Quantas vezes você já ouviu alguém dizer: “os leads estão fracos” ou “o mercado tá parado”? E se o problema for a ausência de uma estratégia de prospecção de clientes realmente eficiente?

Não é exagero dizer que essa etapa pode ser o divisor de águas entre um time que apenas reage e um que domina o processo comercial.

Principais aprendizados deste artigo:

  • A prospecção de clientes pode ser dividida em ativa e passiva com foco em leads qualificados, de forma a otimizar tempo e recursos no processo.
  • No caso da prospecção ativa, o vendedor deve usar técnicas de vendas para atrair e captar este cliente.
  • Já na prospecção passiva, o próprio cliente acessa os canais de vendas em busca da solução oferecida, como no caso dos blogs e redes sociais.
  • A prospecção de clientes depende de um planejamento bem consolidado, conhecimento do mercado, entrega de valor, automação de processos e a utilização de métodos personalizados.
  • O CRM é uma ferramenta essencial para ajudar na prospecção de clientes e, com o Agendor, você pode testar tudo isso na prática com 7 dias grátis.

Neste artigo, vamos mostrar o que é a prospecção de clientes e tudo o que você precisa saber antes de colocar a mão na massa e ir em busca de novas oportunidades de negócio! 

E já que essa técnica possibilita ampliação de mercado, geração de leads qualificados, fechamento de novos contratos e, consequentemente, geração de receitas futuras, também vamos expor  7 dicas de prospecção de vendas que você precisa implementar em seu negócio.

Antes de desvendar todos os segredos da prospecção comercial, aproveite para conferir este vídeo. Nele, um dos consultores de vendas do Agendor revela 3 perguntas que são fundamentais para prospectar clientes de forma assertiva:

Não deixe de conferir o conteúdo Prospecção de vendas: tudo o que você precisa saber para encontrar novos clientes e vender mais para saber TUDO sobre prospecção!

O que é prospecção de clientes?

Sabe aquele momento em que o comercial começa a correr atrás de novos contatos, tentando encontrar quem pode virar cliente? Isso é prospecção.

Ela é uma das primeiras etapas do processo de vendas — e uma das mais decisivas também.
É quando o vendedor (junto com o marketing, muitas vezes) arregaça as mangas e começa a buscar ativamente por pessoas ou empresas que façam sentido pro negócio.

Mais do que só “pegar contatos”, o foco aqui é entender: Esse possível cliente tem o problema que a gente resolve? Tem perfil? Tem potencial?

Durante a prospecção, o vendedor:

  • Pesquisa onde o prospect trabalha;
  • Descobre qual o cargo e as responsabilidades dessa pessoa;
  • Verifica se é um tomador de decisão (ou alguém com influência no processo);
  • Coleta os dados certos para iniciar o contato: e-mail, telefone, nome da empresa, etc.

Ou seja, é o momento de conectar oportunidade com estratégia e não sair abordando qualquer um.

A partir daí, começa o famoso follow-up: aquele acompanhamento que transforma um prospect curioso em um cliente fechado.

Prospecção, no fim das contas, é isso: encontrar as pessoas certas e começar uma conversa que faça sentido pra ambos os lados. E quando bem feita, ela encurta o caminho até a primeira venda.

Para entender ainda mais sobre prospecção de clientes, assista ao vídeo que ensina como usar o método 4Cs do Agendor para transformar LEADS em VENDAS:

Ficou claro para você o que é prospecção de clientes? Então está na hora de se aprofundar no assunto. Conheça, a seguir, o conceito de prospecção ativa e passiva.

Não deixe de conferir estas também: Confiança e técnicas de prospecção comercial: tudo a ver!

Qual a diferença entre prospecção ativa e passiva?

Se a prospecção é o ponto de partida para trazer novos clientes, uma dúvida aparece logo em seguida: preciso ir atrás deles ou espero que me encontrem?

A verdade é que as duas coisas funcionam desde que sejam feitas da forma certa.

Depois de identificar quem faz sentido para o seu negócio, vem a escolha do caminho: ir à caça ou montar uma boa estratégia para captar essa pessoa.

