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Como vender mais com a integração de marketing e vendas

Escrito por
Gustavo Paulillo

A falta de integração entre equipes de marketing e vendas é um grande atraso para quem quer aumentar as vendas. Saiba como integrar os departamentos com sucesso

Você já parou para pensar no que faz com que uma empresa tenha um volume de vendas satisfatório diante de consumidores cada vez mais atuantes, exigentes e seletivos?

Uns poderiam responder que a chave para esse sucesso está na qualidade dos produtos ou serviços oferecidos, outros diriam que ele depende da efetividade da estratégia de marketing e há também os que acreditam que um time de vendas excepcional é a resposta para essa charada.

Mas a verdade é nenhuma das opções é tão determinante quanto todas elas em conjunto. Estamos falando de uma dica fundamental de marketing em vendas: a integração entre os times de marketing e vendas em prol do aumento da produtividade e da conquista de novos clientes.

Este alinhamento entre as equipes de marketing e vendas é ainda mais importante para empresas que buscam visibilidade no ambiente digital, lugar onde o consumidor se posiciona cada vez mais ativamente na busca por informações, indicações e conteúdos sobre empresas, produtos e serviços.

Não sabe como fazer isso? Veja neste post!

Como vender mais com a integração de marketing e vendas

Como vender mais com a integração de marketing e vendas

Dicas de como integrar marketing e vendas de forma ágil e objetiva

Ao contrário do que ocorre presencialmente, quando um cliente vai à loja e é abordado por um vendedor, no ambiente digital é preciso atrair esses prospects com uma estratégia eficiente e, no momento certo, entregá-los à equipe de vendas, que estará preparada para uma abordagem certeira e coerente com as impressões que o contato já obteve da empresa.

Para isso, recomendamos algumas dicas de marketing e vendas para promover sua integração:

Estipule objetivos comuns

O primeira dica de marketing e vendas para que estas equipes trabalhem em sintonia é estipular objetivos comuns e complementares para ambas.

Obviamente isso não deve ser feito de forma aleatória ou genérica, mas sim de maneira estruturada e com a participação das duas equipes.

Reúna os times e procure entender quais são as ações mais eficazes tanto em termos de vendas quanto de marketing. Procure entender que tipos de iniciativa do marketing geram efeitos positivos para o time de vendas e o que a equipe de marketing espera do time de vendas na hora de abordar o cliente em potencial.

Esse alinhamento te ajudará a criar objetivos comuns que terão como consequência o aumento das vendas em si.

É possível, por exemplo, estipular uma meta de aumento percentual na captação de novos leads — pessoas que demonstraram interesse por seus produtos ou serviços ao entrarem para sua base de contatos — para a equipe de marketing e, paralelamente, um aumento percentual no número de conversões desses leads pela equipe de vendas.

Se, por um lado, o time de marketing se compromete a passar leads realmente qualificados para o de vendas, por outro os vendedores se comprometem a estabelecer uma abordagem coerente com o momento desses leads.

Integre ações de marketing e vendas

Outra dica importante de marketing para vendas é participação das equipes de vendas na criação de campanhas de marketing e a correta qualificação desses vendedores para o atendimento dos leads provenientes de tais ações também são fundamentais para o aumento nas vendas.

De nada adianta, por exemplo, divulgar uma campanha de descontos se, na hora que o cliente chegar à sua equipe de vendas ela sequer estiver informada da mesma.

Compartilhe dados e informações com as equipes

A utilização de sistemas de gestão comuns a ambas as equipes de marketing e vendas é fundamental para que dados e informações importantes sejam compartilhados entre os times.

Saber se um contato já consta na base de clientes da empresa, por exemplo, pode ajudar o time de marketing a segmentar esse cliente de acordo com seus interesses e histórico de relacionamento com a marca.

Da mesma forma, o vendedor que sabe em qual fase do funil de vendas um lead se encontra pode se beneficiar evitando, por exemplo, uma abordagem comercial prematura, que pode inclusive irritar o cliente ainda não preparado para a conversão.

marketing e vendas

O uso de sistemas de informação é fundamental para a integração de marketing e vendas

E então, está pronto para vender mais integrando os seus times de vendas e marketing? Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário!

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