As frases de agradecimento à equipe são maneiras simples de reconhecer seus colaboradores após a conquista de um importante resultados.

Principais aprendizados deste artigo:

  • As frases de agradecimento são uma maneira de valorizar e estimular a equipe, de forma que possam ser mais motivados a atingirem seus objetivos pessoais e profissionais
  • Além das mensagens de agradecimento à equipe de trabalho, é preciso estabelecer uma cultura de feedback para reconhecer e também desenvolver os colaboradores. 
  • Outra dica para valorizar o time é elaborar um plano de carreira para que possam ter em mãos um caminho para evoluir dentro da empresa a partir do seu bom desempenho.
  • O reconhecimento e a valorização estão diretamente ligados à produtividade do time, já que profissionais motivados e engajados tendem a produzir mais e melhor. Conheça outras dicas de gestão de equipes em: Gestão de Equipe de Vendas: GUIA completo para líderes

Apesar de serem simples, as frases também são muito assertivas. Afinal, um agradecimento verbalizado pode trazer muita confiança para o time e trazer aquele “gás” para os próximos desafios.

No entanto, é preciso dizer as palavras certas, já que este reconhecimento é essencial para a motivação e também engajamento da equipe.

Visto que esta prática pode ser um desafio para alguns gestores, trouxemos 15 exemplos de frases de agradecimento à equipe

E para elevar ainda mais a satisfação dos colaboradores e promover ainda mais sua confiança, também separamos quatro  dicas práticas para valorizar e reconhecer seu time

Então, se quiser conferir tudo isso, não deixe de ler o conteúdo até o final!

Qual a importância do reconhecimento?

Antes de disparar uma mensagem de gratidão pela equipe de trabalho, é preciso entender como isso pode impactar a produtividade dos colaboradores.

Para compreender isso de maneira mais clara, lembre-se da Pirâmide de Maslow. Ela está estruturada da seguinte forma:

  1. Necessidades fisiológicas;
  2. Necessidades de segurança;
  3. Necessidades sociais;
  4. Necessidades de estima;
  5. Necessidades de autorrealização. 

Se você está familiarizado com este conceito, sabe que, de acordo com o psicólogo Abraham Maslow, um indivíduo deve se sentir amparado em todos os níveis de necessidade até chegar à autorrealização. 

A necessidade de estima é aquela em que uma pessoa busca se sentir valorizada e bem-quista por aqueles com os quais convive.

Esta é a última e mais importante etapa que o guiará para a autorrealização.

Portanto, na prática, quando um colaborador finalmente se sente valorizado, ele atinge, na teoria, o seu “pico de realização”, onde passa a ansiar por sucesso pessoal e profissional. 

Assim, este colaborador, para atingir seus objetivos, começa a se dedicar mais e ser ainda mais produtivo em suas atividades para chegar às suas conquistas internas e externas.

Com este comportamento, a empresa ganha muito, uma vez que tem em seu time um profissional de alta performance, que entrega bons resultados e está engajado o suficiente para fazer a diferença!

É por esse motivo que as frases de agradecimento à equipe são tão relevantes! Mas, é claro, elas não devem ser utilizadas isoladamente para promover o engajamento do time. Por isso, mais adiante no artigo, apresentaremos algumas práticas para colaborar com a motivação do time.

Mas, agora, conheça 15 exemplos de mensagens de agradecimento profissional a seguir!

Leia também: 25 frases sobre produtividade para inspirar seu time

Frases de agradecimento à equipe: 15 exemplos

“O resultado que tivemos neste mês é a prova de que uma empresa se constrói com grandes profissionais como vocês.”

“Sou muito grato(a) por poder contar com profissionais tão competentes e dedicados. Obrigado(a) pela parceria, time!”

“Motivação, parceria, dedicação e trabalho em equipe foi o que nos levou a atingir nosso objetivo. Obrigado(a) pelo esforço de todos!”

“Uma andorinha só não faz verão, não é mesmo, time? Gratidão por mais um mês com as metas batidas!”

