Que horas você acorda? Qual é a sua rotina depois de sair da cama? Embora para muita gente possam parecer perguntas pouco importantes, essas respostas estão diretamente relacionadas a sua produtividade ao longo do dia. É o que afirma o autor de O milagre da manhã, livro que tem também uma versão específica para vendedores - por enquanto apenas em inglês.

Se você gosta de ler, é bem provável que já tenha ouvido falar no best-seller O milagre da manhã — O segredo para transformar sua vida (antes das 8 horas). O livro escrito por Hal Elrod foi publicado pela primeira vez em 2012 e é um sucesso de vendas até hoje. Mas quais são seus ensinamentos? A obra tem o objetivo de apresentar o segredo para uma mudança de rotina que, segundo Elrod, transformou a vida de muitas pessoas e, portanto, também pode ajudar você tanto no aspecto pessoal quanto profissional. 

Dá para ter uma ideia de como essa teoria parece ser poderosa, não é mesmo? Neste artigo, vamos falar mais sobre ela e os seus principais ensinamentos, além de trazer dicas sobre como ela pode ser aplicada por profissionais de vendas para uma rotina mais  produtiva. Acompanhe! 

O que é “milagre da manhã”?

Como já mencionamos, o termo ficou conhecido por ser título do best-seller que se propõe a ajudar as pessoas a começarem seus dias com mais energia, foco e motivação para ir atrás de seus objetivos.

A ideia por trás da filosofia de Hal Elrod é que você torne a sua manhã mais significativa, pois essas primeiras horas determinarão o seu astral para o restante do dia. Para isso, é preciso acordar cedo e praticar alguns rituais matinais a fim de desenvolver o seu potencial.

Veja também: Os 10 mandamentos do vendedor comercial de sucesso

Quer ter um gostinho do que é ensinado no livro? Escute esse resumo feito pelo ResumoCast:

Quais são os principais ensinamentos do livro?

Nesse sentido, o milagre da manhã envolve seis práticas e o livro traz dicas valiosas para ajudar você a conseguir acordar às 5h e ter uma rotina de realização. Esses ensinamentos são hábitos que o autor sugere que sejam incorporados no cotidiano para que você consiga alcançar as suas metas e ser uma pessoa mais realizadora.

1. Silêncio

A primeira dica de Elrod é relacionada a aproveitar o silêncio desse momento para fazer atividades como meditar, orar e refletir. Ou seja, nada de acordar e imediatamente ligar a televisão, conferir as redes sociais ou colocar um podcast para ouvir. 

O ideal é fazer coisas silenciosas, curtindo esse horário que normalmente tem poucos ruídos, já que a maioria das pessoas ainda está dormindo.

2. Afirmações

Faça afirmações positivas para você mesmo com o objetivo de trabalhar a sua autoestima, crenças limitantes, medos e inseguranças e internalizar os seus objetivos. Elas devem ser compostas por uma ou duas frases que estejam alinhadas com o que você deseja realizar e o que você precisa para chegar lá.

O autor aconselha que você repita essas afirmações diariamente e em voz alta para reprogramar a sua mente e substituir os maus pensamentos.

Alguns exemplos para profissionais de vendas?

  • "Eu sou um excelente profissional"
  • "Eu tenho potencial de alcançar as minhas metas"

3. Visualização

Muitos especialistas já falaram sobre o poder da visualização. Trata-se de uma espécie de treino para o seu cérebro ver as coisas como você gostaria que fossem e não ficar apenas focado em como elas são no momento atual. 

A dica do autor aqui é parar cinco minutos para revisitar grandes sonhos, pensar na pessoa que você quer ser e, até mesmo, visualizar o seu dia acontecendo da maneira que você acredita ser a ideal: realizando tarefas com facilidade e confiança e conseguindo ter prazer.

Veja também: Como aumentar minha produtividade: 3 segredos de eficiência

4. Exercício físico

É claro que esse ponto não poderia faltar. A ciência já comprovou em diversos estudos os benefícios do exercício físico não apenas para a saúde física, mas também para a mental

Por isso, para realizar o milagre da manhã você também vai ter que incluir alguma atividade física na rotina matinal. E isso não significa, necessariamente, correr 10 km diariamente, mas se movimentar da forma que preferir: caminhar, fazer yoga, pilates ou ir à academia.

