Você conhece o perfil do público do seu negócio?

Entender o que é perfil do cliente faz toda a diferença na hora direcionar as estratégias de marketing, vendas e atendimento. Possuir esse tipo de conhecimento pode impactar bastante os resultados da sua empresa.

Pensando nisso, falaremos neste artigo sobre o que é perfil do consumidor e por que é importante tê-lo bem definido.

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Como gerar leads qualificados e prontos para comprar

Continue a leitura e confira também um exemplo de perfil do cliente para se inspirar.

Vem com a gente!

Leia também: Cada cliente tem uma maneira de ser atendido: veja como traçar perfil de cliente

O que é perfil do consumidor?

Podemos definir o que é perfil do consumidor como um conjunto de características, comportamentos e valores observados em um público específico.

Fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos precisam ser considerados na construção e análise do perfil do cliente que a empresa quer atingir.

O perfil do público não pode ser algo inventado e baseado em “achismos”. É necessário muito trabalho de pesquisa e observação.

Hoje, se fala muito no perfil do novo consumidor, porque seu modificou com o surgimento da internet e da mobilidade. Se você quer saber m ais sobre ele, então, leia este artigo de nosso CRO: Conheça o consumidor 3.0 agora, antes do upgrade para 4.0!

Confira também em nosso blog: Novo perfil de consumidor: como conquistá-lo em suas vendas B2B

Por que é importante conhecer o perfil do consumidor?

Conhecer e fazer a análise do perfil do cliente é de extrema importância para otimizar as estratégias de marketing, vendas e atendimento. Ou seja, conhecer o perfil do público ao qual a sua empresa se destina ajudará a convencer o seu target de que você oferece as melhores soluções do mercado.

Além disso, quando você entende o perfil do seu consumidor, fica mais fácil saber onde encontrá-lo e como entrar em contato para tentar vender um produto ou serviço.

Ter sempre em mente qual o perfil do consumidor é muito útil também para evitar que esforços, recursos, criatividade e tempo sejam empregados tentando atingir um público que não apresenta as características de um grupo que, de fato, estaria interessado em suas soluções.

Dessa forma, conhecer o perfil do consumidor é fundamental para que a sua empresa possa alinhar suas expectativas às demandas reais do seu público-alvo.

Saiba mais: Perfil de cliente B2B: conheça o ICP e saiba como utilizá-lo!

Principais vantagens de conhecer o perfil do consumidor

  • Maior assertividade nas estratégias de marketing;
  • Planejamentos mais adequados;
  • Redução de prejuízos;
  • Melhor escolha do canal e da linguagem da mensagem;
  • Maior satisfação do cliente;
  • Aumento das vendas.

Como definir o perfil do consumidor?

Para descobrir qual o perfil do seu consumidor, é necessário fazer uma boa pesquisa. Assim, é possível traçar aquele que seria o cliente ideal, a buyer persona.

Para isso, você precisará levantar algumas informações, como:

  • Idade;
  • Localização;
  • Gênero;
  • Estado civil;
  • Renda média mensal;
  • Escolaridade;
  • Ocupação;
  • Hábitos de consumo;
  • Dores, desejos e necessidades;
  • Nível de afinidade com a marca;
  • Assuntos de maior interesse;
  • Principais fontes de informação;
  • Redes sociais favoritas;
  • Hobbies;
  • Principais influenciadores nas decisões de compra;
  • Motivos que o fez escolher a marca, etc.

Dessa forma, ao final da pesquisa, você já terá informações relevantes o suficiente para começar a montar o perfil do consumidor ideal. Na verdade, pode acontecer de você conseguir traçar mais de um perfil.

Você deverá segmentar os participantes da pesquisa de acordo com os padrões das respostas.

O LinkedIn é uma excelente ferramenta para procurara clientes com o perfil que você definiu, mas e o seu perfil?

Lembre-se: o cliente também vai olhar seu perfil no LinkedIn antes de falar como você, por isso, confira estas dicas do Thiago Reis, da Growth Machine:

Veja mais: Como ser visto no LinkedIn gastando 5 minutos por dia

Exemplo de perfil do cliente

Suponhamos que você seja dono de um restaurante e deseja entender melhor quem é o seu público.

Após a segmentação com base nas respostas obtidas na pesquisa, você chegou a 4 perfis de consumidores:

  • Estudantes que passam para almoçar antes de ir para o estágio;
  • Funcionários da agência bancária ao lado;
  • Idosos que moram nas proximidades do restaurante;
  • Mulheres veganas.

A partir disso, você poderá criar um perfil fictício para cada um desses quatro grupos e desenvolver estratégias de atendimento, marketing e vendas para cada um deles.

Por exemplo:

Carolina tem 32 anos e trabalha como escriturário do Banco do Brasil localizado ao lado do restaurante “Bom Sabor”. Ela atua neste cargo público há 1 ano e meio e ainda está cumprindo estágio probatório. Carolina é solteira, mora sozinha, não comprou seu carro ainda e possui um cachorro. Seu salário de escriturário é de R$ 2.500,00. Ela tem apenas o segundo grau completo, mas pensa em fazer graduação no curso de Ciências Contábeis. Carolina é adepta do veganismo, o que significa que ela não consome nada de origem animal. Como não tem tempo de preparar a própria comida e levar marmita para o trabalho, ela busca um restaurante que ofereça um cardápio gostoso e que esteja de acordo com o seu estilo de vida vegano.

Agora que você já sabe tudo sobre perfil do consumidor, que tal conhecer o perfil do seu público-alvo?

O Agendor pode ajudar você a organizar sua lista de clientes, sejam eles pessoas ou empresas, assim, você consegue identificar seus perfis rapidamente. Se você quer saber mais detalhes sobre isso, confira mais este vídeo de nosso canal no YouTube:

Conheça o perfil de seus clientes e, dessa forma, trabalhe com mais assertividade. Se você quer saber como atrair e conquistar o perfil de cliente ideal para o seu negócio, então baixe nosso e-book gratuito: Como usar o Agendor para alcançar seus melhores clientes – saiba como o Agendor pode ajudar a traçar o perfil do seu cliente ideal