O segredo para melhores resultados no negócio pode estar em algumas medidas simples e eficazes junto a esses setores

Os processos de Marketing e Vendas são vitais para qualquer organização que queira sobreviver no século XXI.

Até mesmo as marcas que já possuem produtos e serviços campeões entre os consumidores precisam inovar continuamente nesses processos para não perderem sua participação no mercado.

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Ainda assim, não é raro que esses setores sejam separados por um abismo dentro das empresas.

Quando isso acontece, é preciso que o líder do negócio entre em ação e obtenha o melhor que os processos têm a oferecer.

Descubra, agora, como os CEOs e executivos de sucesso gerenciam seus líderes de Marketing e Vendas.

Como CEOs de sucesso gerenciam seus líderes de Marketing e Vendas

Como CEOs de sucesso gerenciam seus líderes de Marketing e Vendas

Confira: Marketing e Vendas: 4 segredos que um time deveria saber sobre o outro

5 táticas de executivos de sucesso para gerenciar marketing e vendas

1- Integrando as metas

Os executivos de sucesso sabem bem que as empresas bem-sucedidas são compostas por partes separadas, mas com fortes ligações entre si.

Para que todos os setores cumpram seu papel e não sigam em direções contrárias, é preciso uma comunicação altamente eficaz e integrada entre eles.

Por isso, cabe somente ao CEO mostrar aos líderes de Marketing e Vendas que o principal objetivo dessas áreas é garantir uma boa experiência de compra ao consumidor.

A partir dessa meta central, ele deve desdobrar objetivos específicos para cada um dos processos.

O Marketing se ocupando do posicionamento no mercado e Vendas se preocupando com o desenvolvimento do relacionamento com os prospects.

Em alguns casos, definir indicadores de desempenho e metas compartilhados entre os setores também pode fazer maravilhas para a criação de esforços conjuntos.

2- Exigindo reportes com frequência

Outra habilidade crucial para os CEOs e executivos de sucesso é a capacidade de não deixar que cada equipe esqueça seu papel na estratégia corporativa.

Para isso, eles realizam reuniões periódicas com os líderes de Marketing e Vendas.

Isso proporciona um retrato mais abrangente da empresa e exigindo que eles demonstrem como estão contribuindo para o alcance dos objetivos.

Isso evita que os gestores se percam nos detalhes de suas atividades diárias, direcionando sempre seus esforços para formas mais estratégicas de atuar.

3- Demonstrando resiliência

Alguns CEOs e executivos de sucesso costumam fazer trocas frequentes em seu quadro de líderes quando os resultados não vão bem.

Ainda que pareça a alternativa mais ágil e eficaz, muitas vezes os objetivos não são alcançados não por incompetência dos líderes, mas sim pela falta de uma estratégia mais eficiente.

Dessa forma, ao invés de somente trocar suas peças como um treinador de futebol, o CEO de sucesso chama seus líderes para que as causas dos problemas sejam encontradas e solucionadas.

Afinal, nenhuma empresa consegue garantir que terá bons resultados ao executar uma estratégia, mas pode, sim, se certificar de que está fazendo o melhor para alcançá-los.

4- Liderando por exemplo

Falar bonito pode ter um efeito incrível em eventos e reuniões, mas surtirá pouco efeito se o CEO não agir de acordo com o que diz.

Executivos de sucesso sabem que, para despertar a motivação de seus líderes de Marketing e Vendas, precisam estar inteirados nos processos, dando dicas de melhoria e até mesmo mostrando capacidade de vender o produto ou serviço da empresa quando necessário.

Isso demonstra que o CEO sabe o que está fazendo, conquistando a confiança de seus colaboradores.

Veja mais: Hábitos e atitudes de um bom líder eficaz

5- Alcançando o equilíbrio

Um grande desafio na gestão de líderes de Marketing e Vendas é que esses setores costumam gerar ideias inovadoras a todo o momento.

No entanto, poucas delas são realmente capazes de gerar retornos para o negócio.

Por isso, os CEOs e executivos de sucesso buscam um equilíbrio constante entre o estímulo da inovação de um lado e a disciplina no outro, garantindo que as boas ideias sejam executadas com muito esforço e trabalho em equipe.

Não se esqueça de que, para manter um negócio sempre competitivo, os empreendedores devem ficar atualizados e buscar as soluções adequadas para apoiar a gestão.

E você, se atualiza constantemente? Tem alguma sugestão ou dúvida sobre este assunto? Deixe o seu comentário!

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