Não é exagero nenhum afirmar que ter uma estratégia de fidelização de clientes bem definida deve ser uma das prioridades da empresa.

Está sem tempo para ler este conteúdo? Então clique no play abaixo e ouça o artigo na íntegra! 🙂

Principais aprendizados deste artigo:

  • A fidelização de clientes é uma estratégia aplicada para fortalecer a vontade que um cliente possui em manter relacionamento com uma empresa e fechar novos negócios com ela.
  • Com uma estratégia de fidelização de clientes assertiva, uma empresa pode gerar um fluxo de receita consistente ao longo do tempo, reduzir os custos de captação e marketing e tornar-se uma referência no seu setor. Saiba tudo sobre fidelização em: O passo a passo da fidelização 
  • As oportunidades de up selling e cross selling são determinantes para que o cliente enxergue mais valor na empresa e aumente suas compras.
  • Os descontos são uma forma de mostrar aos clientes que são especiais e reconhecer o seu valor, mas para isso, é preciso adotar uma política de descontos para clientes ativos que foque nos clientes que apresentam melhores resultados de LTV (Lifetime Value).
  • Um CRM é essencial para a fidelização de clientes porque essa ferramenta fornece uma análise completa sobre o comportamento do consumidor. Teste gratuitamente o Agendor e inicia sua estratégia de fidelização agora mesmo!

Existem muitos fatores que corroboram para essa afirmação, e eles estão ligados à lucratividade, expansão de mercado e à atração de novos clientes.

Segundo pesquisas, conquistar um cliente novo é de 5 a 25 vezes mais caro do que manter um cliente atual.

Além disso, 50% dos clientes migraram para um concorrente após uma única experiência ruim, sem hesitar. Quando consideramos mais de uma experiência ruim, essa taxa sobe para 80%, o que mostra que os clientes estão cada vez mais exigentes, e encontram mais dificuldades para serem leais a uma marca dentro de um mercado altamente competitivo.

Portanto, se você não possui uma estratégia de fidelização de clientes, saiba que seu negócio pode estar correndo o risco de perder clientes, e receita.

Para te ajudar com isso, separamos 7 estratégias de fidelização de clientes que você pode implementar para encantar seus compradores e construir um relacionamento forte e duradouro.

Continue a leitura para conferir tudo!

O que é fidelização de clientes?

A fidelização de clientes é uma estratégia aplicada para fortalecer a vontade que um cliente possui em manter relacionamento com uma empresa e fechar novos negócios com ela, evitando que troquem a empresa atual pela sua concorrente.

Isso é feito principalmente por meio de experiências positivas que o cliente vive com a empresa e que elevam sua satisfação.

Quando isso acontece, a empresa pode gerar um fluxo de receita consistente ao longo do tempo, reduzir os custos de captação e marketing e tornar-se uma referência no seu setor.

7 estratégias de fidelização de clientes 

Sem mais delongas, conheça a seguir 7 estratégias de fidelização de clientes que podem funcionar para o seu negócio:

Up selling e cross selling

Up selling e cross selling referem-se, respectivamente, à venda de produtos em versões superiores e à venda de produtos complementares aos clientes (venda cruzada).

Depois de adquirir um produto ou contratar um serviço, há a possibilidade do cliente necessitar de um upgrade ou de soluções que complementam seus produtos para atingir resultados melhores.

É neste momento que as oportunidades de up selling e cross selling surgem e são determinantes para que o cliente enxergue mais valor na empresa.

No entanto, para isso, é preciso validar se o cliente realmente apresenta essas necessidades. Caso contrário, o up selling e cross selling podem ser uma estratégia de fidelização de clientes falha, conturbar o relacionamento com o cliente e aumentar o churn rate.

Saiba como fazer up selling e cross selling sem erros em: AULA 4 | Fidelização de clientes: conquistando novas oportunidades de negócio com as estratégias de pós-vendas upselling e cross-selling

Atendimento personalizado

Lembre-se do que falamos sobre como a fidelização é frequentemente relacionada às experiências positivas dos clientes.

