Nos últimos anos, você sente que ficou mais fácil ou mais difícil realizar uma venda?

Se você seguir o que os vendedores famosos dizem, vender se tornou um processo mais eficiente, assertivo e com maior retorno sobre investimento. Fato é que o comportamento de compra do consumidor mudou, e você precisa mudar a sua forma de vender. 

Se você deseja se manter um vendedor competitivo no mercado atual, precisa conhecer as técnicas e as práticas mais recentes recomendadas por especialistas.

Está sem tempo para ler o conteúdo? Gostaria de poder acompanhá-lo enquanto dirige, caminha ou realiza outra atividade? Então não perca tempo e ouça este artigo na íntegra. Basta clicar no play! Agradecemos o seu feedback nos comentários 🙂

Para isso, não é preciso reinventar a roda, nem criar qualquer metodologia de vendas própria: você pode pegar o caminho mais rápido e aprender TUDO com os vendedores que se tornaram verdadeiros influenciadores digitais de vendas no Brasil. 

Não importa o que você vende: sapato, casa, equipamentos eletrônicos, plano de saúde, licenças para softwares SaaS, ou qualquer outro produto ou serviço.

Existem algumas coisas que são comuns a todos os setores de venda e a principal delas é a mudança do comportamento do cliente, que passou a dar mais atenção às redes sociais e ao Google, do que à propaganda no intervalo da novela das 21h. 

Então, como atrair a atenção dos clientes? 

Como vender mais? 

Como conquistar seu espaço em meio a tanta concorrência? 

Como construir uma base de clientes que seja capaz de manter e ampliar seu negócio? 

Com uma simples pesquisa no Google, você encontra milhares de respostas para essas e muitas outras perguntas. Entretanto, quais são relevantes?

Quais métodos de venda são realmente valiosos? 

O que só vai fazer você perder tempo?

O que vai realmente ampliar o seu caixa? 

Dizem que se conselho fosse bom não se dava, se vendia — isso é especialmente popular entre vendedores — entretanto, em uma nova realidade em que o conteúdo é uma das moedas de troca mais valiosas, os influenciadores de vendas também faturam ao compartilharem o próprio conhecimento. 

É claro que não dá para acreditar em tudo o que se fala na internet e nem sair aplicando qualquer metodologia que se proponha mágica.

Há muito barulho lá fora, exigindo que você navegue em autoproclamados “gurus de vendas” e postagens sociais de valor duvidoso.

Por isso, é preciso separar o joio do trigo e saber de qual fonte beber o conhecimento certo. 

E é isso que estamos fazendo neste artigo. Pesquisamos dezenas de vendedores famosos, criamos um método de avaliação e chegamos aos 13 maiores influenciadores digitais de vendas do Brasil. 

Metodologia da pesquisa: quais os maiores influenciadores digitais de vendas no Brasil? 

Nós não queríamos simplesmente usar nossa avaliação pessoal sobre o que acreditamos ser os maiores influenciadores digitais de venda do Brasil.

A curiosidade e gosto pela pesquisa, mas principalmente o interesse em criar um relatório confiável, nos fez criar um método para avaliar as atuais referências em vendas, que dominam a internet. 

Na primeira etapa da metodologia de análise sobre os vendedores famosos do Brasil criamos 5 categorias de aspectos a serem avaliados e 17 critérios

As categorias elencadas foram: 

  1. Fama
  2. Visibilidade social 
  3. Engajamento social 
  4. Autoridade 
  5. Visibilidade offline 

Sendo assim, nesse estudo, consideramos cerca de 85% do foco voltado para o mundo online, já que a transformação digital já é uma realidade e tem trazido mudanças no universo de vendas.

1. Fama

Com a transformação digital, o termo influenciadores está atrelado ao conceito de fama. Quando mais pessoas te conhecem, mais você exerce sua influência.

É claro que, quando falamos sobre influenciadores digitais de vendas, estamos falando de um nicho, logo, a fama está concentrada nesse nicho. 

Nos tempos antes da internet isso também acontecia.

Nos principais eventos de venda sempre existia aquele vendedor mais famoso, que normalmente era chamado para ser palestrante e que todo mundo pagava para ouvir o que ele ia dizer sobre as técnicas de venda mais relevantes do momento.

Hoje, essa fama está online. Por isso, esse critério é relevante como um dos aspectos a serem considerados na escolha dos principais influenciadores de vendas no Brasil. 

O critério aqui analisado para medir exclusivamente “fama” foi o volume de buscas pelo nome. Ou seja, quantas pessoas digitaram diretamente o nome do vendedor na barra de pesquisa. 

