Muitos problemas das empresas no relacionamento com os consumidores estão ligados à falta de comunicação entre setores e funcionários, além de entraves na coleta e compartilhamento de dados importantes sobre sua carteira de clientes. E para resolvê-los, basta fazer bom uso das funcionalidades de um CRM. 

Principais aprendizados deste artigo:

  • As principais funcionalidades de um bom CRM são ser baseado em nuvem, para garantir a segurança das informações e o acesso remoto, histórico e mapa de localização dos clientes e lembretes de follow-up. 
  • Estas funcionalidades proporcionam uma melhora do relacionamento com o cliente, acesso centralizado às informações, registro de negociações e, ainda por cima, permite otimizar a gestão da equipe de vendas. 
  • É preciso usar o CRM em todas as etapas do processo comercial, mas também não se esquecer de educar a equipe sobre as vantagens da ferramenta e monitorar os dados de vendas em busca de melhorias. 
  • Quer um CRM com todas as funcionalidades que a sua empresa precisa para vender mais? Então, faça o seu cadastro no Agendor e confira o que o CRM 100% brasileiro pode fazer pelo seu negócio!

Contudo, você sabia que apenas contar um software de CRM para o cadastro de clientes não faz nenhum sentido? Afinal, não é só o registro de contatos que importa durante a gestão de relacionamento com os consumidores. 

Na verdade, é preciso registrar o conteúdo das interações, ter acesso remoto a elas e até mesmo lembretes para nunca se esquecer de fazer aquele contato importante. Por isso, é preciso ter um software completo. 

Para ajudar você a saber como escolher o melhor para a sua empresa, preparamos o artigo a seguir. Nele, você aprende as funcionalidades mais importantes dessa ferramenta e ainda vê dicas de como usar um CRM para vender mais. 

Boa leitura!

Quais as funcionalidades de um CRM? 6 que ele precisa ter além do cadastro de clientes

As principais funcionalidades de um CRM são:

  • sistema baseado em nuvem; 
  • histórico dos clientes; 
  • segurança de dados; 
  • mapa de localização dos clientes; 
  • lembretes de follow-up; 
  • acesso remoto por dispositivos móveis. 

Agora, continue lendo para entender a importância de cada uma dessas funcionalidades de um CRM!

1. Sistema baseado em nuvem 

Como falamos, não basta ter um CRM para cadastro de clientes. No dia a dia, é preciso que os vendedores possam acessar essas informações onde quer que eles estejam. Por isso, é vital que o sistema seja baseado em nuvem.

Em outras palavras, que permita o acesso remoto aos dados armazenados no software. Assim, há a garantia de que todos os dados da empresa jamais sejam perdidos. 

Além disso, o sistema em nuvem proporciona um acesso mais fácil às informações, de onde a pessoa estiver, via web. Logo, não é preciso instalar programas nos computadores ou se preocupar com limites de armazenamento, atualizações e backups.

2. Histórico dos clientes 

Ainda falando sobre as funcionalidades de um CRM, é preciso saber que o software deve oferecer o registro de tudo o que ocorreu entre a empresa e cada cliente. 

Afinal, é a partir de informações cadastradas que o CRM pode realmente auxiliar em descobrir alternativas para melhorar a gestão de relacionamento com os clientes, oferecendo-lhes sempre o que mais desejam e necessitam.

funcionalidades de um crm

3. Segurança de dados

A segurança de dados é um assunto sério. Por esse motivo, busque opções de CRM que garantam que as medidas de segurança sejam oferecidas. Até porque proteger os dados de uma empresa é essencial.

4. Mapa de localização dos clientes 

Outra das funcionalidades de um CRM é o mapa da localização dos clientes. Em outros termos, uma função que indica a localização de seus clientes em um mapa. Esse recurso é ótimo, pois facilita traçar as melhores rotas de visitas e até entregas.

funcionalidades de um crm

5. Lembretes de follow-up

Já imaginou criar toda uma estratégia de follow-up e no dia que você teria que fazer a ligação que ganharia a venda, você simplesmente esquece de telefonar? Devido a isso, outra funcionalidade de um CRM essencial são os lembretes de follow-up. 

Assim, você recebe avisos sempre que precisar contatar um cliente, evitando se esquecer de compromissos marcados, em calendários na própria plataforma e lembretes de reuniões e tarefas enviados diariamente.

6. Acesso remoto por dispositivos móveis 

Sempre opte por softwares que forneçam acesso ao programa não apenas por meio de navegadores da web, mas por versões para smartphones — e, de preferência, que funcione também offline. 

Assim, a mobilidade de acesso é facilitada e você pode conferir dados em tempo real, quando e onde desejar.

