Você ainda organiza a área comercial de sua empresa manualmente em planilhas? Nós temos algumas dicas para você mudar esse cenário

Como você controla o seu desempenho comercial? Você é adepto a novas tecnologias, ou ainda usa a mesma caderneta e planilhas de 20 anos atrás?

Nada contra as planilhas. Por muitos e muitos anos elas foram o maior recurso que uma equipe comercial tinha para controlar seu desempenho, o processo de vendas e a etapa do funil em que cada cliente estava.

5 motivos para usar softwares de gerenciamento na área comercial de uma empresa

Mas hoje, existem maneiras mais efetivas e simples de você controlar o seu processo comercial, aumentar a produtividade e diminuir seus esforços.

Por outro lado, nem todo mundo acredita que as ferramentas de automação vieram para facilitar a vida do vendedor.

Muitos profissionais acreditam que qualquer tipo de automação é uma perda de tempo, e que um sistema vai exigir muito mais trabalho do que os velhos controles.

Algumas empresas possuem analistas comerciais cuja tarefa é simplesmente passar os dados de planilhas de vendas para softwares de CRM, tamanha é a resistência de alguns profissionais à mudança.

Mas, com grandes empresas precisando cortar custos e se manterem lucrativas, é imperativo melhorar o desempenho de toda a área comercial de uma empresa.

Se você faz parte dos profissionais que até então estavam relutantes em abandonar as planilhas, e a produtividade não serve de incentivo para você, nós temos mais alguns dados que podem ajudar você a mudar de ideia.

Será que organizar suas informações de vendas em planilhas é uma boa forma de organizar informações?

Será que organizar suas informações de vendas em planilhas é uma boa forma de organizar informações?

#1. Você pode tomar decisões mais precisas

A planilha é um raio-x de seus negócios passados, presentes, e as previsões. A menos que você tenha tempo para atualizá-la manualmente com novos dados, corre o risco dela ficar rapidamente obsoleta.

O problema se agrava quando as equipes de vendas usam versões diferentes da mesma planilha. Como resultado, a sua eficiência e produtividade sofrem.

Ao contrário do que você imaginava, não é o seu CRM que toma o seu tempo com recursos inúteis, é justamente a sua planilha que faz você perder tempo enquanto deveria organizar suas oportunidades de negócios com poucos cliques.

Um sistema de CRM usado na área comercial de uma empresa a atualiza instantaneamente das informações e evita o problema da obsolescência de dados.

Você obtém uma visão abrangente do seu negócio a qualquer momento que precisar, e pode ainda, tomar decisões mais precisas com base na totalidade de seus clientes e na totalidade de seu negócio.

Veja mais: Dicas para controlar a área comercial de sua agência de publicidade

#2. Você tem uma previsão de vendas de alta qualidade

Quando você move os seus dados de vendas para um sistema, você pode acessar instantaneamente informações como número de chamadas necessárias para atender uma meta, a eficácia de uma campanha de vendas, as respostas recebidas, o volume de negócios e o número de clientes que compraram.

Ou seja, um sistema de automação permite que a área comercial de uma empresa tenha respostas com poucos cliques, sem precisar ficar buscando dados e mais dados em planilhas e tabelas totalmente improdutivas.

Quando você opta pelas planilhas, a qualidade de suas previsões certamente aumentam justamente pelo fato de você mudar para um sistema de CRM.

Um sistema de automação é a melhor alternativa para previsões fiéis de vendas.

Um sistema de automação é a melhor alternativa para previsões fiéis de vendas.

#3. Você pode planejar com excelência

Planilhas não irão notificar você sobre as próximas reuniões e eventos.

Traçar a sua próxima ação para um prospect ou um cliente será algo demorado, exigindo uma série de telefonemas, e-mails e reuniões em cima de reuniões.

Com um sistema de automação, você pode ver e rever suas atividades (passadas e futuras) e enfrentar as futuras ações com o clique de um botão.

Confira também: A função do CRM na gestão do sucesso comercial

#4. Você aproxima seu trabalho da realidade

Além de ser uma ferramenta mais fácil de ser manuseada pelos vendedores da área comercial de uma empresa, um sistema de automação ainda vai ajudar o gestor de vendas a ter um panorama real do desempenho de sua equipe.

Assim, todos saem ganhando: o vendedor ganha tempo, maior controle e clareza sobre seus negócios.

E o gestor acaba ganhando uma vista global e panorâmica dos negócios que estão sendo desenvolvidos e concretizados pela sua equipe de vendas.

Com um sistema atualizado e com informações concretas e reais, todo gestor pode ajudar sua equipe e render mais, além de atuar como um verdadeiro líder, acompanhando de perto o trabalho de sua equipe.

Um sistema de CRM deixa você mais próximo da realidade do que está acontecendo.

Um sistema de CRM deixa você mais próximo da realidade do que está acontecendo.

#5. Você mantém a continuidade

Enquanto as planilhas são algo pessoal e individual de qualquer vendedor, uma plataforma de automação é algo colaborativo.

Geralmente, o único profissional que pode fazer sua tabela ser entendida é aquele que a manipula e/ou a criou, uma vez que nem todo mundo organiza suas ideias da mesma maneira.

Já um sistema de automação foi feito com as melhores práticas para integrar o maior número de recursos enquanto você ganha tempo ao utilizá-lo, uma vez que tudo é intuito e dinâmico.

Além disso, a área comercial de uma empresa consegue dar continuidade ao relacionamento com seus clientes, prospects e potenciais clientes. Afinal de contas, não é porque um cliente ainda não comprou de você que ele deixa de se tornar um potencial cliente.

Um sistema vai permitir que você acompanhe seus clientes durante toda a sua jornada, e ainda agendar alarmes, alertas e outras atividades para que ele sempre continue no seu radar.

Isso é muito importante para que você tenha um relacionamento de longo prazo com seus prospects.

Razões para largar sua planilha de vendas e usar um aplicativo para área comercial

Razões para largar sua planilha de vendas e usar um aplicativo para área comercial

Veja mais: Como controlar o processo comercial de uma empresa

Que tal romper com velhos hábitos

Se você está comprometido com a melhoria contínua, deveria saber que deve estar aberto a novas ideias, conceitos e principalmente ferramentas de produtividade.

O CRM é uma ferramenta de automação da área comercial de uma empresa que não deixa apenas o seu processo comercial mais eficiente. Ele vai tornar a sua vida mais dinâmica, e vai ajudar você a poupar tempo, enquanto rende mais.

Você pode achar que é muito burocrático no começo, mas lembre-se que esse é apenas o jeito certo de fazer as coisas.

E não se preocupe com seus dados e informações. Eles são invioláveis e ninguém vai roubá-los de você. Nós sabemos que os seus clientes são o maior ativo que vocês têm, e justamente por isso você zela pela segurança de suas informações.

Mas o sistema de CRM na empresa é um produto totalmente confiável. Suas informações estão protegidas e ninguém irá tirá-las de você.

Por isso, tudo que você precisa fazer agora é escolher a sua ferramenta. Nós sabemos que o mercado oferece muitas opções.

Mas, nós podemos ajudar você a experimentar o CRM, porque oferecemos um plano gratuito de verdade. Você pode usar para o resto da vida sem precisar pagar nenhum centavo.

Faça o teste e compartilhe sua opinião conosco nos comentários.