Você sabe o que é lead generation? Em outras palavras, como você consegue o contato de possíveis clientes para sua equipe de vendas abordar? Com mercados cada vez mais competitivos, a busca por novos clientes se tornou uma tarefa complicada. Além disso, o maior acesso à internet permite que as pessoas pesquisem diferentes opções para o produto ou serviço que elas precisam antes de fechar qualquer negócio.

Principais aprendizados deste artigo:

  • Lead generation, ou geração de leads, é o processo pelo qual uma empresa captura o contato de clientes em potencial a partir do momento em que eles demonstram interesse pelas soluções que ela oferece.
  • A geração de leads é o primeiro passo para uma série de outras estratégias que visam aumentar o interesse do prospect por seus produtos ou serviços com objetivo de convencê-lo a comprar a solução oferecida.
  • Uma das técnicas para geração de leads é o uso de landing pages, que são páginas da web nas quais o visitante fornece dados em um formulário em troca de um conteúdo rico, como e-books, vídeoaula, infográficos, relatórios de pesquisas, etc.
  • A newsletter ainda é muito eficiente para geração de leads e permite à empresa enviar conteúdos pertinentes por e-mail. Outra maneira de conseguir leads é através do networking em eventos, sejam eles online ou offline.
  • As técnicas de SEO vão otimizar a busca pelo seu conteúdo nos sites de pesquisa, gerando mais visitas no blog ou site. Com o marketing de conteúdo, você poderá oferecer em seu blog informações relevantes para o público-alvo.
  • Para prospectar clientes e gerar leads qualificados é necessário fazer a conexão entre o seu produto e a necessidade do lead.

Nesse sentido, a geração de leads se mostra uma importante estratégia para empresas que querem obter sucessos nas vendas. Caso não saiba como fazer isso, veio ao lugar certo, pois neste artigo explicamos:

  • o que é lead generation;
  • qual a importância dessa estratégia para as vendas;
  • quais as melhores táticas para geração de leads. 

Continue lendo para conferir!

O que significa geração de leads?

Geração de leads — ou lead generation, em inglês — é o processo pelo qual uma empresa captura o contato de clientes em potencial, que em algum momento demonstraram interesse pelas soluções que a empresa oferece. Ou seja, é uma estratégia para atrair clientes e desenvolver um relacionamento duradouro com eles.

Para que o prospect se torne, de fato, um lead, é necessário que ele forneça de maneira voluntária algum meio de contato, como telefone ou endereço de e-mail. 

A partir disso, a empresa poderá nutrir esse lead a fim de conduzi-lo até a base do Funil de Vendas e convertê-lo em cliente. Depois de gerar seus leads, você precisará qualificá-los. Isto é: descobrir se realmente são interessantes para o seu negócio. 

Para isso, existem diversas técnicas, selecionamos as principais neste infográfico:

>>>> Saiba mais: captação de leads — o que é e como por em prática em sua empresa agora mesmo!

Qual a importância da geração de leads?

A geração de leads é um processo muito importante para empresas que desejam atrair novas oportunidades de negócio

Ela é o primeiro passo para uma série de outras estratégias que serão adotadas ou o intuito de aumentar o interesse do prospect pelos produtos, ou serviços e convencê-lo a comprar a solução que você está oferecendo.

Quando um lead é gerado, a empresa pode nutri-lo com conteúdo relevante e conforme o estágio do funil de vendas em que ele se encontra. Isso tende a aumentar a taxa de conversão.

Vale lembrar também que o processo de lead generation acaba sendo uma oportunidade para a empresa desenvolver um relacionamento de longo prazo com o cliente em potencial.

Além disso, a geração de leads serve também como um indicador de desempenho das campanhas de marketing digital da empresa.

Lembre-se que toda técnica de prospecção gera leads. Veja uma dica do Eduardo Muller sobre isso:

>>>> Leia mais: como fazer a geração de leads B2B e manter seu funil de vendas funcionando

Como fazer lead generation? As 5 melhores técnicas para usar na sua empresa

As 6 melhores técnicas de como fazer lead generation são:

  • landing pages; 
  • newsletter; 
  • eventos online e offline; 
  • Search Engine Optimization (SEO); 
  • marketing de conteúdo;
  • chatbot de geração de leads.

Continue lendo para entender o que são e o que fazer em cada dessas estratégias!

1. Landing pages

As landing pages são páginas da web nas quais o visitante fornece seus dados de contato em um formulário, em troca de um conteúdo rico, como e-books, vídeoaulas, infográficos, relatórios de pesquisas, etc.

