Quantas portas você já abriu com um e-mail de vendas? Pode ser que você esteja fazendo as coisas do jeito errado.

A verdade é que os clientes são mais propensos a responder e-mails curtos e que vão direto ao ponto.

Nós não queremos e-mails com assuntos que dão voltas e percam o nosso tempo. Nós queremos saber o que essas pessoas/empresas têm para agregar a nossa empresa e saber por que deveríamos cogitar seus produtos.

O Guia da Prospecção

Como gerar leads qualificados e prontos para comprar

Neste post você vai saber definitivamente como escrever e-mails comerciais poderosos, com dicas como estas:

  1. As 3 partes principais de um e-mail de proposta comercial
  2. Exemplos de e-mails típicos
  3. Erros comuns em e-mails típicos
  4. Exemplos de e-mails de vendas de sucesso

Preparado para mudar a forma como escreve seus e-mail de vendas?

Então, não deixe de ler até o final!

Está sem tempo para ler o conteúdo? Gostaria de poder acompanhá-lo enquanto dirige, caminha ou realiza outra atividade? Então não perca tempo e ouça este artigo na íntegra. Basta clicar no play! Agradecemos o seu feedback nos comentários 🙂

OBS: Preparamos uma apresentação com as principais dicas desse artigo. Confira a apresentação clicando na imagem abaixo

Leia também: Como criar um e-mail de vendas para clientes que aumentará sua taxa de resposta

Como escrever um e-mail de apresentação de vendas?

Um e-mail de apresentação de vendas deve ser curto e objetivo. Na verdade, um e-mail criativo também pode ajudar.Mas existem algumas regras básicas que você deve seguir sempre.

É isso que a maioria dos compradores pensa sobre um e-mail de vendas. Ou uma abordagem de um antigo fornecedor via e-mail.

A maioria dos e-mails de vendas tem uma taxa de resposta de cerca de 1%. Em outras palavras, se você enviar um e-mail para 100 clientes potenciais, apenas 1 vai te responder.

Em parte, a responsabilidade desse índice é dos próprios vendedores, que por muitas vezes fazem potenciais clientes perderem tempo lendo um e-mail sem nenhuma utilidade.

Isso porque a maioria dos vendedores, na hora de pensar em como escrever um e-mail comercial ou mesmo em como escrever uma carta de apresentação comercial para vendas acha que precisa escrever muito…

Mas, vamos mudar esse cenário. Vamos explicar algumas dicas de e-mails que podem aumentar as suas taxas de respostas.

Em primeiro lugar, alguns conceitos básicos.

3 partes para cada e-mail de proposta comercial

  • Abertura: é aquele textinho que o destinatário vê na caixa de entrada. Trata-se do assunto e as primeiras 20 ou mais palavras do e-mail. Se a abertura é intrigante, o e-mail tem mais chances de ser aberto; se a abertura é chata, o e-mail é pode ser ignorado ou até mesmo excluído.
  • Benefício: esse é o recheio do e-mail, a parte que realmente precisa ser bem clara e objetiva. O benefício explica porque o cliente deve estar interessado no que você tem a oferecer. Se o benefício é claro e compreensível, o e-mail provavelmente será lido; se o benefício é obscuro ou complicado, o receptor tem grande chance de ignorar a mensagem.
  • Fechamento: este é o lugar onde você diz ao destinatário o que fazer a seguir (ou seja, o “apelo à ação”,  chamado de “call to action“, em inglês), juntamente com suas informações de contato. Se o fechamento é simples e fácil, você tende a receber uma resposta. Se for complicado e sufocante, não tem grandes chances de receber resposta alguma.

Esse deve ser o seu modelo de e-mail de vendas. Não tem como apresentar um empresa por e-mail com sucesso sem seguir essa regra. Por isso, decore esses 3 elementos de um bom e-mail de proposta comercial! Use e veja como vai funcionar.

