Marketing empresarial é uma das áreas da gestão de empresas, voltada para o mercado, centrada no objetivo de encontrar oportunidades e desenvolver soluções para as necessidades de segmentos da sociedade, sejam pessoas ou empresas, e comercializá-las com esses grupos geralmente com o intuito de auferir lucro e remunerar o capital investido.

E a sua empresa? Já desenvolveu seu plano de marketing empresarial para o próximo período?

Kit de Planilhas de Vendas

3 planilhas para te ajudar a planejar a sua rotina comercial

 

Cada vez mais o marketing vem assumindo um papel de extrema relevância dentro das organizações e conquistando espaço no mundo corporativo.

Afinal, tão importante quanto oferecer produtos e serviços de qualidade com eficiência e produtividade, é saber como promovê-los e moldar a percepção de valor por parte do público ao qual as soluções são destinadas. E é aí que entram as estratégias de marketing empresarial.

Neste artigo, você vai entender o que é marketing empresarial, sua importância e 7 dicas valiosas para usar no seu modelo de negócio:

  1. Se o seu orçamento permitir, faça Outbound Marketing;
  2. Crie um site para a sua empresa;
  3. Esteja presente nas redes sociais;
  4. Crie um blog para a sua empresa e produza conteúdos;
  5. Faça uso de e-mail marketing;
  6. Não se esqueça do seu público interno;
  7. Use a tecnologia.

Aposte nessas dicas e impulsione os resultados de sua organização por meio de um planejamento estratégico de marketing.

Leia também: 5 estratégias de marketing para vendas que você deveria aprender

O que é marketing empresarial?

Podemos definir o que é marketing empresarial como um conjunto de ações estratégicas que são tomadas com o intuito de promover uma empresa e as soluções que ela comercializa.

O marketing tem como objetivo divulgar produtos e serviços de uma empresa, atrair novas oportunidades de negócio, construir um relacionamento com os clientes atuais, firmar um posicionamento no mercado e moldar a percepção de valor que o público interno e externo tem sobre o negócio.

Para isso, é preciso definir ações focadas nos 4 pilares do marketing, conhecidos como os 4 Ps do mix de marketing.

Veja mais: 5 ações de marketing para alavancar as vendas

Os 4 Ps do marketing empresarial

As estratégias de marketing empresarial são regidas, basicamente, por 4 pilares.

São eles:

  • Produto – É a solução que a empresa comercializa;
  • Preço – É o valor em dinheiro cobrado pela empresa na venda de suas soluções;
  • Praça – É o local onde a solução será distribuída e comercializada;
  • Promoção – É a maneira com que o produto será divulgado.

Quer entender melhor os 4 Ps do marketing? Então, dê uma olhada neste vídeo do Luz, Câmera, Aprenda!:

Qual a importância de contar com um plano de marketing empresarial?

Contar com um bom planejamento de marketing empresarial é importante por vários motivos.

Um deles é o fato de que a elaboração de um plano sólido possibilita estruturar melhor as ações de marketing a serem tomadas. Dessa forma, otimiza-se os recursos disponíveis e evita-se falhas na execução.

O planejamento permite também ter maior controle sobre o desempenho das estratégias online e offline. Ele serve como um guia que vai orientar o trabalho do time de marketing.

Sem um bom plano, fica mais difícil promover a imagem e as soluções da empresa de maneira realmente eficaz e com foco em resultados.

7 dicas de marketing empresarial

Agora que você já sabe o que é e qual a importância do marketing para empresas, confira a seguir 7 dicas de marketing empresarial para usar no seu negócio.

1 – Se o seu orçamento permitir, faça Outbound Marketing

O Outbound Marketing, também chamado de marketing tradicional, se refere a estratégias mais clássicas de Marketing, como anúncios em TV, rádio, veículos impressos, outdoors, peças gráficas, participação em feiras e eventos, telemarketing, etc.

Apesar de fazerem com que sua mensagem alcance mais pessoas, as estratégias de Outbound Marketing costumam ser mais caras. Mas, se o seu orçamento permitir, elas ainda são bastante válidas se forem bem planejadas e executadas – e podem trazer um ótimo retorno sobre o investimento, além de acelerar as vendas a curto prazo.

