Dar boas-vindas a novos funcionários e introduzi-los à equipe são práticas indispensáveis de líderes e gestores de sucesso. 

Principais aprendizados deste artigo:

  • As estratégias de boas-vindas de funcionários são essenciais para causar uma boa primeira impressão. Segundo estudos, ela é formada em menos de 30 segundos.
  • Dar boas-vindas a novos funcionários contribui para a melhora da relação entre a equipe, o aumento da produtividade e do engajamento, a redução de problemas na comunicação e a maior possibilidade de obter bons resultados, além de diminuir as taxas de rotatividade, absenteísmo e turnover.
  • Para dar boas-vindas, pode-se fazer uma comunicado oficial à equipe sobre a entrada de um novo membro, convidar o colaborador para um tour de apresentação, dar um kit personalizado da empresa e um carta de boas-vindas, entre outras ações.
  • Alguns cases de sucesso de integração de novos funcionários são do iFood, que possui um excelente processo de onboarding, e da Michelin, que destaca por oferecer uma experiência única para cada candidato.
  • Otimize a gestão e aprenda como mensurar o sucesso de cada vendedor! Baixe grátis nosso e-book Guia: KPIs de vendas.

O processo de boas-vindas pode parecer simples, mas é de suma importância para garantir que os novos colaboradores se sintam parte da empresa e da equipe, encorajando-os para que realmente vistam a camisa do time.

Quer entender como isso pode elevar os resultados da empresa? Siga conosco!

Por que dar as boas-vindas aos novos funcionários?

A primeira impressão é a que fica, de acordo com uma pesquisa conduzida com 2 mil americanos. Ela revelou que a primeira impressão sobre as pessoas é formada em menos de 30 segundos. Pensando nisso, tente se colocar no lugar de um colaborador recém-contratado: como você gostaria de ser recebido?

Em vários contextos, é bem provável que você se lembre de grandes momentos ao longo da vida, sejam positivos ou negativos. E é inegável que, quando falamos em “primeiros momentos” icônicos, eles fiquem ainda mais marcados na memória. 

O próprio primeiro dia de trabalho pode ser uma etapa de nervosismo, com aquela ansiedade difícil de controlar na visão de um novo funcionário de uma empresa. 

Por sinal, tente relembrar como foi seu primeiro dia em determinada empresa. Você tem uma boa lembrança deste momento? Se não for o caso, procure se questionar: como sua experiência poderia ter sido melhor? 

Ninguém quer chegar a um ambiente desorganizado e já ser levado direto para sua cadeira para trabalhar.

Mesmo na gestão de equipes remotas, o acolhimento de novos funcionários pode fazer a diferença no clima organizacional, na qualidade de vida no ambiente de trabalho e na própria atração e retenção de talentos.

Portanto, existem práticas e muitas ideias criativas de como dar boas-vindas a um novo funcionário de forma apropriada para você implementar nos processos de sua empresa. Para descobrir quais são elas, basta seguir com sua leitura!

7 razões para boas-vindas aos novos funcionários

Um bom processo de integração de novos funcionários ajuda a:

  1. melhorar a relação entre colaboradores;
  2. aumentar a produtividade e o engajamento;
  3. gerar confiança e sinergia entre a equipe;
  4. remover obstáculos de comunicação;
  5. acelerar a adaptação à empresa;
  6. aumentar as chances de resultados positivos;
  7. reduzir os índices de rotatividade, absenteísmo e turnover.

As empresas que trabalham para que os novos funcionários se sintam verdadeiramente bem-vindos durante o processo de integração criam ótimas relações a longo prazo, deixando-os engajados e satisfeitos com a jornada.

Para complementar, isso tudo favorece o employer branding, que evidencia o valor da marca para o mercado de trabalho, o que se reflete na captação e retenção de talentos.

Como dar boas-vindas aos novos funcionários? 7 dicas

Na prática, como causar essa primeira impressão excelente em quem está chegando ao time? Logo adiante, veja 7 dicas de como receber um novo funcionário:

  1. Faça um comunicado oficial de boas-vindas

A primeira boa prática que você deve ter como gestor é comunicar todos os colaboradores que um novo funcionário se juntará à equipe. Um simples comunicado é o mínimo que se deve fazer.

Essa é uma atitude que visa deixar os colaboradores veteranos por dentro dos processos da companhia, transmitindo uma sensação de pertencimento e envolvimento.

Mesmo se sua equipe for remota, o comunicado oficial de boas-vindas continua sendo importante. Compartilhe-o por e-mail, chat ou quaisquer canais oficiais de comunicação!

