Dar boas-vindas a novos funcionários e introduzi-los para a equipe são práticas indispensáveis de líderes e gestores de sucesso. 

É um processo que pode parecer simples, mas é de suma importância para garantir que os novos colaboradores se sintam parte da empresa e da equipe, encorajando-os para que realmente vistam a camisa do time.

A primeira impressão é a que fica, de acordo com uma pesquisa conduzida com 2 mil americanos. Ela revelou que a primeira impressão sobre as pessoas é formada em menos de 30 segundos.

Então, em outros contextos, é bem provável que você se lembre bem de grandes momentos ao longo de sua vida, sejam positivos ou negativos. E é inegável que, quando falamos em grandes “primeiros momentos”, eles fiquem ainda mais marcados na memória. 

O próprio primeiro dia de trabalho pode ser uma etapa de nervosismo, com aquela ansiedade difícil de controlar na visão de um novo funcionário de uma empresa. 

Tente se colocar no lugar de um colaborador recém contratado: como você gostaria de ser recebido?

Ou relembre como foi o seu primeiro dia em determinada empresa. Você tem uma boa lembrança deste momento?

Se não for o caso, procure se questionar: como sua experiência poderia ter sido melhor? 

Ninguém quer chegar em um ambiente desorganizado e já ser levado direto para sua cadeira para trabalhar.

Mesmo na gestão de equipes remotas, o acolhimento de novos funcionários pode fazer a diferença no clima organizacional, na qualidade de vida no ambiente de trabalho e na própria atração e retenção de talentos.

Portanto, existem práticas e muitas ideias criativas de como dar boas-vindas a um novo funcionário de forma apropriada para você implementar nos processos de sua empresa. Para descobrir quais são elas, basta seguir com sua leitura! 

Por que dar boas-vindas a novos funcionários é fundamental?

Um bom processo de integração de novos funcionários ajuda a:

  • Melhorar a relação entre colaboradores;
  • Aumentar a produtividade e o engajamento;
  • Gerar confiança e sinergia entre a equipe;
  • Remover obstáculos de comunicação;
  • Acelerar a adaptação à empresa;
  • Aumentar as chances de resultados positivos;
  • Reduzir o índice de rotatividade, absenteísmo e turnover.

As empresas que trabalham para que os novos funcionários se sintam verdadeiramente bem-vindos durante o processo de integração criam ótimas.

Como dar boas-vindas a novos funcionários?

Mas, na prática, como causar essa primeira impressão excelente em quem está chegando ao time? Veja as dicas que separamos abaixo: 

1. Faça um comunicado oficial de boas-vindas

A primeira boa prática que você deve ter como gestor é comunicar a todos os colaboradores que um novo funcionário se juntará à equipe. Um simples comunicado é o mínimo que se deve fazer.

Neste caso, é uma atitude que visa deixar os colaboradores veteranos por dentro dos processos da companhia, transmitindo uma sensação de pertencimento e envolvimento.

Mesmo se sua equipe for remota, o comunicado oficial de boas-vindas continua sendo importante. Compartilhe-o por e-mail, chat ou quaisquer canais oficiais de comunicação!

2. Convide para um tour de apresentação

Entre as principais ideias de boas-vindas para funcionários novos, não podemos deixar de fora o clássico tour de apresentação da empresa.

O objetivo aqui é apresentar os novos colaboradores aos veteranos e vice-versa. Também é interessante para que você leve os novatos a um passeio pelas instalações da organização, seja nos escritórios ou na própria área de produção.

Tudo depende do cargo do novo colaborador, mas, se possível, mostre como os processos funcionam, e explique a missão, os valores e a visão da empresa.

Trate a apresentação como uma experiência única para os novos funcionários e já deixe claro como funciona a cultura organizacional.

3. Ofereça um kit de boas-vindas

O que acha de receber seus novos funcionários com um kit de boas-vindas personalizado com a identidade visual da empresa?

Por exemplo, o iFood possui um processo de onboarding de funcionários muito bem definido neste quesito. Eles possuem um conjunto de procedimentos com o objetivo de introduzir e adaptar os colaboradores recém-contratados à cultura e ao clima organizacional.

E entre os destaques dessa integração estão os kits de boas-vindas, que incluem:

  • Carta assinada pelo CEO;
  • Material de escritório, como caneta, caderno, mouse pad e outros;
  • Cartão com créditos para serem utilizados em aplicativos de entrega;
  • Adesivos para personalizar o notebook da companhia.

4. Entregue uma carta de boas-vindas

Assim como o comunicado, entregar uma carta de boas-vindas é um ato simples, mas que pode fazer a diferença na própria adaptação do colaborador e estimular o sentimento de que ele está no lugar certo.

Uma ideia bem legal é incluir frases de boas-vindas a funcionários novos escritas por colaboradores veteranos. Crie uma cultura para que isso sempre ocorra quando novos integrantes se juntarem à equipe!

5. Integre o novo funcionário aos canais de comunicação

Esta forma de dar boas-vindas a novos funcionários é especialmente importante em tempos de home office. Colocar os colaboradores nos canais de comunicação oficiais da organização é uma prática que não deve passar batido nem mesmo no primeiro dia! 

Aliás, todo o onboarding não deve demorar para acontecer, seja qual for a ideia que você utilize em seu processo de integração.

