Por que você precisa do enriquecimento de dados? Simplesmente porque os dados são a força vital de uma empresa!

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Principais aprendizados deste artigo:

Você já deve ter percebido que os dados são a nova regra do jogo na disputa por diferencial competitivo.

São os dados que norteiam todas as ações de uma organização, já que englobam insights sobre o mercado, indicadores e métricas de performance da empresa e informações sobre os seus clientes e sobre o público-alvo.

E não é sobre quantidade, mas sim sobre qualidade. Afinal, dados desatualizados só prejudicam suas estratégias, afetam seu retorno financeiro e impactam negativamente no relacionamento com o cliente. 

Principalmente no mercado B2B, os dados passam por constantes mudanças. Profissionais mudam de cargos e de empresas constantemente, o que automaticamente pode gerar dados desatualizados. 

Nesse contexto, manter os dados comerciais atualizados e buscar formas de agregar mais detalhes a essas informações é essencial para melhorar a geração de leads, as abordagens de vendas e a produtividade da equipe.

Processos como o enriquecimento de dados são importantes porque ajudam a manter seus dados valiosos!

Isso pode ser feito manualmente ou então com o apoio de ferramentas que contam com inteligência artificial e big data para automatizar essa tarefa e realizar o enriquecimento de dados em massa.

Seus vendedores passam muito tempo pesquisando e validando os dados dos leads? Seus disparos de e-mail estão frequentemente esbarrando em dados inválidos?

Então você precisa urgentemente do enriquecimento dos dados da sua empresa.

Continue lendo o artigo e saiba mais sobre a importância, os benefícios e o que fazer para manter seu banco de dados próspero!

O que é enriquecimento de dados?

Enriquecimento de dados é o processo de atualização, validação ou coleta periódica de dados dos contatos presentes em sua carteira de clientes, sendo eles ativos ou inativos. Ao realizar este processo, as empresas podem corrigir excluir dados inutilizáveis, remover duplicidades e adicionar detalhes aos dados existentes para fortalecer as informações do perfil dos clientes.

Você sabia que 49% dos profissionais de marketing B2B não confiam na qualidade de dados de suas empresas?

Agora, reflita: se a equipe de marketing não confia nos dados, como poderão traçar estratégias assertivas para geração de leads? 

Sem dados confiáveis, o time de vendas tende a gastar mais tempo pesquisando e validando as informações de contato dos clientes e perde esforço com tentativas falhas de contato para prospecção.

E esta é só a ponta do iceberg.

Trabalhar com dados desatualizados é como viajar com uma bússola quebrada. Você nunca conseguirá chegar ao seu destino.

Em contrapartida, sabemos que é humanamente impossível realizar a validação e a coleta de dados a todo o segundo, e é por essa razão que o processo de enriquecimento de dados deve acontecer de forma recorrente na sua empresa, preferencialmente com a ajuda da tecnologia.

Antes de falarmos mais sobre como fazer isso, conheça os benefícios do enriquecimento de dados, a seguir.

Quais são os benefícios do enriquecimento de dados?

Os dados são o caminho mais seguro para que as empresas atinjam o sucesso. Desse modo, fortalecê-los só promoverá bons resultados. Listamos alguns exemplos:

Aumenta a produtividade dos vendedores

Pesquisas apontam que os vendedores passam somente 35,2% do seu tempo vendendo. Dentre as outras tarefas não relacionadas a vendas, certamente há um espaço para pesquisa e validação de dados. Portanto, enriquecer os dados e manter um banco forte remove gargalos cruciais para que os vendedores vendam mais.

Maior conhecimento sobre o perfil de cliente ideal

Com dados mais profundos e atualizados, sua empresa poderá traçar um perfil de cliente ideal ainda mais certeiro e poderá utilizar essa informação para aprimorar suas estratégias de fidelização e promover uma experiência do cliente mais agradável.

Para mais, as estratégias de vendas e a construção do funil de vendas são ações determinantes para a lucratividade do negócio, também embasadas nas informações que a sua empresa possui sobre o ICP.

Aumenta as vendas

O enriquecimento de dados fornece mais contexto para cada oportunidade de vendas. E quanto mais conhecimento você tiver sobre um prospect, maiores são as chances de convertê-lo.

Como você pode enriquecer seus dados?

Existem, essencialmente, duas maneiras de enriquecer os dados da sua empresa:

1. Pesquisa e validação manual

Este método envolve pesquisas manuais nos mecanismos de buscas tradicionais, nos sites das empresas e no LinkedIn.

Como você deve imaginar, as pesquisas manuais são eficientes somente para uma pequena quantidade de dados. Para maiores quantidades, é quase inviável enriquecer dados dessa forma.

Ainda assim, pesquisas como está podem tomar muito do tempo dos vendedores, por isso é interessante considerar o apoio dos softwares de enriquecimento de dados para automatizar a validação e coletar mais leads.

2. Software de enriquecimento de dados

Os softwares de enriquecimento de dados são soluções que capturam dados em massa automaticamente através do site da empresa ou do LinkedIn utilizando inteligência artificial. Este é o método ideal para descobrir pessoas em cargos determinantes para suas vendas e acrescentá-las na sua base.