Ou seja, você pode:

  • Buscar ativamente por novos clientes, indo atrás das oportunidades, puxando conversa, criando conexões;
  • Ou esperar que os potenciais clientes cheguem até você, por meio de anúncios, redes sociais, indicações, eventos ou conteúdos.

Esses dois modelos têm nome e cada um tem seu papel dentro da estratégia comercial:

  • Prospecção ativa: quando a sua equipe toma a iniciativa e vai em busca dos leads;
  • Prospecção passiva: quando o lead chega até sua empresa por vontade própria, atraído por alguma ação de marketing ou influência externa.

Não existe certo ou errado aqui. O que importa é entender qual faz mais sentido pro seu negócio, pro seu momento e para o perfil do seu cliente ideal.

Nos próximos tópicos, vamos detalhar cada tipo e mostrar como aproveitar o melhor de cada abordagem.

O que é prospecção ativa?

A prospecção ativa acontece quando o vendedor vai ativamente em busca de novos clientes, prática muito presente nas vendas tradicionais, antes da grande ascensão da internet. 

Isso significa que, na grande maioria das vezes, os clientes não esperam por um contato e podem até não ter plena consciência da sua dor.

Por isso, os vendedores que praticam prospecção ativa precisam dominar técnicas de vendas que despertem uma necessidade no cliente a ponto de gerar um senso de urgência e avançar no processo comercial.

Fazer prospecção ativa não é fácil. Esse formato exige profissionais resilientes e, acima de tudo, organizados. 

Pelo fato de serem “pegos de surpresa”, os clientes tendem a ser um pouco resistentes nos contatos feitos pelos vendedores.

Não é fácil e exige uma combinação de:

  • Técnica de abordagem bem afiada;
  • Resiliência pra lidar com o “não” (que vai vir);
  • Organização pra manter o volume de contatos funcionando.

Por essa razão, é preciso passar boa parte do dia realizando prospecção ativa (seja por telefone, em campo, ou por e-mail) para conseguir uma boa taxa de retorno. 

Um ponto de atenção na prospecção ativa é que a quantidade importa, e muito.

Já que este  é um processo que exige esforço humano (diferentemente da prospecção passiva, que veremos a seguir), tem a tendência de gerar quantidades menores de oportunidade de negócio.

Veja alguns erros comuns que podem acontecer nessa etapa:

  • Tentar empurrar uma solução pra quem não tem perfil, só pra aumentar o volume de leads;
  • Avançar no funil com oportunidades desalinhadas, que só ocupam espaço e tomam tempo do time;
  • Lotar o CRM com contatos frios, que reduzem sua taxa de conversão e sobrecarregam o vendedor;
  • Criar experiências ruins de compra, o que afeta diretamente a percepção da sua marca no mercado.

Casos assim apenas lotam seu funil de vendas, tomam o tempo que poderia ser dedicado a negócios melhores qualificados, e diminuem sua taxa de conversão.

Sim, quantidade importa. Afinal, no fim do dia, é preciso ter volume nas vendas.

Mas a qualidade das negociações é mais importante ainda para evitar experiências de compra negativas e prejuízo para a imagem da empresa.

Veja alguns canais para fazer prospecção ativa:

  • Cold calling: ligações diretas para leads que ainda não conhecem sua solução;
  • Cold mailing: e-mails enviados para potenciais clientes de forma personalizada e estratégica;
  • Prospecção porta a porta: abordagem presencial, visitando empresas ou estabelecimentos diretamente;
  • Eventos: contato com leads durante feiras, encontros e conferências do setor;
  • Outbound marketing: estratégias de comunicação ativa, como anúncios segmentados e campanhas diretas.

O que é prospecção passiva?

Diferente da abordagem ativa, em que o vendedor vai atrás do cliente, na prospecção passiva o jogo se inverte: o cliente vem até você.

Mas não pense que isso acontece por acaso. Esse tipo de prospecção exige estratégia. É preciso gerar estímulos certos para despertar o interesse de quem está do outro lado.

Na prática, você precisa estar nos lugares onde o seu potencial cliente pesquisa, compara, avalia e decide.
E adivinha qual é o principal canal pra isso hoje? A internet.

A prospecção passiva é, sem dúvida, um dos frutos mais valiosos da transformação digital.
Afinal, ela permite atrair clientes de forma escalável, orgânica e, muitas vezes, com um custo de aquisição menor.

