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Como o Agendor pode te ajudar na reativação de clientes e negociações

Escrito por
Douglas da Silva

Se você é vendedor, ou mesmo gestor de uma equipe comercial, já deve ter se deparado com uma das situações:

1) Um prospect gosta do seu produto, tem o budget necessário para comprá-lo mas, por razões internas, decide não fechar um negócio no momento e te pede para voltar a entrar em contato dentro de algum tempo (semanas ou meses) para retomar a negociação.

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2) Um cliente, que fechou um plano mais longo, seja ele trimestral, semestral ou anual, não renovou esse plano por alguma insatisfação ou decisão interna.e acaba caindo na “lista de esquecimento” do vendedor, que não realiza uma nova venda.

3) Algum cliente não recebe a atenção pós-venda necessária e acaba desengajando com seu produto, inativando sua conta.

Algum dos cenários te soa familiar?

Independente de qual seja o caso, situações como as citadas podem gerar uma série de problemas, como perda de oportunidades ou um relacionamento falho com seu cliente.

E, em todos esses cenários, ter uma plataforma de CRM para gerenciar toda a operação de venda pode trazer resultados satisfatórios.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre:

  • Como as situações descritas acima podem prejudicar seus resultados;
  • Porque um CRM pode ser uma ferramenta útil para gerenciar esses problemas;
  • Como o Agendor pode te ajudar na reativação de clientes e negociações.

Está sem tempo para ler o conteúdo? Gostaria de poder acompanhá-lo enquanto dirige, caminha ou realiza outra atividade? Então não perca tempo e ouça este artigo na íntegra. Basta clicar no play! Agradecemos o seu feedback nos comentários 🙂

Negociações futuras: não deixe seu cliente sem resposta

Manter um relacionamento próximo com um prospect é cada vez mais necessário para um vendedor e deve estar como tarefa em sua rotina.

Lembre-se: um atendimento de qualidade pode ser um fator diferencial na hora de decidir de quem comprar.

Se você ainda utiliza ferramentas como agendas e post-its para anotar lembretes, reflita: quão fácil pode ser esquecer um prospect que te pediu para ser contatado novamente dentro de meses?

Algo muito provável de acontecer é deixá-lo sem nenhuma resposta quando a data desse follow-up chegar porque, no meio da correria da rotina, anotações e lembretes podem passar despercebidos.

Nesse caso, o cliente, caso já esteja apto para a compra ou renovação de um plano, pode acabar fechando negócio com o seu concorrente.

Mantenha os clientes antigos no seu radar

Outro erro gravíssimo que um vendedor pode cometer é focar tanto na busca por novos clientes que os antigos acabam ficando sem a atenção devida.

Um processo de venda não termina no momento do fechamento do negócio. Bons vendedores sabem o valor da fidelização de um cliente e como isso pode impactar no alcance das suas metas de venda.

Pode ser que seja mais simples conseguir novos clientes do que resgatar aqueles que deixaram de comprar e ficaram insatisfeitos com sua marca ou atendimento.

A solução para isso então é prevenir que isso aconteça! Como? Fazendo um pós-venda de qualidade!

Talvez o time comercial não seja capaz de resolver insatisfações do cliente referentes ao produto, mas pode fazer muito por ele dando a atenção e cuidados necessários, principalmente depois de ele já ter fechado negócio.

Caso o cliente já esteja desengajado, é necessário encontrar estratégias para entender o que aconteceu e o que você pode fazer para recuperar esse negócio.

Aproveite para conferir também este artigo: 7 táticas para recuperar clientes inativos

Benefícios de um CRM para o acompanhamento de todo o processo comercial

Com um CRM, problemas relacionados a follow-up e pós venda quase sempre podem ser evitados.

Isso acontece porque esse modelo de sistema possui funcionalidades como:

  • Agendamento de tarefas futuras para o vendedor, com notificações que avisam o vendedor de tudo o que foi agendado;
  • Históricos de clientes, com datas precisas de quando ocorreram negociações (ganhas e perdidas), última compra e etc;
  • Cadastros de clientes em uma só base, o que evita perda de dados como telefone de contato ou endereço.

Com o apoio de funcionalidades como as listadas, a rotina do vendedor fica mais organizada.

O gestor, inclusive, pode acompanhar melhor os negócios a serem discutidos no futuro e clientes que talvez precisem ser contatados pela equipe comercial.

Como o Agendor pode otimizar a reativação de clientes e negociações

O Agendor pode ser uma ferramenta que age como um assistente pessoal para o vendedor no dia a dia e ajuda-o a otimizar sua rotina comercial.

A gama de funcionalidades oferecidas, quando bem utilizadas, podem ser muito benéficas no processo de reativação de negociações em aberto, bem como clientes inativos.

Confira como:

Agendamento de tarefas sem limite de data

O Agendor possui opção de agendar tarefas sem limite de prazo. Ou seja, mesmo que você só precise voltar a falar com um prospect daqui 6 meses, é possível deixar essa tarefa agendada na plataforma.

E não há risco de esquecer a tarefa, já que a ferramenta envia lembretes daquilo que foi agendado no dia em que o compromisso ocorre.

Sendo assim, a possibilidade de você perder uma possível venda por esquecer daquele cliente diminui bastante.

Todos os detalhes da negociação à distância de um clique

Outro problema que o uso do Agendor pode evitar é esquecer os detalhes da negociação anterior com o mesmo prospect.

Alimentando o sistema corretamente, o vendedor consegue acessar informações de um determinado cliente, bem como do processo de negociação com ele.

Assim, detalhes como:

  • os dados do cliente;
  • o produto no qual ele tinha interesse;
  • qual era o problema que ele precisava resolver;
  • o que foi negociado e quais foram as condições da venda;
  • o motivo pelo qual o cliente não seguiu adiante com a compra;

ficam a um clique, e podem ajudar o vendedor a conseguir fechar a venda dessa vez.

Pós venda de qualidade = clientes mais engajados

Outra funcionalidade do Agendor que pode ajudar a estreitar seu relacionamento com clientes é a rota de vendas.

Com ela, você pode aproveitar idas à reuniões com outros prospects para visitar aqueles que já são seus clientes e, dessa forma, fortalecer a fidelização deles.

É claro que essa atitude do vendedor é apenas parte de todo o processo de manter o cliente engajado com seu produto ou serviço, mas é um esforço que pode valer muito a pena.

Recuperação de clientes inativos

Para recuperar um cliente que desistiu do relacionamento com sua empresa, é preciso, primeiramente, entender o que ocorreu.

No Agendor, através das funcionalidades como histórico de relacionamento, contato, e-mails trocados e relação de pedidos e compras feitas pelo cliente, você pode começar a ter algumas dicas de como sondar esse cliente para compreender qual foi o problema.

Conclusão

Mesmo para pessoas com boa memória, é sempre bom frisar que o cérebro humano é falho e, na correria da rotina comercial, conciliar a busca por novas vendas e o contato com clientes antigos pode ser um desafio.

Por isso, uma ferramenta que ajude a equipe de vendas a se lembrar das negociações em stand-by, bem como de clientes inativos, pode ser essencial para não perder negócios.

O Agendor, como mostramos, auxilia na organização do processo comercial e no acompanhamento de toda a carteira de clientes e tudo o que está sendo negociado.

Sua equipe comercial enfrenta algum dos problemas citados neste artigo? De que maneiras você acredita que o Agendor pode te ajudar? Compartilhe nos comentários!

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