Confira mais detalhes: Outbound Marketing: TUDO o que você precisa saber para aumentar as suas conversões 

2 – Crie um site para a sua empresa

O website funciona como um cartão de visitas da sua marca. Busque deixá-lo o mais atraente possível e otimize a navegação dos visitantes.

Exponha suas soluções no website e não se esqueça de produzir conteúdo relevante, com ajuda de técnicas de SEO, focadas nas palavras-chave mais usadas por seu público-alvo nos mecanismos de busca na internet. Desta maneira, potenciais clientes podem chegar até a sua empresa em diferentes etapas de sua jornada de compra. 

Entenda: Como pesquisar palavras-chave: por que elas são essenciais para criar conteúdos que convertem

3 – Esteja presente nas redes sociais

Atualmente, é difícil falar de marketing empresarial sem mencionar as redes sociais. Cada uma com sua particularidade, elas são essenciais para reputação de marca e também para engajamento com seus clientes, potenciais clientes, parceiros e colaboradores.

Uma pesquisa do Ibramerc (Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado) revelou que 41% das empresas que usam as redes sociais em suas estratégias de marketing conseguem melhora significativa nas vendas. 

Portanto, vale a pena usar esta tática.

Veja mais: As 3 chaves para encontrar o sucesso com o CRM social

4 – Crie um blog para a sua empresa e produza conteúdos

O marketing de conteúdo também é uma importante estratégia de marketing empresarial.

Por meio de um blog, você pode criar e publicar diferentes tipos de conteúdos para atrair potenciais clientes interessados na sua solução e se posicionar como autoridade no assunto.

Dessa forma, você criará uma comunidade em torno de sua marca, interessada em conteúdos ricos, como webinars, ferramentas, planilhas automáticas, cursos e outros.

Assim, em troca de acesso a esses materiais, esse público qualificado fornecerá informações de contato, para que você crie um cadastro de leads que poderá usar em suas ações de conquista de clientes.

Saiba mais: 7 dicas de como fazer marketing de conteúdo digital

5 – Faça uso de e-mail marketing

Embora muitos pensem que tenha perdido força, o e-mail ainda é uma valiosa ferramenta de marketing empresarial.

Utilize o e-mail para desenvolver um relacionamento com seus clientes, incentivar ações e oferecer conteúdos educativos sobre suas soluções.

Quando conectada ao seu sistema de CRM, uma plataforma de automação de marketing e e-mails pode, inclusive, simplificar processos das áreas de Marketing e Vendas no relacionamento com os prospects e clientes – como suporte à decisão de compra ou processo de onboarding, por exemplo.

Leia também: 6 tipos de e-mail marketing para gerar mais resultados

6 – Não se esqueça do seu público interno

As estratégias de marketing empresarial também devem contemplar o público interno. Faça eventos comemorativos para os colaboradores, crie campanhas para engajá-los, ofereça um ambiente de trabalho harmonioso e, principalmente, faça com que eles entendam a importância de suas atividades para agregar valor às soluções vendidas para seus clientes.

O endomarketing também é importante para os resultados da empresa. Afinal, colaboradores felizes são mais motivados a alcançar as metas!

Confira: Comunicação interna e endomarketing: mantenha equipes bem informadas

7. Use a tecnologia

Atualmente, existem diversas ferramentas tecnológicas que ajudam as empresas a gerenciar sua ações de marketing. 

Blogs na internet, ferramentas de envio automático de e-mails segmentado, plataformas de pesquisa de mercado online e softwares de CRM são alguns bons exemplo disso.

Para quem está começando com as ações de marketing, o CRM pode ser o software de entrada ideal.

Quer entender melhor com um CRM pode ajudar seu negócio a desenvolver o marketing empresarial e aumentar suas vendas? Então, confira este vídeo:

Bom, ficou claro o que é marketing empresarial?

Implemente as dicas que citamos aqui para promover sua marca e alavancar seus resultados.

Depois de adotar o marketing empresarial, é importante acompanhar seus resultados, por isso, baixe nosso e-book gratuito: Indicadores de Vendas e Marketing