Aproveite para utilizar o canal e já deixar uma mensagem de boas-vindas para cada um dos funcionários novos.

Leia mais: Como implantar o home office na empresa: 7 dicas para vendas

11 mensagens de boas-vindas para funcionários novos

Para finalizar, separamos algumas mensagens de boas-vindas a funcionários novos que podem servir de inspiração para seu discurso, comunicado ou apresentação da empresa. 

Porém, lembre-se sempre de adaptá-las à realidade da sua organização, ou seja, dê preferência a mensagens personalizadas.

  • “Gostaríamos de desejar a você boas-vindas e boa sorte nesta sua nova jornada em nossa empresa! A partir de agora, somos uma equipe focada em objetivos em comum. Que você tenha muito sucesso nesta nova fase em nossa empresa!”;
  • “Sabemos que o primeiro dia de trabalho pode ser um tanto quanto intimidador, mas por aqui você pode ficar tranquilo, pois prezamos por manter uma equipe em sintonia, acolhida e com o máximo de conforto possível. Desejamos boa sorte e as nossas mais sinceras boas-vindas, que sua jornada com a gente seja repleta de boas experiências e conquistas!”;
  • “Estamos mais do que animados por ter você com a gente a partir de hoje. Temos plena confiança de que você é a pessoa certa para essa posição e será um prazer trabalhar com você em nossos projetos. Seja muito bem-vindo à equipe!”;
  • Seja bem-vindo ao time e parabéns por sua nova posição. Temos certeza que suas habilidades e experiência irão nos ajudar muito. Esperamos ir longe com a sua presença. Se você tiver quaisquer dúvidas ou problemas, por favor, não hesite em me chamar ou mandar um e-mail.”;
  • “Hoje é dia de mais um jogador entrar e vestir a camisa do time. Nossa equipe ganha mais do que um colaborador pronto para jogar, ela ganha também um aliado essencial em nossa busca pela vitória! Seja muito bem-vindo ao nosso grupo!”;
  • É com enorme prazer que damos as boas-vindas por estar entrando em nossa empresa! Estamos seguros que você e seu valor têm muito a agregar ao nosso trabalho, troca de conhecimentos e experiências. Estamos ansiosos para começar os projetos que temos pela frente!”.

Leia também: 27 frases de liderança e motivação para citar na hora certa

Se quiser algo mais simples, você também pode escolher algumas frases de boas-vindas para funcionários novos, como:

  • “Seja bem-vindo à equipe! Temos certeza que você acrescentará muito  ao nosso time e nossos projetos.”;
  • “Nossa equipe inteira dá as mais boas-vindas a você, estamos animados de tê-lo a bordo e ansiosos em evoluir junto com você.”;
  • “Acabamos de ouvir que nossa empresa contratou um funcionário novo incrível para se juntar à equipe. Adivinha só? É você! Seja bem-vindo.”;
  • “Sinta-se em casa e seja muito bem-vindo ao escritório! Suas habilidades incríveis serão uma adição e tanto para nossa equipe de talentos.”;
  • Bem-vindo e parabéns pela nova posição, é uma honra tê-lo como parte de nossa equipe na busca por muito sucesso.”.

Leia mais: O valor de um vendedor feliz para os bons resultados de uma empresa

Veja também: 7 segredos para se tornar um campeão de vendas

Case de boas-vindas a funcionários novos

A Michelin se orgulha de oferecer “uma experiência única para cada candidato“. Após o processo de recrutamento, há um programa de acolhimento e integração que permite a familiarização com a empresa e a construção de uma rede de contatos.

O novo colaborador é recebido por um representante do departamento de pessoal e seu gerente para ser acompanhado em seus primeiros passos. Cada novo funcionário se beneficia de um programa individual conforme a sua posição.

Programa de Integração Operacional nas Fábricas:

  • Conhecer a empresa, seus valores e sua cultura;
  • Conhecer as regras de saúde e segurança da empresa;
  • Conhecer as instalações onde a posição está localizada;
  • Aprender sobre o processo de desenvolvimento de carreira;
  • Conhecer outros novos colaboradores;
  • Conhecer e trocar informações com membros da equipe de gerência.

Programa de Integração para Gerentes e Funcionários Mensalistas:

  • Apropriar-se da história, cultura e valores do Grupo;
  • Assistir a uma apresentação do Grupo e do seu ambiente;
  • Iniciar uma reflexão sobre a carreira;
  • Construir uma rede profissional;
  • Trabalhar no desenvolvimento pessoal.

Portanto, podemos notar que ir muito além das boas-vindas a novos funcionários e criar um processo de integração é uma ideia que merece atenção para quem deseja levar seu negócio ao próximo nível.

Invista em programas de adaptação e boas-vindas, aposte no desenvolvimento de um processo bem feito e meça os resultados obtidos para que você possa fazer alterações a fim de otimizar a integração de novos funcionários sempre!

Leia também: 9 dicas simples de comunicação no ambiente de trabalho

Quer aprender ainda mais sobre gestão de equipe?

Então assista este webinar do Agendor em parceria com o IBC Coaching e veja como identificar o perfil comportamental de cada vendedor da sua equipe, bem como o dos seus clientes, e obtenha o máximo de desempenho em vendas!

Continue aprendendo: acesse nosso kit com dicas de especialistas sobre Gestão de Equipes de Vendas!