Além disso, os softwares de enriquecimento de dados reduzem significativamente os erros que podem surgir ao realizar este processo manualmente e evitam que informações importantes sejam perdidas. E mais: com essa solução, você poderá ter mais flexibilidade para definir quais dados deseja coletar e configurar fluxos de automação para que o enriquecimento de dados ocorra periodicamente.

Alguns dos softwares deste segmentos são também plataformas de prospecção B2B, pois além de coletar dados também apresentam recursos como lead scoring, segmentação de leads, mapeamento de mercado e envio de fluxos de e-mails para os dados capturados.

Algumas alternativas de softwares de enriquecimento de dados que você encontra no mercado são:

  • Econodata;
  • Exact Sales;
  • Fourtwo;
  • Cortex;
  • Neoway;
  • Clearbit;
  • DemandTools.

Depois de realizar uma das duas formas de enriquecimento de dados, você deve atualizar seus dados no seu CRM. Isso é fundamental para a boa utilização dos dados!

Aliás, é necessário atualizar todas as suas ferramentas de gestão que também utilizem os dados dos clientes, como as plataformas de atendimento ao cliente, marketing, ERPs e sistemas de gestão financeira.

4 formas de usar o enriquecimento de dados na prática

Depois de enriquecer seus dados, prepare-se para definir táticas e ações mais consistentes, seguras e que geram números positivos:

1. Torne o disparo de e-mails mais eficiente

O enriquecimento de dados evita que o domínio do seu e-mail seja identificado como SPAM e bloqueado por disparar e-mails em massa para endereços inválidos. 

Sendo assim, você pode utilizar os dados enriquecidos para aprimorar as suas listas de e-mails para realizar disparos mais certeiros e não cair no esquecimento por conta dos SPAMs.

Além disso, o enriquecimento permitirá que você conheça mais sobre seus clientes, e com isso poderá enviar e-mails mais personalizados. Lembre-se de que mensagens de e-mails personalizadas têm uma taxa de abertura 46% maior!

2. Segmente seus clientes com mais precisão

Também é possível criar campanhas de marketing e anúncios mais segmentados com o enriquecimento de dados, estruturando as características que diferentes perfis de clientes compartilham e construindo a comunicação mais adequada para atingir melhores resultados.

Uma segmentação mais detalhada e atualizada consequentemente o levará a:

  • definir os melhores pontos de contato com seus clientes;
  • desenvolver e posicionar seus produtos e serviços com mais eficiência;
  • prospectar com mais estratégia.

3. Reative seus clientes inativos

Por exemplo, você viu que um cliente antigo mudou de endereço e agora está morando na mesma cidade que a sua empresa. O enriquecimento de dados ajuda a personalizar sua abordagem com conversas que sigam a seguinte linha: 

“Oi, José! Aqui é o Gustavo do Agendor, vi que você se mudou para São Paulo recentemente. Gostaria de lhe dar as boas-vindas pessoalmente e saber das suas primeiras impressões sobre a Terra da Garoa. O que acha de tomarmos um café? Temos várias atualizações no Agendor que gostaria de te apresentar também. Acredito que podem ser interessantes para você. Conheço uma cafeteria show de bola aqui perto do nosso escritório. Me retorne se tiver interesse. Um abraço!”

Neste exemplo, temos uma forma de reativar clientes inativos e, de quebra, uma comunicação bastante personalizada.

4. Melhore a nutrição de leads

Outro forma de uso do enriquecimento de dados é realizar este processo para descobrir novos segmentos a serem explorados, assim como facilitar o entendimento de informações orientadas à percepção de valor que podem gerar uma compra.

Nesse sentido, o enriquecimento de dados é determinante para a nutrição e para o sucesso das etapas anteriores da gestão de leads. Veja quais são elas:

Os 6 passos da gestão de leads

Como enriquecer seus dados comerciais utilizando o Agendor

Se você utiliza o Agendor, pode fazer o enriquecimento de dados de empresas e atualizar suas informações no CRM em poucos cliques!

Com o preenchimento automático de dados a partir do CNPJ, você pode atualizar os dados dos seus clientes e criar novos leads facilmente.

Basta inserir o CNPJ dos seus clientes e o Agendor atualizará os campos de empresa com dados disponibilizados no site da Receita Federal. São eles:

  • Razão social;
  • Telefone;
  • E-mail;
  • Endereço;
  • Descrição: Data de abertura da empresa; Porte da empresa; Situação cadastral; Data da situação cadastral; Quadro de sócios e administradores; Código e descrição da atividade econômica principal.

Veja um exemplo na prática:

Autopreenchimento de dados por CNPJ do Agendor
Ao inserir o CNPJ, o Agendor automaticamente indica a razão social correspondente.

Role a tela do formulário mais para baixo e você verá outros campos preenchidos, como o campo de Descrição, que traz mais detalhes sobre a empresa:

Autopreenchimento de dados por CNPJ do Agendor

E mais informações de contato e endereço:

Autopreenchimento de dados por CNPJ do Agendor
Autopreenchimento de dados por CNPJ do Agendor

E para evitar a perda de algum dado importante para você, o Agendor não atualizará automaticamente os dados de empresas já cadastradas nos seus contatos.

Conheça esta funcionalidade e comece a enriquecer seus dados comerciais em poucos cliques! Crie uma conta e teste gratuitamente o Agendor!