O banco de dados de clientes é como se fosse o coração da sua empresa. Ele precisa ser cuidado para receber bons contatos e impulsionar estratégias assertivas que melhorem o relacionamento com o público e direcionem as tomadas de decisão de líderes e gestores.

Principais aprendizados deste artigo:

  • O banco de dados de clientes é um conjunto de informações sobre tudo relacionado ao cliente e à marca, como seus dados pessoais e perfil, hábitos de compra, interações feitas com a empresa, dados demográficos e de navegação no site etc.
  • Investir no desenvolvimento da coleta e do armazenamento de dados de clientes é essencial para orientar as tomadas de decisões e tornar as estratégias de vendas, marketing e atendimento ao cliente mais assertivas.
  • Para organizar um banco de dados eficiente, é necessário, antes de tudo, definir um objetivo para ele e os métodos mais indicados de coleta de dados.
  • Lembre-se de centralizar todos os dados em um só sistema por meio da integração com ferramentas, segmentar a base de clientes, atualizar regularmente o banco de dados e seguir todas as regras impostas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
  • Para otimizar o banco de dados já existente, possibilite acesso fácil e ágil a ele, proteja-o com backup, automatize tarefas repetitivas, mantenha os dados de forma independente e contrate sistemas modernos e inteligentes de gestão que integrem outros softwares.
  • Baixe grátis nosso e-book Indicadores de Vendas e Marketing: KPIs que você deve usar e saiba como acompanhar seu desempenho comercial! Para colocar tudo em prática, faça um teste gratuito do CRM do Agendor!

Ele possui muitas formas de utilização e, por isso, para ser explorado, é preciso ser organizado de acordo com os objetivos da organização.

Mesmo que a sua empresa seja grande e possua um banco de dados volumoso, saiba que é possível estruturá-lo de forma que potencialize as campanhas de marketing e a ação de vendedores por meio do conhecimento aprofundado sobre leads e clientes.

A ideia é orientar a gestão e a tática da equipe de vendas e marketing por dados concretos e em tempo real. Essa é a base de um gerenciamento preciso e eficiente.

Para conhecer toda a potência de um banco de dados bem-estruturado, leia até o final e confira o que é e qual a importância do banco de dados de clientes. E mais: veja dicas para organizar e otimizar a base de contatos da sua empresa!

O que é o banco de dados de clientes?

O banco de dados de clientes é um conjunto de informações sobre o perfil, os interesses, as interações e os hábitos de compras de um consumidor. Ele inclui ainda dados demográficos, de navegação no site e sobre o negócio B2B, como setor de atuação, quantidade de colaboradores, faturamento, soluções oferecidas etc.

Ele pode ser montado em planilhas, porém, o método mais eficiente para usar todo o potencial dos dados de clientes é reuni-los e gerenciá-los em um software de CRM.

Principais características do banco de dados de clientes

  • Possibilidade de gerenciar uma grande quantidade de contatos.
  • Garantia de segurança e credibilidade nos dados gerados.
  • Possuir backup periódico.
  • Ter facilidade de acesso.
  • Os dados devem ser independentes, associados e sem predominância entre si.

Qual a importância do banco de dados de clientes?

A maior importância do banco de dados é orientar as tomadas de decisões e estratégias corporativas principalmente das equipes de vendas, marketing e atendimento ao cliente. A precisão das informações colhidas evitam que gestores façam escolhas por achismos ou intuição. Ele possibilita uma gestão mais assertiva e realista.

Por que ter banco de dados de clientes?

Veja mais motivos de por que ter um banco de dados de clientes na sua empresa:

  • permite que as equipes conheçam profundamente seus leads e clientes e possam definir seu perfil de cliente ideal para se comunicar com as pessoas certas;
  • agiliza a busca por dados, o que demoraria horas ou dias se fosse usada uma planilha;
  • torna a segmentação de clientes muito mais precisa, otimizando as campanhas por e-mail marketing;
  • possibilita um melhor gerenciamento do funil de vendas;
  • personaliza a comunicação com sua base de contatos;
  • permite a integração de sistemas e ferramentas, como as de automação de marketing;
  • possibilita a automatização de tarefas manuais e rotineiras, como preenchimento de cadastro de clientes;
  • fornece maior riqueza para planejar ações de atrair, conquistar, reter e fidelizar clientes;
  • facilita e agiliza o trabalho da equipe de atendimento por fornecer dados de forma rápida e eficiente, como histórico de compras e interações realizadas com a marca.

Como organizar o cadastro de clientes no banco de dados?

Para organizar o cadastro de clientes no banco de dados é necessário seguir algumas medidas fundamentais, como:

Confira mais dicas sobre cada uma delas!