Mas não se engane: não é só postar qualquer coisa e esperar os leads caírem do céu.
É preciso construir relevância e presença digital para ser encontrado e, mais do que isso, ser desejado.

Isso acontece por meio de canais que você provavelmente já conhece, mas talvez ainda não esteja usando com estratégia comercial:

  • Blog: produção de conteúdo relevante que responde dúvidas do seu público e atrai visitas qualificadas;
  • Redes sociais: presença ativa que mostra autoridade, posicionamento e se conecta com a rotina do cliente;
  • YouTube e vídeos curtos: conteúdos que educam, geram valor e constroem confiança antes mesmo do primeiro contato;
  • SEO (otimização para buscadores): fazer com que seu site ou blog apareça no Google quando o prospect pesquisar por soluções;
  • Parcerias com influenciadores ou marcas do setor: aumentar o alcance da sua mensagem por meio de canais com credibilidade.

Aqui, o marketing digital assume o papel de “abrir portas” e a equipe de vendas entra pra fechar negócio com quem já demonstrou interesse.

Quando bem feita, a prospecção passiva faz com que o cliente chegue até você mais preparado, mais engajado e muito mais próximo da decisão de compra.

Entenda como o Marketing Digital pode impulsionar suas vendas:

Prospecção ativa e passiva: qual é o melhor formato?

É difícil dizer qual exatamente é o melhor formato. Isso depende de cada modelo de negócio.

E você deve descobrir por conta própria, testando e validando, qual funciona para a sua empresa.

Afinal, as duas abordagens de vendas possuem suas vantagens e desvantagens.

Na prospecção ativa, é possível ter um retorno sobre o investimento mais veloz, já que o time de vendas conhece seu perfil de cliente ideal e sabe quais clientes deve abordar, sem perder tempo com negócios pouco qualificados.

Por outro lado, essa estratégia é mais agressiva, o que tem se tornado um incômodo nos clientes e é difícil de escalar

Já a prospecção passiva tem fácil escalabilidade, é mais orgânica, mas pode acabar sobrecarregando o funil de vendas dos vendedores com oportunidades de vendas que não tem sinergia com seu produto ou serviço. 

Então, um estudo sobre o processo de decisão de compra do seu cliente se faz necessário para definir a estratégia mais adequada para seu modelo de negócio.

Mas é sempre uma boa opção mesclar as práticas para obter melhores resultados, e para isso, você pode contar com ferramentas de prospecção de clientes. Veja a seguir.

O processo de decisão de compra varia de negócio para negócio, mas, no geral, está estruturado da seguinte forma: 

Infográfico do Agendor com o título "As 6 etapas do processo de decisão de compra", apresentando um fluxo com ícones e textos curtos para cada fase: 1) Consciência da necessidade, 2) Interesse em solucionar, 3) Consideração, 4) Intenção de compra, 5) Avaliação, 6) Compra ou implementação. Cada etapa é acompanhada de um ícone ilustrativo e uma breve descrição.

5 ferramentas de prospecção de clientes

Independente do formato de prospecção escolhido, saiba que você pode contar com a tecnologia para ser uma grande aliada na otimização desse processo. 

Assim é possível aumentar a produtividade do vendedor, ter mais controle sobre as prospecções, explorar novas abordagens, mensurar os resultados com mais facilidade e ter mais escalabilidade.

Confira 5 ferramentas de prospecção de clientes:

  • Ramper: plataforma de automação de prospecção outbound que ajuda a encontrar leads e enviar e-mails personalizados em escala;
  • Meetime: software de inside sales com foco em cadência de follow-ups, agendamento de reuniões e gestão da prospecção;
  • Reev: solução completa para prospecção outbound, com automação de fluxo de e-mails, gestão de leads e acompanhamento de métricas;
  • LinkedIn Sales Navigator: ferramenta avançada do LinkedIn para encontrar e abordar decisores com filtros específicos e insights estratégicos;
  • Econodata: plataforma de inteligência comercial que permite buscar e segmentar empresas B2B com base em dados atualizados de mercado.

