Um plano de carreira para vendedor é um benefício que toda empresa pode oferecer para valorizar o desenvolvimento e o crescimento profissional de sua equipe. Além de ser um atrativo para novos talentos se interessarem em trabalhar no negócio.

Um estudo da Society for Human Resource Management destacou 18 aspectos que são valorizados entre os profissionais e que tem impacto direto no seu engajamento com a empresa.

O Guia para gestão eficiente da equipe de vendas

Como ser um grande gestor e líder para sua equipe de vendas

A partir desses critérios, os entrevistados avaliaram cada item, considerando seus trabalhos atuais. 

Entre os aspectos com pior avaliação estavam os relacionados ao desenvolvimento de carreira, profissional e treinamento.

A pesquisa também solicitou aos entrevistados que apontassem o que é essencial para eles no trabalho. O resultado: o top 5 foi todo relacionado ao crescimento e desenvolvimento da carreira.

condicoes-satisfacao-trabalho-pesquisa

Clique aqui para ver o infográfico completo

Está sem tempo para ler o conteúdo? Gostaria de poder acompanhá-lo enquanto dirige, caminha ou realiza outra atividade? Então não perca tempo e ouça este artigo na íntegra. Basta clicar no play! Agradecemos o seu feedback nos comentários 🙂

Com o exemplo deste estudo, vemos uma divergência importante. Por um lado, as empresas não se preocupam em oferecer um plano de carreira, do outro, para a equipe, isso é essencial.

O setor de vendas, por sua vez, é uma área onde a motivação é determinante para que os profissionais se dediquem e vejam oportunidade de crescimento na carreira.

Seu negócio ainda não oferece um plano de carreira para vendedor? Tome a frente e ofereça esse benefício para sua equipe.

Confira nosso passo a passo e bom trabalho!

Passo a passo: plano de carreira para vendedores

1. Faça reunião com cada membro

Um plano de carreira para vendedor deve atender às expectativas da equipe. Então planeje uma ou mais reuniões, se necessário, para conversar com seu time de vendas sobre:

  • expectativas para a carreira;
  • oportunidades de desenvolvimento dentro e fora da empresa.

Esse é o momento para quem estiver à frente da elaboração do plano ouvir

Incentive cada membro a falar de objetivos, o que eles gostariam de aprender, quais são suas perspectivas sobre a empresa, etc. Essa conversa vai ajudar no direcionamento do plano e deve ser individual.

2. Ouça com atenção as opiniões

Ao agendar os encontros para discutir sobre o plano de carreira para vendedor, marque com antecedência e peça para que cada um se prepare.

Proponha que a equipe reflita sobre:

  • metas de crescimento profissional que esperam alcançar em 5 anos (de três a cinco);
  • meta que o profissional gostaria de alcançar no ano presente.

O responsável deve reforçar sua capacidade de ouvir para orientar a equipe.

As respostas vão ajudar a guiar o plano de carreira para cada membro e o processo vai ficando mais prático naturalmente.

3. Estude a equipe e faça sugestões

Ninguém melhor que o próprio funcionário para falar de seus desejos profissionais. Mas quem está à frente do processo deve utilizar sua experiência e dar sugestões aos membros.

Essa troca vai enriquecer a criação do plano de carreira para vendedor. Além de mostrar quais são os recursos que a empresa pode oferecer em favor dos objetivos de carreira de cada funcionário. 

4. Defina as metas iniciais

Depois de fazer o brainstorming, faça a seleção das metas — inclua metas pessoais e profissionais — para guiar o desenvolvimento do trabalho a curto e longo prazo. 

Nesta etapa, pode ficar definida também como a empresa vai apoiar o funcionário: pagando treinamentos, dividindo despesas, fazendo parcerias com instituições de ensino, etc.

Leia também: Métricas e indicadores para avaliar o desempenho de seus vendedores.

