• – Liga para o Dr. Ferraz, por favor, ele quer falar com você sobre aquela entrega urgente. – diz o diretor comercial.
  • – Dr. quem? Que entrega? – responde o vendedor.
  • – O Dr. Ferraz, da Autopeças Ferraretto, o telefone dele tá aí na agenda, ou naquela planilha que tá no computador do Almeida.
  • – Almeida! – grita um vendedor para o outro – Você conhece algum Dr. Ferreira, da Autopeças Ferrazzeto?

Sim, parece um episódio de algum seriado de comédia americano, mas, na verdade, é a realidade do departamento de vendas de algumas empresas.

Sem um controle eficaz do cadastro de seus clientes, elas apelam para agendas de papel e planilhas de Excel, gerando muita confusão ou, ainda pior, a perda de vendas.

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Neste artigo, vamos dar algumas sugestões de melhoria para uma empresa que cresceu e precisa se adequar às novas ferramentas estratégicas disponíveis no mercado, como sistemas de CRM, por exemplo.

Acompanhe:

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Conheça outras ferramentas que podem auxiliar em sua vendas: Pesquisa de satisfação de atendimento: entenda os benefícios para o seu negócio

CRM: o cadastro de clientes é só o começo

Muitos problemas de uma empresa ao se relacionar com seus clientes estão ligados à falta de comunicação entre setores e funcionários, além de entraves na coleta e compartilhamento de dados importantes sobre sua carteira de clientes.

Para isso, ferramentas de CRM vêm sendo cada vez mais decisivas quando o assunto é o aumento das vendas e da produtividade de um negócio.

Mas você sabia que contar um software de CRM apenas para o cadastro de clientes não faz qualquer sentido? Entenda os motivos e saiba quais funcionalidades você deve procurar em um software que realmente te ajude na gestão de seu relacionamento com os clientes.

Assim, você evitará o tipo de diálogo que descrevemos no início desta postagem, além de aumentar muito a satisfação de seus clientes e, por consequência, a conversão de vendas e a fidelização de clientes.

Principais vantagens de um sistema CRM e do cadastro de clientes

Realizar cadastro de maneira manual ou até mesmo através de programas como o Excel não são opções funcionais e muito menos produtivas para uma empresa.

Essa maneira quase arcaica é muito sujeita a erros de coleta, além de entraves de compartilhamento e dificuldade de atualizações. Afinal, imagine quão pouco prático é enviar dados de um setor a outro via planilhas, por exemplo.

Com os transformação digital, novas opções surgiram para tornar tarefas como essa muito mais fáceis de serem realizadas.

Conheça a seguir algumas vantagens que um cadastro de clientes no CRM pode proporcionar:

1. Informações centralizadas

Manter o cadastro de clientes centralizado irá facilitar a integração de dados, bem como seu compartilhamento entre os departamentos da empresa.

Assim, erros de comunicação e a lentidão de se compartilhar arquivos entre os funcionários serão solucionados de uma maneira prática e simples com um cadastro de clientes no CRM.

Além disso, as atualizações de dados poderão ser mais rápidas, o contato entre a equipe será facilitado e muito mais colaborativo, ocorrendo em tempo real.

2. Registro de informações

Ao se cadastrar os clientes via CRM, os dados mais variados e considerados relevantes sobre eles serão registrados.

  • Quer saber quais produtos foram comprados por uma determinada empresa?
  • E em quais quantidades?
  • Alguma insatisfação foi detectada?

Tudo estará devidamente armazenado! Um bom CRM deve cadastrar até os emails trocados com cada cliente.

Assim, a tomada de decisão e a criação de estratégias serão mais seguras e assertivas, já que contarão com informações essenciais sobre o relacionamento com seus clientes.

3. Melhora do relacionamento com os clientes

Ao coletar e manter o registro centralizado de informações dos clientes, será possível detectar comportamentos, preferências e especificidades de cada um deles. Com isso, ao conhecer cada cliente profundamente, a empresa poderá apostar na melhor forma de se relacionar especificamente com ele, oferecendo a solução que sua empresa realmente necessita, no momento certo e com um preço acessível.

