Você quer ser mais produtivo, trabalhar melhor e ser mais feliz? Separamos 20 dicas que vão ajuda-lo

Será que a vida é complicada ou será que somos nós que complicamos ela? Quando paramos de fazer coisas erradas e começamos a fazer as coisas certas, a vida se torna mais simples de ser vivida.

Então, experimente a partir de hoje eliminar alguns hábitos e diminua as complicações ao viver.

Está sem tempo para ler o conteúdo? Gostaria de poder acompanhá-lo enquanto dirige, caminha ou realiza outra atividade? Então não perca tempo e ouça este artigo na íntegra. Basta clicar no play! Agradecemos o seu feedback nos comentários. 🙂

OBS: Preparamos uma apresentação com as principais dicas desse artigo. Confira a apresentação clicando na imagem abaixo:

Confira o artigo na íntegra abaixo:

#1. Pare de se repreender por um trabalho pendente

Pare de reclamar das tarefas e comece abraçá-las.

Porque se você tem trabalho pendente não quer dizer que você não está produzindo bem hoje.

Isso significa que suas tarefas exigem mais tempo, significa que você precisa de mais tempo para que elas fiquem da qualidade necessária e significa que você está se esforçando para entregar o melhor que pode fazer.

A velocidade não é mais importante do que o resultado que o seu trabalho produz.

#2. Pare de fazer coisas imorais

Comece a ser honesto com você mesmo e com todos os outros. Seja fiel. Seja gentil. Faça a coisa certa.

É uma maneira menos complicada para se viver. Integridade é a essência de tudo. Quando você quebra as regras de integridade, sérias complicações acontecem em sua vida.

Mantenha a sua vida simples e agradável, fazendo o que você sabe que é certo fazer.

#3. Pare de deixar as coisas subentendidas

Comece comunicar as coisas claramente. Não tente ler a mente das outras pessoas, e não faça com que outras pessoas tentem ler o seu.

A maioria dos problemas, grandes e pequenos, dentro de uma família, amizade, ou relação de negócio, começa com a má comunicação. Alguém não está sendo claro.

Comece a se comunicar claramente com as pessoas.

Comece a se comunicar claramente com as pessoas.

#4. Pare de perder tempo e dinheiro querendo mais

Comece com foco na qualidade. A alta qualidade vale mais do que qualquer quantidade, em posses, amigos e experiências.

Pessoas verdadeiramente “ricas” precisam de menos para ser feliz. Viva uma vida confortável, não um desperdício. Muitas pessoas compram coisas que não precisam com o dinheiro que não têm para impressionar as pessoas que não conhecem.

Não gaste para impressionar os outros. Não viver a vida tentando se enganar em pensar que a riqueza é medida em bens materiais. Administre o seu dinheiro com sabedoria para que o seu dinheiro não o controle.

#5. Pare de gastar tempo com pessoas negativas

Comece a gastar tempo com pessoas legais que são inteligentes, líderes e que atraiam pessoas com os mesmos comportamentos.

Relacionamentos devem ajudá-lo, e não prejudicá-lo. Cerque-se de pessoas que refletem a pessoa que você quer ser. Escolha amigos que você se orgulha em conhecer, as pessoas que você admira, que amam e respeitam você – pessoas que fazem o seu dia um pouco mais brilhante, simplesmente por estar nele.

A vida é curta demais para passar tempo com pessoas que sugam a sua felicidade. Quando você se libertar de pessoas negativas, você começa a ser você – e ser você é a maneira mais simples de viver.

#6. Pare de tentar mudar as pessoas

Comece a aceitar as pessoas do jeito que elas são. Na maioria dos casos é impossível mudá-las de qualquer maneira, e é rude tentar.

Portanto, salve-se do estresse desnecessário. Em vez de tentar mudar os outros, dê a elas o seu apoio e o seu exemplo.

#7. Pare de ser preguiçoso

Comece evitando futuras dores de cabeça, fazendo coisas certas da primeira vez. Sempre dê o seu melhor da primeira vez.

Fazer o melhor desde o primeiro momento o coloca no melhor lugar no momento seguinte. Por que dar menos do que 100%?

A vida é muito curta para desperdiçá-la vivendo abaixo do seu potencial. Se alguma coisa vale a pena ser feita, então vale a pena ser bem-feita.

#8. Pare de se preocupar e reclamar

Começar a se concentrar nas coisas que você pode controlar e fazer algo sobre elas. As pessoas que mais se queixam são as que menos conseguem alcançar.

E quando você passar o tempo se preocupando, você está simplesmente usando a sua imaginação para criar coisas que você não quer.

Reclame menos sobre as coisas.

Reclame menos sobre as coisas.

#9. Pare de ser dramático

Comece a gastar menos tempo falando sobre os problemas e mais tempo trabalhando para resolver o problema.

Fique fora do drama desnecessário criado pelas pessoas e não crie o seu drama particular sobre as coisas.

#10. Pare de tentar ser tudo para todos

Comece a se concentrar em ser tudo para alguém. Ajudar ou agradar todos é impossível. Mas fazer uma pessoa sorrir é possível e muda tudo.