Um dos caminhos para promover experiências agradáveis é fornecer atendimento personalizado.

O atendimento personalizado nada mais é do que um conjunto de técnicas utilizadas para fazer com que o cliente se sinta único, valorizado e especial durante as interações que possui com a empresa.

Para viabilizar isso, é preciso ter uma base de dados centralizada, de fácil acesso e com informações que sejam pessoais e que mostrem tudo o que já foi abordado com este cliente até então.

Nesse sentido, o CRM é uma ferramenta crucial para essa e outras estratégias de relacionamento com o cliente.

Aproveite e conheça 6 dicas para melhorar o atendimento ao cliente:

Descontos

Além do atendimento personalizado, existem outras formas de mostrar aos clientes que são especiais e reconhecer o seu valor, como os descontos.

Os descontos podem ser aplicados na aquisição de produtos que os clientes compram de forma recorrente, ou na renovação de contratos, quase como uma forma de gratidão.

É importante utilizar os descontos estrategicamente para não impactar na redução do preço médio dos seus produtos e serviços, por isso, para maior controle, é recomendável adotar uma política de descontos para clientes ativos que foque nos clientes que apresentam melhores resultados de LTV (Lifetime Value).

Programa de fidelidade

Os programas de fidelidade são um exemplo de marketing de fidelização muito utilizado no segmento B2C, mas que pode ser facilmente replicado no B2B.

Trata-se do oferecimento de benefícios para clientes que realizam compras recorrentes, como:

  • brindes;
  • vale-presentes;
  • amostras grátis;
  • frete gratuito;
  • descontos;
  • envio de promoções exclusivas.

Os benefícios são resgatados quando um cliente realiza novas compras, ou quando o valor de uma compra atinge um valor específico, que deve ser recompensado. Com isso, os clientes ficam satisfeitos ao receberem algo a mais do que compraram, e permanecem comprando para que momentos como este aconteçam mais vezes.

Parcerias comerciais

Um dos tipos de fidelização de clientes mais interessantes para promover a retenção e expansão de negócios simultaneamente são as parcerias comerciais. 

Esta é a oportunidade perfeita para formar parcerias com outras empresas que podem oferecer serviços complementares aos seus e oferecer mais opções para os clientes. De quebra, é possível divulgar seu negócio e aumentar sua exposição.

Cocriação de valor

Você conhece a estratégia de cocriação de valor?

A cocriação de valor é um processo inovador que tem como objetivo incluir a participação ativa dos clientes no desenvolvimento e no aprimoramento de produtos e serviços. 

Nessa estratégia de fidelização de clientes, os clientes atuam como colaboradores da empresa, e ajudam a gerar valor para o que elas oferecem.

Dessa maneira, a empresa é capaz de oferecer produtos mais alinhados com as expectativas e necessidades dos clientes, o que elevará os níveis de satisfação, engajamento e fidelização.

CRM

Não há como fidelizar clientes sem utilizar um sistema de CRM.

CRM é um sistema de gerenciamento do relacionamento com o cliente que permite a integração de todas as etapas da jornada do consumidor, e a disposição de um atendimento mais alinhado com seu comportamento.

Isso só é possível graças à facilidade para coletar, armazenar e analisar dados como uma funcionalidade indispensável do CRM. 

Além disso, o CRM fornece uma análise completa sobre o comportamento do cliente, que deve ser utilizada para embasar sua estratégia de fidelização de clientes e outras ações que visam gerar maior engajamento e vendas para a sua empresa.

Que tal conhecer o CRM do Agendor, uma plataforma de CRM e gestão comercial para vendedores que buscam construir relações valiosas e duradouras com seus clientes?

Coloque sua estratégia de fidelização de clientes em prática com o Agendor! 

Basta criar uma conta e testar gratuitamente nossa solução!