4. Aumentar credibilidade da empresa no mercado

Informação e organização fazem toda a diferença. E não se engane pensando que os clientes não conseguem perceber essas qualidades em uma empresa.

Afinal, quando os funcionários têm acesso a um cadastro de clientes em um sistema CRM, têm em mãos todas as informações necessárias para garantir um atendimento eficiente. Nada de esquecer reuniões ou ter dúvidas sobre as especificações de um pedido. Está tudo devidamente registrado!

A qualidade dos serviços prestados aumenta e isso se reflete na percepção que seus clientes têm de sua empresa.

Assim, com soluções mais ágeis e certeiras, a credibilidade da empresa aumenta frente a seu público – bem como seus níveis de satisfação.

5.Facilitar a gestão da equipe

Com um CRM equipado com cadastro de clientes, informações relacionadas à eficiência da equipe de vendas também são armazenados.

Será possível analisar os resultados dos vendedores, mensurar sua produtividade e perceber se as metas individuais estão sendo alcançadas.

Além de facilitar a percepção de quais métodos e técnicas de vendas aplicadas pelo time na hora de vender estão sendo mais produtivas, será possível também definir premiações e incentivos aos colaboradores que demonstrarem melhores resultados.

Confira algumas sugestões sobre isso: Diferentes prêmios de incentivo para cada perfil da equipe de vendas

O que um bom software de CRM e cadastro de clientes deve ter?

Como você percebeu, o papel do CRM em uma empresa é justamente facilitar a gestão do relacionamento com os clientes e, como consequência, melhorar os resultados de seus negócios.

A ideia é conhecer os clientes profundamente para oferecer exatamente o que mais precisam. Isso só é possível com muita informação e facilidade de acessar esses dados.

Mas as facilidades trazidas pelo cadastro de clientes no CRM são apenas a ponta desse iceberg.

Conheça as demais características imprescindíveis na hora de contratar uma boa ferramenta de gestão de vendas:

  • Sistema baseado na nuvem: é muito importante buscar uma opção de CRM que opere na nuvem. Assim, não somente há a garantia de que todos os dados da empresa jamais serão perdidos, como também proporcionará um acesso mais fácil às informações, de onde a pessoa estiver, via web. Além disso, não será preciso instalar programas nos computadores ou preocupar-se com limites de armazenamento, atualizações e backups.
  • Histórico dos clientes: oferecer o registro de tudo o que ocorreu entre a empresa e cada cliente. Afinal, é a partir de informações cadastradas que o CRM poderá realmente auxiliar em descobrir alternativas para melhorar a gestão de relacionamento com os clientes, oferecendo-lhes sempre o que mais desejam e necessitam.
  • Segurança de dados: busque opções que garantam que as medidas de segurança serão oferecidas, afinal, proteger os dados de uma empresa é essencial.
  • Mapa da localização dos clientes: ter uma função que indica a localização de seus clientes em uma mapa facilitará traçar as melhores rotas de visitas e até entregas.
  • Lembretes de follow-up: procure por funcionalidades que evitem o esquecimento de compromissos cadastrados com os clientes, como calendários e lembretes de reuniões e tarefas enviados diariamente.
  • Acesso remoto por dispositivos móveis: opte por softwares que fornecem acesso ao programa não apenas através de navegadores da web, mas por versões para smartphones – e, de preferência, que funcione também offline. Assim, a mobilidade de acesso será facilitada e você poderá conferir dados em tempo real, quando e onde desejar.

E agora, pronto para melhorar a produtividade de sua empresa através de um cadastro de clientes no CRM e evitar cenas constrangedoras como as descrita no início desta postagem?

Confira este vídeo e veja mais vantagens de um bom sistema de CRM. Depois, baixe nosso e-book gratuito: Como usar o Agendor para alcançar seus melhores clientes