5. Documente o plano de carreira

Todas as decisões sobre o plano de carreira para vendedor devem ser redigidas em um documento.

Caso, o funcionário queira discutir ou acrescentar mais algum ponto, abra espaço para as novas colocações. 

O gerente de vendas deve ser receptivo e incentivar o diálogo para que possa orientar, treinar e acompanhar o desenvolvimento das habilidades de vendas

Para desempenhar essa função com sucesso, é importante manter-se informado sobre o mercado, as mudanças nos perfis profissionais, novas ferramentas, etc. 

Esse conhecimento ajuda a expandir a visão dos próprios funcionários em relação a como podem contribuir para o crescimento na carreira. 

6. Envie os planos de carreira para o RH

Depois de finalizar os documentos dos planos de carreira para cada vendedor, envie os papéis para o setor de RH para que eles sejam revisados e arquivados. 

Acompanhando o plano de carreira para vendas

Agora que cada plano de carreira para vendedor foi concluído, começa uma etapa importante que é o acompanhamento de como cada profissional está se desenvolvendo. 

O monitoramento evita desentendimentos ou que o funcionário ache que seus objetivos estão sendo deixados de lado em relação aos de outro colega.

Para que o acompanhamento seja efetivo e os profissionais avancem, temos algumas dicas: 

– Ofereça apoio, dê dicas, mas deixe que o membro execute o trabalho. Ele precisa achar um curso para melhorar a oratória? Indique uma instituição, mas coloque como responsabilidade que ele decida o curso, negocie, etc.

– Mantenha a abertura para que o funcionário faça propostas de oportunidades de desenvolvimento que ele encontrar. Essa iniciativa ajuda a treinar o poder de negociação

– Crie uma parceria com o RH para orientar com critério os profissionais e evitar soluções de baixa qualidade ou que não sejam confiáveis. 

dicas-analise-performance

Illustration by Alison Czinkota. © The Balance, 2018.

Erros que devem ser evitados

Desde o início da criação do plano de carreira para vendedor as expectativas devem estar bem alinhadas para evitar frustrações.

Por isso, fique atento aos três erros abaixo para evitar que os planos não alcancem os objetivos planejados: 

Não prometa o que a empresa não pode cumprir

O objetivo do plano de carreira para vendedor é guiar o funcionário e oferecer oportunidades. Não prometa nada sem antes checar com o RH e/ou o Departamento Financeiro, caso envolva algum investimento.

Para garantir uma boa organização e distribuição das verbas disponíveis na empresa, proponha a inclusão de um saldo anual para auxiliar os funcionários. 

Deixe claro de quem é a responsabilidade pelo plano

Tanto a empresa quanto o funcionário se beneficiam do plano de carreira para vendedor, mas é o próprio que deve tomar a frente e colocar em prática suas metas.

O acompanhamento do gerente, entretanto, não deve ser menor ou dedicar menos esforço. A empresa que mostra interesse no crescimento profissional da sua equipe engaja muito melhor os funcionários nos seus próprios objetivos. 

Planeje tempo e recursos necessários

Organize no início do processo de elaboração do plano de carreira para vendedor toda a dinâmica: 

  • número de reuniões iniciais;
  • de quanto em quanto tempo vão acontecer as reuniões de acompanhamento;
  • responsabilidade por cada etapa, etc.

Essa organização é importante garantir que as tarefas não tomem mais tempo que o necessário e que os recursos sejam usados com eficiência. 

Motive sua equipe a se desenvolver oferecendo boas ferramentas que vão elevar a qualidade das vendas e o número de negócios fechados.

Baixe o e-book “Como usar o Agendor na gestão da equipe de vendas” e aprenda como gerenciar melhor sua equipe de vendas. No conteúdo você vai encontrar:

  • Como utilizar os indicadores certos para direcionar as ações de seus vendedores
  • Passo-a-passo para gerenciar melhor a sua equipe de vendas com o Agendor.