Leia também: Comunicação interna e endomarketing: mantenha equipes bem informadas

  1. Convide para um tour de apresentação

Entre as principais ideias de boas-vindas para funcionários novos, não podemos deixar de fora o clássico tour de apresentação da empresa.

O objetivo aqui é apresentar os novos colaboradores aos veteranos e vice-versa. Também é interessante levar os novatos a um passeio pelas instalações da organização, seja nos escritórios ou na própria área de produção.

Tudo depende do cargo do novo colaborador, mas, se possível, mostre como os processos funcionam e explique a missão, os valores e a visão da empresa.

Trate a apresentação como uma experiência única para os novos funcionários e já deixe claro como é a cultura organizacional.

  1. Ofereça um kit de boas-vindas

O que acha de receber seus novos funcionários com um kit de boas-vindas personalizado com a identidade visual da empresa?

Por exemplo, o iFood possui um processo de onboarding de funcionários muito bem-definido neste quesito: um conjunto de procedimentos com o objetivo de introduzir e adaptar os colaboradores recém-contratados à cultura e ao clima organizacional.

Entre os destaques dessa integração estão os kits de boas-vindas, que incluem:

  • carta assinada pelo CEO;
  • material de escritório, como caneta, caderno, mouse pad e outros;
  • cartão com créditos para serem utilizados em aplicativos de entrega;
  • adesivos para personalizar o notebook da companhia.
  1. Entregue uma carta de boas-vindas aos novos funcionários

Assim como fazer o comunicado geral, entregar uma carta de boas-vindas aos novos funcionários é um ato simples, mas que pode fazer a diferença na própria adaptação do colaborador e estimular o sentimento de que ele está no lugar certo.

Uma ideia bem legal é incluir frases de boas-vindas a funcionários novos escritas por colaboradores veteranos. Crie uma cultura para que isso sempre ocorra quando novos integrantes se juntarem à equipe!

  1. Integre o novo funcionário aos canais de comunicação

Esta forma de dar boas-vindas aos novos funcionários é especialmente importante em tempos que o home office se tornou uma alternativa de trabalho.

Colocar os colaboradores nos canais de comunicação oficiais da organização é uma prática que não deve passar batida, nem mesmo no primeiro dia! 

Aliás, todo o onboarding não deve demorar para acontecer, seja qual for a ideia que você utilize em seu processo de integração.

Aproveite para utilizar o canal e já deixar uma mensagem de boas-vindas para cada um dos funcionários novos.

Leia mais: Como implantar o home office na empresa: 7 dicas para vendas

Baixe agora o [KIT GRATUITO] Gestão e operação do home office para equipes comerciais

  1. Defina mentores

Uma boa prática também é escolher um mentor da equipe, que seja veterano, para acompanhar as primeiras semanas de trabalho do novo funcionário. Dessa forma, além de desenvolver habilidades comportamentais em quem está como líder, o colaborador novato vai se sentir mais seguro e acolhido, podendo alcançar todo seu potencial.

A ideia é o funcionário mais antigo estar disponível para tirar dúvidas, dar dicas de como lidar com os processos, ajudar a integrar o recém-contratado entre as pessoas da equipe e fornecer informações e estrutura para que o trabalho seja desenvolvido da melhor maneira.

  1. Crie e compartilhe materiais institucionais

Para facilitar todo o processo de onboarding e garantir uma integração completa de quem entra na empresa, é fundamental ter tudo organizado em materiais, que podem ser impressos e/ou digitais.

Entre esses materiais, citamos um documento com as políticas da empresa, o manual do setor de atuação e os scripts do fluxo de trabalho.

Essa preocupação em documentar informações relevantes é a chave para evitar erros e deixar todos na mesma página, independentemente do tempo de trabalho na empresa. 

Dessa maneira, o colaborador consegue recorrer aos materiais caso surja alguma dúvida ou precise reforçar o método ou a estratégia de algum processo, por exemplo. 

11 mensagens de boas-vindas para funcionários novos

Separamos 11 mensagens de boas-vindas a funcionários novos que podem servir de inspiração. Lembre-se sempre de adaptá-las à realidade da sua organização, ou seja, dê preferência aos conteúdos personalizados.