Esses são os princípios para qualquer tipo de correio eletrônico, até para e-mail marketing de e-commerce, por exemplo. Vamos agora aos exemplos.

Como você envia e-mail de vendas para seus potenciais clientes?

Como você envia e-mail de vendas para seus potenciais clientes?

Dicas de como escrever um e-mail comercial nunca são demais, por isso, confira: 6 exemplos de email de vendas extremamente persuasivos

Como é um e-mail de vendas típico?

O exemplo a seguir é baseado em um e-mail real. Os destinatários são pessoas que organizam feiras e conferências. (Esse exemplo de e-mail de apresentação de empresa para novos clientes também vale para uma carta de apresentação de produtos).

Assunto: Trade Show App

Prezado Gustavo,

Eu espero que você esteja tendo um ótimo dia!

Minha empresa XYZ LLC fornece aplicativos online e móveis que proporcionam aos participantes uma oportunidade de planejar a sua agenda em eventos antes mesmo que elas estejam no evento! É uma maneira de criar buzz, comunicar-se com seus participantes, fazer networking, agendar reuniões com antecedência e troca de informações.

Networking é importante em eventos, no entanto, temos alguns clientes que vão com apenas um aplicativo básico que explora todos os recursos interativos de um evento. Podemos fornecer a solução adequada para o seu evento.

Para saber mais visite o nosso site e http://xyz.com.br/videos e veja um pequeno vídeo. Por favor, deixe-me saber quando podemos organizar uma conversa por telefone. Sinta-se à vontade para ligar se você tiver quaisquer perguntas. Meu número é (11) 3276-4012.

Atenciosamente,
Aline Silva
Account Manager, empresa XYZ
(11) 3276-4012
www.xyz.com.br
aline@xyz.com.br

Será que seu e-mail está ajudando ou atrapalhado você a vender?

Será que seu e-mail está ajudando ou atrapalhado você a vender?

Leia mais: 6 tipos de e-mail marketing para gerar mais resultados

O que há de errado neste e-mail de apresentação de vendas?

Só para você saber, o e-mail acima é, antes de mais nada, melhor que a média. É relativamente livre de bobagens e descreve um conceito de produto interessante.

No entanto, é pouco provável que esse e-mail seja aberto.

Vamos entender isso parte a parte.

Caixa de entrada

É isso que o destinatário vê na caixa de entrada (a abertura):

Assunto: Trade Show App
Prezado Gustavo, Eu espero que você esteja tendo um ótimo dia! Minha empresa…

Isso é chato. E por que o destinatário se preocuparia com um e-mail como esse? A única chance para esse e-mail é que ele seja excluído.

Conteúdo inicial

Mas vamos supor que o destinatário abra o e-mail. Nesse ponto, ele vai se deparar com 2 parágrafos extensos de texto (o benefício):

Minha empresa XYZ LLC fornece aplicativos online e móveis que proporcionam aos participantes uma oportunidade de planejar a sua agenda em eventos antes mesmo que elas estejam no evento! É uma maneira de criar buzz, comunicar-se com seus participantes, fazer networking, agendar reuniões com antecedência e troca de informações.

Networking é importante em eventos, no entanto, temos alguns clientes que vão com apenas um aplicativo básico que explora todos os recursos interativos de um evento. Podemos fornecer a solução adequada para o seu evento.

Se você ler esses 2 parágrafos com cuidado, é muito claro o que está sendo oferecido. Mesmo assim, é preciso algum trabalho para traduzir tudo o que foi dito sobre a solução, para um problema.

A maioria das pessoas não vão cometer esse esforço. As pessoas vão passar batidas sobre o que a sua empresa faz, e em seguida, vão apagar o e-mail.

No entanto, digamos que o destinatário leia e entenda o benefício. Nesse ponto, ele é confrontado com essa lista de coisas a fazer .

Fechamento

Para saber mais visite o nosso site e http://xyz.com.br/videos e veja um pequeno vídeo. Por favor, deixe-me saber quando podemos organizar uma conversa por telefone. Sinta-se a vontade para ligar se você tiver quaisquer perguntas. Meu número é (11) 3276-4012.