E agora, pronto para melhorar a produtividade de sua empresa mediante as funcionalidades de um CRM e aumentar as suas vendas? 

Antes, confira este vídeo e veja mais vantagens de um bom sistema de CRM: 

Quais são os benefícios do CRM para as empresas?

Realizar a gestão de relacionamento com o cliente de maneira manual ou até mesmo através de programas como o Excel não são opções funcionais e muito menos produtivas para uma empresa.

Essa maneira quase arcaica é muito sujeita a erros de coleta, além de entraves de compartilhamento e dificuldade de atualizações. Afinal, imagine quão pouco prático é enviar dados de um setor a outro via planilhas, por exemplo.

Com a transformação digital, novas opções surgiram para tornar tarefas como essa muito mais fáceis de serem realizadas, como o CRM.

Posto isso, conheça a seguir algumas vantagens que as funcionalidades de um CRM podem proporcionar para a sua equipe comercial!

1. Informações centralizadas

Manter o cadastro de clientes centralizado facilita a integração de dados, bem como seu compartilhamento entre os departamentos da empresa.

Assim, erros de comunicação e a lentidão ao compartilhar arquivos entre os funcionários são solucionados de uma maneira prática e simples com uma das funcionalidades de um CRM, o armazenamento em nuvem. 

Além disso, as atualizações de dados são mais rápidas e o contato entre a equipe é facilitado e muito mais colaborativo, ocorrendo em tempo real.

2. Registro de informações

Ao usar um CRM, os dados mais variados e considerados relevantes sobre eles são registrados. Partindo disso, é possível saber as respostas para as questões a seguir. 

  • Quais produtos foram comprados por uma determinada empresa?
  • E em quais quantidades?
  • Alguma insatisfação foi detectada?

Tudo fica devidamente armazenado! A propósito, um bom CRM deve cadastrar até os e-mails trocados com cada cliente.

Assim, a tomada de decisão e a criação de estratégias serão mais seguras e assertivas, já que contarão com informações essenciais sobre o relacionamento com seus clientes.

3. Melhora do relacionamento com os clientes

Ao coletar e manter o registro centralizado de informações dos clientes, é possível detectar comportamentos, preferências e especificidades de cada um deles. 

Com isso, ao conhecer cada cliente profundamente, a empresa pode apostar na melhor forma de se relacionar especificamente com ele, oferecendo a solução que ele realmente necessita, no momento certo e com um preço acessível.

4. Aumentar credibilidade da empresa no mercado

Informação e organização fazem toda a diferença. E não se engane pensando que os clientes não conseguem perceber essas qualidades em uma empresa, viu? Eles percebem. 

Afinal, quando os funcionários têm acesso a um cadastro de clientes em um sistema CRM, têm em mãos todas as informações necessárias para garantir um atendimento eficiente. Nada de esquecer reuniões ou ter dúvidas sobre as especificações de um pedido. Está tudo devidamente registrado!

A qualidade dos serviços prestados aumenta e isso se reflete na percepção que seus clientes têm de sua empresa.

Assim, com soluções mais ágeis e certeiras, a credibilidade da empresa aumenta frente a seu público — bem como seus níveis de satisfação.

5. Facilitar a gestão da equipe

Com um CRM equipado com cadastro de clientes e outras das funcionalidades que apresentamos neste artigo, informações relacionadas à eficiência da equipe de vendas também são armazenadas.

Logo, é possível analisar os resultados dos vendedores, mensurar sua produtividade e perceber se as metas individuais estão sendo alcançadas.

Além de facilitar a percepção de quais métodos e técnicas de vendas aplicadas pelo time na hora de vender estão sendo mais produtivas, será possível também definir premiações e incentivos aos colaboradores que demonstraram melhores resultados.

>>>> Confira algumas sugestões sobre isso: diferentes prêmios de incentivo para cada perfil da equipe de vendas

Como usar um CRM na prática?

Não pense no CRM apenas como um cadastro de clientes. Na verdade, empregue a ferramenta em todas as etapas da sua jornada comercial, desde a prospecção até o pós-venda. 

Para isso, eduque sua equipe de vendas sobre as suas funcionalidades e benefícios e garanta que todos saibam usar o software no dia a dia. Além do mais, nunca deixe de acompanhar os dados, sempre buscando a melhoria dos processos. 

E se após ver a lista de funcionalidades de um CRM, você pensa em adotar a solução no seu negócio, nós temos uma dica: o Agendor. Com ele, você acessa todos os recursos citados neste artigo e, o melhor, pode testá-lo gratuitamente. 

Faça o seu cadastro agora mesmo e confira como o Agendor funciona! Aproveite também para baixar o nosso e-book gratuito: como usar o Agendor para alcançar seus melhores clientes e confira como o software pode alavancar o seu negócio!