O relacionamento interpessoal no trabalho é uma ferramenta muito importante para a gestão de equipe, mas nem todos os líderes incentivam as conexões entre os membros do seu time.

Principais aprendizados deste artigo:

  • Ao contrário do que muitos imaginam, o relacionamento interpessoal no trabalho é crucial para a motivação e engajamento de equipe.
  • Boas relações com os colegas são importantes aliadas da segurança psicológica no trabalho. Além disso, o vínculo com os colegas é essencial para que o colaborador tenha uma rotina mais leve e equilibrada.
  • O clima organizacional se torna muito mais agradável quando as relações entre os funcionários são baseadas no respeito e na honestidade.
  • Mais importante do que ter boas relações com os colegas, é ter um relacionamento saudável com os líderes. Quando isso acontece, as taxas de turnover e absenteísmo reduzem significativamente.
  • Os impactos do bom relacionamento interpessoal no trabalho podem ser percebidos nos resultados. Veja quais são os indicadores de vendas utilizados para mensurar o desempenho do time comercial: KPIs de Vendas

Uma equipe é formada por um grupo de pessoas com os mesmos objetivos e metas. Além disso, na maioria dos casos, os profissionais que compõem um time também compartilham a mesma rotina e as mesmas funções. 

Juntas, elas devem alcançar resultados que não alcançariam sozinhas, por isso trabalham de forma cooperativa.

Nesse sentido, o relacionamento interpessoal no trabalho somada a uma equipe colaborativa influencia o desempenho de todo o time, ainda mais no que tange a motivação e engajamento de equipe. É por essa razão que as conexões entre colegas de trabalho não devem ser subestimadas.

Neste artigo, você conhecerá mais sobre esta valiosa ferramenta de motivação e engajamento, e poderá checar seis sinais de que as relações interpessoais no seu ambiente de trabalho precisam melhorar.

Continue a leitura para conferir!

O que é relacionamento interpessoal no trabalho?

Relacionamento interpessoal no trabalho nada mais é do que a conexão que ou associação entre pessoas que trabalham juntas em uma mesma empresa.

Esta conexão pode ser muito forte, ou moderada. De qualquer forma, representa um laço entre os colaboradores da organização, que pode ser desenvolvido a partir de gostos em comum, mesmo estilo de vida, preferências musicais, história de vida similares, ou então, simplesmente o “santo bate”, e colegas de trabalho se percebem grandes amigos.

Quando falamos sobre relacionamento interpessoal no trabalho, não significa que os membros de um time devem ser melhores amigos. Longe disso.

O importante aqui é entender que um vínculo estabelecido no respeito e na honestidade é capaz de tornar as interações entre os funcionários mais saudáveis e agradáveis.

Você conhece os 6 tipos de equipes de trabalho? Veja, no infográfico abaixo:

tipos de equipe de trabalho

Qual é a importância do relacionamento interpessoal no trabalho?

Mesmo com a notável ascensão do trabalho remoto, a maioria dos trabalhadores passam mais tempo no trabalho do que com seus familiares.

De certa forma, não seria exagero pensar que nosso trabalho é a nossa segunda casa, não é mesmo?

É exatamente por isso que devemos nos atentar sobre a importância do relacionamento interpessoal no trabalho.

Um ambiente tranquilo e seguro é essencial para o desenvolvimento dos colaboradores, e as interações interpessoais têm tudo a ver com isso.

Entenda quais são as vantagens que um o bom relacionamento interpessoal no trabalho pode provocar:

1. Preserva a saúde mental dos colaboradores

Convenhamos: enfrentar uma jornada de trabalho inteira sem interagir com os colegas, e ainda ter que lidar com as questões pessoais pode ser difícil. 

Nesse sentido, o relacionamento interpessoal no trabalho é uma importante válvula de escape.

É claro que, para preservar a saúde emocional dos colaboradores e gerar segurança psicológica, muitas outras ações são necessárias.

No entanto, não podemos negar que incentivar a conexão com os colegas de trabalho é um conforto e pode tornar o dia a dia menos tenso e pesado. Ter amigos por perto é essencial, principalmente para os colaboradores que já enfrentam a ansiedade e o estresse.

2. Facilita as tomadas de decisão

Um aspecto muito interessante do relacionamento interpessoal no trabalho é a redução das barreiras de comunicação que existem entre os membros de um time.

Pense bem: quando não temos nenhum tipo de relação com alguém, nos sentimos mais inseguros em expor nossa opinião e sermos honestos, não é mesmo?

Os relacionamentos interpessoais geram um vínculo que incentiva a liberdade na comunicação, ou seja, as pessoas se sentem menos resistentes em expressar seu ponto de vista.

Esta é uma característica muito relevante dos times colaborativos. No momento em que precisam tomar decisões, todos possuem suas considerações de forma bem-vinda pelo time.

3. Melhora o clima organizacional 

A verdade é que o relacionamento interpessoal no trabalho pode incentivar conversas descontraídas e boas risadas durante o expediente. 