Aqui, é fundamental que o conteúdo oferecido em troca dos dados do visitante seja relevante e supere as expectativas.

Assim, além de continuar interessado na sua marca, há grandes chances de ele recomendar seu conteúdo e compartilhar nas redes sociais. Isso tende a fazer com que a sua base de leads aumente.

2. Newsletter

É bastante comum ver em sites e blogs de empresas um espaço com os dizeres “Assine nossa newsletter” e esse não é um recurso novo, mas ainda é muito eficiente quando o assunto é geração de leads. 

Em suma, esse é o envio de conteúdos de interesse do lead para o e-mail dele. Quando o visitante opta por assinar, ele preenche alguns dados, como nome e endereço de e-mail. 

O ideal é que esses conteúdos sejam exclusivos para assinantes, para serem enviadas apenas para as pessoas que realmente desejam recebê-las. 

3. Eventos online e offline

Outra maneira de conseguir lead é via eventos, sejam eles online ou offline.

Nos eventos online, você pode promover palestras, webinars ou transmissões ao vivo de congressos, por exemplo. Mas, para o visitante poder participar, ele precisa preencher um formulário com os dados para contato.

Já nos eventos offline, como feiras e exposições, você pode pedir para os visitantes preencherem um pequeno formulário de presença, por exemplo, deixando nome, e-mail e telefone.

Outra possibilidade é promover um evento presencial e fornecer certificados mediante o fornecimento de dados para contato.

4. Search Engine Optimization (SEO)

Não há como falar de geração de leads sem mencionar as técnicas de SEO. Afinal, elas otimizam a busca pelo seu conteúdo nos sites de pesquisa. Assim, você consegue atrair mais visitantes ao seu blog ou site, aumentando a possibilidade de transformá-los em leads.

5. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo se refere à prática de gerar conteúdos relevantes para seu público-alvo e o perfil do seu consumidor.

Isso é normalmente feito em blogs, mas as mídias sociais também podem ser utilizadas.

Assim, o público percebe a empresa como especialista nas soluções que oferece. Além disso, essa estratégia atrai mais visitantes para as páginas. Consequentemente, ocorre uma maior oportunidade de geração de leads.

6. Chatbot de Geração de Leads

Tanto o marketing de conteúdo, quanto o SEO, são ótimas técnicas para atrair tráfego qualificado para o seu site. Mas quando o assunto é conversão, o chatbot de geração de leads pode ser o que faltava na sua estratégia.

Ao contrário do formulário tradicional, o chatbot permite uma abordagem proativa, personalizada e muito mais humanizada. Isso traz diversos benefícios para a sua estratégia de lead generation, como:

  • Aumento da taxa de conversão –  exibindo uma mensagem proativa e personalizada de acordo com o conteúdo da página ou do post, você aumenta as chances de captar a atenção do leitor e realizar a conversão;
  • Leads mais qualificados – ao longo da conversa, o chatbot já identifica os leads mais qualificados de acordo com os critérios definidos pela sua empresa, podendo direcioná-los imediatamente para o pipeline de vendas, o WhatsApp do vendedor ou até mesmo agendar uma reunião instantânea.

Saiba como criar o seu chatbot de geração de leads e teste gratuitamente por 14 dias acessando o site da Leadster.

Como integrar as estratégias de lead generation por meio da automação?

E aí? Gostou de aprender o que significa geração de leads e quais as melhores estratégias? Pois saiba que o ideal é combinar as técnicas de SEO com marketing de conteúdo e eventos online para atrair seu público-alvo para suas páginas. 

Em seguida, esses visitantes são estimulados a acessar as landing pages que você criou e deixam ali dados, como telefone e e-mail. 

Assim, eles recebem sua newsletter e outras trilhas de e-mails segmentados por interesses específicos de cada perfil de cliente.

Dessa forma, todos são gradativamente “nutridos” com informações sobre como resolverem suas necessidades, até estarem suficientemente interessados pelos produtos ou serviços e poderem ser contatados pela equipe de vendas.

E para fazer isso, o ideal é usar um software de CRM integrado a um de automação de marketing. Entenda isso melhor neste post: por que integrar seu CRM com automação de marketing?

Se você ainda não pratica a geração de leads na sua empresa, saiba que pode estar perdendo grandes oportunidades de negócio. Por isso, coloque em prática as técnicas que citamos aqui e atraia mais leads para a sua empresa.

Para conhecer mais técnicas de prospecção e captação de leads, baixe nosso e-book gratuito: Como usar o Agendor para alcançar seus melhores clientes!