Cada pessoa responde de uma maneira diferente aos incentivos da empresa e do líder. E o segredo para a liderança tirar o melhor de cada profissional é justamente entender a diversidade de perfis no mesmo time, considerando o estilo de trabalho de cada membro.

Principais aprendizados deste artigo: 

  • Segundo Kim Christfort e Suzanne M. Johson, os profissionais podem ser divididos em quatro estilos de trabalho, que são: pioneiros, guardiões, condutores e integradores. 
  • Compreender as diferenças entre os tipos de perfil profissional pode ajudar a se tornar um bom líder e melhorar a experiência dos colaboradores. 
  • O estilo pioneiro é mais aventureiro, enquanto o guardião tende a prestar mais atenção aos detalhes. Por outro lado, o condutor considera as opiniões de terceiros na hora de tomar decisões e o integrador é considerado mais diplomático. 
  • Juntamente com a compreensão dos diferentes estilos de trabalho, é vital saber quais indicadores de desempenho dos vendedores acompanhar. E você pode aprender mais sobre o assunto nesta apresentação gratuita!

Aliás, essa informação foi apontada por Kim Christfort e Suzanne M. Johnson, co-autoras do livro Business Chemistry: Practical Magic for Crafting Powerful Work Relationships (Química dos negócios: magia prática para criar relações de trabalho poderosas, em tradução livre).

Na obra, elas explicam que existem quatro estilos de trabalho (que variam de acordo com a forma como as pessoas interagem no ambiente corporativo). É fundamental que o gestor entenda cada um deles para adaptar sua abordagem de liderança a cada membro do time.

Ficou curioso para saber quais são? Então, continue conosco, pois, neste artigo, apresentamos as principais características de cada um dos tipos de perfil profissional e como aplicá-los para ser um exemplo de liderança. 

Boa leitura!

Quais são os quatro estilos de trabalho?

Os quatro estilos de trabalho descritos pelas autoras Kim Christfort e Suzanne M. Johnson são: 

  • pioneiros;
  • guardiões;
  • condutores;
  • integradores.

A seguir, confira as principais características desses perfis profissionais!

1. Pioneiros

As pessoas que se enquadram no estilo de trabalho pioneiro gostam de se arriscar e trazem mais energia e imaginação para a equipe.

Os pioneiros querem aproveitar cada oportunidade ou até criar novas possibilidades. Ao mesmo tempo, tendem a não ser muito detalhistas e tomam decisões de forma rápida e espontânea.

2. Guardiões

Os guardiões valorizam a estabilidade e ordem. Eles são pragmáticos, detalhistas e não gostam de se arriscar.

Além disso, as pessoas com este estilo de trabalho são cautelosas em relação a tudo. Sendo assim, os guardiões são mais diligentes na hora de adotar novidades e avaliam muito bem a situação antes de tomar qualquer decisão.

3. Condutores

Já os condutores são movidos a desafios, resultados e vitórias. Este estilo de trabalho lida com problemas de maneira lógica.

Os condutores estão sempre focados nos seus objetivos e sentem-se mais seguros quando há um debate na tomada de decisão.

4. Integradores

Já os integradores preferem conexão e consenso. Eles são diplomáticos e estão sempre promovendo a união da equipe e conectando pessoas.

Aliás, os integradores são empáticos e conseguem entender o contexto geral e a importância de cada um no time. Portanto, podem ser um ótimo exemplo de liderança de equipes. 

>>>> Veja também: estilos de liderança: encontre o seu tipo, aprimore-o e inspire o time de vendas

O que os especialistas dizem sobre os estilos de trabalho?

De acordo com Kim e Suzanne, muitas vezes, a pessoa apresenta uma mistura de estilos. Elas revelam ainda que as combinações mais comuns são: pioneiros/condutores e guardiões/integradores.

As autoras também ressaltam que essa divergência de estilos, apesar de desafiadora, é muito positiva para a performance da equipe.

Afinal, quando o time é formado por pessoas muito parecidas, pode ser mais fácil de liderar, mas essa visão única pode prejudicar o resultado final.

“Naturalmente, preferimos trabalhar com pessoas que são parecidas conosco, que pensam como nós. Mas se você inclui um ponto de vista diferente, consegue uma solução melhor e mais completa”, destaca Kim.

Para liderar uma equipe com diferentes estilos, de maneira eficiente, as especialistas afirmam que é importante fazer o mapeamento do estilo de trabalho da equipe e dar a cada perfil o que ele precisa para executar as tarefas da melhor forma possível.

Conhecendo o perfil de cada um — mais focado no objetivo, com uma visão mais inovadora, mais cauteloso, mais detalhista etc. —, é possível decidir quais tarefas direcionar e quando envolvê-los em projetos.

E aí, você vai observar melhor essas questões em seus colaboradores daqui em diante? Existem diversas maneiras de fazer o mapeamento de estilo de trabalho e liderança semelhantes a essa, conheça mais uma:

estilo de trabalho

>>>> Leia também: Qual o perfil de um líder de sucesso? Conheça os principais estilos

Você cuida da experiência dos seus colaboradores?

A experiência do cliente é uma questão cada vez mais importante no mercado. Atualmente, inclusive, ela é o fator primordial para conquistar clientes — sim, isso vem antes mesmo do que produto, serviço ou preço!

Entretanto, existe um outro tipo de experiência que também pode tornar a empresa mais competitiva: é a experiência do colaborador (ou EX — do inglês, employee experience).

A experiência do colaborador é desenvolvida a partir das conexões geradas entre o profissional e a organização. Desde o momento do recrutamento até o desligamento, cada interação do empregado com o empregador conta para a construção da experiência do profissional.

Ter uma experiência do colaborador positiva gera maior engajamento, retenção e produtividade. E esses resultados positivos podem ser observados também nas finanças da empresa.

E por que falamos sobre esse assunto? Porque entender o estilo de trabalho da sua equipe permite traçar estratégias para melhorar a experiência dos colaboradores, adaptando a empresa à realidade de cada um, o que eleva o engajamento e os resultados.

Certifique-se de acompanhar de perto o perfil do seu time e use as informações que colher para otimizar o dia a dia do seu negócio. 

Artigo cedido pela Revista VendaMais. Todos os direitos reservados.