Um sistema de CRM é um instrumento essencial para a rotina e gestão comercial de uma empresa – principalmente quando você pode contar com um CRM personalizável!

Principais aprendizados deste artigo:

Por meio desta ferramenta, é possível otimizar as atividades dos vendedores, centralizar os históricos e interações com o cliente, acompanhar de perto as negociações em andamento e, sobretudo, analisar indicadores e métricas cruciais para mensurar o desempenho do time de vendas.

No entanto, para que um CRM consiga atender os usuários de forma completa e entregar resultados mais consistentes, é preciso que seja um CRM personalizável.

As personalizações ajudam a deixar a plataforma de CRM “com a cara da sua empresa”, e possibilitam que ele seja mais realista e assertivo em seus relatórios e análises.

Dessa forma, toda a empresa ganha, já que pode operar com mais segurança, tendo certeza de que o CRM escolhido comporta todas as suas particularidades.

Quer saber mais sobre o que é um CRM personalizável e o que uma empresa ganha ao adotar essa tecnologia?

Então continue a leitura para conferir! 

Vamos também apresentar 7 funcionalidades do CRM personalizável do Agendor que as empresas que se preocupam em adotar sistemas completos não podem deixar de utilizar. Não perca! 

O que é um CRM personalizável?

Um sistema de CRM (Customer Relationship Management; em português, gestão de relacionamento com o cliente) é uma solução em software que permite que as empresas possam centralizar os dados e interações dos seus clientes, desde um primeiro contato, até as ações de pós-venda e manutenção de carteira.

Esta solução é mais utilizada pelos times de marketing, atendimento e vendas, que são as áreas dedicadas à atração, conversão e fidelização de clientes.

Com o CRM, os times podem ter maior clareza sobre o comportamento do cliente, sua jornada de compra e suas dores e necessidades.

Assim, podem construir processos que favoreçam as vendas, a retenção e, portanto, a lucratividade da empresa.

Um CRM personalizável, por sua vez, trata-se da ferramenta de CRM que consegue ser configurada a partir das singularidades de uma empresa.

Isso significa que alguns aspectos dos seus recursos podem ser alterados para melhor atender seus usuários, que podem trabalhar com um sistema que esteja mais aderente à sua realidade.

Veja, a seguir, quais são os benefícios em adotar um CRM personalizável na sua empresa.

Quais são as vantagens de ter um CRM personalizável na empresa?

Você consegue imaginar qual é o potencial de uma tecnologia que esteja adequada para o seu modelo de negócio?

Sim, ela pode trazer resultados muito incríveis e consistentes!

Conheça algumas vantagens de um CRM personalizável na empresa:

Time de vendas mais seguro para agir com base em dados

Para que as atividades diárias dos vendedores sejam realmente convertidas em vendas, eles precisam de uma ferramenta de CRM personalizável, com as configurações certas que facilitem sua organização e usabilidade.

Quando isso acontece, os vendedores encontram uma solução segura, que proporciona os dados e métricas fidedignas para tomarem qualquer decisão. Com isso, podem tocar suas negociações de forma mais destemida, aumentando as chances de conversão.

Elaboração de estratégias mais assertivas

Com o CRM personalizável, uma empresa pode configurar seu funil de vendas, as categorias dos clientes, status das negociações e as atividades feitas relacionadas a cada cliente, por exemplo.

Automaticamente, o CRM coleta e faz a análise desses dados, proporcionando mais visibilidade e clareza sobre o que deve ser melhorado dentro do processo de vendas, e sobre o que é um ponto forte e pode ser potencializado.

Indicadores mais confiáveis

Quando um CRM está em sinergia com os processos que realmente acontecem na sua empresa, pode gerar indicadores e relatórios mais fiéis à realidade do seu negócio. Desse modo, os gestores podem tomar decisões de maneira mais coerente. 

Abrange mais áreas da empresa

As integrações com outras plataformas também estão inseridas em um CRM personalizável. 

É possível integrar o CRM com sistemas como:

  • ERPs;
  • plataformas de automação de marketing;
  • ferramentas de prospecção;
  • sistemas de atendimento ao cliente;
  • sistemas de e-procurement.

Consequentemente, mais departamentos da empresa são conectados, e operam de forma mais harmônica. 