“Este projeto exigiu muito de todos nós. Sei que todos temos nossas questões pessoais e, mesmo diante de um projeto tão desafiador, é muito gratificante saber que temos um time tão resiliente. Agora, para comemorar, o que acham de marcarmos um happy hour?”

“Como líder, posso dizer que a minha maior conquista profissional foi ter construído uma equipe tão eficiente como a nossa. Estou muito orgulhoso(a) de nós! Obrigado(a), time!”

“É o trabalho de profissionais como vocês que tornam a nossa empresa ser o que é hoje. Vocês todos são realmente essenciais para o nosso crescimento. Obrigado(a)!”

“Minha maior motivação para me desenvolver como gestor(a) é, sem dúvidas, o aprendizado que tenho diariamente com uma equipe como a que estamos construindo juntos. Obrigado(a)!”

Veja também uma mensagem de agradecimento para equipe de vendas:

“As metas que batemos neste semestre são impressionantes. Não tenho palavras para expressar a minha gratidão e satisfação por vocês!”

“Sei que não batemos a meta este mês, mas apesar disso, não poderia deixar passar o quanto estou comovido(a) pelos esforços de cada um de vocês. Se continuarmos trabalhando em equipe desta forma, tenho certeza de que os próximos desafios serão cumpridos com êxito. Obrigado(a) e parabéns à todos!”

“Não há como negar que nossa equipe está totalmente entrosada! Muito feliz em fazer parte de um time como o nosso!”

“Time, como vocês sabem, entraremos em um período bem mais desafiador do que o normal. Contudo, conheço o potencial de cada um de vocês e, sobretudo, conheço o potencial do time como um todo. Por isso, quero agradecer desde já seus esforços e dedicação. Vamos juntos!”

“Ninguém constrói nada sozinho. Por essa razão, quero agradecer vocês pela parceria e por tanta maestria na hora de realizar suas atividades. É incrível o que estamos desenvolvendo juntos!”

“Vocês são a verdadeira definição de dream team! Uma equipe focada, esforçada, resiliente, inteligente e extremamente qualificada.”

“Estamos comemorando mais um ano de existência da nossa empresa e não poderia deixar de agradecê-los por tornar nossos planos em realidade. Sem vocês, jamais teríamos chegado até aqui. E com vocês, sei que vamos ainda mais longe. Obrigado(a)!”

Aproveite e confira: 27 frases de liderança e motivação para citar na hora certa

Inspire-se também pela frase motivacional de Nick Gleason que também pode ser uma mensagem de agradecimento trabalho em equipe:

Dicas práticas para valorizar e reconhecer a equipe

Agora que você tem em mãos exemplos de frases de agradecimento à equipe, conheça algumas dicas práticas para aumentar a motivação e engajamento do seu time por meio da valorização e do reconhecimento:

  1. Crie uma cultura de feedback: seus colaboradores precisam entender quais são seus pontos fortes e fracos. Mais do que isso, esta prática faz com que o membro do seu time entenda que você, gestor, se preocupa com seu desenvolvimento e oferece os direcionamentos certos para que ele evolua como profissional.
  2. Elabore planos de carreira para cada colaborador: todo funcionário deve ter uma perspectiva de evolução dentro da empresa. Isso o motivará a se esforçar e se dedicar para que possa se desenvolver e ser promovido.
  3. Reconheça seus funcionários com bonificações monetárias: dependendo do projeto ou da área de atuação de um profissional, como na área comercial, é preciso considerar a bonificação por prêmios mais significativos como viagens, cursos ou jantares, e até mesmo por comissões. Saiba mais em: 
  4. Reconheça diariamente: atente-se aos pequenos desafios da rotina dos profissionais. Muitas vezes, uma reunião mais complicada e determinante pode ser o motivo de uma frase de reconhecimento profissional direcionada ao colaborador. As ações diárias podem ter um grande impacto tanto na motivação do funcionário, quanto no clima organizacional.

Pronto para dar uma turbinada na produtividade do seu time?

Não deixe de aprender mais sobre gestão e liderança! Assista ao webinar que realizamos em parceria com o IBC Coaching: