Vender seus produtos em marketplaces é uma excelente forma de aumentar as vendas e a visibilidade da sua loja virtual.

Principais aprendizados deste artigo:

Para se ter ideia, os marketplaces registraram R$ 135,6 bilhões em vendas somente em 2022. Além disso, 76% dos consumidores digitais compram através de marketplaces.

Contudo, para ter acesso aos diversos benefícios de vender no ambiente digital e melhorar seu faturamento, é preciso manter um gerenciamento de vendas em marketplaces muito bem organizado e estruturado.

Afinal, você pode ter duas ou mais lojas operando simultaneamente, e nesse contexto, é muito fácil perder o controle.

Neste artigo, você conhecerá 5 práticas de gestão de vendas em marketplaces essenciais para o crescimento do seu negócio. 

Com as nossas dicas, você poderá otimizar suas estratégias de vendas, analisar indicadores com mais assertividade, oferecer uma boa experiência de compra para seus clientes e identificar erros e gargalos que impactam nos seus resultados.

Continue a leitura para ficar por dentro de tudo!

Como é feito o gerenciamento de vendas em marketplaces?

O gerenciamento de vendas em marketplaces pode ser feito a partir de diferentes práticas. A seguir, listamos as atividades mais importantes para controlar suas vendas e escalar seus resultados. 

Acompanhe!

  1. Mantenha seu inventário sempre atualizado

O sucesso de vendas dos seus produtos no marketplace depende fortemente de uma boa gestão de estoque.

Você não quer vender produtos indisponíveis, ou então, frustrar seus clientes com atrasos nos prazos de entrega, não é mesmo?

Por isso, é muito importante acompanhar a demanda e manter seu inventário atualizado.

E além de garantir uma boa experiência de compra para seus clientes, a atualização constante do estoque permite que novas estratégias de precificação sejam trabalhadas e que os custos com armazenamento sejam reduzidos.

Para isso, considere a integração de marketplace com os sistemas de gerenciamento de estoque, se você já utiliza algum.

Essa integração viabiliza a atualização das informações de estoque automaticamente. Dessa forma, sempre que uma venda é feita, o estoque é atualizado em tempo real, evitando que os consumidores tenham acesso a dados incorretos e comprem produtos indisponíveis.

Isso é crucial para otimizar sua operação e evitar que o esforço humano falhe e prejudique suas vendas.

Mas se você não investe em nenhuma ferramenta de gestão de estoque, fique tranquilo. Existem marketplaces que oferecem, na própria plataforma, recursos de acompanhamento e notificação de estoque baixo. 

O importante, neste caso, é explorar profundamente sua plataforma de marketplace para entender e conhecer os recursos que podem melhorar a eficiência do seu negócio.

Automatize os principais processos

Já que falamos sobre otimizar processos e reduzir o esforço humano para evitar erros, não podemos deixar de mencionar a automação como parte essencial da gestão de marketplaces.

Além da gestão de estoque, você facilitar e aumentar suas vendas automatizando os seguintes processos:

  • processamento de pedidos;
  • notificações de rastreamento;
  • envio de informações sobre o status da entrega;
  • atendimento ao cliente (por meio de chabots, por exemplo).

A automação de processos também permite que dados sejam coletados com mais precisão. Desse modo, você poderá obter relatórios confiáveis sobre o desempenho das suas vendas e o comportamento do cliente, e tomar decisões estratégicas que otimizem sua operação e aumentem os resultados de vendas.

Invista em um hub integrador de marketplaces

Se você vende seus produtos em mais de um marketplace, considere investir em um hub integrador de marketplaces.

Trata-se de um software que unifica a gestão dos marketplaces onde você vende em um só lugar. Na prática, isso significa que você poderá administrar os seus resultados e o estoque dos seus produtos em diferentes marketplaces.

Os hubs integradores geralmente oferecem recursos de processo de pedidos e atualização de estoque sincronizados, o que já está diretamente relacionado às duas primeiras dicas que citamos aqui!

Percebe a importância desse tipo de ferramenta para o gerenciamento de vendas em marketplaces? Elas são determinantes para agilizar a sua gestão.

Portanto, faça uma boa pesquisa, teste as ferramentas e invista na tecnologia! 

Ofereça um ótimo atendimento ao cliente 

Não há como fazer um gerenciamento de vendas em marketplaces adequado sem olhar atentamente para os processos de atendimento ao cliente, até porque vendas e atendimento ao cliente estão fortemente ligados entre si.

Sem um ótimo atendimento ao cliente, você não garante a satisfação dos seus clientes e tampouco é capaz de fidelizá-los. Com isso, suas vendas recorrentes são prejudicadas e você dependerá sempre de novos clientes.

E isso custa caro para a sua loja! Afinal, conquistar um cliente novo pode ser de 5 a 7 vezes mais caro que mantê-lo em sua base, segundo Kotler.

Logo, é indispensável oferecer um bom atendimento ao cliente.

Veja algumas dicas que podem te ajudar com isso:

  1. Responda às dúvidas e mensagens dos clientes rapidamente;
  2. Seja empático durante todas as interações com os clientes;
  3. Não deixe de oferecer informações precisas sobre prazos de entrega, opções de pagamento, políticas de envio, descrição dos produtos entre outras informações relevantes;
  4. Colha feedbacks constantemente e implemente mudanças visando a satisfação dos clientes;
  5. Personalize a experiência e trate cada cliente como único;
  6. Faça um pós-venda, isto é, acompanhe o cliente depois da entrega dos produtos.

Também devemos destacar a importância de oferecer atendimento ao cliente nas redes sociais. 

Para a gestão de vendas da sua loja virtual isso é especialmente relevante porque 65% dos consumidores pesquisam por produtos para comprar nas redes sociais.

Ou seja, se encontrarem comentários negativos sobre seus produtos e, principalmente, sem respostas, certamente pensarão duas vezes antes de comprar.

Integre CRM e marketplace

Por fim, para encerrar nossa lista de dicas sobre gerenciamento de vendas em marketplaces, destacamos a integração entre CRM e marketplace.

Integrar as duas plataformas mais vitais para saúde das suas vendas te ajudará a:

  • centralizar todos os dados e o histórico dos clientes em um único lugar;
  • ter uma visão 360 sobre o comportamento do cliente;
  • sincronizar e atualizar informações automaticamente;
  • melhorar a colaboração e a comunicação entre os membros da sua equipe;
  • obter relatórios sobre os principais KPIs de vendas;
  • tomar decisões baseadas em dados;
  • identificar oportunidades de up sell e cross-sell;
  • desenvolver estratégias de fidelização.

Ficou claro como fazer o gerenciamento de vendas em marketplaces? 

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você, mas é importante aprofundar seus conhecimentos constantemente para ter acesso a mais técnicas de gestão de vendas que te ajudarão a fazer o seu negócio prosperar cada vez mais!

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