7 dicas de prospecção de clientes para aumentar suas vendas

Conhecendo boas técnicas de prospecção de clientes todo vendedor é capaz de alcançar o sucesso.

Apesar disso, muitos vendedores ainda sentem-se inseguros na hora de fazer a prospecção e captação de clientes.

E isso pode ocorrer por vários motivos, que vão desde a falta de treinamento até o completo desinteresse do próprio funcionário em procurar clientes novos e novas formas de prospecção.

Se você se identifica com algum desses casos, saiba que está na hora de mudar!

Prospectar clientes é importante até mesmo para os vendedores mais experientes e bem-sucedidos, que contam com carteiras volumosas e lucrativas.

Enquanto eles se acomodam diante de uma situação de trabalho confortável, a concorrência está inquieta e disposta a oferecer algo mais ao mercado, um diferencial competitivo.

Assim, se você é um vendedor que deseja acompanhar os novos tempos, deve abordar potenciais consumidores com frequência, e se esforçar ao máximo para concretizar essas iniciativas.

Afinal, o que é prospecção de clientes, se não estar sempre atento a este tipo de oportunidade?

Para te ajudar com esse tipo de tarefa, listamos abaixo algumas dicas para você se tornar um especialista em prospecção de clientes!

Colocando-as em prática você vai conseguir melhores resultados financeiros, aumentar os indicadores de desempenho e também vai ter mais motivação para o trabalho!

Confira: Veja como unir 3 ferramentas de prospecção e fazer seu negócio vender cada vez mais

1. Conheça o seu mercado

Não tem como prospectar clientes sem conhecer o mercado. Por isso, antes de começar a prospecção de clientes, você deve estudá-lo a fundo.

Além disso, o consumidor de hoje não é o mesmo de 10, 15 ou 20 anos. Os tempos mudaram e os hábitos de consumo também!

Então é preciso que você saiba onde focar seus esforços e o que evitar. Dá só uma olhada nessas duas dicas:

O que fazer:

  • Pesquise profundamente sobre o nicho de atuação da empresa que você está prospectando. Entenda os desafios do setor;
  • Estude o perfil do público-alvo: comportamento, objeções comuns, canais que consomem, o que valorizam em uma solução;
  • Fique de olho nas tendências do mercado, novas regulamentações, inovações ou movimentos que possam impactar seus prospects;
  • Observe seus concorrentes diretos: como eles se posicionam? Como abordam os mesmos clientes que você quer atingir?
  • Use dados e notícias para mostrar que você entende o contexto do prospect já no primeiro contato.

O que não fazer:

  • Chegar em uma reunião sem saber com quem você está falando ou o que a empresa faz;
  • Tratar clientes de segmentos diferentes como se fossem iguais, com o mesmo discurso “engessado”;
  • Ignorar os movimentos do mercado e não adaptar seu pitch de acordo com o cenário atual;
  • Acreditar que “vender bem” é mais importante do que “entender bem” — um erro clássico que custa caro.

Uma maneira consagrada de conhecer seu mercado é fazendo a análise das 5 forças competitivas de Porter.

Se você não conhece ou quer se aprofundar nessa técnica, confira este infográfico da Siteware:

Infográfico da Siteware que apresenta as 5 Forças de Porter de forma visual e explicativa. No centro, está a “Rivalidade entre os concorrentes”, cercada por outras quatro forças que influenciam a dinâmica de mercado: o “Poder de negociação dos fornecedores”, a “Ameaça de produtos substitutos”, a “Ameaça de entrada de novos concorrentes” e o “Poder de negociação dos clientes”. Cada uma dessas forças é descrita com exemplos e impactos no mercado, como a pressão por preços mais baixos, barreiras de entrada e influência dos fornecedores na cadeia de valor. O layout usa cores distintas para cada força e linhas conectando todas ao centro, reforçando a ideia de interação entre elas.

2. Ofereça soluções e, não, produtos

Se ainda tem alguém tentando empurrar produto no pitch de prospecção, é bom rever a estratégia.

Hoje, o cliente não quer saber quantos botões seu sistema tem, ou quantas funções cabem no app. Ele quer saber se a solução responde essas perguntas:

  • Isso resolve meu problema?
  • Me ajuda a vender mais?
  • Reduz meu esforço?

