A proposta única de valor pode ser aquilo que faltava para o seu negócio vender mais.

Isso porque ela define qual o seu diferencial em relação ao mercado. É aquilo que faz o cliente escolher você, ao invés do seu concorrente.

Uma proposta única de valor deve ser uma declaração dos seus benefícios e de como você pode transformar a dor do seu público-alvo com a sua solução. Tudo isso com um objetivo central: agregar valor ao seu produto ou serviço.

Se você é um empreendedor, certamente é apaixonado e acredita profundamente na sua empresa, não é mesmo? E para encantar o seu cliente, é preciso transmitir esse mesmo sentimento para ele. 

E como fazer isso? Por meio da sua proposta única de valor!

Dito isso, você saberia dizer qual é a proposta única de valor da sua empresa? Não?

Fique tranquilo. Neste artigo você entenderá exatamente o que é proposta única de valor e como você pode definir a sua. E para ajudar, vamos expor alguns exemplos para você se inspirar. Boa leitura! 

O que é proposta única de valor?

A proposta única de valor é uma estratégia de marketing que estabelece uma declaração clara e concisa sobre os benefícios da sua oferta. Uma frase breve, simples e objetiva, que ressalta o seu diferencial em relação à concorrência.

Este fator de destaque pode estar relacionado com vários aspectos de um negócio, como:

  • a qualidade do seu produto;
  • diferencial no atendimento;
  • custo benefício;
  • apresentação do produto ou serviço;
  • velocidade de entrega;
  • posicionamento;
  • engajamento com questões sociais
  • etc.

Por isso, para encontrar sua proposta única de valor, é preciso fazer uma análise aprofundada do ambiente interno e externo para encontrar aquilo que fará a sua empresa ser especial aos olhos do cliente. Mas, calma, falaremos detalhadamente sobre isso ao longo do artigo.

ATENÇÃO: Uma proposta única de valor NÃO É UM SLOGAN. 

O slogan do McDonald’s, por exemplo, é “amo muito tudo isso”. Essa frase não expõe nenhum diferencial da marca e não deixa evidente o porquê devemos escolhê-la em oposição a outro fast food.

Percebe a diferença? O slogan é somente uma frase simples que faz uma marca ser lembrada. A proposta única de valor possui um argumento. Portanto, a proposta única de valor do McDonalds seria: entregar um lanche delicioso de forma rápida e padronizada. 

Veja também: Como se destacar no mercado competitivo

Os benefícios da proposta única de valor

Uma proposta única de valor pode fazer mais do que simplesmente te ajudar a vender mais. Ela também:

  • facilita as estratégias de marketing;
  • promove a imagem da sua empresa;
  • melhora seu posicionamento no mercado;
  • aumenta o engajamento do público;
  • eleva a fidelização de clientes.

Mas para alcançar esses resultados, é preciso caprichar na construção da sua proposta única de valor. Pronto para colocar a mão na massa? Vamos lá!

Este post também vai interessar a você: Como seguir as 7 etapas da negociação e entregar mais valor aos clientes

A apresentação de uma proposta comercial é um momento em que a proposta única de valor precisa estar clara. Veja algumas dicas:

Como definir a proposta única de valor da sua empresa?

Antes de seguirmos para cada etapa da criação de uma proposta única de valor, é fundamental se atentar às seguintes condições:

  • seja único, na medida do possível;
  • seja difícil de copiar, ou imitar;
  • seja consciente e honesto;
  • use uma linguagem apropriada para seu público-alvo;
  • não ofereça aquilo que não pode entregar.

Não adianta prometer algo que você não consegue cumprir. Isso é um tiro no pé e pode comprometer profundamente a imagem da sua empresa. Logo, mantenha os pés no chão e seja coerente com a sua capacidade de entrega, combinado?

Agora sim, podemos seguir:

1. Conheça profundamente seu público-alvo

Conhecer seu público-alvo é uma premissa básica para o bom funcionamento de qualquer negócio. É a partir desta informação que se torna possível vender.

Dessa forma, você entende qual é a necessidade do seu cliente, sua identidade, suas motivações, seus hábitos de compra e seus valores. 

Ao colher essas informações, você é capaz de criar uma persona e traçar toda a jornada de compra do cliente. E é por esta jornada que você pode encontrar gargalos, pontos de melhoria e soluções para o seu diferencial. 

Durante uma negociação, um bom vendedor faz uma qualificação investigativa para entender se seu produto ou serviço realmente atende o cliente. E para isso, ele precisa conhecer o problema que o cliente enfrenta, para posteriormente avaliar se há sinergia entre dor e solução. O mesmo deve ser feito nesta etapa.

2. Estude seus concorrentes

Se na proposta única de valor você precisa declarar seu diferencial, é necessário entender o que e como seus concorrentes estão ofertando, certo?

Para, novamente, encontrar gargalos nessas entregas e nos produtos oferecidos pelo mercado, faça um estudo dos seus concorrentes e encontre oportunidades de se destacar. Esta etapa é decisiva para a criação de uma proposta única de valor realmente poderosa!

3. Estabeleça o que te torna diferente

Neste momento, é necessário ter um olhar mais refinado. Afinal, você precisará fazer uma lista de benefícios dos recursos dos seus produtos e serviços. 

Mas não use o seu ponto de vista para fazer essa análise. Agora que você tem uma persona e conhece seu processo de tomada de decisão, ficará mais fácil avaliar seu produto pela perspectiva do seu cliente.

O processo de tomada de decisão varia de negócio para negócio. Mas, normalmente, as etapas estão estruturadas da seguinte forma:

A partir daí, você encontra aquele diferencial que vai fazer os olhos do seu cliente brilharem! 

Para ajudar, você pode se fazer as seguintes perguntas:

  • Quais são os benefícios mais importantes para o cliente?
  • Quais benefícios sua concorrência não entrega?
  • Quais benefícios são facilmente percebidos pelo cliente?

Agora sim, você pode começar a escrever sua proposta única de valor.

Leia também: 6 etapas do processo de decisão de compra e o que sua empresa deve fazer em cada uma

5 exemplos de proposta única de valor

Que tal se inspirar na proposta única de valor das gigantes do mercado? Veja 5 exemplos!

Trello

“Ajudamos as equipes a avançar no trabalho.”

Apple MacBook Pro

“Potência pura para profissionais.”

Uber

“Preocupados com a sua segurança, onde quer que você vá.”

Netflix

“Filmes, séries e muito mais. Sem limites.”

Americanas

“Tudo, a toda hora, em qualquer lugar.”

E aí, pronto para elaborar sua proposta única de valor? 

Com ela, negociar ficará muito mais fácil, afinal, você sabe exatamente qual a necessidade do seu cliente e porque sua solução é a mais adequada para ele. No entanto, é importante não parar por aqui! Continue se aperfeiçoando para manter suas negociações ainda mais lucrativas. 

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