Quantas vezes você leu conteúdos, assistiu palestras ou conversou com outras pessoas da área sobre saúde emocional em vendas? A resposta mais provável para essa pergunta, infelizmente, é “nenhuma”. 

Se esse tema já costuma ser tabu na sociedade em geral, na área comercial o debate e a reflexão sobre saúde mental também são bastante estigmatizados – e, logo, praticamente inexistentes.

No entanto, a realidade mostra que precisamos falar sobre isso: o State of Mental Health in Sales Report 2021, uma pesquisa realizada com 770 participantes, revelou que 58% dos vendedores entrevistados estão, de alguma forma, enfrentando problemas nesse sentido

Por essa razão, e pegando carona na campanha do Setembro Amarelo, neste artigo vamos tratar sobre saúde emocional em vendas e a importância de realizar ações para promover o bem-estar dos profissionais da área durante o ano todo – e não apenas em um mês específico.

É preciso quebrar o tabu e começar a falar sobre saúde emocional em vendas

Muita gente não se dá conta, mas o ambiente de trabalho em vendas pode ser, muitas vezes, um tanto hostil. Quantas pessoas que trabalham no setor comercial que você conhece estão com a saúde mental 100%? Quantas estão estressadas, ansiosas ou depressivas?

Talvez a segunda pergunta seja mais difícil de responder justamente porque ainda existe um estigma social muito grande em relação a essas questões. Contudo, não podemos negar que vários agravantes estão presentes no dia a dia da maioria dos vendedores e gestores comerciais:

  • Natureza competitiva do trabalho;
  • Definição de metas inalcançáveis e inflexíveis;
  • Excessiva pressão por resultados;
  • Cobrança por alta performance constante;
  • Necessidade de demonstrar inabalável confiança o tempo todo;
  • Pouco espaço para exposição de sentimentos;
  • Raros momentos de respiro em uma rotina atribulada.

Adiciona-se a esses fatores a pandemia de Covid-19 – que aumentou os níveis de estresse e ansiedade na população em geral – e temos um cenário perfeito para a piora de distúrbios e transtornos “silenciosos” e uma saúde mental “coletiva” cada vez mais debilitada.

Foi exatamente isso que a pesquisa que citamos no início do artigo mostrou: quase três vendedores em cinco enfrentam problemas desse tipo. De acordo com o levantamento, 22,1% dos participantes consideram a sua saúde mental ruim e 36% razoável, o que deixou em alerta os pesquisadores, pois soma um total de quase 60%. Ao mesmo tempo, 29% afirmaram que ela está boa, 11% muito boa e apenas 1,9% excelente.

Leia também: Motivação da equipe na pandemia: como lidar com o cansaço do time de vendas um ano depois?

Saúde emocional em vendas e performance

Por outro lado, o estudo também demonstrou uma relação positiva entre desempenho e saúde emocional em vendas: os vendedores que se encontram bem nesse sentido são três vezes mais propensos a ter uma boa performance profissional.

Na verdade, isso não é uma grande novidade, já que outras pesquisas já constataram outros fatos que demonstram que problemas desse gênero resultam em perdas em termos de produtividade. Uma pesquisa desenvolvida na Farleigh Dickinson University sugere, por exemplo, que 60% dos dias de trabalho perdidos a cada ano são atribuídos ao estresse

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Portanto, não há dúvidas de que vendedores saudáveis performam muito melhor e vão trazer mais resultados do que uma equipe mentalmente adoecida. Sendo assim, isso significa que lidar com questões de saúde mental do time comercial deve ser prioridade para as empresas. 

Para isso, além de superar o tabu em relação a esse tema, é preciso também quebrar o mito do vendedor superpoderoso, que não demonstra emoções e não se abala por nada. A exigência dessa postura, além de ter custos para a saúde mental dos profissionais, não combina com o que se espera de um profissional de vendas consultivas, que deve ter sensibilidade para ouvir e compreender as dores do cliente e precisa estar bem para ajudá-lo a encontrar soluções para elas.