Prospecção eficiente não é sobre empilhar benefícios no discurso, é sobre conectar o que você oferece com o que o cliente precisa resolver.

Veja o que fazer (e o que evitar) pra construir uma abordagem realmente centrada no cliente:

O que fazer:

  • Pesquise sobre a empresa e identifique gargalos comuns do setor ou do porte do negócio;
  • Entenda o que o cliente quer resolver, melhorar ou simplificar no dia a dia dele;
  • Conecte as dores identificadas com benefícios reais da sua solução, sem exageros;
  • Use casos práticos ou exemplos para mostrar como seu produto ajuda empresas parecidas a resolver o mesmo problema;
  • Faça perguntas abertas que ajudam o prospect a enxergar o problema com clareza e se interessar pela solução.

O que não fazer:

  • Descrever funcionalidades técnicas como se fossem diferenciais por si só (“nosso sistema envia relatórios diários” não convence ninguém);
  • Usar jargões ou termos genéricos que não conectam com o contexto do cliente.
  • Focar mais no produto do que no impacto: o cliente não compra um CRM — ele compra organização, controle e mais vendas.
  • Assumir que o cliente entende sua proposta de valor — você precisa mostrar como isso se encaixa na realidade dele.

Conheça 7 atitudes para ter sucesso nas vendas neste infográfico:

Infográfico do Agendor com o título “7 atitudes para ter sucesso em vendas”, destacando sete comportamentos essenciais para vendedores. A imagem traz ícones ilustrativos para cada atitude e segue uma linha de leitura fluida. As atitudes são: 1) ser paciente para identificar o momento certo de fechar a venda, 2) manter o comprometimento com o cliente e consigo mesmo, 3) demonstrar entusiasmo, 4) buscar aprendizado contínuo, 5) agir com coragem e evitar a falsa segurança, 6) ser franco para conquistar respeito e 7) manter flexibilidade para ajustar estratégias conforme necessário. O layout é colorido e didático, com a marca Agendor no rodapé.

3. Use a tecnologia

Não dá pra falar em prospecção de clientes hoje sem incluir tecnologia na discussão.

A transformação digital trouxe ferramentas poderosas e ignorá-las é o mesmo que correr uma maratona de sapato social.

Se você ainda faz pesquisa de leads só na intuição ou perde tempo anotando contatos no caderninho, vale rever o processo.
Existem formas mais rápidas, inteligentes e escaláveis de encontrar e se conectar com possíveis clientes.

A tecnologia pode (e deve) te ajudar em várias etapas da prospecção. Desde a pesquisa inicial até a forma como sua empresa se apresenta online.

Veja o que é recomendado e o que não faz mais sentido:

O que fazer:

  • Use buscadores, redes sociais e ferramentas de IA para mapear empresas, cargos, perfis e comportamentos dos leads.
  • Organize as informações em ferramentas específicas, como CRMs e geradores de leads — de preferência com soluções SaaS fáceis de implementar.
  • Mantenha sua presença digital em dia: site bem estruturado, com informações claras, atualizadas e que passem confiança.
  • Oriente a empresa sobre a importância de parecer relevante na internet, já que o primeiro impulso de um prospect após ser abordado é buscar pela sua marca no Google.
  • Use ferramentas de automação para nutrir esses leads enquanto você se prepara para o contato ativo.

O que não fazer:

  • Confiar apenas em controles manuais ou planilhas espalhadas por pastas. Isso dificulta o acompanhamento e aumenta o risco de erro.
  • Deixar a empresa com pouca ou nenhuma presença digital. A falta de informações online pode gerar desconfiança imediata.
  • Achar que tecnologia é “só pra marketing”. Vendas também é sobre eficiência, dados e estratégia.
  • Ignorar o comportamento do consumidor digital que compara, avalia e decide antes mesmo de você fazer contato.

Saiba mais: Como fazer prospecção da forma adequada

4. Peça indicações para clientes atuais

Você tem uma carteira volumosa, com clientes antigos e satisfeitos?

Peça para eles indicações de nomes com quem você possa entrar em contato! Essa é uma das mais efetivas formas de prospecção.

Além disso, também é interessante prospectar clientes segmentados, indicados por associações e organizações em geral.