  • “Gostaríamos de desejar a você boas-vindas e boa sorte nesta sua nova jornada em nossa empresa! A partir de agora, somos uma equipe focada em objetivos em comum. Que você tenha muito sucesso nesta nova fase!”
  • “Sabemos que o primeiro dia de trabalho pode ser intimidador, mas por aqui você pode ficar tranquilo, pois prezamos por manter uma equipe em sintonia, acolhida e com o máximo de conforto possível. Desejamos boa sorte e nossas mais sinceras boas-vindas. Que sua jornada com a gente seja repleta de boas experiências e conquistas!”
  • “Estamos mais do que animados em ter você com a gente a partir de hoje. Temos plena confiança de que é a pessoa certa para essa posição e será um prazer trabalhar contigo em nossos projetos. Seja muito bem-vindo à equipe!”
  • Seja bem-vindo ao time e parabéns pela nova posição. Temos certeza que suas habilidades e experiência irão nos ajudar muito. Esperamos ir longe com sua presença. Se você tiver quaisquer dúvidas ou problemas, por favor, não hesite em me chamar ou mandar um e-mail.”
  • “Hoje é dia de mais um jogador entrar e vestir a camisa do time. Nossa equipe ganha mais do que um colaborador pronto para jogar, ela ganha também um aliado essencial na busca pela vitória! Seja muito bem-vindo ao nosso grupo!”
  • É com enorme prazer que damos as boas-vindas à nossa empresa! Estamos seguros que você tem muito a agregar ao nosso trabalho, trocando conhecimentos e experiências. Estamos ansiosos para começar os projetos que temos pela frente!”

Leia também: 27 frases de liderança e motivação para citar na hora certa

Frases simples de boas-vindas

Se quiser algo mais simples, você também pode escolher algumas frases de boas-vindas para funcionários novos, como:

  • “Seja bem-vindo à equipe! Temos certeza que você acrescentará muito ao time e aos nossos projetos.”
  • “Nossa equipe dá as mais boas-vindas a você. Estamos animados de tê-lo a bordo e ansiosos em evoluir juntos!”
  • “Acabamos de ouvir que nossa empresa contratou um funcionário incrível para se juntar à equipe. Adivinha só? É você! Seja bem-vindo.”
  • “Sinta-se em casa e seja muito bem-vindo ao escritório! Suas habilidades incríveis serão uma adição e tanto para nossa equipe de talentos.”
  • “Bem-vindo e parabéns pela nova posição. É uma honra tê-lo como parte de nossa equipe na busca de muito sucesso.”

Leia mais: O valor de um vendedor feliz para os bons resultados de uma empresa

Veja também: 6 tipos de equipes de trabalho

Case de boas-vindas a funcionários novos

A Michelin se orgulha de oferecer “uma experiência única para cada candidato“. Após o processo de recrutamento, há um programa de acolhimento e integração que permite a familiarização com a empresa e a construção de uma rede de contatos.

O novo colaborador é recebido por um representante do departamento pessoal e seu gerente para ser acompanhado em seus primeiros passos. Cada novo funcionário se beneficia de um programa individual conforme a sua posição.

O programa de integração operacional nas fábricas envolve:

  • conhecer a empresa, seus valores e sua cultura;
  • conhecer as regras de saúde e segurança da empresa;
  • conhecer as instalações onde a posição está localizada;
  • aprender sobre o processo de desenvolvimento de carreira;
  • conhecer outros novos colaboradores;
  • conhecer e trocar informações com membros da equipe de gerência.

Já o programa de integração para gerentes e funcionários mensalistas abrange:

  • apropriar-se da história, cultura e valores do grupo;
  • assistir a uma apresentação do grupo e do seu ambiente;
  • iniciar uma reflexão sobre a carreira;
  • construir uma rede profissional;
  • trabalhar no desenvolvimento pessoal.

Ir muito além das boas-vindas a novos funcionários e criar um processo de integração é uma ideia que merece atenção para quem deseja levar seu negócio ao próximo nível.

Invista em programas de adaptação e boas-vindas, aposte no desenvolvimento de um processo bem-feito e meça os resultados obtidos para que você possa fazer alterações a fim de otimizar a integração de novos funcionários sempre!

Leia também: 9 dicas simples de comunicação no ambiente de trabalho

Quer aprender ainda mais sobre gestão de equipe?

Assista a este webinar do Agendor em parceria com o IBC Coaching e veja como identificar o perfil comportamental de cada vendedor da sua equipe, bem como o dos seus clientes para obter o máximo de desempenho em vendas!

Lembramos que uma gestão de alta performance é orientada por dados, fornecidos por sistemas modernos e inteligentes, como o CRM do Agendor. Além de reunir informações valiosas sobre os clientes, ele gera indicadores de desempenho para a análise da produtividade da equipe.

A partir disso, é possível entender as dificuldades e os desafios dos novos funcionários, assim como os de veteranos. Logo, pode-se criar novas estratégias e ações coletivas e individuais para reverter o quadro e atingir o máximo de potencial.

Quer entender como obter todos esses benefícios com uma boa gestão? Baixe grátis nosso kit Gestão de equipes de vendas: dicas de especialistas no mercado B2B!