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Quais práticas adotar para promover a saúde emocional em vendas?

Muito se fala em saúde mental no mês de setembro por conta do Setembro Amarelo, mês marcado pela campanha nacional de prevenção ao suicídio da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). 

No entanto, mais do que realizar ações pontuais nesse período, é fundamental trabalhar em iniciativas diárias e contínuas em prol do bem-estar da equipe comercial. Por isso, reunimos aqui algumas dicas de práticas que podem ser adotadas pela liderança com a finalidade de cuidar da saúde emocional em vendas do seu time.

Compartilhar conhecimento sobre saúde mental e incentivar hábitos saudáveis

Em primeiro lugar, uma dica bem básica: como líder, é importante que você se interesse e pesquise sobre o tema. Além de ser muito positivo para a sua função de gestor aprender métodos para promover a saúde mental, também é interessante compartilhar esse conhecimento com a equipe. 

Você pode encontrar diferentes modos de fazer isso, utilizando um grupo de WhatsApp, por exemplo, ou até mesmo reservar o final das reuniões periódicas para trazer algo nesse sentido. 

Além disso, também é importante estimular hábitos saudáveis, como o descanso e o lazer, a prática de exercícios físicos e de meditação, por exemplo. Uma ação muito legal que você pode até propor para a diretoria é a empresa oferecer algum tipo de atividade desse tipo regularmente para os colaboradores.

Construir uma relação de confiança e ter um canal de comunicação aberto com o time

Muitas vezes os gestores se colocam em uma posição muito distanciada dos vendedores e não conseguem criar uma relação de confiança e uma comunicação aberta com eles. No entanto, é essencial que o líder se esforce para criar um ambiente com segurança psicológica

Isso significa demonstrar interesse pela realidade pessoal do profissional e se posicionar como uma rede de apoio para ele, praticando a escuta ativa e sempre dando espaço para que ele seja ele mesmo e exponha as suas emoções e necessidades.

Leia também: Como ajudar a equipe a superar desafios emocionais causados pela crise

Estabelecer metas realistas e realizar os ajustes necessários

Esta pode ser uma questão um tanto polêmica, mas é um dos pontos que precisam ser tratados quando falamos sobre saúde emocional em vendas. Sabemos o quanto é difícil definir metas alcançáveis e ao mesmo tempo desafiadoras para manter o time motivado. 

Porém, estabelecer metas muito ambiciosas e, por vezes, inatingíveis pode causar efeito contrário, não sendo a estratégia mais acertada. Além disso, ajustar as metas de um vendedor em um período de dificuldade pode ser de grande ajuda para que ele ultrapasse um momento difícil e volte com tudo depois. 

Manter os vendedores conectados aos seus objetivos pessoais

Conseguir olhar para o futuro de forma positiva é um indício de que a nossa saúde mental está em dia. E, nesse sentido, é crucial ter um propósito que nos norteia, traçar objetivos, ter sonhos para realizar.

Manter os vendedores conectados aos seus planos pessoais é também uma prática muito saudável. E a nossa sugestão é que você utilize o Funil dos Sonhos, uma ferramenta que o Agendor criou para alinhar as metas da empresa com os objetivos pessoais dos vendedores e mantê-los motivados para trabalhar e, ao mesmo tempo, encorajá-los para realizar o que desejam.

Os resultados virão com o tempo!

Para que os colaboradores alcancem o seu máximo potencial e a empresa prospere, é necessário cuidar da saúde mental dos profissionais. Por isso a enorme relevância de criar um ambiente de trabalho saudável e falar sobre esse tema tão importante.

Todavia, é preciso saber que essas iniciativas nem sempre têm um retorno imediato. Mas, com certeza, essas ações terão efeito a longo prazo, aumentando o engajamento, reduzindo o turnover e melhorando a motivação da equipe de vendas.

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