Nossa ferramenta de apoio foi o Google AdWords, que nos forneceu todas as informações necessárias. 

Por que isso mede a fama de um vendedor? Porque seu nome já se popularizou de tal forma que é conhecido e lembrado por outros vendedores ou empresas.

Entre os vendedores que conquistaram maior pontuação nesse quesito estão:

  1. Daniel Godri
  2. Guilherme Machado
  3. Rodrigo Cardoso

Guilherme Machado e Rodrigo Cardoso ficaram empatados na segunda colocação, ambos com 82 pontos. 

2. Visibilidade social

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É inegável o papel que as redes sociais desempenham dentro e fora do ambiente de negócios. Para os influenciadores de vendas, é por meio delas que eles ampliam seu alcance, produzem e compartilham conteúdo.

Por meio da ferramenta Fanpagekarma, analisamos os seguintes critérios: 

  • Número de seguidores no Facebook
  • Número de posts nos últimos 28 dias no Facebook
  • Número de seguidores no LinkedIn
  • Número de seguidores no YouTube
  • Quantidade de videos no YouTube

Talvez, neste ponto, você esteja se perguntando por que não analisamos perfil do Instagram e Twitter dos influenciadores de vendas analisado aqui. Sim, existe uma explicação e ela é bem simples: nós escolhemos analisar as redes sociais em que todos ou a grande maioria dos vendedores são presentes e possuem perfis ativos, por isso excluímos alguns canais. 

Dito isso, você vai perceber que neste tópico e no seguinte, onde falamos sobre engajamento social, Instagram e Twitter não serão considerados. 

Com tudo isso esclarecido, seguimos com a explicação sobre a metodologia de análise da visibilidade social. 

Os critérios relacionados ao número de seguidores, seja no YouTube, LinkedIn ou Facebook, confirmam o poder de alcance desses vendedores. Além disso, reafirmam a popularidade desses nomes e a relevância do conteúdo compartilhado. Afinal, para um usuário comum seguir um perfil, ele precisa sentir que recebe algo de positivo em troca.

O volume de conteúdo publicado também é relevante para a visibilidade social, afinal, é por meio dele que o usuário/seguidor tem acesso às opiniões, dicas e metodologias defendidas pelo influenciador.

Cada um desses critérios tem uma participação percentual dentro da categoria de visibilidade social. Enquanto o número de postagens no Facebook representa 5% da pontuação total, o número de seguidores no LinkedIn representa 35% da pontuação final da categoria. 

Com um total máximo de 100 pontos, cada critério apresentou os seguintes pontos máximos:

  • Número de seguidores no Facebook: 25 pontos
  • Número de posts nos últimos 28 dias: 5 pontos
  • Número de seguidores no LinkedIn: 35 pontos
  • Número de seguidores no YouTube: 30 pontos
  • Quantidade de videos no YouTube: 10 pontos 

Após o levantamento, o top 3 entre os vendedores com maior visibilidades é este: 

  1. André Ortiz (79 pontos)
  2. Guilherme Machado (78 pontos)
  3. Thiago Concer (74 pontos)

3. Engajamento social 

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Quando falamos sobre influência digital, tão importante quanto o número de seguidores e o volume de publicações é a capacidade de um perfil gerar engajamento digital. Vou mais além e arrisco dizer que o engajamento é ainda mais relevante do que acumular milhares de seguidores. 

Novamente usamos a ferramenta Fanpagekarma para colher os seguintes dados: 

  • Número de likes em posts do Facebook nos últimos 28 dias
  • Número de compartilhamentos em posts do Facebook nos últimos 28 dias
  • Número de comentários em posts Facebook nos últimos 28 dias
  • Número de visualizações de vídeos do YouTube

Compartilhamento, comentários, visualizações e likes (curtidas) são as formas de engajamento mais comuns dentro das redes sociais e por isso foram considerados na pesquisa. 

Com um total máximo de 50 pontos, cada critério apresentou os seguintes pontos máximos:

  • Número de likes no Facebook: 5 pontos
  • Número de compartilhamentos no Facebook: 10 pontos
  • Número de comentários no Facebook: 10 pontos

Número de visualizações no Youtube: 25 pontos

No ranking dessa categoria, os três primeiros colocados são:  

  1. Daniel Godri (49 pontos)
  2. Thiago Concer (40 pontos)
  3. André Ortiz (36 pontos).

4. Autoridade

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A categoria de autoridade envolve elementos que medem a relevância que um site tem para o Google e para o usuário. Na verdade, o Google possui uma série de critérios para medir a autoridade, ou relevância, que um site oferece a seus usuários. 