Por exemplo: se você fornece para contadores, entre em contato com o sindicato e faça uma proposta.

E na hora de fazer a captação de clientes, não se esqueça de informar de onde partiram as indicações.

Esse tipo de abordagem vai tornar a prospecção de clientes mais fácil e eficiente! Não deixe de tentar.

Inclusive, confira algumas abordagens que você pode testar e outras que são mais recomendáveis você evitar.

O que fazer:

  • Aproveite o bom relacionamento com clientes satisfeitos e peça indicações diretas de pessoas ou empresas que também possam se beneficiar da sua solução;
  • Torne o processo fácil: crie uma mensagem padrão ou até um formulário simples para o cliente indicar com agilidade;
  • Incentive a criação de depoimentos, cases e avaliações públicas: eles funcionam como “prova social” e aumentam a confiança de novos contatos;
  • Crie uma cultura de troca: ofereça ajuda, compartilhe contatos relevantes e abra portas também;
  • Peça para seu cliente “abrir a carteira” de contatos com propósito: mostre que a indicação pode ajudar outras empresas a resolver o mesmo problema que ele resolveu.

O que não fazer:

  • Comprar listas genéricas de contatos, sem critério ou segmentação, achando que isso vai acelerar o funil. Vai só gerar retrabalho;
  • Forçar indicações em momentos inadequados como, por exemplo, depois de um problema com suporte ou antes do cliente realmente ter tido resultado;
  • Ignorar o timing: se o cliente ainda não viu valor real, ele não vai indicar. E, se indicar, pode indicar errado;
  • Tratar as indicações como garantidas. Cada lead indicado precisa ser abordado com cuidado e contexto.

5. Esteja bem preparado para encontros e reuniões

Até aqui você viu o que é necessário para identificar consumidores em potencial. Mas, afinal, como agir na hora em que for efetivamente prospectar clientes?

Fique atento a mais esta dica de prospecção: é essencial que você esteja bem preparado para reuniões, com apresentações bem elaboradas sobre a empresa e o produto ou serviço a ser oferecido.

Agora, atenção: você também pode captar clientes por telefone ou, sem que esteja esperando, em eventos ou feiras.

Então é muito importante estar preparado para abordar novos clientes em qualquer situação ou local.

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Além disso, além de ter uma boa apresentação, há outras ações que podem te ajudar a ser bem-sucedido na conversa e outros tipos de atitudes que não são recomendadas. Dá só uma olhada!

O que fazer:

  • Revise todos os registros no CRM: histórico de interações, objeções anteriores, proposta enviada (se houver) e qualquer detalhe que possa enriquecer a conversa;
  • Faça uma pesquisa rápida sobre os principais concorrentes do cliente, isso mostra preparo e interesse estratégico;
  • Leve ideias na manga: demonstre que você pensou no negócio dele antes da reunião, não apenas que vai “responder conforme o que ele disser”;
  • Tenha clareza sobre o objetivo do encontro e o próximo passo esperado. Isso evita reuniões longas, rasas e sem desfecho.

O que não fazer:

  • Chegar na reunião “no improviso”, confiando só na experiência de vendas (o cliente percebe e perde o interesse rápido).
  • Descobrir informações básicas durante a conversa (que você já deveria saber), como o porte da empresa ou com o que ela trabalha.
  • Ignorar sinais anteriores do cliente, como dúvidas ou preocupações registradas em outros contatos.
  • Transformar a reunião em uma apresentação genérica, sem conexão com as dores específicas do negócio.

6. Use técnicas de follow-up

Como você viu durante o artigo, a prospecção de clientes não se resume ao primeiro contato.

É muito importante que o vendedor cative o consumidor até que efetivamente feche o contrato.

Para prospectar clientes com sucesso, você deve criar um procedimento padrão a ser executado após a primeira conversa.

Mande e-mails, coloque-se à disposição para atendimentos futuros, envie apresentações virtuais do produto ou serviço, ligue de tempos em tempos perguntando se pode ajudar de alguma forma.

Essas técnicas de follow-up podem ser preciosas para sua captação de clientes.

E essas são apenas algumas das boa práticas que você deve fazer. Confira mais algumas delas (e, claro, o que evitar).