Ainda existem gestores que acreditam que “risadinhas” são sinônimo de tempo improdutivo e falta de profissionalismo. Mas, será que isso é verdade?

Recentemente, a Forbes publicou um artigo em que destaca a importância do riso no ambiente de trabalho. No conteúdo, o autor ressalta a importância das risadas no corpo humano, já que causa mudanças hormonais reduzindo o cortisol e aumentando a endorfina em nosso sistema, nos deixando menos estressados.

Em outras palavras: rir, realmente, é o melhor remédio. 

4. Fortalece a cultura organizacional

A ausência de um bom relacionamento interpessoal no trabalho pode levar a conflitos e desentendimentos. Tudo isso gera negatividade e impacta a cultura organizacional

Então, quando as relações são incentivadas, a cultura tende a ser fortalecida e é facilmente transmitida para todos que lidam com a empresa, desde os clientes até os parceiros comerciais e investidores.

Ficou clara qual é a importância do relacionamento interpessoal? A seguir, você pode saber como a sua empresa está posicionada nesse sentido. Será que, na sua organização, os relacionamentos interpessoais são bons ou ruins?

Sinais de um bom relacionamento interpessoal no trabalho

“Como saber se o relacionamento interpessoal na minha empresa é bom?”

Veja os seguintes sinais:

  1. A comunicação entre a equipe é eficiente e objetiva;
  2. A maioria dos colaboradores é dedicada e engajada;
  3. Os colaboradores são participativos e topam se envolver em eventos externos à empresa;
  4. Os membros do time se encontram fora do ambiente de trabalho;
  5. Os funcionários possuem um bom relacionamento com suas respectivas lideranças
  6. Os colaboradores têm vontade de evoluir dentro da empresa.

Sinais de um relacionamento interpessoal ruim

  1. Existem muitos conflitos entre os membros do time;
  2. Altas taxas de absenteísmo e turnover;
  3. Denúncias de assédio;
  4. Os colaboradores não se importam com o resultado do time, desde que o seu desempenho tenha sido satisfatório;
  5. Há muitos retrabalhos e erros nos projetos;
  6. Os funcionários estão sempre estressados e se irritam facilmente.

Se um conflito surgir, saiba como solucioná-lo:

como resolver conflitos na equipe de trabalho

Como incentivar o relacionamento interpessoal na equipe de vendas?

Ser vendedor, mesmo em uma equipe grande, é exercer uma profissão mais solitária, quando comparada com outras áreas da empresa.

Afinal, cada vendedor possui sua própria carteira de clientes e suas metas. Passam a maior parte do tempo em reuniões, prospecções, ligações e visitas.

Realmente é mais trabalhoso incentivar o espírito colaborativo nos times de vendas, mas ainda assim, é muito importante que isso seja feito.

Até porque os resultados de vendas do departamento, como um todo, são os mais relevantes para medir o crescimento de receita.

Então, separamos algumas dicas que você pode seguir para incentivar o relacionamento interpessoal na equipe de vendas para estimular a produtividade do time e os bons resultados. 

Acompanhe, a seguir:

1. Faça dinâmicas em grupo

As dinâmicas em grupo são instrumentos capazes de aproximar colegas e socializar os membros de um time.

Durante as dinâmicas, os profissionais podem interagir, conversar sobre assuntos diversos, e ter a oportunidade de encontrar pontos em comum que gere vínculo entre eles.

Temos um artigo aqui no nosso blog em que damos indicações de seis dinâmicas de integração de time que podem ser praticadas para motivar e fortalecer o relacionamento interpessoal no trabalho. Aproveite e leia também: Dinâmicas de integração de time: 6 atividades que promovem maior sintonia na equipe

2. Lidere pelo exemplo

Será muito difícil incentivar as conexões entre seu time, se você, como gestor, se mantém afastados dessas relações, concorda?

Por isso, é crucial liderar pelo exemplo. 

Essa história de gestores autoritários que provocam medo e insegurança em seus liderados ficou no passado.

As pessoas têm preservado cada vez mais a sua qualidade de vida no trabalho, e o relacionamento com a liderança entra nessa conta.

É claro que a aproximação com a equipe não acontece do dia para noite. Portanto, você pode começar praticando a escuta ativa e a empatia durante as interações com o seu time, principalmente nos momentos em que é preciso dar e receber feedbacks!

3. Planeje eventos fora do ambiente de trabalho

Agendar encontros fora da empresa é uma forma simples e divertida de incentivar as interações.

Eventos como noites de karaokê, show de talentos ou happy hours são perfeitos para acarretar momentos divertidos e gargalhadas.

Estamos cada vez mais próximos das festas de confraternização, e além de celebrar resultados, está aí uma oportunidade de animar a sua equipe e encorajar os relacionamentos interpessoais no trabalho.

Agora que você sabe da importância das conexões entre os colegas de trabalho e conhece três formas práticas de incentivá-las, não deixe de aprofundar seu conhecimento em gestão de equipes. Baixe nosso eBook gratuito: Gestão de Equipe de Vendas: GUIA completo para líderes

Capa: Photo by sarathy selvamani on Unsplash