Em uma medida simples, quanto maior a relevância, maior a autoridade de domínio e mais alta a posição do site no ranking de resultados de pesquisas, por exemplo. 

Outros dois pontos foram usados para a análise de autoridade de um influenciador:

  • tráfego do site;
  • quantidade de palavras chaves indexadas no Google. 

O primeiro aspecto diz respeito ao volume de usuários que acessaram o site do influenciador, independente do canal de origem (por exemplo, links nas redes sociais, pesquisa no Google, guest posts e mais).

O segundo tópico considera o volume de palavras-chave que o site indexou no Google. Indexar significa, literalmente, estar incluído no índice do Google, aparecendo nos resultados do buscador quando o usuário procura por determinados termos.

O top 3 entre os vendedores de sucesso, neste quesito, foi:

  1. Guilherme Machado
  2. Lúcia Haracemiv
  3. Sérgio Ricardo Rocha

5. Visibilidade offline 

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Por último, mas não menos importante, analisamos a visibilidade offline dos influenciadores digitais de vendas no Brasil. Afinal, ainda que o peso maior desse estudo esteja no mundo online, vários influenciadores também têm grande peso quando tratamos do offline.

Como fizemos isso? Por meio de publicações individuais ou participações em livros. 

Para cada livro escrito como único autor, o vendedor recebeu 1 ponto, para cada livro publicado em parceria, foram distribuídos 0,5 ponto. 

Além da quantidade de livros lançados, também consideramos a quantidade de comentários na Amazon. Resumindo, os critérios considerados nesta categoria, foram:

  • Quantidade de livros lançados somente sobre vendas, excluídos outros temas;
  • Quantidade de comentários Amazon.

Os vendedores famosos que mais pontuaram neste quesito:

  • Raul Candeloro:  27 pontos
  • Marcelo Ortega: 20 pontos
  • Rodrigo Cardoso: 18 pontos

Chegamos ao fim da explicação sobre a metodologia que usamos para chegar aos mais relevantes influenciadores de vendas no Brasil e a seguir vamos apresentar cada um deles e indicar seus canais para que você possa se manter constantemente atualizado, com o que há de mais eficiente no mercado de vendas.

Leia também: Quem é o melhor vendedor do mundo?

Após o levantamento, o top 3 entre os vendedores com maior visibilidade é este: 

  1. Guilherme Machado
  2. Daniel Godri
  3. Thiago Concer

 

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13 influenciadores digitais de vendas que você deve acompanhar

1. Guilherme Machado

Com mais de 8 milhões de visualizações em seus vídeos, 21 anos de carreira e 396 mil seguidores em suas redes sociais, Guilherme Machado é sem dúvida um dos influenciadores digitais de vendas no Brasil, com maior alcance nacional e internacional, já tendo sido convidado para treinar vendedores em 5 países. 

Está entre os top 3 em três categorias analisadas para a seleção dos maiores influenciadores de vendas no Brasil:

  • Fama
  • Visibilidade social
  • Autoridade

Começou com corretor de imóveis e se tornou o maior nome do mercado imobiliário, tornando-se palestrante e coach de alta performance.

Segundo seu site, sua metodologia já impactou mais de 4 milhões de pessoas. Só no ano de 2018, ele foi mentor de 18 empresas, que juntas somaram R$ 1 bilhão em valor geral de vendas, com crescimento de 30%. 

Com um proposta atual, Guilherme Machado criou um instituto em volta de seu nome e projeto de consultoria e palestras, o Instituto Quebre as Regras. É autor do livro “Você não vai mais conseguir vender assim”. 

Para acompanhar Guilherme Machado nas redes sociais, acesse os links abaixo: 

2. Daniel Godri

Godri é idealizador do Instituto Brasileiro de Marketing e Vendas, o IBMV. 

Foi eleito 2º melhor palestrante pela Revista Veja e já ministrou palestras na Alemanha, México, Estados Unidos, Uruguai, Angola e Portugal. 

Também foi professor de instituições renomadas como a PUC, Business School FAE e Faculdade Católica de Administração e Economia. 

Pelo site de Daniel Godri, é possível comprar cursos exclusivos online, seus livros, bem como contatá-lo para palestras ao redor do país.

Entre os principais temas abordados pelo influenciador de vendas estão: 

  • Motivação Pessoal e Coletiva;
  • Vendas e Negociação
  • Inteligência Emocional;
  • Trabalho em Equipe;
  • Neurovendas.

