Como você tem mensurado o desempenho dos seus colaboradores? Será que você realmente sabe se eles tem performado bem ou não?

Principais aprendizados deste artigo:

  • Uma planilha de avaliação é fundamental para as empresas, pois analisa a performance e ajuda a entender a motivação dos colaboradores — o que resulta em melhores desempenhos.
  • Entre as principais vantagens de ter uma planilha de avaliação, podemos citar: melhora no clima organizacional, redução de desligamentos, feedbacks e tomadas de decisão baseadas em estratégias.
  • Entre as avaliações de desempenho podemos citar a Matriz 9 Box: uma ferramenta que ajuda a analisar a diferença entre a performance da equipe e o resultado esperado para os funcionários.
  • Indicadores de desempenho e KPIs são essenciais não só para acompanhar mas também desenvolver times de alta performance.
  • Para ampliar ainda mais a estratégia de gestão do time, um software de CRM é indispensável para acompanhar os principais KPIs e resultados dos vendedores. CRIE UMA CONTA GRÁTIS para experimentar todos os recursos do CRM do Agendor.

Bom, a avaliação de desempenho realmente não é uma tarefa fácil. É por este motivo que estamos te oferecendo uma planilha de avaliação de desempenho de funcionários grátis, com dois modelos de avaliação:

  • A Matriz 9 BOX
  • Uma Tabela de Score Ponderado

Se você acha que planilhas podem não ser o meio mais eficaz para acompanhar o desempenho do time de vendas, a adoção de um sistema de CRM pode ser uma boa alternativa. Nele, todo o monitoramento do processo comercial se torna mais simples e automatizado.

Mas se sua preferência ainda são as planilhas, não tem problema: a que estamos oferecendo aqui pode trazer insumos para uma boa avaliação de toda a equipe comercial.

Afinal, independente do meio usado para acompanhar a produtividade e o desempenho, esses fatores devem sempre estar na mira de todo empreendedor. Veja mais sobre este assunto aqui: Como calcular a produtividade que interessa a seus clientes!

Planilha de avaliação de desempenho: que tal usar um meio eletrônico para isso?

Mas antes de salvar esse presente em seu computador, entenda melhor o que é uma planilha de avaliação de desempenho e quais são as vantagens de utilizar uma.

O que é uma planilha de avaliação de desempenho de funcionários?

A planilha de avaliação de desempenho de funcionários é uma ferramenta que traça um diagnóstico e análise de performance e produtividade dos colaboradores, com o objetivo de nortear melhores estratégias para o desenvolvimento dos mesmos, e da própria empresa.

É uma maneira simples de acompanhar estes resultados. Basta preencher as células da planilha e prestar atenção aos indicadores. E o melhor: a planilha que estamos disponibilizando para você é totalmente editável!

Assim, você poderá ter uma visão realista sobre o desempenho da sua equipe, baseada completamente no seu modelo de negócio.

Leia também: Gestão por Indicadores: potencializando a tomada de decisão dos gestores

Vantagens de usar uma planilha de avaliação de desempenho de funcionários

A estratégia de usar uma planilha de avaliação de desempenho de funcionário proporciona vários benefícios para a empresa que a aplica, como:

  • melhora o clima organizacional;
  • decisões e estratégias baseadas em resultados;
  • feedbacks aplicados com mais embasamento;
  • reduz o turnover;
  • aumento no desempenho da equipe.

Este modelo de gestão te aproxima do seu colaborador. Você terá oportunidade de identificar com mais facilidade seus pontos fortes e fracos e, juntos, podem trabalhar para desenvolver mais competências.

Os colaboradores são o bem mais precioso que uma empresa pode ter. Se não enxergarem que participam de um ambiente que busca um crescimento em conjunto, dificilmente estarão dispostos a darem seu melhor.

Por isso, é fundamental acompanhá-los, engajá-los, e empoderá-los. Para tanto, é necessário utilizar as metodologias e ferramentas disponíveis para que possam exercer suas funções com excelência.

Além da planilha de avaliação de desempenho de funcionários gratuita, temos uma ferramenta que te ajuda a conectar os objetivos da empresa com as metas pessoais dos seus colaboradores: O Funil do Sonhos! Conheça mais sobre essa metodologia desenvolvida por nós:

Quais são as abordagens aplicadas na planilha de avaliação de desempenho de funcionários?

Como dissemos, dividimos a planilha em duas abas, cada uma delas com uma abordagem diferente, confira:

Matriz 9 BOX

Esta matriz é muito usada por empresas que querem descobrir em quais funcionários investir, em função da relação entre seu Potencial e Desempenho. Além disso, ela pode auxiliar em outros processos de RH, como contratações e treinamentos, por exemplo.

Chama-se 9 BOX porque é dividida em 9 quadrantes, cada um deles medindo a gradação de desempenho ou de potencial em alto, médio ou baixo.

Cada BOX recebe um número e os números mais  baixos indicam uma situação melhor para o funcionário, mas com diferentes abordagens. Veja:

Ao baixar a planilha você verá as instruções completas de como usar esta metodologia 9 BOX.

Agora vamos a outra aba de nossa planilha de avaliação de desempenho de funcionários:

Score balanceado de desempenho

Em nossa planilha, definimos alguns indicadores para serem avaliados e demos pesos de 1 a 4 para cada um deles.

Ao final de cada mês (ou do período que você achar mais adequado), esses parâmetros são preenchidos e é possível gerar um gráfico comparativo do desempenho de cada vendedor.

Você pode alterar os pesos conforme achar mais adequado para sua empresa, incluir novos parâmetros (adicionando colunas à tabela) ou excluir algum que não tenha a ver com seu negócio.

Na planilha pronta que fizemos, escolhemos os seguintes itens para compor o score:

  • Telefonemas
  • E-mails
  • Reuniões
  • Orçamentos
  • Propostas Iniciais
  • Propostas Ajustadas
  • Vendas Fechadas
  • Volume de vendas em R$

Dê uma olhada:

E aí? Pronto para fazer seu time alcançar a excelência em suas atividades?

O primeiro passo é simples: baixe agora mesmo a planilha de avaliação de desempenho de funcionários, clicando neste link: baixar planilha agora!

E se quiser saber ainda mais sobre como avaliar sua equipe, recomendamos ainda duas leituras:

Saiba o que são indicadores e como eles podem dar um norte aos seus vendedores