Equipe de marketing mais eficiente

A antecipação das necessidades dos clientes é um dos grandes benefícios em utilizar um CRM. 

Além disso, também é possível compreender mais profundamente o perfil, o comportamento dos compradores e, portanto, elaborar ICP e personas, que são ferramentas cruciais para estratégias de marketing e vendas de sucesso.

Por meio desses fundamentos, a equipe de marketing pode traçar planos de marketing que impulsionem a captação de leads e, como resultado, aumentem as vendas.

7 funcionalidades do Agendor para personalizar o CRM 

Você sabia que o Agendor possui um CRM personalizável que viabiliza todas as vantagens que citamos no tópico anterior?

Acompanhe a leitura para conhecer os recursos personalizáveis do Agendor!

1. Campos customizáveis

Imagine que sua empresa é uma corretora de planos de saúde para empresas. Você deve, essencialmente, inserir o número de vidas que existem dentro do cadastro de empresa no CRM para ter controle sobre o potencial de venda de cada oportunidade.

É necessário que seu CRM tenha um campo específico para fazer uma gestão mais assertiva destas informações.

No Agendor, é possível criar campos customizáveis para cadastrar as informações mais pertinentes para o seu modelo de negócio!

campos customizados no agendor

2. Quantidade e valor por produto ou serviço

Além do nome dos produtos e serviços que uma empresa vende, é muito importante sinalizar seus valores e descontos concedidos para analisar cada negociação com mais precisão. 

Ao trabalhar com produtos, uma organização deve mensurar cada quantidade e, claro, o valor exato de cada produto para analisar a negociação de cada pedido emitido pelos representantes de vendas. 

Cada serviço oferecido também precisa ter seus valores devidamente vinculados para que os cadastros das negociações sejam mais completos e os relatórios ainda mais ponderados!

3. Personalização de funis

É primordial que um CRM consiga comportar todo o seu processo de venda. Para isso, é necessário personalizar cada etapa do funil de vendas.

Mais do que isso, você deve criar um funil específico para cada processo de venda que sua empresa pratica, visto que, muitas vezes, diferentes serviços ou produtos exigem processos distintos, o que assegura uma experiência de compra do cliente mais satisfatória. 

Veja como adicionar mais funis no Agendor:

Basta acessar a aba de Negócios e selecionar o ícone de engrenagem para adicionar um novo funil. Simples, não?

E para adicionar uma nova etapa para determinado funil, o processo é tão simples quanto!

4. Motivo de perda de um negócio

Não há como negar que uma negociação perdida é um fator negativo para o time de vendas. 

Apesar disso, podemos aprender (e muito!) com as vendas que foram declinadas.

Com os motivos de perda de negócios, os gestores podem identificar quais são as razões que levam os clientes a não darem andamento nas tratativas e, com isso, conseguem implementar as mudanças necessárias para diminuir a ocorrência destes casos.

Saiba como configurar os motivos de perda de negócio no Agendor:

5. Categoria e setores de clientes

Mencionamos que, com um CRM personalizável, as equipes de vendas e marketing podem construir ICPs para guiar suas estratégias.

Contudo, para que isso seja executável, cada cadastro de cliente deve conter informações fundamentais como categoria e segmento, que devem estar alinhadas com as características do seu público-alvo.

Conheça a funcionalidade de segmentação de clientes no Agendor: 

6. Origem dos clientes

Se perguntássemos qual é o seu canal de captação que traz mais receita para a sua empresa, você saberia responder?

Caso não saiba, este é um sinal de que você precisa de um CRM personalizável!

Com o Agendor, você pode definir uma origem para cada cadastro de cliente e entender qual canal de captação é mais rentável e traz maior volume de clientes e negociações.

7. Métricas e relatórios

Cada negócio tem a necessidade de analisar diferentes aspectos de suas vendas, contudo, não é todo CRM que irá fornecer relatórios específicos para cada ponto singular a ser investigado.

Veja, por exemplo, como criar relatórios com o CRM personalizável do Agendor:

Aperfeiçoe sua performance de vendas agora mesmo!

Agora você conhece as principais funcionalidades do CRM personalizável do Agendor que fazem com que nossa plataforma esteja mais alinhada com a realidade da sua empresa.

Então, se você ainda não possui um CRM para alavancar o potencial de faturamento da sua empresa, não deixe de testar nossa solução 100% brasileira!

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