Conhecer seu cliente é a chave para desenvolver bem sua empresa, e isso não é segredo para ninguém!

Saber o que o público deseja e qual a melhor maneira de chegar até ele é essencial para que as marcas não gastem dinheiro, tempo e esforços em estratégias e campanhas que não fazem sentido para seus clientes.

Entre as inúmeras maneiras de coletar os dados necessários para conhecer o cliente e criar uma empresa pronta para recebê-lo, a jornada do cliente se destaca por trazer todas as informações que você precisa saber em um único lugar.

Nesse conteúdo vamos te mostrar não apenas o que é a jornada do cliente e todas as suas fases, mas também as principais ferramentas que você precisa conhecer para colocar sua jornada em prática hoje mesmo.

Se seu objetivo é melhorar sua empresa e vender mais, continue conosco e boa leitura!

O que é jornada do cliente?

É mais que natural, e esperado, que quando estamos consumindo façamos algumas ações de forma recorrente, como usar o Google para pesquisar um produto que precise, ou entrar em sites de avaliação para saber se a empresa é confiável.

São várias as ações recorrentes que moldam o comportamento dos clientes e, quando unidas, dão forma a nossa chamada jornada do cliente.

Podendo ser definida como um mapa visual que detalha todas as ações que os clientes fazem durante sua compra, a jornada vai englobar desde o momento em que uma necessidade de consumo surge até as estratégias de reativação de clientes, como o cross sell e o upsell.

Funcionando exatamente como um mapa, a jornada do cliente é capaz de entender não apenas quais são os comportamentos recorrentes do público, mas direcioná-los de acordo com as particularidades dos clientes de cada empresa.

Sendo ela uma estratégia extremamente personalizável, a jornada é a ferramenta perfeita para otimizar sua empresa com foco total nos consumidores.

Você já deve ter ouvido falar que a Customer Experience é o futuro do marketing, certo?

Entender a experiência de compra de seus clientes e programá-la para ser a melhor possível é o grande diferencial que faz as empresas saírem à frente da concorrência. E uma ótima forma de fazer isso é com a jornada do cliente.

Por ser altamente personalizada, a jornada vai saber exatamente o que precisa ser melhorado para que a experiência de compra seja positivamente inesquecível.

O quanto você escuta seus clientes? Assista ao vídeo e veja as dicas!

As 8 etapas da jornada do cliente

Agora que já sabemos o que é a jornada do cliente e como ela pode ser crucial para a sua empresa, devemos entender um pouco melhor como ela funciona.

Ao todo a jornada possui 8 etapas que levam o cliente do pré ao pós venda. São elas:

  • Necessidade: momento no qual o consumidor percebe que precisa adquirir algo para sanar uma dor.
  • Descoberta: usando os buscadores online, como Google e Bing, o cliente procura por mais informações sobre o produto ou serviço que pode sanar sua necessidade.
  • Avaliação: após as pesquisas, o cliente elenca as principais opções a serem escolhida e passa a fazer comparações, usando de dados do produto ou serviço e reviews de outros clientes, para realizar a melhor escolha.
  • Compra: momento no qual o cliente faz a compra em si.
  • Onboarding: é a etapa que se encarrega de entregar o produto ou serviço ao cliente e ensiná-lo a usar.
  • Primeiro Valor: após um primeiro contato, o cliente passa a usar o que comprou e verificar se sua necessidade inicial tem sido sanada ou não.
  • Valor recorrente: com o passar do tempo a necessidade foi totalmente completa? O produto ou serviço cumpriu sua função e demonstrou valor para o cliente?
  • Expansão: etapa na qual produtos complementares são oferecidos para reinserir o cliente na jornada. Essa etapa se utiliza de estratégias do tipo cross sell e upsell.

Ferramentas para mapear sua jornada do cliente

Até o momento você já descobriu o que é a jornada do cliente, como ela te ajuda e quais são as etapas que a compõem. Falta então saber como criar a sua própria

Para te ajudar, selecionamos 3 ferramentas essenciais para a criação de qualquer jornada do cliente!

Facebook Audience Insights

Conhecer bem seu cliente é a base para desenvolver uma jornada que faça jus a ele. Para isso, usar o Facebook Audience Insights é uma jogada certa para coletar dados e entender melhor o público.

A ferramenta disponibiliza dados demográficos dos usuários do Facebook podendo ser segmentados de acordo com diversas variáveis.

Para além de saber quem é o seu cliente, as informações que a ferramenta trás são incríveis para gerar novos insights para a sua marca.

Jornio

O Jornio é uma ferramenta completa para quem quer criar jornadas do cliente de forma rápida e fácil.

Disponibilizando templates e mapas gratuitos para a criação da sua jornada, a ferramenta concentra todas as informações que precisa em um único lugar.

Outra grande vantagem do Jornio é que com seu sistema de integração as empresas podem se cadastrar e em poucos minutos ter em mãos uma jornada totalmente personalizada para a sua marca.

Answer The Public

Por fim, é muito importante que saiba o que seus clientes estão falando para poder chegar até eles.

A ferramenta Answer The Public pode ajudar com isso ao disponibilizar centenas de variações de pesquisa para as palavras-chave da sua empresa.

Além de dar ótimas ideais para a criação de blog posts e desenvolvimento do marketing de conteúdo da sua marca, ela também é muito útil quando se trata de otimizar landing pages para que elas atinjam os clientes da maneira mais assertiva possível.

Criar uma jornada do cliente é uma estratégia inteligente para quem deseja desenvolver sua empresa e encontrar as melhores oportunidades do mercado.

Agora que você já tem em mãos todas as informações que precisa para criar sua própria jornada, é hora de arregaçar as mangas e se preparar para receber seu público da melhor maneira possível.

Este artigo foi escrito pela Jornio, sua ferramenta para Entender o Cliente Ideal e Construir Jornadas de Sucesso em poucos minutos!