1. Determine um objetivo para o banco de dados

Antes de começar a desenvolver, de fato, o seu banco de dados, é essencial entender o porquê ele está sendo criado. Por que a empresa precisa dele? Em que ele vai ajudar?

Crie um propósito para ele e compartilhe com todos os envolvidos. A finalidade pode ser desde melhorar a experiência do cliente até pesquisar as regiões e os produtos/serviços mais rentáveis e pensar em estratégias para vender ainda mais.

Não se esqueça de que o objetivo é apenas o primeiro passo. Desenvolva-o em um planejamento com metas e prazos de tarefas necessárias para elaborá-lo e mantê-lo atualizado.

2. Defina a forma da coleta de dados

Pensa só: os dados surgem durante qualquer interação de um lead com seu site, suas redes sociais, seu blog e suas equipes de vendas, marketing e atendimento. Por isso, é necessário focar em quais serão os meios de coletá-los.

Isso é definido justamente após a determinação do objetivo para entender quais métodos serão mais eficientes.

Algumas formas de coleta de cadastro de cliente para o banco de dados são:

  • inbound marketing: para baixar um e-book ou qualquer outro material é preciso que o lead preencha um formulário de cadastro;
  • entrevistas com clientes;
  • questionários enviados por e-mails: uma dica é oferecer alguma recompensa como sorteio, conteúdo rico e exclusivo ou descontos para ter o maior número de respostas;
  • pelo Google Analytics ou outra plataforma de análise;
  • pelas redes sociais, como o Instagram Insights;
  • ferramentas de automação de marketing;
  • softwares de gestão de vendas, como o sistema de CRM.

3. Centralize os dados em um só local

Outra forma de organizar os dados de clientes da empresa é fazer integrações entre ferramentas e sistemas e acessar tudo de um único local. O sistema de CRM possui diversas integrações possíveis, por exemplo, e mostra tudo em seu software, fornecendo relatórios ricos e completos.

Entenda mais: Como integrar ferramentas pode ajudar a vender mais

principais funcionalidades de um sistema de controle de vendas

4. Segmente os clientes

Um dos melhores métodos de otimizar e organizar a base de contatos é segmentá-la. Isso ajuda a encontrar dados de forma mais rápida e precisa.

Por isso, determine quais serão os critérios de categorização e classifique todos os dados relevantes, como nome do cliente, empresa, setor de atuação, cidade, quantidade de colaboradores, e-mail, comportamento de compra e etapa na jornada do cliente.

A partir disso, é possível encontrar as estratégias certas para guiar cada lead e cliente pelo funil de vendas, focando na fidelização a longo prazo.

5. Atualize regularmente o banco de dados

É de extrema importância que a base de contatos seja atualizada constantemente, de forma inteligente, focando apenas nas informações relevantes para não sobrecarregar o banco de dados.

Essa prática ajuda a reduzir custos, sem necessidade de garantir maior espaço de armazenamento, além de aumentar a produtividade e a assertividade de campanhas de marketing e abordagem de vendas.

Para deixá-lo sempre organizado e atualizado, limpe regularmente o banco de dados e identifique erros para eliminá-los, como dados obsoletos, falhas humanas com erros de digitação, dados duplicados etc.

Por fim, destacamos a necessidade de cumprir integralmente as regras e as normas determinadas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Estude a legislação e entenda como tratar os dados colhidos e respeitar a segurança e a privacidade dos seus leads e clientes.

Leia também: A importância do cadastro de clientes: veja 4 motivos para manter um cadastro perfeito!

Como otimizar os dados de clientes da empresa?

Se você já coleta informações e utiliza o sistema de CRM e outras ferramentas de gestão e controle, saiba que os dados de clientes podem ser otimizados de diversas formas:

  • possibilitar um acesso fácil e rápido aos dados, realizado por qualquer dispositivo;
  • proteger o dados com backup;
  • automatizar tarefas rotineiras e repetitivas, como o preenchimento do cadastro de clientes no CRM que aparece direto no ERP;
  • os dados precisam ser independentes e sem predominância entre si;
  • contrate sistemas modernos e inteligentes, como ótima capacidade de processamento em tempo real e possibilidade de ser escalável a médio e longo prazo.

Por fim, não deixe de enviar pesquisas de satisfação, enviar conteúdo ricos gratuitos, criar perguntas nas redes sociais, entre outras medidas para se aproximar mais do clientes e entender suas necessidades, seus desejos e sua satisfação com a marca.

Vamos colocar todas essas dicas sobre dados de clientes em prática? Faça agora uma demonstração gratuita do CRM do Agendor e veja como ele potencializa a gestão comercial e ajuda a definir processos operacionais eficientes e rentáveis!