Você se considera um líder que motiva a equipe, um líder motivador?

Está sem tempo para ler o conteúdo? Gostaria de poder acompanhá-lo enquanto dirige, caminha ou realiza outra atividade? Então não perca tempo e ouça este artigo na íntegra. Basta clicar no play! Agradecemos o seu feedback nos comentários. 🙂

O bom desempenho de um time está diretamente relacionado à qualidade da liderança e à capacidade que o líder tem de motivar e engajar os colaboradores.

Neste artigo, vamos explicar qual a importância do líder na motivação da equipe e o que se espera do profissional que ocupa essa posição de comando dentro de uma organização.

Você verá também as principais características de um gestor motivacional:

  1. Percepção do ambiente;
  2. Empatia;
  3. Inteligência emocional;
  4. Habilidade para se comunicar;
  5. Saber mediar conflitos.

O que é liderança motivacional?

A liderança motivacional pode ser definida como uma forma de conduzir a equipe de trabalho cujo objetivo é garantir que os colaboradores se engajem em suas atividades, obtenham êxito no cumprimento de suas funções e mantenham-se interessados no desempenho de suas tarefas.

O líder motivador orienta e inspira o seu time a dar sempre o melhor de si, oferecendo incentivos para que os colaboradores mantenham sempre o alto nível de comprometimento.

Qual a importância do líder na motivação da equipe?

A motivação é um fator extremamente valioso. É por meio dela que os times se tornam mais produtivos e conseguem alcançar um nível de qualidade cada vez mais satisfatório em suas entregas.

O líder que motiva a equipe é responsável por dar aquele boost de energia nos colaboradores que estão sob o seu comando.

Além disso, o líder motivador desempenha um papel importante no alinhamento de expectativas, redução de falhas e melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.

Quais as principais características do líder motivador?

O líder que motiva a equipe precisa apresentar algumas características essenciais. São elas:

1. Percepção do ambiente

O líder motivador deve ter a sensibilidade necessária para perceber o ambiente e identificar as melhorias que precisam ser feitas para engajar os colaboradores.

É claro que se ele conhece bem o comportamento humano, isso o ajudará bastante, mas uma ajuda de fatos concretos sempre é bem-vinda!

Por isso, o ideal é fazer uma pesquisa de clima organizacional. 

Nestes artigos, você encontra várias dicas práticas de como fazer uma pesquisa de clima organizacional:

2. Empatia

Empatia é a capacidade de entender o que os outros estão sentindo e passando, de se colocar no lugar dele.

Saber se colocar no lugar do outro também é uma característica vital do líder motivador. A partir da empatia, é possível compreender melhor o lado dos colaboradores e descobrir o que pode ser feito para motivá-los.

Entenda melhor como funciona a empatia neste vídeo da psicóloga Sofia Bauer:

3. Inteligência emocional

Às vezes o líder precisa lidar com muita pressão no dia a dia. E sem uma inteligência emocional bem desenvolvida, fica mais difícil comandar a equipe e se manter firme para extrair o potencial máximo dos colaboradores.

São cinco os pilares da inteligência emocional que o líder deve cultivar:

  1. Conhecer as próprias emoções; 
  2. Controlar as emoções;
  3. Automotivação;
  4. Empatia;
  5. Saber se relacionar interpessoalmente.

Veja mais: Inteligência emocional em vendas: como controlar suas emoções pode te ajudar a atingir a alta performance?

4. Habilidade para se comunicar

O líder só vai ser capaz de motivar a sua equipe se ele souber se comunicar de forma clara e objetiva com seus liderados.

É muito importante fazer uso de palavras que dêem o ânimo necessário para os colaboradores e que os façam acreditar em seu verdadeiro potencial.

Confira um exemplo de frase motivacional para inspirar seu time:

Veja também: Falta de motivação? 8 coisas que sugam a sua motivação e você precisa saber 

5. Saber mediar conflitos

É comum que surjam situações de conflito em uma equipe. Para que isso não atrapalhe o desempenho e a motivação do time, o líder precisa saber lidar com esses ruídos e fazer com que todos cheguem a um consenso.

Existem algumas técnicas de gestão de conflitos que podem ajudar nessa hora, como ouvir primeiro e depois falar; ater-se aos fatos concretos e não procurar culpados, mas soluções.

Aprenda mais sobre isso neste post: Conflitos no trabalho em equipe? Saiba como eliminá-los!

Liderança motivacional: como deve agir um líder motivador?

Em primeiro lugar, um líder motivador deve servir de exemplo para os seus liderados. É de extrema importância que ele incorpore os valores da organização e os transmita para aqueles que estão sob sua liderança.

O líder também deve agir com firmeza em suas decisões e passar confiança e segurança em suas atitudes.

Além disso, é preciso saber ouvir os colaboradores de modo a entender suas demandas e expectativas.

O líder motivador precisa chamar para si a responsabilidade pelos seus erros e do time que ele lidera para, então, corrigir o que for necessário e buscar novas soluções.

O que um líder deve fazer para motivar a equipe?

Encerrando nosso conteúdo sobre líder motivador, confira agora 3 dicas sobre o que você fazer para motivar a sua equipe e conduzi-la à alta performance.

1. Esteja disposto a ouvir o que seus colaboradores têm a dizer

É muito importante que você pratique a política de portas abertas e mostre-se disponível para ouvir o que os colaboradores têm a dizer. Assim, cria-se um ambiente acolhedor para novas ideias e sugestões, o que faz com que a equipe se sinta empoderada e motivada.

2. Implemente a cultura do feedback

O feedback é um instrumento poderoso para a motivação. Ele permite que o líder mostre para o colaborador os pontos que precisam ser melhorados e também reconheça os esforços.

3. Desafie os colaboradores

Estabeleça metas que sejam desafiadoras para a sua equipe. Não subestime o potencial dos colaboradores e mostre que você confia e acredita neles.

Mas tome cuidado para não propor metas que sejam impossíveis. Isso pode gerar o efeito contrário e desmotivar o time.

Outro ponto importante sobre metas motivadoras para a equipe é alinhá-las com as metas pessoais de cada um, seus sonhos e objetivos de vida, principalmente para quem trabalha com vendas.

O Agendor criou uma ferramenta gratuita que ajuda você a fazer isso com auxílio da tecnologia, conheça o Funil dos Sonhos.  

Este vídeo traz alguns detalhes importantes sobre o Funil dos Sonhos:

Leia mais: Funil dos Sonhos – Motivação de vendas além das metas da empresa

A motivação é apenas uma de muitas facetas que um líder precisa dominar. Com a ajuda da tecnologia, por meio de um sistema CRM, o gestor de equipe de vendas pode alcançar excelentes resultados.

Veja como fazer isso baixando nosso e-book gratuito: Como usar o Agendor na gestão da equipe de vendas

E conheça o passo a passo da liderança, como ser confiante e independente, dicas da operação comercial de alta performance e muito mais!