O que fazer:

  • Planeje os contatos com inteligência: escolha horários em que o cliente está mais disponível e com menos chance de estar em reuniões (ex: início da manhã ou final da tarde);
  • Mantenha a constância: a maioria dos fechamentos não acontece no primeiro contato — siga acompanhando sem ser insistente;
  • Registre tudo no CRM: isso ajuda a personalizar as próximas abordagens e mostrar que você realmente está acompanhando o processo;
  • Esteja preparado para contornar objeções com argumentos práticos, sem cair em respostas decoradas;
  • Saiba a hora de encerrar: se o lead claramente não tem perfil ou interesse real, respeite o tempo de ambos e direcione sua energia para novas oportunidades.

O que não fazer:

  • Desistir no primeiro “não”. Lembre-se: muitos “nãos” na verdade são “ainda não”;
  • Ligar ou mandar mensagens em horários aleatórios, sem pensar na rotina do prospect;
  • Ficar repetindo o mesmo discurso em cada contato, sem contextualizar ou agregar algo novo;
  • Forçar o avanço no funil sem sinais claros de interesse e isso só gera atrito.
  • Abordar sem um objetivo claro — follow-up sem propósito é só mais uma interrupção.

Além disso, se você quer mais algumas dicas de follow-up de vendas com um CRM, então, confira este infográfico:

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DICA EXTRA: Prospecção de novos clientes: uma arte cheia de técnicas

7. Trace metas e objetivos

Procurar clientes novos pode ser um desafio e tanto, mas fica mais fácil e motivador se o vendedor traçar metas e estratégias para aumentar a rentabilidade da empresa.

Você pode estabelecer um número X de contatos a serem realizados diariamente. E, inclusive, definir objetivos pessoais para novos contratos e seus respectivos valores de comissão.

Os resultados vão valer a pena incentivando ainda mais o vendedor a colocar em prática os planos para prospectar clientes.

E, para finalizar, confira algumas sugestões do que você e seu time podem fazer para melhorar a forma de mensurar os resultados.

O que fazer:

  • Estabeleça metas em diferentes prazos: semanais, mensais, trimestrais e anuais. Isso ajuda a manter o foco no presente sem perder de vista o futuro.
  • Crie metas que envolvam todo o processo comercial, não só o resultado final.
  • Defina objetivos relacionados a ações concretas como, por exemplo, número de abordagens por canal ou quantidade de reuniões agendadas;
  • Acompanhe esses indicadores com frequência e ajuste as metas conforme o time evolui ou o cenário muda;
  • Use metas também para estimular a melhoria da abordagem, como taxa de conversão por etapa.

O que não fazer:

  • Focar apenas em metas de vendas fechadas, ignorando os esforços que constroem esse resultado.
  • Estabelecer metas muito abrangentes sem alinhamento com a capacidade do time ou com o volume real de leads disponíveis.
  • Criar metas inalcançáveis ou vagas demais, que mais frustram do que direcionam.
  • Medir apenas números de receita, sem observar indicadores de desempenho do processo comercial como um todo.

Como um CRM pode ajudar na prospecção de vendas

Como você viu no artigo, prospectar clientes envolve organização, constância e, principalmente, informação na hora certa.

E é exatamente aí que o CRM entra como um aliado indispensável.

Com um CRM, você consegue acompanhar cada lead com clareza, registrar interações com poucos cliques e manter o funil sempre atualizado.

Veja como um CRM pode fazer diferença na sua rotina de prospecção:

  • Centraliza todas as informações de clientes e leads em um só lugar;
  • Facilita o acompanhamento dos próximos passos com cada contato;
  • Gera lembretes e notificações para evitar esquecimentos;
  • Ajuda a manter o foco nos leads mais qualificados;
  • Permite medir o que está funcionando (e o que não está) na sua abordagem;
  • Garante mais agilidade e menos tarefas manuais.

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Como aprender mais sobre prospecção de clientes?

Agora que você já conhece as melhores maneiras de fazer prospecção de vendas, que tal dar uma olhada nestas dicas sobre os melhores horários para se dedicar a essa atividade? Confira:

Leia também: Como prospectar novos clientes e aumentar vendas em 5 passos

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