Para estar em contato com os conteúdos oferecidos por Godri, acesse os links:

3. Thiago Concer

Segundo informações de seu site, Thiago Concer já treinou cerca de 100.000 vendedores de mais de 500 empresas.

Sócio-fundador do Instituto de Especialização em Vendas (IEV) e é também líder movimento #OSV – Orgulho de ser vendedor, que visa a profissionalização da carreira em vendas.

Com 20 anos de experiência na área, Concer conquistou uma das primeiras posições entre influenciadores de vendas no Brasil e está no top 3 de vendedores em duas categorias: visibilidade social e engajamento social.  

Para acompanhar as dicas e métodos de Thiago Concer para aumentar as vendas você pode acessar suas plataformas digitais:

Concer também oferece cursos e treinamentos online em seu site. 

4. André Ortiz

Treinamento em vendas, motivação e atendimento ao cliente são os principais assuntos abordados por André Ortiz em seus conteúdos compartilhados nos canais digitais e também em suas palestras.

Mais de 1.800 palestras em 800 empresas e mais de dez milhões e oitocentas mil visualizações online ajudaram Ortiz a estar entre os mais relevantes influenciadores de vendas no Brasil. 

Com larga experiência em vendas, Ortiz também é PhD em Business Administration in Neuromarketing pela Florida Christian University/USA e tem em seu currículo mais de 30 anos de experiência como executivo em grandes empresas como Ambev, Claro, Nextel e Hsbc. 

Top 1 em visibilidade social e top 3 em engajamento social, colocam Ortiz entre os famosos vendedores que você deve acompanhar. 

5. Thiago Reis

Thiago Reis é fundador da Growth Machine, empresa que oferece cursos para aumentar a previsibilidade das vendas, com a promessa de aplicar um método exclusivo, 5 vezes mais rápido.

Mentor em vendas, especialista em Inside Sales e Social Selling, as dicas e estratégias de Thiago Reis têm como objetivo atingir líderes de negócios que precisam transformar os departamentos de marketing e vendas por meio de metodologias e processos estruturados.

Se você se enquadra nesse perfil, vale a pena acompanhá-lo em seus canais de comunicação:

6. Diego Maia

Vender mais e liderar melhor: essa é a promessa de Diego Maia em seus canais digitais. Os conteúdos compartilhados seguem esse compromisso, com dicas e métodos para vendedores e gestores de vendas. 

Mais de 1.600 palestras e treinamentos compõem o escopo de conteúdo de Diego Maia. Fundador e CEO do Centro de Desenvolvimento do Profissional de Venda, também é autor de 5 livros publicados — seu último título foi “7 Princípios da Venda”, que apresenta uma metodologia para guiar seus passos rumo a uma venda eficiente e sem mistérios. 

Se você tem interesse em conteúdos de vendas, motivação e liderança, pode ser interessante acompanhar as plataformas digitais de Diego Maia. 

7. Rodrigo Cardoso

Presente entre os três influenciadores de venda com melhor pontuação na categoria Fama, Rodrigo Cardoso é um dos nomes mais procurados dentro da área de vendas. 

Com um currículo que inclui uma graduação de Engenharia na USP e pós-graduação em psicologia, Rodrigo disponibiliza uma ampla gama de treinamentos para diferentes necessidades de empresas e vendedores, que estão em busca de melhores resultados financeiros e de negócio. 

Rodrigo Cardoso é Master Practitioner em Programação Neurolinguística e criador de metodologias para gerar resultados de alto impacto no setor de vendas, apresentadas em seus livros e canais de compartilhamento de conteúdo, bem como em cursos e palestras. 

É líder do evento de vendas Ultrapassando Limites, que está entre os mais relevantes da América Latina. 

Para acompanhar Rodrigo, acesse seus canais digitais: 

8. Ricardo Jordão Magalhães

Aquele tipo de dica pa pum que todo vendedor gosta de receber. Essa é a característica de Ricardo Jordão Magalhães. 

Em seu canal no YouTube, o vendedor oferece dicas simples para aplicar no dia a dia e insights sobre o que pode estar atrapalhando o seu dia a dia nas vendas. 

Além disso, em seus canais digitais você também tem acesso a ebooks e minicursos gratuitos, bem como contato para palestras. 

9. Sergio Ricardo Rocha

Com o foco em ajudar pequenas e médias empresas, Sergio Ricardo Rocha também pode ser chamado de Dr. Vendas (pelo menos esse é o nome que ele usa em seu site). 

Rocha é coach, consultor e palestrante e se especializou em alavancagem de vendas e formação de equipes de alta performance. São dicas relacionadas a esses temas que você vai encontrar nos canais dele. 

