Já pensou em otimizar o CRM que você utiliza para gerenciar seus clientes?

Está sem tempo para ler este conteúdo? Então clique no play abaixo e ouça o artigo na íntegra! 🙂

Principais aprendizados deste artigo:

  • Ao otimizar o CRM, a equipe de vendas é capaz de obter uma visão completa e mais abrangente sobre o comportamento do cliente, fornecendo, assim, uma experiência ainda mais personalizada e cativante.
  • A otimização do CRM oferece benefícios como maiores taxas de conversão, maior retorno sobre o investimento (ROI), aumento nas taxas de retenção, entre outros.
  • Personalizar é uma etapa fundamental da otimização do CRM. Assim, é possível aproveitar toda a flexibilidade que um CRM personalizável pode te oferecer, e ao invés de trabalhar para a ferramenta, você faz com que ela trabalhe para você. 
  • Automatizar tarefas é uma importante prática de otimização do CRM. A automação pode ser implementada em atividades como geração e envio de propostas comerciais, gestão de leads e agendamento de follow-ups.
  • Integrar plataformas de gestão é vital para elevar a performance da operação da sua empresa em um contexto geral. Saiba mais sobre a importância da integração de ferramentas em: Como integrar ferramentas pode ajudar a vender mais
  • Essa integração é essencial para centralizar todas as interações com os clientes em um único lugar, acessível para todos os membros da equipe de vendas. TESTE GRATUITAMENTE O AGENDOR e conheça a nossa integração com o WhatsApp Web!

Um sistema de gestão do relacionamento com o cliente (CRM), por si só, já fornece diversos benefícios para o time de vendas.

Com essa ferramenta, é possível centralizar todas as informações dos clientes, automatizar tarefas repetitivas, obter relatórios de vendas em tempo real e controlar todas as negociações em andamento, sem deixar nenhuma oportunidade de negócio para trás.

No meio de tantos benefícios, é difícil pensar em algo que pode ser aperfeiçoado nesse sentido, não é mesmo?

À primeira vista, pode parecer que sim. Contudo, contratar um CRM e esperar que ele faça milagres no seu negócio sozinho é um ledo engano.

Para alcançar mais eficiência no processo comercial e nas atividades da equipe, é determinante otimizar o CRM.

Neste artigo, vamos te mostrar como fazer isso. 

Continue a leitura para descobrir como otimizar o CRM e conquistar resultados ainda mais surpreendentes!

Por que você deve otimizar o CRM?

Grande parte dos benefícios da otimização de um CRM está relacionada à personalização da sua ferramenta para a realidade do seu negócio. 

Quando isso acontece, é possível alinhar os recursos do CRM com seus processos e fluxos de trabalho, o que permite coletar, armazenar e analisar dados com mais precisão.

Além disso, ao otimizar o CRM, sua equipe será capaz de atingir uma visão completa e mais abrangente sobre o cliente, fornecendo, assim, uma experiência ainda mais personalizada e cativante.

Desse modo, otimizar o CRM oferece uma série de vantagens para a organização, tais como:

  • maior escalabilidade e flexibilidade;
  • atendimento mais personalizado e alinhado com as expectativas do cliente;
  • métricas e indicadores mais assertivos;
  • maior eficiência operacional;
  • maiores taxas de conversão;
  • maior retorno sobre o investimento (ROI);
  • aumento nas taxas de retenção;
  • mais facilidade para engajar clientes.

Bom, por essa lista, já dá para entender que otimizar o CRM significa potencializar sua performance e multiplicar seus benefícios, concorda?

Por isso, sem mais delongas, conheça 6 dicas para otimizar o CRM, no próximo tópico.

6 dicas sobre como otimizar o CRM

Para otimizar o seu sistema de CRM e fazer valer cada centavo investido nesta poderosa solução, siga as dicas abaixo.

1. Personalize seu CRM

A personalização é uma etapa fundamental da otimização do CRM.

Mas não estamos falando apenas sobre alterar os nomes das etapas do funil de vendas para as nomenclaturas que correspondem às fases do seu processo comercial.

Claro, isso é indispensável. Porém, não é o suficiente.

Você deve personalizar tudo o que for possível, desde o funil de vendas, até o formulário de cadastro dos seus clientes.

Assim, você aproveita toda a flexibilidade que um CRM personalizável pode te oferecer, e ao invés de trabalhar para a ferramenta, você faz com que ela trabalhe para você. Este é o primeiro passo para potencializar sua plataforma de gestão. 

Aqui no Agendor nós entendemos a importância da personalização, e é por essa razão que disponibilizamos diversas possibilidades de customização na ferramenta.

Por isso, além de configurar o seu funil e criar campos personalizados, você também pode cadastrar seu portfólio completo de produtos e serviços, inserindo informações como códigos, preços e categorias.

Entenda como isso funciona na prática:

Personalizar o seu CRM o torna mais adaptável para o seu negócio, e com isso, será mais fácil adequá-lo ao seu processo comercial e utilizá-lo para automatizar seu fluxo de trabalho.

2. Automatize tarefas

Não há como otimizar o CRM sem realizar configurações que reduzem erros e o trabalho manual da equipe de vendas.

Nesse sentido, é essencial automatizar tarefas. 

