Muito do que dizem sobre produtividade no trabalho, na verdade, são erros que podem até prejudicar a gestão do tempo.

Veja os 7 pecados que você deve evitar!

Guia: como ser mais produtivo e eficiente em vendas

Aproveitando e organizando o relacionamento com seus clientes para vender mais e melhor

Veja também: Os 10 mandamentos do vendedor comercial de sucesso

Está sem tempo para ler o conteúdo? Gostaria de poder acompanhá-lo enquanto dirige, caminha ou realiza outra atividade? Então não perca tempo e ouça este artigo na íntegra. Basta clicar no play! Agradecemos o seu feedback nos comentários 🙂

1- Não comece o dia lendo seus e-mails

Além de desmotivante, por exemplo: descobrir que marcaram uma reunião “daquelas” para depois do almoço e que vai te empatar o dia todo, isso também pode se tornar um vício matinal.

Fale a verdade: às vezes você abre sua caixa de e-mail, começa a responder isso e aquilo, tomar certas providências não muito importantes e quando se dá conta, já são 10:30 e quase toda a manhã se foi.

Esse hábito pode desviar sua atenção de outras tarefas mais importante que você já tinha em mente. Por isso, uma boa dica de gestão do tempo é começar por algo que tenha planejado no dia anterior.

Aliás, antes de tudo, organize sua mesa e faça um plano de trabalho do dia, algo que pode levar, no máximo, 15 minutos.

Depois, realize essa primeira tarefa, algo não muito longo e só confira sua caixa de e-mails depois da satisfação de já ter realizado algo de valor.

Você vai ver que seu dia será bem mais produtivo.

Não teve jeito e você vai ter que marcar um reunião de última hora?

Confira este infográfico e aprenda como organizar uma reunião que vai te ajudar a fazer a gestão do tempo com mais eficiência:

gestão de tempo

2- Não comece pelas tarefas mais fáceis

Ao iniciar sua jornada de trabalho, muitas pessoas preferem “pegar leve” e fazer as tarefas que mais gostam ou que são menos complicadas.

Isso é um erro que pode arruinar a sua gestão do tempo.

Comece o dia, quando está mais descansado, com as tarefas que menos gosta e são mais complexas. Conforme o dia for passando e sua vitalidade e paciência forem diminuindo, passe a se ocupar daquilo que gosta de fazer.

Além de se motivar a cada tarefa chata concluída, vai se sentir bem fazendo o que gosta, mesmo que já esteja com vontade de encerrar o expediente.

3- Não seja multitarefa

Uma das piores dicas de gestão do tempo e produtividade que alguém pode te dar é fazer várias coisas ao mesmo tempo.

Você perde o foco, se confunde e fica estressado. Muitas pessoas tentam ser multitarefa, mas acabam pulando de uma tarefa para outra, perdendo o contexto do que estão fazendo e demoram para “engrenar” de novo no que estavam fazendo antes.

Em resumo: Faça uma coisa de cada vez. E bem feita!

4- Não deixe de descansar a cada 2 horas

É claro que você não vai tirar uma soneca de meia hora. Mas é importante dar um tempo, se levantar, dar uma volta pelas mesas e, se possível, ao ar livre.

5 ou 10 minutos são suficientes para uma boa gestão do tempo e produtividade no trabalho.

Sem isso, você ficará cansado mais rapidamente, não conseguirá se concentrar e sua produtividade vai cair, em vez de aumentar.

Existe até uma metodologia consagrada, a técnica Pomodoro, veja mais sobre ela e outros métodos de gestão do tempo no trabalho neste post: Como aumentar minha produtividade: 3 segredos de eficiência

5- Não pule o almoço

Essa história de que você está cheio de coisas para fazer e que vai pular o horário do almoço, pedir um sanduíche e trabalhar direto, em sua mesa, é uma péssima dica de gestão do tempo no trabalho.

O máximo que você vai conseguir é uma mesa toda suja e acabar com sua saúde.

Evite ao máximo pular o horário de almoço. Saia, tome um ar, dê uma volta, almoce com os colegas atuais ou marque para rever velhos amigos.

Ah, uma dica importante: evite falar sobre trabalho no horário de almoço! Deixe seu cérebro respirar, fale dos filhos, da família, de seus planos para as férias ou do carro novo que pretende comprar.

6- Não verifique seus e-mails a cada instante

Parar para olhar sua caixa de e-mail a cada meia hora já é um enorme exagero. Não faça isso.

Defina horários para conferir seus e-mails e não fique ansioso por esse momento. O mesmo vale para outras formas de comunicação online, como whats-up e Slack. Logo depois de se organizar e fazer a primeira tarefa pela manhã, um pouco antes do almoço, quando retornar, no meio da tarde, coisas assim.

Umas 3 ou 4 checagens por dia são suficientes.

Nada de ficar olhando o celular no meio de reuniões, ansioso pela resposta de tal ou qual e-mail. Além de pouco educado, você não vai absorver o conteúdo da reunião.

Pense assim: o dia em que sua empresa desmoronar porque você demorou mais de 2 ou 3 horas para responder um email, peça um aumento, porque você se tornou a pessoa mais importante do negócio!

Leia sempre seus e-mails ao final do dia, antes de parar de trabalhar, para ter certeza de que não ficou nada esquecido em sua caixa de entrada.

E, como dissemos no início, não comece seu dia de trabalho lendo e-mails!

Quais são seus hábitos para ser mais produtivo? Confira esta apresentação de slides, com muitas dicas:

.

7- Não trabalhe até tarde

Outro mito sobre a gestão do tempo no trabalho. Trabalhar muito não significa trabalhar de forma produtiva, pelo contrário.

Bill Gates, por exemplo, não dispensa ao menos 7 ou 8 horas de sono por dia.

O que muitos executivos de sucesso tem feito é acordar mais cedo. Veja mais sobre isso neste post: 7 exemplos de líderes que você deve seguir

Se você está buscando uma melhor gestão do tempo em seu negócio e mais produtividade da área comercial, baixe esta planilha pronta para usar: Planilha de Produtividade em Vendas