10. Lucia Haracemiv

Lucia Haracemiv é sócia-fundadora na DNA de Vendas, empresa que oferece um leque enorme de serviços para negócios que desejam preparar e atualizar sua equipe nas melhores metodologias de vendas

Desde 2002, quando se tornou trainee do Itaú no setor de vendas, atua na área, tornando-se um dos 10 nomes mais influentes do setor no Brasil. 

O site da DNA de Vendas é um bom repositório de conteúdo, com blog posts, vídeos de treinamentos e dicas, bem como outros materiais. É claro que você também pode contratar os serviços da empresa. 

Nas redes sociais, Lucia Haracemiv compartilha conteúdos de alto valor agregado, relacionados a negociação, vendas, liderança e gestão. 

No canal do YouTube você encontrará um mix de trechos de palestras, respostas às dúvidas mais frequentes de vendedores, dicas práticas para impulsionar suas vendas e mais.

11. Marcelo Ortega

Segundo influenciador de vendas mais relevante em visibilidade offline, Marcelo Ortega já vendeu mais de 400 mil livros e é um dos palestrantes brasileiros mais reconhecidos dentro e fora do país, tendo visitado 7 países com seus treinamentos.  

Os três livros publicados individualmente são:

  • Sucesso em Vendas, 2008
  • Inteligência em Vendas, 2009
  • Redbook – o livro energético das vendas, 2013.

Palestrante há mais de 18 anos, Ortega também disponibiliza materiais relevantes em seus canais digitais, como um blog constantemente atualizado, áudios, vídeos e ferramentas de vendas.  

No canal do YouTube, o famoso vendedor compartilha dicas simples e eficazes para mudar a postura da equipe e adotar novas técnicas de vendas. 

Vale a pena ficar de olho nas plataformas digitais de Marcelo Ortega:

12. Raul Candeloro

Top 1 de visibilidade offline, Raul Candeloro já publicou mais de 15 livros sobre vendas, podendo ser considerado uma das autoridades no assunto.  

É fundador da Editora Quantum que tem a missão de ajudar vendedores e empresas a venderem mais! Entre as publicações da editora, a revista Venda Mais é uma das mais relevantes, estando entre os principais canais impressos de informação para vendedores e gestores de vendas. 

Além de autor de livros, também é palestrante e mentor de vendas. Entre os principais conteúdos compartilhados estão dicas sobre como vender mais, ser um bom líder e aumentar o lucro da empresa. 

Raul Candeloro é formado em Administração de Empresas e tem MBA pela Babson College, nos EUA, e alia a prática e as teorias mais importantes de gestão.

13. Erik Penna

Palestrante de vendas e motivação, Erik Penna também é autor de livros sobre vendas e colunista no portal Fecomércio MG e Hotelier News

Com MBA em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas, atuou em todas as áreas de vendas comuns nas empresas, como vendedor, gerente e diretor. Usa toda a sua experiência para compartilhar técnicas de vendas tradicionais e modernas de negociação e processo de compra.

Suas plataformas digitais compartilham conteúdo variado com dicas sobre gestão e vendas, bem como trechos de palestras e entrevistas. 

O que você pode aprender com os maiores influenciadores de vendas no Brasil

Esperamos que nossa pesquisa e esse artigo tenham te ajudado a analisar quais os influenciadores digitais de vendas no Brasil podem realmente contribuir para a sua constante formação como vendedor ou gestor de vendas.

Como dissemos no início desse artigo, o processo de vendas mudou e, mais do que isso, continua mudando. A forma mais fácil de estar atento a essas novas estratégias é acompanhar os influenciadores de vendas que se dedicam à pesquisa constante de novos métodos e técnicas. 

Se você sentiu falta de algum critério ou vendedor famoso, mande um email para a nossa equipe no endereço contato@agendor.com.br para que possamos considerar esse nome para um próximo update do ranking. Como em qualquer pesquisa, é preciso definir uma metodologia e selecionar critérios que ajudem a filtrar o imenso volume de dados e vendedores. 

Então, que tal continuar ampliando seu conhecimento e conferir quais habilidades de um vendedor são essenciais para alcançar o sucesso?

Todo o seu trabalho rumo a ser um vendedor de alta performance vai ganhar ainda mais força se você utilizar um bom software de CRM, no qual as tarefas são automatizadas.

Se você argumentar que o problema é o preço, saiba que existem excelentes versões freemium, isto é, gratuitas, como esta do Agendor, que é por tempo ilimitado: você pode usar para sempre.