Mary Kay, Ron Popeil, David Ogilvy ou Steve Jobs? Qual seu preferido?

“O Melhor Vendedor do Mundo” é o nome de um livro famoso, escrito por Og Mandino e lançado em 1968, que fez muito sucesso ao longo dos anos e, até hoje, é usado por vendedores como referência e motivação para o dia a dia na área comercial.

Empresas como Coca-Cola e Volkswagen chegaram a distribuir esse livro para seus funcionários e usá-lo em treinamentos.

O livro traz lições para ajudar as pessoas a se transformarem no melhor vendedor do mundo, reveladas por meio de “pergaminhos”.

Um tanto lúdico, necessitando de certa atualização e um bom filtro durante a leitura, não deixa de ser bastante instrutivo para quem trabalha com vendas.

Mas antes de vermos os ensinamentos do livro “O Melhor Vendedor do Mundo” e até assistir uma animação resumindo alguns de seus conceitos, vamos estudar exemplos de homens que foram considerados os melhores vendedores do mundo.

Depois de entender como eles trabalhavam, compare suas atitudes e técnicas com as mensagens do livro de Og Mandino.

Por fim, tente entender como aplicar todos esses ensinamentos em seu dia a dia.

Afinal, exemplos de grandes vendedores de sucesso sempre trazem lições importantes, confira!

O Melhor Vendedor do Mundo

Preste atenção no que os quatro melhores vendedores do mundo têm a dizer

Além das dicas de Og Mandino e das histórias dos melhores vendedores do mundo (a seguir), que tal dar uma olhada nesta apresentação: 7 Segredos dos Campeões de Vendas

Os quatro melhores vendedores do mundo

Saber falar em público, ser perseverante e confiante, entender seu produto em cada detalhe e diversas outras dicas dos melhores vendedores do mundo.Watch Full Movie Online Streaming Online and Download

1- Ron Popeil: o rei dos infomerciais

Você, com certeza já assistiu algum daqueles chamados “infomerciais” na TV, programetes com cara de reportagem misturada com anúncio, em que um produto é mostrado, testado, aprovado e alardeado por narradores, enquanto clientes satisfeitos os usam e recomendam, sempre com sorrisos enormes no rosto.

E confesse, se nunca comprou alguma coisa anunciada dessa forma, ao menos teve vontade de experimentar.

Pois saiba que quem inventou essa técnica dos infomerciais (e muitos dos aparelhos que vendia também), o pioneiro na estratégia, foi Ron Popeil, considerado um dos melhores vendedores do mundo, que não apenas ganhou milhões vendendo suas engenhocas pela TV, com muita lábia e ajuda de vendas por telefone (e hoje do e-commerce), como ensinou muita gente a ganhar também.

Um de seus melhores sucessos foi a empresa Ronco, que pode ter um nome estranho em português, mas é um sucesso nos Estados Unidos, vendendo aqueles itens de cozinha que fazem de tudo e que você não deve esperar mais para comprar: “Ligue já!”, como diria um dos narradores de seu icônicos infomerciais.

2- Mary Kay Ash, você conhece essa grande vendedora?

Mary Kay? Esse nome não lhe parece familiar? Isso mesmo: Trata-se, simplesmente, de uma das mais bem-sucedidas empresas de marketing multinível e vendas diretas, focada na comercialização de artigos de beleza e maquiagem para mulheres e por mulheres!

Uma de suas famosas técnicas de incentivo à força de vendas é dar um Cadillac cor de rosa para as melhores vendedoras.

No Brasil já há alguns anos, a Mary Kay tem uma missão, inspirada na vida de sua fundadora, que era treinadora de vendas e se cansou de ver homens ganharem mais do que ela depois de aprenderem muito com seu treinamento:

Ajudar mulheres a alcançarem crescimento pessoal e sucesso financeiro.

Confira este incrível vídeo com dicas da própria Mary Kay Ash sobre a importância de ter foco no cliente.

Você quer saber mais sobre técnicas de liderança de equipes de vendas? Baixe nosso e-book: O Guia para a Gestão Eficiente da Equipe de Vendas

3- David Ogilvy:

Considerado um dos melhores publicitários de todos os tempos, David Ogilvy sabia bem de uma coisa: ser o melhor vendedor do mundo ajudaria muito em suas campanhas e comerciais.

Este inglês que se radicou nos Estado Unidos fundou uma das mais conceituadas agências de publicidade, a Ogilvy, e sempre fez questão de usar técnicas de vendas em suas criações, tendo inclusive usado testes A/B em anúncios, publicando-os em duas versões em cidades do interior e vendo qual tinha melhor resultado antes de publicar nacionalmente.

Um de seus mais consagrados conselhos é:

A pior falha que um vendedor pode cometer é ser um chato. Incentive qualquer tentativa de falar sobre outras coisas. Quanto mais tempo você ficar com seu cliente (sem ser chato), melhor. Você conhecerá a perspectiva dele, e ele confiará em você.

Assista a este vídeo em que Washington Olivetto conta a história desse gênio do marketing e das vendas:

4- Steve Jobs: qual produto dele você NÃO tem?

Computador Mac, iPhone, iPad, iPod ou que tal um Apple Watch? Mesmo que você nunca tenha tido um desses produtos, é quase certo que os tenha desejado. E por quê?

Porque Steve Jobs era mais que um programador e excelente líder, ele sabia exatamente o que seus clientes queriam e fazia seus funcionários a fazerem exatamente tudo que ele pensava.

Resultado? Transformou uma marca desconhecida de computadores de nicho em uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, com uma marca avaliada entre as mais valiosas do planeta.

Cabe ou não cabe fazer parte da nossa lista de melhores vendedores do mundo, com esse currículo?

Veja mais: Palestra e dicas de Steve Jobs sobre os princípios para o sucesso

Tínhamos prometido a lista dos 10 pergaminhos de Og Mandino em seu livro “O Maior Vendedor do Mundo”, aqui está:

  1.    Adquirir bons hábitos
  2.    Ser amável com as pessoas
  3.    Persistência
  4.    Ter-se como um milagre
  5.    Aproveitar o tempo
  6.    Controlar as emoções
  7.    Rir das adversidades
  8.    Gerar valor
  9.    Agir
  10.    Fé

Entenda melhor estes conceitos assistindo a esta interessante animação:

Capacitação nunca é demais. Confira esta apresentação com 8 dicas para vender mais de maneira eficaz