Por padrão, alguns CRM já oferecem automações relacionadas à geração de relatórios, ou ao envio de lembretes e notificações para os usuários para que não se esqueçam de nenhum compromisso ou follow-up importante. 

Sem dúvidas, essas são automações significativas, mas já que estamos falando sobre potencializar seu CRM, devemos ressaltar que ampliar a capacidade de reduzir o esforço humano inclui a automação de ainda mais tarefas.

A automação pode ser implementada em atividades como:

No CRM do Agendor, você pode criar uma automação para identificar a falta de determinadas informações para avançar negócios no funil ou para alterar o status de um negócio para ganho ou perdido.

A mecânica desse recurso é muito simples. Basta definir quais são os campos dos cadastros de negócios que devem, impreterivelmente, ser preenchidos para pode avançar a cada etapa do funil. 

Caso uma negociação seja movida de uma etapa para outra sem essa informação, a plataforma irá disparar a seguinte mensagem:

Veja mais detalhes da qualificação obrigatória de negócios do Agendor em: Como funciona a qualificação obrigatória de negócios do Agendor?

Ah! E não deixe de continuar acompanhando nossos conteúdos. Em breve, lançaremos automações em tarefas, envio de e-mail e geração de propostas. Fique ligado para não perder nenhuma novidade!

3. Integre o CRM com canais de comunicação

Quer levar a experiência do cliente para o próximo nível? 

Então, você não pode deixar de integrar o CRM com seus canais de comunicação!

Essa integração é essencial para centralizar todas as interações e históricos de conversas com os clientes em um único lugar, acessível para todos os membros da equipe de vendas.

Ou seja, quando um cliente entrar em um contato, com qualquer integrante da equipe, ele poderá facilmente acessar seu histórico e já compreender aspectos como:

  • tom de voz do cliente;
  • dúvidas frequentes;
  • principais desafios;
  • suas necessidades;
  • últimas solicitações.

Dessa forma, o time é capaz de fornecer respostas rápidas, contextualizadas e personalizadas.

Você já conhece a integração do Agendor com o WhatsApp Web? Você pode começar a otimizar o CRM agora mesmo, ativando essa integração! 

Veja como ela funciona:

4. Enriqueça seus dados regularmente

Otimizar o CRM proporciona melhor aproveitamento dos dados dos clientes.

No entanto, um CRM não é capaz de garantir que os dados dos clientes não serão alterados ao longo do tempo. Está aí a importância do enriquecimento de dados.

Trata-se do processo de atualização, validação ou coleta periódica de dados dos contatos presentes em sua carteira de clientes, sendo eles ativos ou inativos.

Manter um banco de dados é crucial para que os vendedores não percam tempo pesquisando e validando informações de forma manual constantemente. Mas, além disso, o enriquecimento de dados permite:

  • disparos de e-mail mais eficientes;
  • segmentações de clientes mais precisas;
  • campanhas de vendas para reativar contatos inativos;
  • aprimoramento da nutrição de leads.

Com isso, é possível ter mais facilidade para identificar oportunidades de vendas, e essa é uma das premissas de um CRM, não é mesmo?

Saiba mais em: Enriquecimento de dados: saiba como manter seu banco de dados próspero

5. Crie segmentações diferentes

Outra maneira de otimizar o CRM é utilizar os filtros presentes na plataforma para obter listagens personalizadas de clientes para enviar campanhas de marketing e vendas e elevar seus resultados.

É bastante simples colocar isso em prática.

Pense em critérios-chave para personalizar suas campanhas. Eles podem estar relacionados à data da última compra realizada pelos clientes, localização geográfica, categoria, ou pelo período de tempo que são clientes ativos da sua organização. 

Ative os filtros do seu CRM para obter a lista personalizada de clientes com base nos critérios definidos.

O ideal é mesclar critérios e criar uma lista totalmente específica para enviar campanhas de e-mail marketing segmentadas, oferecer descontos exclusivos ou criar programas de fidelidade exclusivos para esses clientes.

6. Integre o CRM com outras ferramentas

Integrar plataformas de gestão é vital para elevar a performance da operação da sua empresa em um contexto geral.

Você pode, por exemplo, integrar seu CRM com uma ferramenta de automação de marketing, com sistemas de gestão financeira, plataformas de RH etc.

Uma integração de CRM com ferramentas de marketing é muito poderosa! Por meio dessa união, é possível acompanhar o comportamento dos leads desde o momento em que eles interagem pela primeira vez com a sua empresa, até o fechamento da venda. 

As equipes de marketing e vendas podem compartilhar informações sobre os leads, monitorar suas interações com campanhas de marketing e acompanhar seu progresso no funil de vendas. 

Isso permite um alinhamento mais estreito entre as equipes, possibilitando estratégias conjuntas para impulsionar as vendas.

E aí, ficou claro como otimizar o CRM? Está pronto para obter resultados mais consistentes?

Então, não deixe de contar com o CRM do Agendor para te apoiar na jornada rumo ao sucesso da sua empresa!

Ainda não sabe como o Agendor funciona? Não tem problema. Conheça nossa solução em 3 minutos!

Não perca mais tempo e teste o Agendor gratuitamente! Basta clicar aqui para criar uma conta!