Uma proposta comercial de coaching não deve ser elaborada com os mesmos tópicos de uma proposta comercial comum, afinal, trata-se de um serviço muito diferente, estratégico, e até mesmo inovador.

Principais aprendizados deste artigo:

Nesse sentido, existem aspectos fundamentais de uma boa proposta para um serviço de coaching. Os pontos-chave são:

  • breve currículo do coach;
  • metodologia de desenvolvimento aplicada;
  • cronograma completo.

Descrevendo esses tópicos, a proposta comercial de coaching terá ainda mais chances de ser convertida em uma venda de sucesso.

Quer saber mais detalhes sobre como montar uma proposta para esse serviço? Então, acompanhe a leitura do artigo!

A importância de uma proposta comercial

Uma proposta comercial de coaching é um documento que centraliza todas as informações sobre como este serviço será prestado. 

Engane-se quem acredita que a proposta é só mais uma ferramenta de apoio em vendas, e o que realmente é a negociação. Na realidade, a proposta é uma peça estratégica desse jogo, e um erro ou divergência pode colocar tudo a perder. 

A proposta deve, além de fornecer informações, respeitar o que foi previamente combinado com o cliente e suas particularidades.

Caso isso não aconteça, o cliente pode perceber um sinal de amadorismo por parte do profissional, já que ele deveria utilizar seus conhecimentos e habilidades para desenvolver uma proposta coerente com a sua realidade.

Isso gera ruídos na comunicação e queda de confiança, e isso é o suficiente para o que seu cliente prefira o seu concorrente.

Leia também: 3 ferramentas de coaching para vendas: mude sua forma de superar desafios!

O papel do CRM na elaboração das propostas comerciais

Uma forma de reduzir os erros é consultando o seu CRM. Não há como fazer uma proposta comercial coach sem considerar todas as informações e dados que você coletou do seu cliente.

Nesse contexto, a maneira mais prática de armazenar e acessar tais informações é por meio de um CRM.

Nesta ferramenta, todas as interações e histórico dos clientes ficam salvas em lugar só, e você pode acessá-las, inclusive, pelo o seu próprio celular, quando e onde estiver!

Além disso, o CRM permite que você armazene todas as propostas enviadas. Assim, caso haja alguma dúvida ou problema com o cliente, a proposta pode ser facilmente localizada e consultada, evitando cobranças ou questionamentos desnecessários.

Usar blocos de notas ou planilhas de Excel funciona, mas pode ser arriscado e trabalho demais. Então, por que não apostar em uma solução completa, acessível e simples de ser utilizada?

Veja como o sistema de CRM do Agendor:

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Como fazer uma proposta comercial coach em 5 passos 

Agora que você já entendeu a importância da proposta comercial e qual o papel do CRM na criação da proposta, vamos ao que interessa e abordar os cinco tópicos que uma proposta comercial de coaching deve ter para converter mais clientes! Confira, a seguir:

1. Introdução

A introdução da proposta apresenta o propósito do coaching e, principalmente, quais são os resultados esperados com este processo de desenvolvimento.

Neste primeiro tópico, fale um pouco sobre a importância do coaching e como ele tem transformado profissionais e, consequentemente, empresas. Não é à toa que o coaching tem sido um sucesso nos últimos anos, não é mesmo?

Faça o seu cliente olhar para este serviço com brilho nos olhos, e a introdução é uma parte da proposta que você pode fazer isso.

Veja dicas extras neste infográfico:

2. Breve currículo do coach

Depois da introdução, elabore uma apresentação da sua jornada profissional, como você começou a atuar como coach, e quais foram suas conquistas mais notáveis até aqui. 

Não esqueça de mencionar sua formação e os clientes que já atendeu. Tudo isso é essencial para que o cliente enxergue credibilidade e autoridade no seu serviço.

3. Metodologia aplicada

A metodologia utilizada pelo coach faz parte de sua identidade. Além de, claro, ser fundamental para o desenvolvimento dos profissionais que se beneficiarão do coaching.

Portanto, capriche na descrição da metodologia! 

E para que o cliente consiga visualizar a aplicação da metodologia na sua mente e, desse modo, entender a viabilidade do coaching, insira tópicos como:

  • tempo estimado de cada sessão;
  • cronograma completo do coaching;
  • temas das sessões e o que será abordado em cada uma delas;
  • expectativa de resultado ao final de cada sessão;
  • assistência do coach;
  • como funcionam as etapas de acompanhamento;

Se você tiver gravações de sessões abertas para mostrar aos seus clientes, melhor ainda! Insira um link neste ponto da sua proposta comercial de coaching para encantar o cliente.

Veja também: Proposta comercial de treinamento: 9 tópicos que não podem faltar

4. Valores e formas de pagamento

Neste tópico, insira o valor do coaching e as formas de pagamento disponíveis. 

Caso os valores já tenham sido discutidos anteriormente, não esqueça de respeitá-los nessa parte da proposta.

Insira todos os seus dados de pagamento, nas formas em que você permitir, como Pix, TED, boleto, entre outros.

5. Obrigação das partes

Por fim, descreva as obrigações das partes. Isso é crucial para que cada parte saiba exatamente quais são suas obrigações durante o serviço prestado, e quais penalidades podem sofrer com a quebra do contrato. 

Deixe isso bastante explícito para que, no futuro, não haja desconforto ou conflitos com o cliente.

Como apresentar uma proposta comercial?

Chegou a hora de apresentar a sua proposta comercial. Como fazer o cliente se encantar por ela, e fechar negócio?

Bom, nesse momento, você deve conectar a dor do cliente com a sua proposta. 

Pense no motivo que fez com que o cliente buscasse seu serviço. 

Se você vende para empresas, conecte a sua proposta com o desenvolvimento que os profissionais podem obter para atingir melhores resultados para a empresa.

Se você vende para pessoas, mostre que o seu serviço os ajuda a conquistar uma carreira mais sólida, segura e próspera.

E depois de apresentar a proposta comercial de coaching, não deixe de agendar um follow-up para ter um retorno do cliente, e fechar a venda! Esse passo é indispensável para o sucesso da proposta.

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