críticas, ironias ou fazer interrupções. Aliás, em vendas, nós sempre salientamos: ouça mais e fale menos. Por que não aplicar o mesmo princípio no relacionamento com os colegas?

2- Atenha-se ao fato concreto

Geralmente, os conflitos entre funcionários acontecem porque há uma disputa por  prevalecer uma opinião sobre outra, desvirtuando-se do fato que interessa.

A dica é repensar o roteiro do problema e ater-se apenas aos fatos, para fugir de pontos de vista meramente pessoais.

Antes de se envolverem em discussões, os funcionários, devem, portanto, ater-se a dados numéricos e fatos sobre o assunto abordado.

Um bom sistema de CRM pode ser uma excelente maneira de acabar com discussões, usando-se seus dados e a famosa frase: contra fatos, não há argumentos.

3 – Aposte na equipe como solução do conflito

Há divergências que podem até aumentar a produtividade e a criatividade de uma equipe. Deste ponto de vista, o ideal é enxergar esse movimento de conflito como uma maneira do grupo evoluir.

Evidentemente, isso deve ser monitorado para que se mantenha no campo da competição saudável e da busca de novas soluções inovadoras, principalmente em tempos de crise, o que sempre pode gerar diversidade de opiniões.

Se as coisas esquentarem, o líder deve intervir.

4- Procure soluções, não culpados

Outra falha muito comum é a busca de culpados por algum erro ou desempenho geral abaixo do esperado.

Antes de apontar o dedo para alguém, o correto é descobrir uma solução para o problema, seja por meio de treinamentos, conversas pessoais, coaching, aquisição de novos softwares, mudança de planejamento e tantas outras providências às quais o gestor da equipe deve estar sempre atento.

conflitos no trabalho em equipe

Não permita que os conflitos se tornem pessoais

As próximas 2 dicas para evitar conflitos no trabalho em equipe foram retiradas de um áudio do especialista em gestão Max Gehringer.

5- Às vezes é preciso interferência de fora

Reconhecer quando os envolvidos não resolverão problemas mais graves de conflitos no trabalho em equipe já é um passo para trazer soluções. Neste caso, líder pode convocar a interferência de um especialista para para conseguir uma solução abrangente e duradoura.

6- Respeitar soluções em conjunto

Assim que a resposta a um problema for encontrada, ela deve ser aceita por todos. A partir de então, os envolvidos devem colocar a solução em prática para o bom desempenho da empresa.

Esta é uma regra que pode ajudar muito a prevenir conflitos e agilizar o gerenciamento de sua equipe: depois que um plano foi traçado e metas definidas, chega de discussões sobre o assunto. Mas, é claro, sempre é possível alertar o líder, com fatos e dados, se os resultados não estão saindo como planejado.

Ouça as dicas na íntegra:

Este post pode auxiliar você ainda mais na condução de seu time: Quer saber como aumentar a produtividade da equipe? Não cometa erros clássicos

7- Use a tecnologia a favor da colaboração em equipe

Sistemas colaborativos de gestão de equipes podem ajudar muito a evitar conflitos, pois as comunicações ficam documentadas, a informação é transparente e flui com mais facilidade, além de proporcionar dados e números, que podem dirimir qualquer dúvida que possa existir.

E isso não se resume a sistemas de CRM, principalmente os SaaS (comercializados como serviços pagos por assinatura mensal) e mais usados pelas equipes de vendas e marketing, mas outros aplicativos e ferramentas online também podem ser usadas por sua empresa com o objetivo de melhorar o relacionamento dos colaboradores, veja dois exemplos:

  • Trello: é um aplicativo com uma versão gratuita usado para gerenciar equipes e fluxos de trabalho. O time fica conectado ao aplicativo, recebe as tarefas com todos os detalhes e informações necessárias e as concluem conforme o prazo determinado. É muito visual e intuitivo, permitindo um controle ágil das atividades.
  • Slack: Assim como o Trello, o Slack é uma ferramenta com uma versão gratuita para comunicação entre equipes. Os funcionários da empresa podem se reunir em uma sala virtual e interagirem no mesmo ambiente, entrar em salas de bate-papo, conversar pelo chat e ter suas conversas arquivadas.

E você, usa a tecnologia em sua empresa para gerenciar suas equipes? Se você quer ainda mais dicas sobre liderança comercial, baixe nosso e-book gratuito: O Guia para a Gestão Eficiente da Equipe de Vendas

Funil de Vendas do Agendor Coloque em prática essas dicas com nossa plataforma de aprimoramento em vendas Teste por 14 dias grátis!

Liderança



Artigos relacionados

Venda com todo seu potencial!

Experimente por 14 dias grátis