Talvez você tenha que mudar o foco, para mudar o seu mundo, ao invés do mundo inteiro. E, estreitar o seu foco sobre você mesmo.

#11. Pare de culpar os outros

Comece a aceitar a responsabilidade por tudo em sua vida. Culpar os outros não leva a nada e prolonga as complicações que você está enfrentando. Ou você assume os seus problemas, ou eles vão acabar com você.

Quando você culpa os outros pelo que está acontecendo, você nega a responsabilidade e seu poder sobre a sua vida.

#12. Pare de agir sem um plano

Comece planejar trabalhar em direção de objetivos mais específicos. Faça uma lista com suas 3 ou 5 maiores metas.

O que é mais importante para você? O que você mais valoriza? Quais são as coisas que você mais quer fazer na vida?

Simplificar a sua vida significa você começar com essas prioridades e ter mais tempo para isso que é mais importante. Ter um plano, ainda que seja falho, no início, é melhor que plano nenhum.

#13. Pare de confundir, estar ocupado em como ser produtivo

Comece a medir e avaliar o seu progresso. Estar ocupado e ser produtivo não são a mesma coisa.

Os resultados são mais importantes do que o tempo em que levamos para conseguir alcança-los.

#14. Pare de tentar fazer tudo ao mesmo tempo

Comece a dizer não mais vezes. Se você nunca diz não, sempre vai ter coisas demais para fazer e não vai receber nada em troca.

No início precisa dizer sim para milhares de coisas para descobrir e estabelecer objetivos e, mais tarde, precisa dizer não para um monte de coisas e se concentrar em seus objetivos.

Uma vez que você estabeleceu as suas metas, se concentre em fazer uma coisa de cada vez direito.

Fuja à tentação de fazer tudo ao mesmo tempo.

Fuja à tentação de fazer tudo ao mesmo tempo.

#15. Pare de sobrecarregar a sua mente com informações inúteis

Comece a cancelar assinatura de coisas inúteis: newsletters, feeds e mantenha a TV desligada.

Limite o seu tempo no Twitter, Facebook e todos os seus sites favoritos. Eles prejudicam a sua produtividade.

#16. Pare de esperar que as coisas sejam perfeitas

Comece a pensar em quantas coisas não são feitas neste mundo simplesmente porque as pessoas estão à espera do momento perfeito.

Se você está esperando as condições perfeitas, ideias ou planos para começar, você nunca vai conseguir nada. Uma boa ideia sem ação não é nada.

#17. Pare de tentar evitar erros

Comece a aprender com seus erros, em seguida, sorria e siga em frente. Não importa o quão inteligente você é, você vai cometer erros.

Tentar evitá-los só vai fazer você perder tempo e complicar a sua vida. Há uma lição em cada erro que cometemos, e aprender a lição é a forma como seguimos em frente.

#18. Pare de nutrir o ódio

Comece a dar vazão ao ódio. Mantenha os olhos no futuro. Segurar o ódio e a raiva é como agarrar brasas com a intenção de jogá-los em outra pessoa – você é o único que fica queimado.

Se você quer esquecer alguém e seguir em frente, você deve não deve odiar essa pessoa. É difícil esquecer alguém que você odeia, porque o ódio leva pedaços de seu coração – mantendo assim esta pessoa dentro do seu coração.

Se você quer esquecer qualquer coisa, deixe o ódio de lado, e crie a paz em seu coração.

#19. Pare de fingir que sabe tudo

Comece a aceitar o fato de que há muita coisa que você não sabe. Ninguém sabe mais do que uma fração minúscula do que está acontecendo no mundo.

Por quê? Porque o mundo é simplesmente grande demais para qualquer pessoa saber tudo. E a maior parte do que vemos é apenas o que pensamos sobre o que vemos.

Quanto mais cedo você aceitar isso, mais cedo vai parar de cometer os mesmos erros desnecessários, e mais cedo novas oportunidades se abrirão em sua vida.

#20. Pare de dar o que você não quer receber

Comece a praticar a regra de ouro.

Se você quer amor, dê amor. Se você quer ter amigos, seja amigável. Se você quiser dinheiro, fornecer valor. Isso funciona. É e realmente muito simples.

20 Maneiras de parar de complicar a sua vida e ser mais feliz

Aprenda a cultivar esses hábitos

Cultivar novos hábitos nem sempre é uma tarefa fácil. Muitas vezes precisamos nos esforçar muito para isso e, policiar nossas ações.

Mas, ao nos esforçarmos, conseguimos novos resultados, que aumentam a nossa sensação de felicidade e a nossa sensação de realização. Isso age como motivador para que continuemos implementando essas mudanças em nosso comportamento.

No final das contas, todos nós queremos ser mais felizes e, a produtividade e a realização pessoal e profissional é apenas um meio de fazer com que isso aconteça.

Quando cultivamos hábitos que melhoram a nossa vida, estamos um pouco mais perto da felicidade que tanto sonhamos.