5. Leitura

De acordo com Elrod, nada pode ser mais motivador do que se inspirar em histórias de pessoas que alcançaram o sucesso. Sendo assim, outra atividade essencial para fazer no início do seu dia é a leitura. Ele recomenda que sejam lidas pelo menos dez páginas por dia de um livro que ajude você a se desenvolver pessoal ou profissionalmente.

6. Escrita

Por fim, o último ponto envolve escrever. Essa atividade é bem livre e você deve mesmo escrever o que vier à mente. Você pode ter uma espécie de diário, simplesmente anotar ideias ou, até mesmo, fazer uma lista de coisas pelas quais se sente grato. O objetivo pode ser esvaziar a mente, organizar as suas ideias, se conscientizar sobre os seus sentimentos e emoções e assim por diante.

Você pode aproveitar o momento de escrita para anotar ideias de como atingir seus objetivos pessoais com ajuda do Funil dos Sonhos. Conheça melhor essa metodologia:

Milagre da manha para vendedores: como isso pode ser aplicado à sua rotina?

Como você deve ter percebido, podemos estabelecer muitos pontos de conexão entre a teoria do livro e a rotina de quem trabalha com vendas. Isso quer dizer que o milagre da manhã para vendedores faz mesmo sentido.

Basta pensarmos, por exemplo, que produtividade, metas e gestão do tempo são temas que sempre surgem quando falamos de alta performance em vendas. Portanto, acordar mais cedo e criar rituais no início do seu dia pode realmente ser muito benéfico também em termos profissionais.

Mas, de que forma os vendedores podem realizar o milagre da manhã? Abaixo listamos alguns exemplos práticos de como essa rotina proposta pelo autor pode ser adaptada nesse sentido:

  • Meditar para reduzir a ansiedade e o estresse;
  • Escrever afirmações positivas sobre onde você quer chegar na carreira e visualizar o alcance das metas de vendas e a sua ascensão profissional;
  • Realizar algum exercício físico para diminuir a tensão, aumentar os níveis de hormônios do bem-estar e manter o corpo saudável;
  • Ler e/ou assistir cursos para se atualizar;
  • Fazer atividades que pedem mais concentração e envolvem de alguma forma a escrita, aproveitando o silêncio e a calmaria das primeiras horas da manhã — preparar a agenda do dia, elaborar propostas, atualizar o sistema de CRM etc.

Veja mais alguns hábitos de sucesso para profissionais de vendas: 

A rotina do milagre da manhã para vendedores é para você?

Muitas pessoas acreditam que acordar cedo é impossível, pois não se consideram “matinais”. No entanto, isso pode ser mais uma das tantas crenças limitantes que nos impedem de evoluir.

É verdade que você pode ser uma pessoa mais ativa no período da tarde ou noite, mas não há dúvidas de que qualquer um pode mudar os hábitos e começar a acordar cedo para aproveitar mais o dia. Portanto, a rotina do milagre da manhã para vendedores pode ser incorporada por todos.

No entanto, vale sempre lembrar que não existem fórmulas mágicas e que é preciso agir de acordo com o que faz sentido para você. Não é necessário, por exemplo, seguir os passos na ordem sugerida, tampouco fazer todos os seis rituais. Aliás, se você for dormir à meia-noite não será possível acordar às 5h — e isso não quer dizer que não possa realizar essas atividades propostas.  Seu milagre da manhã poderia começar às 6h ou às 7h, por exemplo!

Além disso, tenha consciência de que as práticas que funcionam para algumas pessoas não funcionam para outras. Portanto, faça testes e procure adaptar os ensinamentos do livro ao que for possível para você. 

Fazer a gestão comercial acompanhando o funil de vendas ajuda a alcançar maior produtividade e, consequentemente, melhores resultados. Escute nosso audiobook para saber mais!