Atenciosamente,
Aline Silva
Account Manager, empresa XYZ
(11) 3276-4012
www.xyz.com.br
aline@xyz.com.br

São muitas chamadas à ação. O destinatário deveria acessar um site, ligar, escrever uma carta? Ou todas as anteriores?

Claro, se você ler atentamente, você percebe que o principal apelo à ação é um pedido para que o destinatário solicite uma demonstração.

No entanto, poucos receptores vão encontrar o benefício declarado tão convincente que vão pegar o telefone e ligar para o remetente. Isso é pedir demais.

Vale conferir em nosso blog: Como a empatia pode ajudar no e-mail de follow up

Como escrever um e-mail de vendas eficiente?

Aqui está uma reescrita que é muito mais provável de conseguir uma resposta:

Assunto: Conferência em São Paulo

Gustavo,

Você pode reduzir no-shows em seu evento em até 50%, mantendo os participantes informados e envolvidos com o nosso aplicativo móvel.

Se você quiser, posso enviar-lhe uma breve visão geral de como o aplicativo funciona.

Aline Silva
Gerente de Conta, XYZ
(11) 3276-4012
www.xyz.com.br

Este e-mail provavelmente vai ser aberto porque a abertura é ao mesmo tempo intrigante e significativa para os destinatários-alvo.

Seu e-mail de vendas precisa ser instigante e ir direto ao ponto.

Seu e-mail de vendas precisa ser instigante e ir direto ao ponto.

Assunto: Conferência em São Paulo

Gustavo,

Você pode reduzir no-shows em seu evento em até 50%, mantendo os participantes informados e envolvidos com o nosso aplicativo móvel.

Existe uma grande probabilidade de que seu e-mail seja lido e compreendido porque o benefício é simples:

Você pode reduzir no-shows em seu evento em até 50%, mantendo os participantes informados e envolvidos com o nosso aplicativo móvel.

Finalmente, este e-mail é mais provável de conseguir uma resposta, porque a chamada à ação (uma “resposta a este e-mail” implícita) é simples e fácil de executar:

Se você quiser, posso enviar-lhe uma breve visão geral de como o aplicativo funciona.

Aline Silva
Gerente de Conta, XYZ

(11) 3276-4012
www.xyz.com.br

Veja mais dicas de e-mail: Tire vantagem de sua base de dados para enviar e-mail marketing

Tudo que seu e-mail de vendas precisa ter

As chances são muito boas, o destinatário irá responder e, assim, abrir uma conversa que pode eventualmente levar a uma demonstração e uma venda.

Mas lembre-se de adaptar seus e-mail para diferentes contextos. Um e-mail marketing de e-commerce, por exemplo, será bem diferente de uma proposta comercial para um grande cliente corporativo.

Para resumir, os e-mails de vendas matadores (os que recebem muitas respostas) são curtos e simples, com uma abertura intrigante, um benefício que o cliente pode entender facilmente e um fechamento que tenha uma chamada para ação de fácil execução.

Quer mais dicas sobre como abordar um cliente por e-mail? Então, confira nossa apresentação de slides:

Quer mais dicas? Então, Leia também:

E então, curtiu a versão do artigo em áudio? Nossa ideia é melhorar sua experiência de aprendizado, pois entendemos que nem sempre é possível dedicar tempo para leitura e atualização.

Por isso, aproveite para ouvir este e outros de nosso conteúdos quando estiver dirigindo, ou no transporte público, ou mesmo quando estiver aguardando para entrar em uma reunião de vendas! Agora queremos saber se você gostou da ideia. Deixe seu comentário no post com sugestões do que pode ser melhorado e do que você mais gostou!

Usar e-mails de apresentação de vendas é uma tradicional forma de prospecção, mas existem outras. Confira em nosso e-book gratuito: O GUIA da prospeção