Você já ouviu falar em integração de VoIP com CRM? Pois saiba que essa tecnologia é real e permite conectar o software de gestão de relacionamento com o cliente de uma companhia a uma ferramenta de transmissão de chamadas de áudio pela internet. 

Está sem tempo para ler este conteúdo? Então clique no play abaixo e ouça o artigo na íntegra! 🙂

Principais aprendizados deste artigo:

  • O VoIP é uma ferramenta que permite realizar chamadas de voz pela internet. Logo, integrar o CRM com esse software possibilita ligar para os clientes utilizando o próprio software. 
  • Ao utilizar os sistemas de VoIP e CRM integrados, as empresas podem otimizar a jornada do cliente, automatizar a prospecção e ter acesso a informações relevantes sobre os consumidores, em tempo real. 
  • Um dos benefícios da integração de VoIP com CRM é o registro dos dados dos clientes, possibilitando a criação de propostas de vendas personalizadas
  • Para aprender mais, confira as vantagens do CRM para as vendas neste guia. Aproveite também para testar o Agendor gratuitamente e confira, na prática, o que um CRM brasileiro faz pelo seu negócio!

Aliás, esse processo de integração do sistema de VoIP com o CRM ajuda a reduzir custos, otimizar o tempo dos vendedores e até mesmo melhorar a experiência dos clientes. Como resultado, há um aumento das vendas. 

Ficou curioso para saber mais? Continue lendo, pois, neste artigo, explicamos como essa ferramenta funciona e, ainda, trouxemos as principais vantagens dela para você conferir!

O que é um sistema de VoIP?

VoIP é a sigla para voice over internet protocol — ou voz sobre protocolo de internet, em português. Logo, um sistema de VoIP é uma ferramenta que possibilita realizar chamadas de voz pela internet. Ou seja, usa a tecnologia para transmitir áudios online. 

Essa ferramenta é muito utilizada atualmente. Alguns exemplos do uso do sistema de VoIP são o WhatsApp, o Facebook Messenger e até o Google Meet. 

Como a integração do VoIP com CRM funciona?

A integração de VoIP com CRM funciona conectando essas duas ferramentas em uma única interface. Assim, você consegue fazer chamadas de áudio utilizando seu software de CRM, sem precisar de nenhum aplicativo externo. 

Antes, era preciso pegar o telefone, digitar o número, fazer a ligação e só depois anotar os detalhes importantes da interação. Agora, é possível fazer tudo isso com apenas alguns cliques.

Isso ocorre porque a tecnologia permite que seu time de vendas ligue para os clientes diretamente do sistema de CRM. Assim, também pode-se registrar as conversas em tempo real, para não perder nenhum dado importante. 

Nesse sentido, a integração de VoIP com CRM possibilita:

  • sincronizar os dados dos contatos; 
  • acessar as gravações — e transcrições — das chamadas pelo CRM; 
  • criar automações para disparo de mensagens de texto; 
  • ter informações sobre o cliente sem sair do sistema. 

Dá para perceber que essa tecnologia veio para ajudar as empresas, concorda? Então, continue lendo para conferir os principais benefícios de integrar ferramentas de VoIP com um sistema de CRM!

Quais são as vantagens da integração de CRM com VoIP?

Ter os sistemas de VoIP e CRM integrados é muito vantajoso para as companhias. Para exemplificar tal relevância, trouxemos 4 benefícios dessa tecnologia a seguir. Confira!

1. Aumento da produtividade no trabalho

Uma das vantagens da integração de CRM com VoIP é o aumento da produtividade no trabalho. No dia a dia da equipe comercial, perde-se muito tempo procurando contatos, ligando e depois registrando todos os pontos importantes da interação no sistema. 

Aqui, tudo isso é feito de um só lugar e de forma automatizada. Logo, os vendedores não ficam presos anotando os detalhes da chamada, já que isso é feito automaticamente, com a funcionalidade de transcrição de áudio, que transforma o que foi falado na ligação em texto.

Outro ponto que merece ser mencionado é o tempo que se ganha ao não precisar anotar manualmente tudo o que aconteceu; tempo esse que pode ser dedicado a outros clientes. Com isso, o time comercial produz mais.

>>>> Veja mais: como aumentar minha produtividade — 3 segredos de eficiência 

2. Acesso simplificado às informações 

Por registrar todas as informações no momento em que elas acontecem, a integração de VoIP com CRM garante o fácil acesso aos dados das ligações. Desse modo, o time de dados pode acessá-las sempre que precisar. 

Além do mais, o registro automático garante a qualidade dos dados. Até porque, é normal esquecer um detalhe ou outro da conversa. E, ao utilizá-lo, você não corre o risco dos vendedores se esquecerem de um tópico crucial, porque tudo fica registrado. 

3. Melhora do relacionamento com os clientes 

Ter os sistemas de VoIP e CRM integrados também melhora o relacionamento com os clientes. Isso acontece porque os vendedores têm acesso a informações precisas, possibilitando a personalização de cada contato. 

Com essa tecnologia, pode-se conferir, em tempo real, quais os hábitos de compra dos consumidores, como as negociações anteriores terminaram e quais contatos foram feitos até o momento. Isso traz mais agilidade para o atendimento aos clientes.

>>>> Veja mais: atendimento personalizado — o que é e quais técnicas utilizar para fazer o cliente se sentir único e especial

4. Redução dos custos 

Por último, há uma redução dos custos das vendas. Afinal, você não precisa investir em dois softwares para realizar as ligações e os registros, visto que tudo é feito em um só lugar. 

Fora isso, as ferramentas de VoIP automatizam processos, como registro de informações das chamadas. Assim, o time comercial fica livre das tarefas repetitivas e pode focar em entrar em contato com novos leads. 

Desse modo, o processo de vendas flui mais rapidamente, resultando no aumento da receita da companhia. 

E aí, gostou de aprender como a integração de VoIP com CRM funciona? Aproveite para começar a usar um software de gestão de relacionamento com o cliente hoje mesmo. 

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